Foobar2000 com letras de músicas

39 Comentários

Por Viriato para o Pplware
O Foobar2000 é um player muito leve e versátil, para aumentar essa versatilidade utiliza-se os chamados Components, vou então explicar como colocar as letras das musicas numa janela do player.

1º-Depois de instalar Foobar2000 vamos a pasta do programa copiamos para a sub-pasta components os ficheiros foo_uie_lyrics.dll e foo_dockable_panels.dll

2º-Depois de instalar os components vamos ao menu do Foobar View > Layout > Enable Layout Editing Mode.
Agora vamos criar a janela onde aparece as letras das músicas, para isso vamos View > Dockable Panels > New, e clicamos dentro desta nova janela com o lado direito do rato e escolhemos a opção Lyric Show.

3º-Para que a nova janela Lyric Show nunca mais se feche vamos a View > Dockable Panels > Active panel e só deixamos seleccionada a função Hide Close Box.

Por defeito a janela Lyric Show tem o texto muito pequeno, para configurar o aspecto gráfico e as funções de baixar e guardar os ficheiros (.lrc ou .txt) com as letras das musicas, clicamos com o lado direito do rato na janela Lyric Show e em Settings

No separador Internet seleccionar Download automatically e se preferirem podem criar uma pasta para guardar as letras.

Nota: Por vezes pode acontecer das músicas não estarem sincronizadas com as letras, acontece por exemplo quando são musicas ao vivo e as letras são de outro álbum.

Divirtam-se cantando os temas do vosso agrado. Alguma dúvida, deixem nos comentários.

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de andre
    andre

    Fui testar aqui, funciona perfeitamente, obrigado.

    Entretanto alguem sabe se tem como mover isso pra um painel qualquer do foobar, não me agrada muito essa janela aberta.

    Por exemplo: http://i31.tinypic.com/2rfzcs7.png

    1. Avatar de InteRessadU
      InteRessadU

      Penso que é possível com “Columns UI”
      http://yuo.be/columns.php

  2. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    ot:

    http://vladstudio.com/pt/home/ (autor do wallpaper Eos do kde4) está a oferecer 3 meses grátis – hoje apenas (21 horas restantes).

  3. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    Já uso um plugin parecido há muito tempo, não é que me ponha aqui em sessões de karaoke, às vezes gosto de perceber o que estão a dizer ^^

    A primeira imagem tem log um erro ortográfico, “deixa-mos”…

    1. Avatar de Olly
      Olly

      [A primeira imagem tem log um erro ortográfico, “deixa-mos”…]

      … e fica um pouco porno, se me é permitido dizê-lo.

  4. Avatar de HP
    HP

    Aproveitando que falam do Foobar, algum de vocês consegue usar o plugin para aparecer no MSN o que estão a ouvir? Eu conseguia usar sem problemas no XP, desde que comecei a usar Vista (x64) e agora o 7 (x64) não consigo. Alguém me consegue dar uma ajuda?
    Obrigado

    1. Avatar de InteRessadU
      InteRessadU

      Eu uso AMIP e acho excelente.
      http://amip.tools-for.net (até merecia um artigo)

      1. Avatar de HP
        HP

        Obrigado! 🙂 Já funciona!! 😉
        Abraço

    2. Avatar de Frigo
      Frigo

      eu como tenho last.fm o plugin deste faz isso automaticamente, sem qualquer problemas. Acho que é a maneira mais simples.

  5. Avatar de Btxeize
    Btxeize

    The following components are incompatible with this foobar2000 version and will function partially or incorrectly:
    – foo_playcount.dll : Playback Statistics
    Please update these components to their latest versions if possible.

    Um bocado chato isto… Como faço para não aparecer?

    1. Avatar de Frigo
      Frigo

      Podes:

      -procurar a última versão desse componente, e esperar que seja compatível com a versão do foobar que tens;

      -instalar uma versão anterior do foobar (não aconselho);

      -não usar esse componente.

  6. Avatar de AIR
    AIR

    Gostava que me explicasse por que razão é que, por vezes, não se consegue actualizar as tags das músicas. Por exemplo, alterar o estilo de música. No iTunes é extremamente fácil.
    Desde já, obrigado.

    1. Avatar de Frigo
      Frigo

      isso pode ter a ver com várias coisas:
      o tipo de painel que estás a usar para visualizar as playlists;
      plugins para editar;
      etc etc

      de uma maneira funciona sempre:
      seleccionar as músicas, click direito, propriedades, e editas.

      Para albuns costumo usar o plugin foo_freedb2.dll.
      Depois seleccionas as músicas de um álbum, que tenha artist e nome de album preenchidos. click direito, Update tags from fredb (tenho o meu em inglês).
      Nem todos existem nesta base de dados. Mas há imensos, e ele actualiza logo quase todas as tags, que podes verificar se são as correctas na janela que aparece antes de visualizar.

      Qualquer coisa pergunta. Tenho de fazer uns tutoriais prometidos, mas agora tenho a tese de mestrado para escrever.

  7. Avatar de Sniffer
    Sniffer

    Há algum tempo utilizo o MiniLyrics, que é compatível com a maioria dos players.

    Além de exibir a letra das músicas, as adiciona à tag mp3 automaticamente (configurável, claro).

    Também é altamente personalizável.

    Recomendo este em detrimento de qualquer outro.

    1. Avatar de j. joão
      j. joão

      É pago,não é?!!?
      logo para mim não é boa solução.

  8. Avatar de Frigo
    Frigo

    Uma nota, as lyrics podem ser adicionadas como tag na música.

    Onde no tutorial está para gravar numa past, escolher embeber no ficheiro.

  9. Avatar de setenta e quatro
    setenta e quatro

    Já agora uma dica, podem configurar atalhos globais, ou seja, o foobar está minimizado e não precisam de o abrir para pausar por exemplo. Para isso, preferences -> keyboard shortcuts -> adicionam o atalho e marcam o global hotkey

    1. Avatar de andre
      andre

      Era a única coisa que me prendia ao Winamp até uns meses atras, e a interface simples do foobar sempre me agradou muito, quando soube que ele tinha isso nem pensei duas vezes.

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    “que deita-mos fora”? xD

    não resisti

    1. Avatar de _Planax_
      _Planax_

      É, reparei no mesmo. 😛 Foi uma escolha de imagem infeliz.

      1. Avatar de Vítor M.

        ui isso é um pormenor… a malta a cantar não repara nisso 😛

        1. Avatar de Olly
          Olly

          Ou sim…

          Se a maior parte das pessoas não se estivesse nas tintas para as aulas de português até que era um bom motivo de risota, a frase, mas assim, até passa despercebida.
          😀

  11. Avatar de Ruben Nunes
    Ruben Nunes

    Existe também o CD Art Display que engloba mais coisas!

  12. Avatar de j. joão
    j. joão

    Alguém me sabe dizer como se pode enviar as letras das músicas para para o sitio onde estão alojadas, para poder baixar as mesmas á posterior pelo foobar.

    1. Avatar de Frigo
      Frigo

      como assim?

      enviar para o servidor de onde ele as saca?

  13. Avatar de ervas
    ervas

    Offtopic: A Naifa! Brutal 🙂

  14. Avatar de Nunno
    Nunno

    Óptimo mesmo 😀 já utilizava o foobar à bastante tempo e não sabia que dava para fazer isto. Obrigadão 😀

  15. Avatar de Paulo

    O erro ortográfico na imagem é deveras lamentável!

  16. Avatar de MaSt3rOfPuPp3tS
    MaSt3rOfPuPp3tS

    Ia jurar que essa letra de karaoke fui eu que fiz, tal e qual como as outras todas de A Naifa que fiz para o Minilyrics.

    E sim o erro ortográfico também aparece aqui por isso digo que é bem capaz de ser a minha letra.

    P.S. o erro já foi corrigido, peço desculpas aos demais.

    Obrigado

    1. Avatar de j. joão
      j. joão

      MaSt3rOfPuPp3tS
      Desde já o meu obrigado pelo teu trabalho.

      Gostava de saber como fazes para enviar as legendas, para estarem disponíveis para todos? Podes dar alguma dica?

      1. Avatar de MaSt3rOfPuPp3tS
        MaSt3rOfPuPp3tS

        Boas

        No Foobar não faço a mínima ideia porque não o uso, mas no Winamp com o Minilyrics, basta fazeres a letra sincronizada com a música e depois no Minilyrics existe uma opção que é “enviar letra”, mas para isso tens que criar uma conta no site da Crintsoft.

        Há tuturiais e FAQs no site deles, é só vasculhar um bocado.

        Espero ter ajudado.

        1. Avatar de j. joão

          Muito simples e rápido, já coloquei o álbum JP Simões – 1970.
          Obrigado pela dica.

          Reparei que alguma musicas dos A Naifa ainda não tem letras, por acaso estas a pesar trabalhar nessas letras que faltam?

          1. Avatar de MaSt3rOfPuPp3tS
            MaSt3rOfPuPp3tS

            Já ando a pensar nisso desde a última que fiz, irei fazer as que faltam até ao último álbum quando tiver mais tempo disponível, mas de momento não tenho nem tempo nem paciência.

            Obrigado J. João

  17. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Obrigado por esta dica, funciona perfeitamente e é excelente.

    Não haverá algo idêntico para PDA?

    1. Avatar de MaSt3rOfPuPp3tS
      MaSt3rOfPuPp3tS

      Joaquim

      Sim existe, o Minilyrics suporta Windows Mobile 5 e superiores, pelos menos é a informação disponível no site http://www.crintsoft.com

      Um screenshot dele no WM:
      http://www.crintsoft.com/images/ml-wm5.jpg

  18. Avatar de j, joão

    Um novo blog com letras de músicas Sincronizadas (.lrc)
    http://pontolrc.blogspot.com/