Ficheiros do MS Office a salvo!!!

18 Comentários

Já não é a primeira nem a segunda vez que me “atormentam” com pedidos de recuperação de ficheiros do MS-Office que perderam ou que não guardaram. Pois agora precisam do tal trabalho que não salvaguardaram.. e agora?

Bom, há dois cenários:

1º – Tinham um documento do Word (por exemplo) e editaram, alteraram e gravaram, perdendo a informação que antes da edição lá existia.
Para quem tem o Windows Vista, Server 2008 e Windows 7 Ultimate podem usar uma função essencial que encontram nas propriedades dos documentos (botão direito do rato em cima do documento, Propriedades): Versões anteriores (Previous Versions).

2º – Apagaram o ficheiro do Word e não têm o Windows Vista, Server 2008 ou o Windows 7.
Digo isto porque se tivessem poderiam usar a ferramenta Shadow Copy que já vos apresentei. Essa ferramenta é uma pérola para a segurança de documentos.

Bom, mas o Windows, já há muito tempo, permite que se criem cópias de segurança e pontos intermédios de recuperação dos documentos. Claro, têm é de estar activos esses dispositivos de segurança. Por exemplo, Vamos verificar se o Word está a gravar cópias de segurança dos documentos.

Vamos verificar se no Word a opção a opção de gravação: Botão Office (canto superior esquerdo) -> Opções do Word -> Guardar e piquem a opção “Guardar informações de Recuperação Automática a cada” e escolham o intervalo de tempo para o Word gravar uma cópia.

Bom, essas cópias depois podem ser recuperadas:
No Windows XP podem encontram um ficheiro com extensão .asd (tomem atenção sff) no caminho c:\Documents ans Settings\nome do utilizador\Application Data\Microsoft\Word

No Windows Vista/Server 2008 e Windows 7, a pasta onde vai encontrar estes ficheiros é: C:\Users\nome do utilizador\AppData\Roaming\Microsoft\Word

NOTA: Acedam a Ferramentas, Opções de pastas e no separador Ver, alterem esta função:

Ok, agora que encontraram o(s) ficheiro(s) com extensão .asd renomeiem esse ficheiro para .doc e… voilá. Vejam nos muitos que vão encontrar o que corresponde ao vosso ficheiro perdido, podem ver pelo nome, mas se este não tivesse sido guardado vejam pela data.

Peço que tenham em atenção que vão mexer em pastas do sistema, logo têm de desactivar a protecção que o Windows faz a essas pastas., ocultando o seu conteúdo. Para verem o que lá existe têm de desactivar. Ver imagem:

Espero que este guia vos seja útil, pois para mim já me foi muitas vezes. Tomei como exemplo o Microsoft Word mas em todos os programas do Office pode executar a mesma função de recuperação. A pasta altera conforme a aplicação, mas isso arece-me simples de perceber certo?

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fabio Palma

    Excelente artigo Vítor. Parabéns.

    um abraço

  2. Avatar de Rascunho

    nada como renomear o ficheiro no momento da gravação…

    http://www.jogosecharadas.com

  3. Avatar de Morbus

    Olha! Grande dica para quem usa o Office da MS! 😛 E para o OOo não há nada?

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  4. Avatar de Pedro Morais
    Pedro Morais

    @Off-Topic
    Ola a todos e desculpem o incomodo…
    Alguém sabe de algum editor php? eu queria tipo o Visual Studio, que me apresentasse o design da pagina e depois o código.(Se for possível com o gestor de eventos dos objectos tipo objecto = botão 2 clics em cima do botão e vai para o evento botão onclick)
    Podem me ajudar?

  5. Avatar de Motita
    Motita

    Pedro Morais diz:
    18 de Março de 2009 às 12:55 pm

    @Off-Topic
    Ola a todos e desculpem o incomodo…
    Alguém sabe de algum editor php? eu queria tipo o Visual Studio, que me apresentasse o design da pagina e depois o código.(Se for possível com o gestor de eventos dos objectos tipo objecto = botão 2 clics em cima do botão e vai para o evento botão onclick)
    Podem me ajudar?

    tens o rapid php 2008
    http://www.blumentals.net/rapidphp/
    é o que uso ;P

  6. Avatar de Duarte Santos
    Duarte Santos

    @Pedro Morais:

    Adobe Dreamweaver CS3 e 4
    Ou anteriormente chamado de Macromedia Dreamweaver 8 e anteriores!

    Quanto ao artigo, acho que está excelente! São precisas mais coisas destas!!!! 🙂

  7. Avatar de UKN
    UKN

    Eu já me adaptei ao Google Docs. É facílimo de usar. Não é tão potente nem coisa que se pareça com o MS Office, mas a versatilidade, além de não me ocupar espaço em disco nem configurações desnecessárias. Obriga é a uma ligação net sempre por perto.

    Quanto ao tutorial. Está muito porreiro. Como se disse atrás, são bem vindos.

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    @UKN

    Já é possível usar o Google Docs em modo offline.

  9. Avatar de Pedro Morais
    Pedro Morais

    @Motita
    Era isso mesmo mas não é free…(Grátis)…
    Será k há algo parecido mas free?

  10. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    offtopic@– Tb preciso de ser salvo

    Caro vitor nao pude deixar de reparar no nome da drive ”vaio” e no problema que me consome nestes ultimos dias….a bateria do meu vaio deixou de um momento para o outro de funcionar nao sei o que fazer (comprar nova ja sei mas 200 euros???) alguem sabe de baterias compativeis, vitor sei que tb tem um vaio ja se eparou com este problema? o meu vaio tem 2 anos e meio…estranho ( VGN-FE21M) Abraços e peço desculpa a ”invasao”

  11. Avatar de JJanuario
    JJanuario

    @Bruno Coimbra
    O sitio mais barato para comprar baterias está em:
    http://www.100000volts.com/
    Já utilizei e recomendo

  12. Avatar de JJanuario
    JJanuario

    @Vitor
    Desculpa. Grande artigo. Daqueles que me faz vir cá (no mínimo…) diariamente!

  13. Avatar de Flin
    Flin

    Ou então utilizar o File Hamster, que faz o mesmo para todos os documentos que quisermos e funciona em qualquer charuto com Windows 🙂
    Cumpz, ppl

    Flin

  14. Avatar de Magno Campos

    erro… lool…

    arece-me em vez de parece-me

    😀

  15. Avatar de Ernesto
    Ernesto

    Olá a todos.

    Preciso de uma ajuda vossa. Alguém sabe como tirar o manual da Ajuda do Microsoft Word 2007 que vem incorporado com o próprio Office?

    Agradeço qualquer ajuda…

  16. Avatar de apple

    Eu comprei uma batery do site para o meu computador portátil MacBook.
    Ele é muito bom.
    http://www.laptop-batterie.com/model_batterie.php/laptop-batterie_apple.html