Esqueceu a password do seu Mac? Recupere-a facilmente

49 Comentários

A protecção dos sistemas operativos faz-se, por agora, com recurso a nomes de utilizador e a palavras-passe. Pode não ser um método completamente seguro, mas garante que os utilizadores possam aceder à sua conta de forma fácil.

O problema surge quando perdemos ou esquecemos esses dados de acesso fora do sistema e estamos sem acesso para o alterarmos. Veja como o pode fazer rapidamente no OSX.

reset_pass_osx_0

Esta não será uma situação recorrente e que aconteça com frequência mas, na eventualidade de um utilizador do OSX perder ou esquecer a sua palavra-passe, a Apple tem o seu sistema preparado para dar uma resposta rápida.

Esta é uma pequena dica que devem guardar e usar num dia em que sejam confrontados com o problema de acesso por falta de password. Vejam então como o podem fazer.
 

Como definir uma nova password no OSX

Este é um processo que será feito fora do próprio OSX, recorrendo às ferramentas que a Apple disponibiliza como parte do seu sistema de recuperação do seu sistema operativo.

Desliguem o Mac e voltem a ligá-lo, carregando ao mesmo tempo nas teclas CMD e R até que apareça no ecrã o símbolo da Apple.

Aguardem então que surjam as janelas dedicadas às ferramentas do Mac OSX.

reset_pass_osx_1

A ferramenta que procuram é o Terminal. Irá estar acessível no menu Utilidade (Utilities), sob a opção Terminal. Escolham essa opção e esperem que a janela de terminal seja aberta.

reset_pass_osx_2

Na janela de Terminal que surgir devem apenas escrever um comando, que chamará a aplicação dedicada à alteração das passwords do sistema. Escrevam o comando e carreguem na tecla Enter.

resetpassword

Após isso, irá surgir no ecrã a aplicação para mudança de password. Escolham o disco onde o OSX está instalado. Caso tenham varias partições com o OSX instalado devem escolher a que tem a conta que querem alterar.

Depois de escolherem o disco devem escolher o utilizador que pretendem alterar, definido depois a nova password, repeti-la e definir uma nova informação para ajudar a recordar a palavra-passe.

reset_pass_osx_3

Após este passo necessitam apenas de reiniciar o Mac, o que pode ser feito pelo menu da Maçã e escolhendo a opção Reiniciar.

Esta é a forma mais simples e mais rápida de redefinirem uma palavra-passe esquecida no OSX, caso não consigam entrar com uma conta com permissões de administração.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel Pinto
    Daniel Pinto

    Caso tenham o FileVault ligado este método não será muito útil. Também podem proteger o Mac com uma password de firmware o que vai impedir que acedam ao recovery sem a password.

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      era útil que explicasses como se pode fazer

  2. Avatar de Carlos Duarte
    Carlos Duarte

    Então e isto não é uma falha de segurança, também? O que impede um utilizador mal intentionado de mudar a password do admin, por exemplo?

  3. Avatar de Liberal da Cerca
    Liberal da Cerca

    É caso para dizer… Fantástico MIKE! Isto é maior quebra de segurança alguma vez descoberta num SO…

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Mesmo…não estou a ver como é que não pode ser considerado uma falha de segurança…

      1. Avatar de JBM
        JBM

        tens noção que em todos os sistemas é possível contornar/modificar a password de utilizador? Quem quer segurança necessita de encriptar o disco, etc

        1. Avatar de Carlos Duarte
          Carlos Duarte

          A sério, JBM? A novidade aqui é ser a Apple a permitir que isso se faça desta forma simples, e o pplware a bater palmas! 🙂

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Não há qualquer novidade. Desde a primeira versão do OS X que a Apple disponibiliza uma aplicação para fazer isto, sem ser necessário usar comandos de terminal. A segurança está no uso de encriptação e numa password por firmware. Qualquer computador que permita o arranque por outro volume e sem encriptação pode ter o disco lido e modificado.

            E quem fizer reset à password continua sem aceder às chaves e passwords do utilizador de acesso aos mais variados serviços. Será sempre preciso saber as passwords originais

          2. Avatar de Marco
            Marco

            e no Linux? ui ui.

    2. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Realmente!

    3. Avatar de JBM
      JBM

      O sistema tinha desde o início uma aplicação de “arranque” que permitia fazer o reset de passwords, isto nada mais é do que usar o terminal para o mesmo efeito. E estas passwords nunca foram uma medida completa de segurança em nenhum sistema operativo – consegues modificar passwords de contas no Linux e Windows também.
      A segurança está na encriptação do disco, e isto não consegue mudar a password de encriptação, nem mudar a password de acesso às chaves do utilizador (mesmo sem encriptação).

  4. Avatar de Carlos Duarte
    Carlos Duarte

    Erm…. O que é que impede um utilizador mal intencionado de alterar a password de outro, por exemplo o admin? Erm………….

  5. Avatar de Carlos Duarte
    Carlos Duarte

    O que impede um utilizador mal intencionado de mudar a password do admin, por exemplo? Erm…. lol!

  6. Avatar de David Jorge
    David Jorge

    Ou seja, se alguém gamar um portatil Mac só tem de fazer isto para aceder a toda a informação contida?

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Pelos vistos sim! Também fiquei surpreendido e ALARMADO. O FileVault já me começa a despertar interesse…

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Se estas alarmado pões password de firmware! Deixa de ser possível arrancar o mac sem ser do disco “pré-definido” sem essa password! só te alerto que se te esqueceres da pass do utilizador e da firmware nem a apple te consegue ajudar!
        lá vais de ter de contratar alguém do DAESH para te crackar a pass da firmware! lol

        1. Avatar de JBM
          JBM

          o Filevault será sempre o mais indicado de fazer, pois assegura que de forma alguma o disco é lido e modificado.
          A password de firmware é óptimo para impedir o arranque a partir de outros volumes (pode até ser outro volume no mesmo disco), dando protecções adicionais. E os dois em conjunto asseguram que o computador fica inutilizado para quem não souber as passwords.
          Mas quem se esquecer da password de firmware pode ir à Apple que tem ela tem modo de desbloquear. É preciso no entanto documentação a comprovar que o computador é da pessoa.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      se alguém gamar um portátil (Mac ou PC) basta-lhe arrancar com outro disco&sistema para poder aceder a toda a informação contida, se não estiver encriptada. Estas passwords nunca foram grande protecção contra o acesso directo ao computador.

  7. Avatar de David Jorge
    David Jorge

    Parece-me que isto não é válido para quem usa integração com a conta iCloud e/ou o Filevault…

    1. Avatar de cra2sh
      cra2sh

      Só não funciona se a encriptação estiver ativa, de resto funciona sim, por isso podes ter acesso a qualquer Mac lol

      1. Avatar de JBM
        JBM

        tal como podes ter acesso a qualquer PC. O que não falta na internet é a descrição de como ultrapassar as passwords de utilizador no Windows e no Linux, porque não há como fazer verdadeira protecção ao disco sem encriptação.
        De modo que a Apple desde sempre teve uma aplicação de arranque para fazer um reset a passwords de utilizador, aconselhando a encriptação de dados, que não é ultrapassada por isto.

  8. Avatar de _root
    _root

    Fanboys ALERT| Incoming|

    ET go home

  9. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Esqueceu a password do seu computador? Melhor consultar um médico!

  10. Avatar de Marcelo Fonseca
    Marcelo Fonseca

    E depois vem dizer que que é uma sistema seguro… lol
    Nem é preciso software manhoso está la tudo…

  11. Avatar de cra2sh
    cra2sh

    Uma pessoa já nao pode responder sobre a segurança do Mac que apagam os comentarios antes de ser aceites… bonito

  12. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Atenção que a keychain só é possivel aceder com a passwd original. Por isso não estou a ver como falha de segurança se não optarmos por encriptar o disco. Para aceder a um disco podem sempre retira-lo e aceder por USB/Sata por isso os comments sobre falhas de segurança que aparecem aqui são tolos

  13. Avatar de Boss
    Boss

    Título alternativo: como contornar o mecanismo de segurança de password no Mac.

  14. Avatar de irlm
    irlm

    pelo menos não as 28 vezes a carregar no Espaço como o linux…

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Isso é para a password opcional do GRUB, não para as contas de utilizador do sistema operativo. Mas pelo GRUB não é muito complicado modificar as passwords de utilizador em muitos sistemas Linux

  15. Avatar de Luis Falcão
    Luis Falcão

    Isto só é válido se o disco não estiver cifrado usando o FileValut. Não estando, todo o conteúdo do disco pode ser acedido noutra máquina. Apenas é um pouco mais trabalhoso…

  16. Avatar de sakura
    sakura

    o windows c /”boot/secure” Sò o adim de dominio, te pode desboquer o pc.(MSFT).
    e sem a pass da “bios” só mesmo com jtag é que desbloceias a maquina. a falha dos mac é dar semper acceco as suas portas é um bug que já tem anos……

    1 surface deve estar configurado assim pq em caso de roubo, é uma maquina inutil. ID.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      mete-lhe o FileVault e depois tenta mudar a senha.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      o secure boot é uma característica do tipo e configuração do firmware do computador, que impede o arranque com sistemas não validados. Se vamos por aí então podemos invocar o uso de password de firmware do Mac que impede o arranque com outro sistema sem dar a password. Poder arrancar dum disco externo e outros sistemas é uma funcionalidade para um computador, não é um bug; quem quiser protecção acrescida usa a password de firmware no Mac e de preferência encripta o disco.

    3. Avatar de Rafael
      Rafael

      “desbloceias”…???!!!???!!!???!???
      LOLOLOLOLOL

  17. Avatar de Nuno
    Nuno

    Com tanta falta de segurança, eu ofereço o meu Macbook a quem me conseguir descobrir a password da bios.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      os macbook tem bios?

      1. Avatar de Daniel Pinto
        Daniel Pinto

        😉 Ele quer dizer a password da EFI

      2. Avatar de JBM
        JBM

        Não! Usam UEFI. Mas as pessoas podem definir uma password de firmware que impede a mudança de volume de arranque

  18. Avatar de António C
    António C

    A todos que dizem que isto é uma falha de segurança: Não é na realidade.

    Tipicamente sistemas “Unix based” têm o chamado “single user mode” que permite fazer entre outras tarefas de manutenção, isto:
    https://en.wikipedia.org/wiki/Single_user_mode
    Podem fazer algo similar no windows e remover uma password de utilizador.

    A única forma de proteger dados é mesmo encriptar o disco. Nenhuma outra forma vai proteger o conteúdo do disco de forma segura.

    Por exemplo: Um disco NTFS (Windows) montado em linux vai estar completamente acessível independentemente das permissões definidas no windows. Qualquer disco em ext2/3/etc vai estar susceptivel a softwares de recuperação de dados ou a mudança de password em “single user mode”

    Proteger a Bios ou o EFI não resolve nada. Basta remover o disco da máquina e colocar noutra.

    Concluindo: Forma efectiva de proteger dados é encriptar a conta de utilizador, no entanto é necessário ter em conta que se perderem a password, chances são que digam adeus a todos os dados encriptados para sempre.

  19. Avatar de Oops
    Oops

    Tava sentindo falta de seções de dicas no OS X. Parabéns

  20. Avatar de sakura
    sakura

    “”Com tanta falta de segurança, eu ofereço o meu Macbook a quem me conseguir descobrir a password da bios.””
    enfio-te uma pen na maquina e para voltar a ser tua (teres a pass da firmware) tens que mudar o hardware…… pq achas que a apple não desbloq. um iphone? a estupida apple no seu melhor….. lol. e sim fazer casinhas sem portas é cool……. o pb e que um hacker pode trocar a fechdura e ………………

    claro que o disco esta encriptado….. se não basta nuda-lo de maquina….da aaaaaa .

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Runlevel
    se em windows é dificil em linux SE é inpossivel.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Que tal aprender a escrever em português?
      o que quer que estejas a tentar mencionar sobre o firmware, é algo que também pode ser feito num PC. O iPhone tem o disco encriptado com a password, não há nada que a Apple possa fazer para desbloquear.
      LinuxSE? Não te serve de nada também para esta questão, não afecta o bootloader ou o firmware de arranque, nem impede de fazer reset de password de utilizador. O LinuxSE foi feito para melhorar o controlo de privilégios quando o sistema corre.

      1. Avatar de Carlos Duarte
        Carlos Duarte

        Olá JBM. Abriu agora uma vaga para a Apple, quick, go for it !!!! 🙂

        1. Avatar de JBM
          JBM

          uma pessoa pensaria que um prof. não andaria a ver a oferta de emprego da Apple, muito menos a dar conselhos de emprego a quem não conhece

  21. Avatar de emerson
    emerson

    Esquece da minha palavra passe de inicio de sessão, já fiz a combinação cmd + R. mas nada disso resolve , o ecrã fica azul . o que mais posso fazer ?

  22. Avatar de Jeferson Arante
    Jeferson Arante

    Não funciona.

  23. Avatar de Rlopez
    Rlopez

    obrigado pela ajuda