Guia do Facebook: Como desactivar os vídeos automáticos

59 Comentários

O Facebook adoptou recentemente uma funcionalidade que está a irritar alguns utilizadores. Todos os vídeos colocados no Facebook, iniciam de forma automática assim que se passar por eles.
Mas nem todos estão satisfeitos com esta nova funcionalidade e, assim, no guia de hoje, vamos mostrar como é fácil desactivá-la.

04-08-2014 20-31-52


Esta nova funcionalidade do Facebook é, para alguns utilizadores, irritante, sobretudo se estamos a ver o Facebook através do nosso smartphone ou tablet, e os vídeos não param de iniciar automaticamente. Torna-se num aumento de estímulos visuais que nos deixa até algo confusos.

Então aqui fica a forma, super simples, de desactivarmos esta nova funcionalidade.

Web

1. Clique aqui para aceder às configurações de vídeo.

2. Como podemos ver, a funcionalidade de reprodução automática está, por defeito, activa. Basta clicar e alterar para desactivar.

04-08-2014 20-41-13

3. Já está. Bastante simples, não é?
Contudo, apesar de ser irritante, uma vantagem que eu vejo nesta nova funcionalidade é o facto de ficar mais claro quais são os vídeos verdadeiros e os falsos uma vez que os falsos não são mesmo vídeos, mas sim fruto de alguma aplicação duvidosa.
iPhone

Vá às definições do iPhone e seleccione o Facebook. Clique em Definições e desactive o Auto-Play.

Esta foi mais uma dica útil sobre o Facebook, têm alguma dúvida/sugestão que gostassem de ver aqui divulgada?

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel Silva
    Daniel Silva

    Obrigado pela solução. Comecei a achar que o FB tinha voltado ao velho hi5. 🙂

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      A mim não aparece as definições de vídeo.

      Algo não está bem explicado no post.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Tens que fazer isso na verão web. Penso que nas app, não está incluída essa funcionalidade.

        1. Avatar de José Gaspar
          José Gaspar

          Neste post que encontrei na net tá a dica de como desativar no Android..

          http://www.conectadicas.com.br/2014/05/tutorial-desativar-anuncio-video-autoplay-facebook.html

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Mas eu tou na WEB, no PC cá de casa, e não aparece as Definições de Vídeo, nem nunca tive isso implementado…

          E na conta da minha irmã tb não aparece nada…

          Deve ser porque andam a lançar isso aos bochechos, como fazem sempre.

          1. Avatar de Vítor M.

            Pode ser isso sim Pedro. Mas, vai tentando, o local é esse que a Marisa referiu.

  2. Avatar de pmf
    pmf

    Ora, muito bem! Nada como começar com uma boa e útil noticia.
    Claro que a “preguiça” mora deste lado. Porque apesar de não simpatizar com esta nova “funcionalidade” do facebocas, também não me tinha dado ao trabalho de pesquisar sobre uma qualquer solução.
    Obrigado Pplware, pela informação.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      De nada! Sempre às ordens! Quando souberem assim dicas fixes, podem enviar-nos 🙂

      1. Avatar de Tavares
        Tavares

        Tenho uma boa dica.Em vez de estar com trabalho a desativar algumas funcionalidades é muito mais simples…desativar o Facebook completo!! Problema resolvido…kkkk.

  3. Avatar de Joana

    Irritante mesmo é a publicidade constante, antes da visualização de qualquer vídeo.

    1. Avatar de Jonathan Fitzgerald
      Jonathan Fitzgerald

      Se usar o Google Chrome, sugiro a instalção da extensão Adblock Plus que bloqueia todos os banners de publicidade, bem como a publicidade em vídeos como é o caso do YouTube.

      Penso que também resulta no Facebook, porque nunca vi publicidades nos vídeos que vejo no Facebook.

      Até agora só vi falhar nos vídeos do Sapo 😡

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Nos do sapo, já explicámos aqui algumas vezes. Mal a pub inicie, cliquem-lhe, fechem a janela que irá abrir e o vídeo começa logo. 🙂

      2. Avatar de Tavares
        Tavares

        O Adblock não bloqueia toda a publicidade de nenhum site.Assinaram um acordo com a Google para que a publicidade “responsável” (quase toda!) seja liberada. Manda quem tem mais dinheiro…

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    Muito bem.

    Realmente torna-se aborrecido, principalmente quando usado em 3G. Existe a opção para ser só ativado quando estamos ligados por WiFi.

    Obrigado pela dica.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, sem duvida. Além do consumo da bateria…o Facebook agora parece também “sugar” o plafond 3g/4G

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Por defeito, a app do facebook tem marcada a opção “Wifi only” por isso só gasta o plafond 3G/4G se alterares essa definição. 🙂

  5. Avatar de GraciasAmori
    GraciasAmori

    Obrigado amor. Isso já irritava

  6. Avatar de QUIM
    QUIM

    Ah assim tá bem!

  7. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Bom dia. Ao clicar no link não aparece o menu “vídeo” nas definições do facebook. Há vários utilizadores que estão a ter este problema.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      A mim também não aparece.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Experimentem na versão web por favor

        1. Avatar de Luís
          Luís

          Experimentei na versão browser. Realmente não aparece.
          Será que a só está associado a alguns utilizadores?
          Eu no meu iPhone desactivei via definições da APP.
          Obrigado.

          1. Avatar de Marisa Pinto

            No iphone não me aparece a mim eheh 🙂
            Onde foste? Às definições?

          2. Avatar de Pedro S.
            Pedro S.

            Definições do iPhone -> Facebook -> DEficições -> AutoPlay

          3. Avatar de Marisa Pinto

            Boa! Obrigada, vou incluir no post 😉

      2. Avatar de Fábio Cardoso

        Experimentei aqui (firefox / mac os x) e funcionou perfeitamente.

  8. Avatar de Francisco
    Francisco

    Irritante, já foi desactivado à uns dias. Oura dúvida. Como desactivar aquela opção igualmente irritante, dos vídeos/artigos relacionados?

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Oura – Outra 🙂

  9. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Ta tão bem explicado que ainda não descobri onde é nas configurações…..

    1. Avatar de Marisa Pinto

      O que é que não percebeu?

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Temos de recorrer ao desenho 🙂

      1. Avatar de Martins
        Martins

        Claro que está mal explicado…

        O link manda prás definições gerais, não manda pra nada específico de vídeo…

        Na notícia nem dizem onde estão essas definições particulares de vídeo…

        Agradeço um desenho sim.

        1. Avatar de António
          António

          O link manda para o sitio certo. Se no teu caso vai para as definições gerais é porque o teu perfil ainda não tem a funcionalidade da reprodução de videos automatica.
          Tens que esperar que o facebook active isso no teu perfil para depois poderes desactivar.

        2. Avatar de Fábio Cardoso

          Na verdade depende de caso para caso, há pessoas que ainda não têm essa funcionalidade implementada no facebook. A mim o link foi diretamente para onde diz no artigo, experimentei noutro PC/Facebook e realmente foi para as definições gerais.

          Em todo caso a informação foi gratuita e está bem explicada.

          1. Avatar de Marisa Pinto

            Penso que só funciona na versão web. Tentem por aí, sff 🙂

        3. Avatar de Marisa Pinto

          O link não pode mandar para as conf. gerais pois o link é https://www.facebook.com/settings?tab=videos
          Logo, o link direcciona logo para os vídeos.

          Não podes clicar no link a partir de dispositivos móveis. Tenta na versão web pf.
          Se mesmo assim não conseguires, ou não essa funcionalidade (o que acho estranho) ou então depois faço-te o tal desenho 😉

          Cumps,

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            não dá, e vai prás definições gerais, porque simplesmente não existe a aba de Vídeos…

            Portanto, mesmo que desenhes, não chegas lá.

        4. Avatar de Marisa Pinto

          Mas, como eu quero tudo bem explicado..
          Cá está o desenho:
          http://s30.postimg.org/tntvxkv1d/05_08_2014_12_25_34.jpg

          O link, se aberto na versão web, direcciona logo para aí, não necessitas clicar em mais nada.

          1. Avatar de Sérgio
            Sérgio

            Não aparece o vídeo, mas sim as definições gerais. E estou a usar o Chrome no pc.

          2. Avatar de Marisa Pinto

            @Sérgio,

            Essa situação já me ultrapassa, e parece que não é apenas a ti que acontece.
            Ou essa funcionalidade não está incluida no ter perfil, o que acho estranho, ou então tenta ver com outros browsers.
            Já pesquisei sobre essa ausência e não encontro informações :/

            Tenta pela via manual a ver se continua a não aparecer, acedendo às definições.

          3. Avatar de Sérgio
            Sérgio

            Desvendado o mistério. A opção nas configurações só não aparecia porque a funcionalidade do vídeo automático não estava disponível no meu facebook. Hoje já está e logo apareceu a respectiva opção nas configurações.

  10. Avatar de João Vieira
    João Vieira

    Isto para quem tem dados móveis é uma *****!!!

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Tal como já foi dito em comentários anteriores, esta opção vem por defeito activada para “Apenas Wi-Fi”.
      Podes optar entre:
      1) Activado
      2) Apenas Wi-Fi
      3) Desactivado

  11. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Pr acaso é bom esta noticia, embora tenho decoberto sozinho, pois essa coisa irritante de os videos coemçarem sozinho coloca a página umc adito lenta….mas já está como quero 🙂

  12. Avatar de Hapéle
    Hapéle

    O “livro das trombas” está cada vez mais mal frequentado. Cada vez há mais armadilhas para sacar informações pessoais e posts e todo o tipo e conteúdo feitos em nome de pessoas que nem imaginam que alguém o fez por eles…. Pelo menos acabar com o “chupanço” de dados e de vídeos que não pretendemos ver automaticamente já é uma vitória. Obrigado.

  13. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Muito obrigado pela dica! Ainda não tinha ido à procura de uma cura para este mal, mas devo confessar, já me andava a irritar (E BASTANTE).

  14. Avatar de Ivo Melão
    Ivo Melão

    Pedido de ajuda!
    Verifico que quando clico no Ponto 1 em “aqui” para aceder às configurações (“Definições gerais de conta” Facebook) não me aparece no lado esquerdo onde se encontram as várias opções de “Definições Gerais” a parte “Vídeos”,só as opções “Geral”…assim sucessivamente…até “Painel de Suporte”. Confirmei com um amigo meu e no dele aparece a últmia opção “Vídeos” que permite desactivar o streaming automático de visualização. Exprimentei acedendo directamente via web e via app e também nada de “Vídeos”. Pergunto há mais alguém que acontence conforme relato? Obrigado.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Hm, assim sendo essa funcionalidade pode não estar implementada, tenta ver noutros browsers :/

      Cumps,

      1. Avatar de Ivo Melão
        Ivo Melão

        Continua a não aparecer a opção “Vídeo” em PC (é aborrecido estar sempre a ver o arranque dos vídeos bem como o consumo obrigatório de dados/wi-fi extra que isso provoca).

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Isso é muito estranho e, quanto a isso, não sei como resolver pois já pesquisei em vários locais :/

  15. Avatar de Deus
    Deus

    Es a maior, melhor dica de sempre que a porcaria dos vídeos já me estavam a irritar.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      eheh , de nada! A mim metia imensa confusão, o Fb não parava quieto 🙂

  16. Avatar de Rui Santos
    Rui Santos

    Obrigado pela dica,não sei o seria de mim sem vocês

  17. Avatar de Paulo Cunha
    Paulo Cunha

    Funcionou até há uns dias.
    E agora não funciona mais?