Há quanto tempo é que o seu router está ligado? Saiba já…

19 Comentários

Hoje em dia são poucas as casas que não têm internet através de um router! Para tal, as operadoras instalam routers que permitem o acesso por cabo e por wireless. As funcionalidades destes equipamentos são muitas e podem ser interessantes em vários cenários.

Gostava de saber há quanto tempo o seu router está ligado? Saiba como ver tal informação.

Há quanto tempo é que o seu router está ligado?


Para este artigo vamos ter como exemplo o FiberGateway da MEO. Este router  continua a ser um dos mais poderosos equipamentos a este nível disponibilizado por uma operadora. Este equipamento da MEO garante velocidades até 10x superiores, comparativamente ao modelo anterior, uma vez que suporta a norma 802.11ac Wave 2 (largura de banda na ordem dos 1,73 Gbps).

Qual o uptime do meu router?

Saber há quanto tempo está ligado o seu router é algo relativamente simples. Esta informação é interessante do ponto de vista de gastos de energia, mas também porque percebemos se o equipamento foi reiniciado alguma vez. Para saber essa informação basta que se ligue à interface Web do router (via IP: 192.168.1.254) e depois procure pelo campo UPTIME

Há quanto tempo é que o seu router está ligado?

Quem pretendem também pode ver esta informação via app móvel da MEO, a MEO Smart WiFiA app está disponível para tablets e smartphones com sistema operativo iOS e Android. Para utilizar a aplicação Fibergateway, deve-se ligar à sua rede Wi-Fi e em seguida autentique-se usando as credenciais de administração do equipamento.

Para ver o uptime do equipamento basta ir ao menu Router e depois ver essa informação.

O processo para routers de outras operadoras deverá ser idêntico. Caso pretendam, coloquem nos comentários quais os passos para obter essa informação. Nos sistemas operativos é também possível obter esta informação. Por exemplo, no macOS e distribuições Linux basta que usem o comando uptime ou tuptime. Fácil não é? Experimentem e digam-nos há quanto tempo está ligado o vosso.

Leia também…

Dica: Faz ideia há quanto tempo o seu Windows 10 está ligado e a funcionar?

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Engenheiro redes TAP
    Engenheiro redes TAP

    Este router não vale a pena 🙂 simples…
    Limitado…

    1. Avatar de Rapha Oliver
      Rapha Oliver

      Limitado? Ora cala-te.
      É um dos melhores dentro do que as operadoras oferecem. Quer melhor? Compre um e deixe de reclamar.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        O engenheiro tem razão, o pior router…
        Limitado até mais, o da Vodafone ganha, dá para mudar o DNS diretamente no router.
        Não é comprar! Parem com isso! Se eu pago 100€ por mês por um pacote gaming tenho direito a ter equipamentos de topo.
        Router bom e box 4k e ponto.
        Router Asus gaming ja tenho agora mas devia ser oferecido e não venham lá com a treta que para o comum dos mortais serve, isso é mentira. Um router tem de ser capaz de suportar grandes cargas, torrents a semear, montes de equipamentos ligados etc

  2. Avatar de Antero mano
    Antero mano

    Pior router de sempre, até é inferior ao da NOS. O da Vodafone ganha!, mesmo assim falta vpn entre outras coisas

    1. Avatar de Rui Santos
      Rui Santos

      O próximo já vai ter VPN, VPS leva 4 discos para fazer NAS e tudo por 4.99€

      1. Avatar de Boneco dos bots
        Boneco dos bots

        Preferia pagar para ter um router em condições do que ter o router da operadora. Não só é um dos piores do mercado como nem funções básicas tem. Falo a funções básicas openvpn, root, controlo parental como deve de ser, firewall personalizável, escolha de DNS, escolha de clock de processador, entre outras funções

        1. Avatar de Rui Santos
          Rui Santos

          Então vai à loja e paga, 99% dos clientes das operadoras não precisam disso logo eles não vão oferecer nada parecido.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Para mim precisam, sou exigente e ponto. Então para quê pacotes giga?
            Poupem-me…
            O meu router gaming está pago quero lá saber do da operadora

  3. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Provavelmente está ligado desde a última vez que faltou a luz.

  4. Avatar de Boneco dos bots
    Boneco dos bots

    Ahahah é mesmo, e ainda falam do router como se fosse o melhor.
    Aconselho as operadoras a ver os routers Asus, tp-link, Cisco entre outros…

  5. Avatar de Diogo
    Diogo

    Malta do Pplware, vocês quando querem até trazem artigos interessantes, mas este não é um bom exemplo.
    É que dizer ao leitor para entrar na página de configuração do router e procurar pelo uptime…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Há quem não saiba sequer entrar no router…

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Creio que essas pessoas também não sejam propriamente o vosso público alvo.

      2. Avatar de The boy
        The boy

        Para que? Para apanhar uma desilusão com esse router?
        E já agora, não arranjas aí nada sobre algoritmos de routing? Assim como assim mostravas qualquer coisa mais interessante e aproveitavas e apresentavas uma implementação tua; não és tu que dizes ser da área de redes e que no teu politécnico onde és “administrador de sistemas” têm aí um super departamento de redes e segurança? O melhor do país segundo dizes.
        O teu GitHub continua vazio, ou melhor, com tretas básicas. Quando é que se vê algo um bocadinho melhor?

  6. Avatar de Louis
    Louis

    “Saiba já” estes títulos são os piores. Parece que estão a dar ordens as pessoas. Eu vou saber se eu quiser e não é já, é quando me apetecer.

    1. Avatar de Vítor M.

      Isso não será um complexo qualquer? É que não tem a ver com o dar ordens, tem a ver com a informação direta, exata, no momento… o que dizes denota alguma marca da vida 😉

      Boas semana.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Puxa há com cada comentário….ahahah

  7. Avatar de Zl4tan--one
    Zl4tan–one

    Realmente o Pedro tem razão, existem pessoas que nem sequer sabem entrar no router. Os artigos que o forum lança é sempre bem vindo. Obrigado pplware