Dica IFTTT: Como desligar o Wi-Fi quando a bateria está a acabar

8 Comentários

Poupar bateria num smartphone sempre foi uma preocupação dos utilizadores. Há várias formas de o fazer, sempre recorrendo ao desligar de elementos dos equipamentos.

Como nem todos têm no Android forma de automatizar estes processos, hoje explicamos como podem desligar o Wi-Fi para poupar bateria, recorrendo ao IFTTT.

IFTTT Android

O IFTTT é um serviço bem conhecido da Internet. Com o princípio “If This Then That” (Se isto, então aquilo) consegue criar ações num vasto leque de plataformas sempre que uma determinada condição acontece.

O que vamos mostrar hoje é apenas uma das suas muitas possibilidades de interação com o Android, que neste caso irá desligar o Wi-Fi sempre que a bateria estiver com pouca carga, ganhando assim algum tempo extra.

Como desligar o Wi-Fi quando a bateria está a acabar

Em primeiro lugar é necessário proceder à instalação do IFTTT no Android, pois é nesta aplicação que vamos criar a regra e a ação. Depois só precisam de abrir a app e autenticarem-se com a vossa conta (Google ou Facebook).

IFTTT Android

No primeiro passo devem aceder à zona de criação de novas regras. Depois procurem o sinal de mais (+) e iniciem o processo. De forma lógica iremos primeiro criar a condição e, para isso, devem carregar em this.

Será aberta a zona de serviços disponíveis. Aqui devem escolher Android Battery e depois, dentro do serviço, selecionar Battery drops below 15%. Infelizmente não é possível definir qual o valor da bateria a ser usado.

IFTTT Android

Agora que está definida a regra que vai despoletar a ação, é hora de definirmos o que queremos que o IFTTT faça nesse momento. Como a sua integração com o Android é grande, este será simples de usar.

Carreguem então em that e vejam surgir a lista de serviços disponíveis. O que pretendem é Android Device.

IFTTT Android

Da longa lista de ações disponíveis, a que pretendem é a última, Turn off Wifi. O IFTTT vai de seguida mostrar a receita criada e pedir para o utilizador indicar se pretende ser notificado sempre que a regra for ativada.

O processo termina com o carregar no botão Finish, tornando a receita ativa e funcional de imediato.

IFTTT Android

Não vão poder testar de imediato a receita criada, a menos que a bateria do smartphone esteja prestes a esgotar-se. Podem, no entanto, deixar a bateria descarregar normalmente e ver então se o Wi-Fi se desligou, como pretendido.

Esta é apenas uma simples receita que podem usar no Android, para conseguir poupar energia. Claro que há outra receita óbvia que pode e deve ser criada, a que desliga o Bluetooth, mas deixamos como trabalho de casa para os leitores.

Mais dicas IFTTT para Android

Como usar o IFTTT para dar ao Android a função Não Incomodar

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Renato Nismo
    Renato Nismo

    não curtia apps a mais só para fazer gestão destas, a mamar cpu e ram em background, de certeza que acaba por consumir mais bateria.
    não custa nada abrir a barra de notificação e desligar isto e aquilo se pensa estar ausente por muito tempo.

  2. Avatar de carlos p
    carlos p

    mais destes tutos sff

  3. Avatar de Pedro N
    Pedro N

    O quem também era importante era ligar e desligar os dados móveis em horários pré-definidos.

    Alguém sabe como se faz?

    Alguém sabe onde se pode encontrar um manual do IFTTT.

    1. Avatar de jonas
      jonas

      encontrei este:

      https://ifttt.com/applets/73757686d-turn-off-4g-when-at-home

      nao é bem o que queres mas reduz bastante o consumo pq desliga pelo 4G quando detecta uma rede que tu defines…

      quanto ao aprender..se percebes de programacao (If then Else) esta app é basica para aprender…
      o principio deste genero de programas é este:
      SE acontecer X ENTAO faz Y SENAO faz Z

      IFTTT quer dizer “If This Then That”
      nada é mais que uma cadeia de eventos acionados pelos “triggers” que tu crias.

  4. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Eu comprei o programa (não sei se ainda é pago) e a aplicação gastava-me mais bateria que as vantagens da automatização.

  5. Avatar de Mário Brandão
    Mário Brandão

    Serei só eu a preferir o macrodroid?

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ok
    Mas isto tudo é so para desligar ??
    Enfim
    Basta puxar a barra e desligar
    Criem coisas iteis isto é uma mmmmmda

  7. Avatar de Nelson Salvador
    Nelson Salvador

    Já conheço IFTTT Faz algum tempo e dá MT jeito! Automatização!