Duas Pequenas dicas

24 Comentários

Hoje resolvi trazer-vos duas pequena dicas para vos ajudar no dia-a-dia de utilização do vosso PC. Muitos de vós já as devem conhecer, mas ficam para relembrar e para que quem não as conhece passe a usar.

Não são assombrosas ao ponto de estarem escondidas para que ninguém as use e tenham de comprar um software especial para executarem essas tarefas, mas mostram que muitas vezes podemos explorar o nosso Windows e descobrir nele coisas novas e extremamente úteis.

dos1

Primeira dica

Para quem mexe regularmente com ficheiros em diferentes pastas ou locais no disco usando o bom e velhinho DOS, por exemplo, é complicado estar sempre a ter de escrever os nomes dos ficheiros estando a olhar para eles ali mesmo à sua frente numa qualquer janela do explorador do Windows.

“Que bom era poder apenas e só arrastar o ficheiro para dentro da janela de DOS!” pensam de certeza…

Se pretenderem ter a path (vulgo localização ou caminho) de um ficheiro de forma rápida no vosso clipboard basta de cliquem no ficheiro em causa bom o botão direito do rato e terem pressionada a tecla Shift ao mesmo tempo.

dos2

De certeza que vão achar no final do menu a opção “Copiar como Caminho“. Tendo o caminho no vosso clipboard podem fazer dele o que entenderem.

No meu caso precisei de colar o ficheiro numa janela de DOS e para isso bastou seleccionar a janela e clicar com o botão direito para o caminho aparecer.

dos3_small

No entanto e porque o caminho está em memória só têm mesmo de fazer paste no local que bem entenderem.

Segunda dica

Na mesma linha da dica anterior vou mostrar-vos que nos menus do Windows encontram utilidades.

Se usarem o DOS como espero que usem, ou seja, com frequência (ou até não) decerto repararam a chatice que é terem de “navegar” até à directoria pretendida par executarem os comandos.

O autocomplete + TAB dos DOS é muito útil (não tenho de vos explica esta, verdade??), mas pode tornar-se um desespero se tiverem de navegar dentro de 10 pastas consecutivas…

Mas e que tal navegarem visualmente e com o auxilio do rato até à pasta pretendida e ai abrirem então a janela de DOS?

Gostavam, verdade? E é possível.

Basta que, mais uma vez, pressionem o Shift e o botão direito do rato, mas desta vez dentro da pasta pretendida e longe dos ficheiros. Num cantinho qualquer dessa pasta serve.

dos4_small

Terão com certeza a opção “Abrir Janela de Comando Aqui“. Seleccionem essa opção e vejam a janela de DOS aparecer diante dos vossos olhos.

dos5_small

Espero que estas pequenas dicas sejam uteis para vós como têm sido para mim!

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Morbus

    Wow! Como é que eu não sabia a segunda dica?! Há uns tempos queria fazer uma coisa no género e andei à procura… Nada. OMFG -_- Obrigadíssimo.

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    muito jeito que isto da para o keygen do tomtom………

    PS: esse teu “rastrear” do ESET mata-me :#:#:#

  3. Avatar de Frigo
    Frigo

    faltou dizer que isto é no vista…ou então o XP onde estou é limitado

  4. Avatar de maurycio
    maurycio

    muito bom estas dicas… falta lembrar k estas dicas não se aplicam em Windows XP 😉
    continuação de bom trabalho
    cumps

  5. Avatar de Manuelito
    Manuelito

    Muito boa dica.
    No entanto para essas e muitas outras funções utilizo o File Menu Tools, em que podemos seleccionar diversas funções do menu de contexto (acho que é assim que se chama)
    Aqui fica mais informação sobre o programa para os eventuais interessados.
    http://www.lopesoft.com/en/fmtools/info.html
    Cumps

  6. Avatar de Bruno Gomes
    Bruno Gomes

    Já agora dava mais uma dica.
    Se fizerem a segunda dica num caminho de rede (ex \\server\partilha), ele faz automaticamente um mapeamento (ex. Z:), e ao escrevermos “exit” nessa linha de comandos, ele simplesmente desmonta o mapeamento criado.

  7. Avatar de Joaquim Almeida
    Joaquim Almeida

    A segunda dica é fenomenal… Como é possível que não seja mais difundida. É que dá mesmo jeito

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Só uma nota: no XP para a segunda dica funcionar é necessário instalar um PowerToy, certo?

  9. Avatar de Kayn
    Kayn

    O autocomplete do TAB na consola funciona no xp. Qualquer uma das outras chega até a ser desnecessária com o autocomplete TAB, dada a simplicidade que é aceder as pastas desta maneira.

    Nao tem a ver com paths, mas ja agora deixo outra aqui, para o vista exclusivo, tambem.

    Alguma vez acharam o tamanho dos icons do desktop inconvenientes por algum motivo?
    Basta clicar em qualquer sitio vazio do desktop, ficar a carregar no CTRL e rodar a scroll do rato, consoante o desejado.

    PS: Só uma pequena correcção, infelizmente o DOS está morto e não está presente nos s.o. actuais. O que há é uma consola que permite introdução de comandos no windows como alternativa à interface tipica do windows de janelas, inspirado a 100% no velhinho DOS.
    Extremamente prático (então pra quem está habituado a linux…) e é uma forma de homenagem ao s.o. mais antigo da m$ que (quase) todos adoramos. 🙂

  10. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Peço desculpa pela ignorância, mas qual é a utilidade deste tópico se há mais de 10 anos que a microsoft não usa o Dos como sistema principal? é preciso ter um 286 em casa e quere brincar um bocadinho, até porque se não me engano já no XP o que temos é um simulador do Dos.

    No entanto e como sempre qui no PPLWARE o tópico está bem conseguido.
    Cumps.

  11. Avatar de PXL
    PXL

    Jorge tás a brincar certo?

  12. Avatar de DarkGhost
    DarkGhost

    @Jorge Rodrigues:
    Imagina que queres testar a conectividade com outro pc (ping), ou que até queres resolucionar um problema de rede que possui vários dispositivos de roteamento e até queres descobrir exactamente onde ocorre o problema (tracert)… ou imagina que queres verificar a tabela que contém a listagem de correspondências IP > MAC (ARP Table) que o teu pc conhece a dada altura (arp -a)… ou até precisas de ver a tabela de routing do teu pc (route PRINT)…
    Até podes mesmo precisar de fazer um script em batch para um determinado tipo de automação, backups por exemplo…

    Para o utilizador comum, pode não revelar grande utilidade, mas para o utilizador que trabalha na área das TI podes crer que é indispensável. Para além de acedermos muito mais rapidamente a algumas funcionalidades pela linha de comandos do que pela própria interface gráfica do SO.

  13. Avatar de UKN
    UKN

    No windows xp … uso o “Open Command Prompt Shell Extension v1.1.7” . Antes de o descobrir usava o TweakUI que também tinha a opção de adicionar ao menu dos contextos uma opção similar.

  14. Avatar de Vasco Silva
    Vasco Silva

    Muito boas dicas, sem dúvida, no entanto descobri que tal como indicado:

    “Que bom era poder apenas e só arrastar o ficheiro para dentro da janela de DOS!” pensam de certeza…”

    isso é possivel!! Se tiverem a janela de DOS aberta, basta arrasta o ficheiro para lá que cola logo a PATH para o ficheiro (Testei em XP).

  15. Avatar de Victor Domingos

    Nestas coisas não há como um sistema baseado em Unix, como o Linux ou o Mac OS X…

  16. Avatar de Pedro Simões

    @Vasco Silva,

    Esse “drag and drop” funciona apenas no XP. No caso do Vista apenas é mostrado o sinal de Proibido.
    Estive mais de meia hora a testar isso no Vista e não consegui.

  17. Avatar de Mikhail Miguel

    Parece que o que existe é o MS-DOS como um “gerenciador de sistema em modo terminal do SO Windows”, enquanto que antigamente o MS-DOS era o próprio SO….

    — ! Obs:

    If LOCALE == “br” then
    SO = “Sistema Operacional”
    else
    SO = “Sistema Operativo”
    end

    — eof

  18. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    No XP, para quem tem o profissional, pode copiar o caminho que aparece na “barra de endereçoes” do explorador de ficheiros para a consola, fazendo “drag n drop” do icon da pasta que antecede o caminho.

    cumps

  19. Avatar de Blizard

    Fogo… tava a precisar dessa segunda dica desde que tenho Vista e perdi o powertoy para fazer isso que havia no XP!!

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  20. Avatar de Metralha
    Metralha

    Como programador são muitas as vezes que recorremos a consola…E para mim a melhor forma de aceder as pastas que quero na consola é:

    1º: escrever “cd” + ” “(espaço) na linha de comandos.
    2º. ir através do explorer até “antes” da pasta que quero.
    3º. drag and drop da pasta para dentro da consola.
    4º. clicar em Enter e já está..

    Lol..Experimentem! É o melhor!

    Cumps

  21. Avatar de PCdudePT

    Até para alguém como eu, que tenho muitos anos de computadores e Windows, estas dicas são uma novidade e muito úteis.

  22. Avatar de R. Campachi

    Primeira dica:

    “Que bom era poder arrastar o ficheiro para dentro da janela do Prompt de comando (vulgo, DOS)!”

    Essa afirmação é verdadeira, uso assim no XP fazem anos. Basta arrastar e soltar dentro do “DOS”, testem ai.

    Segunda dica:
    No PowerToys para XP tem um chamado “Open Command Window Here”:
    http://www.microsoft.com/windowsxp/Downloads/powertoys/Xppowertoys.mspx

    Dicas:
    Acho que vc está se referindo ao Prompt de comando do Vista. Vc deveria deixar isso bem claro no artigo. o MS-DOS não é mais suportado pela MS, morreu junto com o Windows 98.