A saga do “Restart por favor!” e como acabar com ela

44 Comentários

Existem coisas chatas. Muito chatas mesmo. Nessa categoria incluo-o os update dos windows.Atenção que não refiro aos updates em si, pois sei que são uma forma de manter os sistemas operativos actualizados e livres de potenciais problemas.

Refiro-me sim ao que acontece depois. Em concreto, à demasiadamente incomoda janela que me diz que tenho de efectuar um reboot ao PC por forma a que esses updates sejam efectivamente activados no Windows e que todos os buracos de segurança dos últimos meses sejam fechados de uma vez por todas.

restart.jpg

Por norma o meu PC é ligado ao inicio da manhã e nessa altura sou confrontado com o ícone amarelo na barra de tarefas a indicar que tenho updates para instalar na máquina- Naturalmente que mando o windows actualizar-se.

O meu tormento começa nessa altura pois durante essa actualização começo a trabalhar e não vejo com bons olhos ser interrompido com mensagens a indicar algo que à partida sei que tenho de fazer. E muito menos tenho vontade de parar o que estou a fazer para reiniciar o PC. Há tempo para isso no fim do dia.

Tudo estaria bem se me fosse dada UMA indicação disso e que depois o windows entrasse em modo “silencioso” e que pacientemente aguardasse pelo meu reboot.

Mas não, a cada 10 minutos eis que ele apresenta a mensagem:

restart.jpg

E eu lá sou interrompido porque é-me “roubado” o focus da janela onde estou a escrever. Já me tem acontecido estar a escrever sem olhar para o ecrã e meter no fim da linha um Enter que não é mais do que um Ok para um “Restart now”. Isso sim deixa-me puto da vida!

Mas como para quase tudo na vida existe uma solução para esse problema.

E a solução é a seguinte:

  • No botão Start escolham a opção Run
  • Ai dentro digitem gpedit.msc e carreguem em OK
  • Na caixa que abrir devem navegar para
    • Local Computer Policy
    • Computer Configuration
    • Administrative Templates
    • Windows Components
    • Windows Update
  • Ai dentro deve existir uma entrada com o nome Re-prompt for restart with scheduled installations
  • Alterem o valor que tem para Disable. Para isso façam duplo click em cima da entrada e alterem o valor

E já está. Nada mais é preciso.

restart5.PNG

Caso o vosso windows não tenha essa opção podem criá-la ou criar uma chave no regstry que indique isso mesmo. Para isso, utilizado o regedit, e no local

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate\AU

devem criar a entrada NoAutoRebootWithLoggedOnUsers do tipo DWORD e atribuirem-lhe o valor 1.

Do meu lado já activei este pérola, vamos a ver se volto a ser chateado!!!

Fonte: Lifehacker

Partilhar:
Tags:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Huuummm boa dica acho que tambem vou testar…

  2. Avatar de Calaça
    Calaça

    Realmente é uma boa dica…

  3. Avatar de Miguel Pereira

    A melhor dica que já li aqui…já estava farto de estar a trabalhar ou a ver um bom de um filme e ter que de 10 em 10m ter que por “Reiniciar mais tarde!”

    Ver se funciona.

    Obrigado!

  4. Avatar de Cambralenta
    Cambralenta

    E no Vista!? Também será possível contornar o Restart do Windows?

  5. Avatar de Manuelito
    Manuelito

    Está feito, muito boa dica sim senhor.

  6. Avatar de Zenga
    Zenga

    Caros colegas,

    Antes demais gostaria de dar os meus parabéns aos criadores e staff deste site que sigo diariamente há algum tempo. O site é excelente e realmente veio preencher uma lacuna na web falada em português.

    Agora, relativamente ao que me fez escrever, aqui vai.

    Na minha experiencia com administração, o Windows Updates foi desde o inicio uma ferramenta imprescindivel para manter as máquinas da minha empresa o mais protegidas possiveis contra os constantes ataques vindos da internet.
    Na minha optica, o nosso PC, só fica realmente protegido e actualizado após o restart consequente da instalação do patch e nunca depois da instalação no windows propriamente dita.
    Se nos nossos servidores temos sempre por regra fazer restarts após a aplicação dos patchs (boa prática) acho que essa deveria ser uma mais valia para os nossos desktops.

    Não querem fazer restart… ora, não apliquem os patchs!! guardem a tarefa de actualização para quando fizerem o reboot ao PC !!

    Existem também algumas outras alternativas atenuantes como por exemplo aumentar o tempo de intervalo daquelas janelas enervantes para que não seja tão chato. Na mesma registry key devem existir algumas alterações interessantes.

    Bem, fiquem bem e continuem com o excelente blog !!

  7. Avatar de Pouic

    Ja agora podem-me dizer se ha maneira de retirar o icon do windows security alerts mesmo que tenha as actualizacoes desativadas?

  8. Avatar de Andre
    Andre

    Esta é uma das dicas mais uteis para o windows, e digo mais uteis porque o raio do windows update torna-se xato como tudo.. quantas vezes eu nao fazia “Não reiniciar” e me metia a jogar e aquilo abria a janela outra vez…., ja para nao falar no incomodo de estarmos a trabalhar concentrados e aquilo sempre a aparecer… sempre a xatear até nos levar mesmo a reiniciar so para tarmos descansados…

  9. Avatar de vw_crazy
    vw_crazy

    Finalmente já fico livre daquela janela irritante… Boa dica!

  10. Avatar de Nilton Calado
    Nilton Calado

    E eu sou mais um a agradecer

  11. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Finalmente a solução para esta janelinha muito chata.

    Agora, imaginem isso acontecer a meio de uma batalha de um jogo on-line.

  12. Avatar de Agapito

    Obrigado, obrigado, obrigado.
    Muito obrigado.

    Grande bem-haja,
    Agapito

  13. Avatar de Miguel Jeri

    Isso sim era extremamente irritante! E isso de carregar “Enter” já me aconteceu pelo menos uma vez…

    Boa dica

  14. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    ATENÇÃO: Um dos meus Windows está em português e na explicação dessa politica diz assim:

    “Se o estado for definido como Desactivado ou Não Configurado, o intervalo predefinido é de 10 minutos….”

    Por isso ao contrário do que o POST diz, o que devemos fazer é meter activar e dar 1440 minutos, que é o máximo permitido.

    Alguém confirma??

  15. Avatar de Paulo Ribeiro

    Sim senhor mesmo muito util.
    Outra coisa k me irrita é kdo tou no portatil com a placa usb da tmn e tou ligado e faço reboot ou ibernar, o pc nem responde. ao menos podia dar um erro ou assim avisar que tinha de me desligar, mas nao, tive k fechar todos os programas, depois la me lembrei que o programa da tmn bloqueia reboots se a placa estiver ligada nesse momento…
    enfim

  16. Avatar de Paulo Ribeiro

    @Gerado:
    com ou sem confirmação meti 1440
    Ate pk me pode esquecer, e assim passado um dia o gajo avisa.
    Na minha sincera opiniao o valor a meter devia tar na casa das 9h para quem tem grandes uptimes e nao quer ser aborrecido consecutivamente, e para quem liga e desliga o pc como um user “normal” caseiro, algo na casa das 2h no maximo ou desactivar mesmo pk ao desligar dps kdo o pc ligar akilo deve apitar denovo

  17. Avatar de _Planax_

    Genial! Que GRANDE dica, odeio essa janelinha! Finalmente vou poder correr com ela, obrigado!

  18. Avatar de MotoCrack

    Nada come começar o dia a aprender umas coisas!!!! 🙂

    Tanks pplware

  19. Avatar de Machado
    Machado

    Esta aplicação só está disponível no WINDOWS XP PRO.

  20. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    @Pouic

    Vá ao Painel de controles-Central de segurança-Recursos e click em Alterar o modo de alerta da Central de Segurança. Desmarque a segunda opção:”Alertar se o meu computador puder estar em risco devidos às configurações das Atualizações Automáticas.”

    Abraço

    Iv@n

  21. Avatar de Woofer
    Woofer

    Boas Tardes,

    @Machado:
    Para utilizadores do Windows XP Home, poderão utilizar o gpedit.msc segundo o método nesta página (é necessário efectuar o registo para visualizar o tutorial):

    http://www.silasmatos.com/content/view/15/1/

    Cumprimentos a todos

  22. Avatar de eSkiSo

    Para uma resolução “na hora” basta irem a Iniciar->Executar e escrever:

    sc stop wuauserv

    Isto parará o aviso… podem também enfiar isto num ficheiro .bat (criando-o no bloco de notas) e assim cada vez que houver um update basta depois correr o ficheiro .bat e já está!

  23. Avatar de Diego Marcell²

    Ahhh, o meu não tem e nem vou criar, deixa queto, isso é chato mas nem tanto.

    ^^

  24. Avatar de Paulo Eduardo de Souza
    Paulo Eduardo de Souza

    O que adianta inibir a mesnagem de re-boot do update? Você terá de reiniciar o sistema mesmo assim para que as atualizações entre em funcionamento.

  25. Avatar de Paulo Eduardo de Souza
    Paulo Eduardo de Souza

    O que adianta inibir a mensagem de reboot do update? Você terá de reiniciar o sistema mesmo assim para que as atualizações entre em funcionamento.

  26. Avatar de Psi-Lord
  27. Avatar de Pedro Simões

    @Paulo Eduardo de Souza,

    A ideia é deixar de ser “incomodado” a cada 10 minutos com essa mensagem e prevenir eventuais problemas devido a carregares no enter de dares a ordem de reboot perdendo janelas de Word e afins.

  28. Avatar de kromakey
    kromakey

    ###################

    e o meu windows Vista que se faz reboot sem sequer me perguntar nada ??!!!!!

    ke merd@

    não sei onde se desactiva , simplesmente se desliga e liga .

    alguém lhe passou o mesmo ?

  29. Avatar de dc
    dc

    LOL

    Eu tenho uma melhor solução, além de desactivado o Windows Updates nos Services do Windows, só o ligo aquando sai alguma noticia de que está disponível alguma actualização. Ou seja… ou espero que o PPLWARE dê a Noticia ou vou checkar a spots internacionais.
    Quando vejo que á uma actualização disponível, activo o Windows Updates, abro o Internet Explorer, descarrego as Actualizações, reinicio o PC, desactivo o Windows Updates no Services e vou á minha vidinha.

    E porque? Porque já ouvi boatos que o Windows Updates consome largura de banda, que envia informações para a M$, que faz 30 por uma linha… e como não estou para andar a fazer auditorias com a firewall, corta-se o mal pela raiz.

    Assim só me “chateio” quando á motivos para me “chatear”…

    CUMPS

  30. Avatar de EDUFER
    EDUFER

    Eu inda n testei mas se realmente funciona é sem duvida (não a maior) mas uma das melhores dicas do pplware.
    Vou testar pq ja me irrita estar a fazer trabalhos e essa janela irritante aparecer.
    Pode ser que finalmente se faça luz no meu pc..hehe.

    PPLWARE sempe á frente

    Abraços

  31. Avatar de Tiago Taborda
    Tiago Taborda

    @dc

    O windows utiliza 20% da largura de banda mas creio k n utiliza sp.. mas n tens de ter esse trabalho,..

    1.Login como “Administrator”.

    2. Start – Run – gpedit.msc

    3. vai a “Local Computer Policy”

    4. dp a “Administrative Templates”

    5. dp a “Network” branch

    6. selecciona “QoS Packet Scheduler”

    7. E dp do lado direito selecciona “Limit Reservable Bandwidth”

    8. Duplo clique em cima disso…

    9. Escolhe enabled e mete o valor de 0

    abc

  32. Avatar de Miguel Jeri

    dc
    Parece-me mais fácil a solução do post. Sou avisado dos updates mal saem sem ter necessidade de ver a notícia na net, e se quiser instalo ou não, e decido se reinicio ou não, sem ser chateado mais.

    Cumps

  33. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boa dica…isso acontece-me frequentemente

  34. Avatar de dc
    dc

    @Tiago Taborda, Eu conheço esse problema, aliás, eu tenho o meu Windows XP Full Pimped por mim, á minha maneira, como eu gosto e tal, com a performance que eu quero.

    @Miguel Jeri, a solução do post pode ser fácil dependendo do utilizador, mas será que é eficaz e segura… procura informar-te… cava bem fundo á procura e vais descobrir respostas, respostas essas que se calhar nem gostarias de saber.

    They watching us…

    Eu vou manter a minha solução porque é a mais segura, a que obtém mais performance e porque sei o que digo e faço.

    CUMPS

    PS: Quando a Microsoft lançar Updates de 2 em 2 dias ou de 3 em 3 como acontece no Linux e nos Módulos do mesmo… então ai eu pondere em deixar os Updates automáticos, até lá penso que não estou vulnerável só porque tenho a minha maquina desactualizada. Antes de conseguírem tomar conta do meu sistema, ainda tem de me enganar… e como eu não caio em “armadilhas” só por cá passam Worms, e mesmo esses são facilmente postos de parte antes de se “cravarem” no SO. É muita escola…

  35. Avatar de Sniffer
    Sniffer

    @Zenga, seu ponto de vista me pareceu um tanto xiita. Algumas horas a mais, algumas a menos, num desktop não fará tanta diferença.

  36. Avatar de João Miguel Pais
    João Miguel Pais

    Não seria melhor activar a opção “No auto-restart for scheduled automatic…” que está também na mesma imagem? Assim cortava-se o mal pela raíz, em vez de estar a escrever um intervalo de xxxxx minutos.

  37. Avatar de Rogeer
    Rogeer

    se forem a serviços e dasativar ou colocar em manual deve ajudar…

  38. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Excelente dica, é melhor que estar sempre a ver aquela mensagem a testar a nossa paciência, até á rendição 😉

  39. Avatar de orlando
    orlando

    deixo pela madrugada fazendo download e no dia da atualizaçao ele reinicia automaticamente e perco dos dados …

    obrigado … muito util !

  40. Avatar de t@ndre
    t@ndre

    Done!!!

    mui gracias!

  41. Avatar de Pedro Santa

    Muito boa a dica. Obrigada Pedro, é que é realmente chata essa janela…

  42. Avatar de Jorge

    Por incrível que pareça, o meu windows xp pro sp2 para além de não ter a opção no gpedit, também não tem a chave de registo que mostra neste post; a partir \Policies\ não há mais nada! Acham normal?
    Alguém sabe como resolver isto? Posso criar a chave de registo que está em falta?

  43. Avatar de tiago
    tiago

    thx… dica mto util

  44. Avatar de aaboavida
    aaboavida

    Ótima dica!!
    Obrigada!!