Domingo é dia de dicas do Microsoft Word 2013 (I)

16 Comentários

Ora vivam meu caros leitores! Cá estamos nós de volta com a rubrica “Domingo é dia de dicas do Microsoft Word”, onde desta vez iremos explorar o Word 2013. Esta rubrica tornou-se muito popular em 2011 e como tal, contamos com a participação de todos os leitores que pretendam contribuir.

word_000

A dica que vos ensinamos hoje está ligada à formatação de texto. Certamente muitos do vocês já tentaram copiar texto de outros documentos, apresentações PPT, Páginas Web e repararam que as formatações vêm também com o texto.  Como solução para o problema, recorremos normalmente ao notepad para limpar a formatação e depois copiar para o nosso documento do word. Mas o Microsoft Word já tem funcionalidades para isso.

Vamos considerar por exemplo que pretendem copiar o texto do PPT para o Word. Como vêm, a formatação nao ficou la muito bem.

word_001

Para remover a formação a formatação de todo o texto, podem usar o botão que se encontra debaixo do campo que permite definir o tamanho da letra. Como podem ver, selecionando o texto, toda a formatação associada ao mesmo é removida.

word_002

Outra das possibilidade é aceder ao botão Paste (Colar), e escolher uma das subfuncionalidades. Para este exemplo escolhi Keep Text Only.

Word_03

Por hoje é tudo! Esperamos que as dicas sejam úteis e que vos ajudem a criar de forma mais simples os vossos documentos. Como referi anteriormente, esta dica está aberta a todos os que pretendam contribuir. Enviem-nos as vossas dicas para ppinto @ pplware .com para publicarmos em próximos artigos.

Quais as novas funcionalidades do word 2013 que mais gostaram?

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Em inglês? Fazem bem.
    Sugiro visitarem o site heidoc(dot)net, e usarem a versão pt-pt para estes tutoriais.

    Cumps

    1. Avatar de Fernando Ferreira
      Fernando Ferreira

      Eu não percebo muito bem estas críticas quanto a quem usa e faz tutoriais em Inglês…
      Ou seja… pretendem que quem se está dar ao trabalho de transmitir o que sabe que seja obrigado a instalar outra versão para poder fazer os tutoriais?? Mesmo que não gostem de usar as versões em português??

      É cá uma noção de direitos e deveres que me faz muita impressão.
      Este tipo de crítica só dá desânimo a quem está a contribuir e, decididamente, não o merece.

      Pedro Pinto… obrigado pela tua disponibilidade (e dos teus colegas do pplware) para trazer diariamente conteúdos a esta comunidade e… também a muita paciência!!

      1. Avatar de panhonhas
        panhonhas

        É mais uma sugestão. Porque mais de 95% que usa em inglês é porque, não conhece e tem uma versão menos legal, ou seja, prê crackada e assim, e eu só sugeri aquele site que dá links directos da digitalriver, que é uma afiliado da M$ para alguns dos seus programas de uma maneira legal. Até porque não faz muito sentido, um site nacional e depois não valorizar a nossa língua, para mim perde toda a credibilidade.

        1. Avatar de Fernando Ferreira
          Fernando Ferreira

          Bom… já escrevi esta resposta várias vezes e depois apaguei por achar que poderia estar demasiado “acutilante”…

          Vou só repetir o que já tinha dito. Não tem sentido obrigar alguém a ir comprar uma nova versão do Office para poder ensinar as pessoas se com o que já tem hoje o pode fazer.
          O PPLWare valoriza a língua portuguesa, senão fosse assim faziam estes artigos em Inglês. Se o fizessem… até tinham potencialmente muito mais mercado.

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Se pedirem muito eu instalo o Office em PT 🙂

          2. Avatar de panhonhas
            panhonhas

            Imagens da versão em inglês já há por aí em sites americanos, br, etc, o tuga tem que se diferenciar disso tudo pelo que tem de melhor, que é a sua língua e valorizá-la, até porque encontrar imagens em pt-pt na net é muito raro. Nínguêm falou em comprar nada, quem compra são as empresas que têm muitos €. Com aquele site não tens que pagar nada para sacar uma versão PT, tem-se 60 ou 30 dias de trial, e depois cada um faz o que quiser, pode comprar ou usar um … e ter na mesma todas a funcionalidades activadas como se tivessemos uma versão legal.
            PP, não és obrigado a nada, só instálas a versão PT se quiseres, só dei a minha opinião, se te dás melhor com versões em inglês, tudo bem. 😉

            cumps

        2. Avatar de RevoltadoKomEstesPutosParvos
          RevoltadoKomEstesPutosParvos

          Ingles ou Portugues nao tem diferença para uma grande maioria dos utilizadores, e uma vez que estes senhores do PPLware nos estão a fazer um favor pelo qual não pagamos, só temos é de ficar agradecidos, e se alguém acha que está no direito de criticar e mandar bitaites do género, e uma vez que até sabe onde procurar e até na língua Portuguesa, sugiro que nem sequer leia os artigos, uma vez que já sabe tudo, e deixe aprender os demais.

          1. Avatar de panhonhas
            panhonhas

            É por isso que o nosso país não desenvolve e cada vez há menos software com a língua de camões, se todos usassem em inglês dava a entender que não queriamos programas traduzidos, e isso já se vê em vários sites também que só alteram meia dúzia de palavras só para dizer que é pt europeu.

  2. Avatar de MC
    MC

    ctrl + alt + V
    escolher a ultima opção “texto unicode não formatado” e voilá 🙂

    funciona em qualquer aplicação dentro do windows…

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Boas Pedro Pinto, excelente dica! Eu sei que é off topic, mas não te importavas de colocar o link do wallpaper? Obrigado!

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Muitas vezes não pretendemos retirar toda a formatação mas apenas as hiperligações. Uma boa forma de o conseguir é depois de copiado o texto para o Word, selecionar a parte que contém as hiperligações a remover e primir CTRL+SIFT+F9.
    Apesar do texto, que era hiperligação, continuar a azul (alterar depois a cor) a hiperligação deixou de existir.

  5. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Tal como no word antigo no LibreOffice writer (4.0.4.2) para limpar a formatação copiada vai-se aos estilos e faz-se remover formatação. Para apagar as hiperligações, com o texto seleccionado, com a tecla do lado direito faz-se remover hiperligações, isto quando se copia apenas texto.
    Quando vem texto e imagem, basta escolher a opção texto não formatado.

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Agora ao contrario do artigo…
    Quando abro um ficheiro do word 2007 no word 2010, em alguns casos, um ficheiro que cabia numa página passa a ocupar página e meia.
    Alguém sabe porquê?

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      É natural que isso aconteça, sempre aconteceu. E ainda querem que o LibreOffice seja perfeito a abrir esses formatos. Envia o documento em pdf e verás que o ficheiro fica igual em todos os computadores…

  7. Avatar de 4x4-BTT
    4×4-BTT

    O tempo que perdem com estas macacadas aprendam LaTeX.

  8. Avatar de Arthur Gomes
    Arthur Gomes

    Boa tarde Pedro!
    Você não teria mais um de seus excelentes tutoriais do Word mostrando como automatizar o preenchimento de formulários? Digamos que um usuário preencha um campo com seu nome e, automaticamente, outros campos seriam preenchidos com tal informação.
    Obrigado!