Dica: Torne o Firefox mais rápido com esta simples alteração

21 Comentários

As mais recentes versões do Firefox trouxeram uma optimização de recursos e uma melhoria neste browser. Este é agora um browser mais rápido, com menor consumo de recursos e até com um novo visual.

Se a maioria dos utilizadores quer estas novidades todas, alguns querem apenas um Firefox mais rápido e despido de todos os extras. Saibam então como podem tornar o Firefox mais rápido com uma simples alteração

Firefox Mozilla animações desempenho animações

Sendo um browser uma porta para a Internet, queremos que seja rápido, intuitivo e que consuma poucos recursos. Nas novas versões do Firefox, a Mozilla trouxe novas animações à interface e a outros elementos.

Estes podem ser apelativos, mas na verdade estão a consumir recursos de forma desnecessária. Por isso, e se possível, devem ser desligados para garantir um maior desempenho. Veja então como o podem fazer.

Aceder às flags do Firefox

O primeiro passo passa por aceder à zona de flags do browser. Para isso coloquem na barra de endereços o seguinte: about:config.

Firefox Mozilla animações desempenho animações

Devem naturalmente aceitar o risco, tendo em atenção que o alerta é real. Só precisam de carregar no botão “Eu aceito o risco!“. Podem remover a selecionar da opção para voltar a mostrar este alerta de segurança.

Desligar as animações do browser da Mozilla

Uma vez aqui dentro, devem colocar na caixa de pesquisa a tag que querem alterar e que controla as animações. Esta é: toolkit.cosmeticAnimations.enabled.

Firefox Mozilla animações desempenho animações

Só precisam de alterar o valor da chave, que estará com True. Para isso só precisam de clicar 2 vezes na chave ou escolher Alternar do menu de contexto (clique direito do rato). Depois de mudado o valor, devem relançar o Firefox.

Sem estas animações o Firefox poderá parecer mais despido e com menos apelo, mas a verdade é que estará mais rápido e melhor. Alterem este ponto e vejam como melhora o vosso browser favorito.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de arc
    arc

    Ora aí temos uma óptima temática para debater, o about:config.

    Aliás foi muito agradável, ver o @zedoido (risos) a debater com o @fak aqui:
    https://pplware.sitedev.pt/software/chegou-o-novo-mozilla-firefox-67/

    Obviamente, que esta dica para aumentar a velocidade é IMPORTANTE, mas por si só, NÃO chega, podemos fazer bem mais para aumentar a velocidade de resposta do Mozilla Firefox e tudo sem sair do about:config, bem como a aplicação de muitas mais medidas pro-activas, em que quase todas se encontram fora das janelas de configuração do Mozilla Firefox, como da mesma forma, NÃO necessitamos para NADA das várias janelas de configuração.

    Ops, desculpem, os menos conhecedores devem ir por esse caminho mesmo.

    Mas o que me interessa, é que começaram a falar do about:config

    Bem Haja por isso mesmo.

  2. Avatar de JP
    JP

    Obrigado pela dica!

  3. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    Talvez para Core 2 Duo ou Atom antigos faça alguma diferença, no meu smartphone/ PC é super rápido a versão standard. No entanto é bom saber disso para PC antigos.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Também estou a achar o Firefox bem rápido de há uns tempos para cá.De facto é um excelente browser/navegador.

  4. Avatar de Beatriz Gosta
    Beatriz Gosta

    isto é com cada dica. e desligar as animações faz o firefox mais rápido?

  5. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Off-topic: Por falar em rapidez, mais alguem nota que o site do pplware demora cerca de 3 segundos a mais a fazer loading após se efectuar o primeiro comentário (após a criação do cookie).
    Já reparei que em qualquer browser isto acontece mas queria descartar qualquer problema do meu lado e reduzir o tempo de loading.

  6. Avatar de Casuístico
    Casuístico

    Tem outras alterações que acelerem o FF usando o about:config? Grato. Saudações.

    1. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      Tem muitos! Basta ver o comentário do fak no artigo do link em baixo:
      https://pplware.sitedev.pt/software/chegou-o-novo-mozilla-firefox-67/

      Mas há muitos mais!… Basta googlar há procura do tema que vais encontrar montes de possibilidades de personalizar o navegador ao teu gosto! Por exemplo pode-se desabilitar a extensão pocket que vem embutida no Firefox que eu pessoalmente não gosto basta colocar na barra de pesquisa pocket e mudar o valor de true para false.
      Pode-se mudar o local da cache para um diretorio especifico do disco rigido ou até pôr a cache toda na RAM conforme o “gosto”, etc, etc. Depois partilha as descobertas que fizeres! 😉

      1. Avatar de Casuístico
        Casuístico

        Bom dia, Paulo Silva. Muito grato pelas orientações. Vou olhar o link e fazer mais pesquisas. Depois conto o que achei. Saudações.

  7. Avatar de Lucas
    Lucas

    É confiável fazer isso? Não vai alterar em nada?

  8. Avatar de AM
    AM

    Os extras deixam de funcionar?

    1. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      Não as configurações do about:config não interferem no comportamento dos extras. As extensões instaladas continuam a funcionar.

  9. Avatar de Luís Pedro
    Luís Pedro

    Estive a experimentar o Firefox e este está a consumir em média mais 300MB de RAM que o Chrome. É normal? Não era suposto o Firefox ser mais leve que o Chrome?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Hã?!?!
      Se fosse 300Mb a MENOS ainda aceitava…
      A mais nao!!!
      Ou fez mal as contas ou Há algo de errado no PC (algum extra, talvez…).
      O Firefox É mais leve do que o Chrome!

      Talvez restaurando o Firefox resolva…

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      consumir menos memória não quer dizer que seja mais rápido ou mais leve. a memoria ram serve justamente para aumentar a velocidade. Vocês pensam sempre que consumir menos é melhor, nem sempre é.

    3. Avatar de Danilo
      Danilo

      Ao iniciar o firefox, aumenta 400 mb de ram o sistema

  10. Avatar de arc
    arc

    Relativamente ao about:config, é IMPORTANTE esclarecer:

    São diferentes, existem nuances de configuraçao de acordo com o SO em causa. O que é aplicavel por exemplo numa Distribuiçao de Linux, NÃO quer dizer que o mesmo se aplique em MS Windows, ou MacOS, ou Android!

  11. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    No ambiente Windows a modificação no about:config que se pode fazer que mais rapidez dá ao navegador é no media.cache.readahead.limit cujo valor padrão é 60. Se mudarmos para 99999 torna os videos em streaming muito mais rapidos. Funciona no streaming pelo openload e outros “players”! Experimentem!

  12. Avatar de sakura
    sakura

    Fedora usa um script para iniciar o chromium e como NÃO QUERO ISSTO:
    –enable-plugins \
    –enable-user-scripts \
    –enable-printing \
    –enable-gpu-rasterization \
    –enable-sync \
    –auto-ssl-client-auth ”
    # We don’t want bug-buddy intercepting our crashes. http://crbug.com/24120
    export GNOME_DISABLE_CRASH_DIALOG=SET_BY_GOOGLE_CHROME

    vai tudo para o lixo ty (Ibm/Red H.) o que faz que chromium seja rapido.
    a Command Line está em chrome://gpu/
    Como se faz no FF?

  13. Avatar de toma
    toma

    usem o lynx e pronto! ou então arranjem pc’s de jeito, seus lerdas!