Provavelmente uma das melhores dicas do Windows 10 e do DOS dos últimos tempos

82 Comentários

O Windows 10 é atualmente o sistema operativo mais usado e aquele onde os utilizadores que querem explorar. Existem muitas dicas e pequenas opções escondidas que ajudam a usar este sistema.

Uma das melhores dicas para o Windows 10 dos últimos tempos surge agora e envolve o DOS. Vamos saber como usar estes dois componentes de forma integrada e como nunca antes se viu.

Windows 10 DOS dicas powershell explorador

Apesar de não estar a ser usado ativamente, como acontecia em versões anteriores do Windows, o DOS tem ainda uma presença forte neste sistema. Muitos usam este subsistema para várias tarefas, dando-lhe assim uma importância grande.

Por isso todas as dicas que surjam para esta integração são importantes e bem vindas para muitos utilizadores. Hoje mostramos como podem alternar entre o Windows e o DOS com um simples comando.

Como passar para o DOS a partir do Explorador de ficheiros

Muitos utilizadores querem abrir diretamente janelas de DOS a partir do Explorador de ficheiros. Por norma isso implica navegar até à pasta pretendida. Mas se escreverem cmd na barra de endereço, uma janela será imediatamente aberta.

Windows 10 DOS dicas powershell explorador

Da mesma forma, e caso prefiram usar a powershell, podem fazê-lo da mesma forma. Basta escreverem powershell na barra de endereço do explorador de ficheiros para esta janela se abrir.

Como passar para o Explorador de ficheiros a partir do DOS

Similarmente o caminho inverso pode ser feito. Em qualquer janela de DOS podem abrir uma janela do Explorador de ficheiros rapidamente. Com o comando start . (devem manter o ponto) consegue fazê-lo de imediato.

Windows 10 DOS dicas powershell explorador

Se preferirem podem substituir o ponto por um caminho no disco do Windows 10. Por exemplo: c:/. Este processo pode também ser feito diretamente na shell da powershell.

Esta é mais uma das muitas dicas que temos apresentado para o Windows 10 aqui no Pplware. Inegavelmente a sua simplicidade e utilidade colocam-na num patamar elevado e de certeza que passará a ser usada por muitos no dia a dia.

Dica: Como reverter a instalação do driver de um dispositivo no Windows 10

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Quando nao ha ideias ou novidades, escreve-se artigos como estes e comentarios como o meu xD

    1. Avatar de Fuska
      Fuska

      Comentado um comentário.

    2. Avatar de Pedro Simões

      Aparentemente estarás errado. Os restantes comentários provam que a dica até é útil. Mas… interessa é dizer mal e mandar abaixo.

    3. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Eu gosto muito de usar a “linha de comandos”, é útil para fazer vários testes, configurações, e até análise da rede, e ainda é minha preferência para encontrar ficheiros que não encontro em lado nenhum, da forma como efectuava no tempo do DOS.

      1. Avatar de A.Martins
        A.Martins

        …e já agora qual é o comando para fazer a procura…podes dizer!?? Obrigado.

    4. Avatar de Carlos Costa
      Carlos Costa

      Jorge, um comentário construtivo seria mais adequado!

      Quantos de nós não cresceram, neste mundo das tecnologias, com o MS DOS!?

      Excelente artigo Pedro.

  2. Avatar de JP
  3. Avatar de rukako
    rukako

    Muito bom mesmo.

  4. Avatar de Joao Cardoso
    Joao Cardoso

    Simples e básico, mas desconhecido por mim. Obrigado!

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    Qual a real utilidade ? Tenho interesse em saber porque nunca ouvi falar de DOS

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Lá vem iluminados

    2. Avatar de Kgm
  6. Avatar de Al Cid
    Al Cid

    DOS já não existe nos sistemas do Windows desde o Vista… o XP ainda trazia numas disquettes á parte um MS-DOS 8.0 para atualização do BIOS

    Desde o Vista que simplesmente vem um interpretador de comandos DOS chamado CMD-Shell e no ambiente 64Bit ja não funciona nenhum programa programado para DOS…

    .

    1. Avatar de Maicon Santos
      Maicon Santos

      Salvo engano, o Windows 8.1 tinha binários do DOS, tanto que a aplicação Rufus faz a utilização desses arquivos. No Windows 10, não há mais a opção de criar um pen com DOS e suspeito que é pela falta dos binários.

      1. Avatar de Al Cid
        Al Cid

        Rufus contem ficheiros do FreeDOS, nada mais
        de resto https://en.wikipedia.org/wiki/MS-DOS#End_of_MS-DOS

  7. Avatar de Carlos Mariano
    Carlos Mariano

    O mesmo pode ser feito para o WSL…..

  8. Avatar de eCarv99
  9. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Livra, que isistem! o DOS morreu com o Millenium Edition (e já é dizer muito)! Falar de DOS integrado no Windows 10 não faz o menor sentido. Se querem DOS, precisam do DOSBox!

    1. Avatar de Sergio Lourenco
      Sergio Lourenco

      Pedro Ribeiro,
      Quem trabalha verdadeiramente na área das TI ainda tem a necessidade muitas vezes de executar comandos pelo terminal DOS do Windows ou pelo PowerShell. Certamente que muitos sabem do que falo, já outros acham que o DOS morreu.

      1. Avatar de Pedro Ribeiro
        Pedro Ribeiro

        PowerShell não é nem nunca foi DOS. O mesmo em relação ao ‘Terminal’ (CMD) do Windows. DOS FOI um Sistema Operativo de 16 Bits. CMD é um binário de 32/64Bits, conforme a versão do Windows. Volto a dizer. Experimente correr aplicações de DOS no CMD (de Windows 2000 em diante), e depois, diga qualquer coisa…

        1. Avatar de Sergio Lourenco
          Sergio Lourenco

          Eu não disse que PowerShell era DOS.
          Em relação ao “CMD” tem razão. Apesar de o chamarem de “DOS”, de DOS tem muito pouco. É um terminal (na falta de melhor palavra) muito limitado mas que, ainda nos ajuda muitas vezes. Sim já tive aplicações desenvolvidas para DOS em Cobol para as quais precisei recorrer ao DOSBox. Todavia volto a afirmar que esta pequena “janela para DOS” à qual se refere o artigo ainda nos faz muita falta e recorro à mesma muitas vezes sem precisar de ir ao extremo de usar o DOSBox. Pessoalmente uso o Shift+RightClick mas não deixa de ser uma boa dica!

          1. Avatar de Pedro Ribeiro
            Pedro Ribeiro

            Não “tem muito pouco”. É que não tem rigorosamente NADA!
            Não é “janela para DOS” onde não há DOS!

          2. Avatar de Carlos Mariano
            Carlos Mariano

            Windows Console e não digo mais

    2. Avatar de Jorge Ribeiro
      Jorge Ribeiro

      E não é o mesmo?
      Quais a diferenças?

      1. Avatar de Pedro Ribeiro
        Pedro Ribeiro

        Experimente correr programas de DOS no Windows 10, e depois, diga qualquer coisa!

        1. Avatar de Joselito Fagundes
          Joselito Fagundes

          pode-se usar um software que cria o ambiente DOS no windows 10 e utilizar deste modo os programa em DOS

          1. Avatar de Pedro Ribeiro
            Pedro Ribeiro

            Portanto. software adicional (DOSBox ou uma VM em DOS), tal como o podemos fazer em relação a qualquer outro SO. Nada nativo ao Windows 10. Logo, nada a ver com a “dica” inicial.

  10. Avatar de josé
    josé

    Fantástico já funcionava no Win 7, nada de novo.

  11. Avatar de Filipe
    Filipe

    Esta dica é destinada a quem tem mais de 50 anos! 🙂

    1. Avatar de z/OS
      z/OS

      Para mim faz sentido o DOS. E realmente isto é só para quem sabe. Agora um pouco de história e o melhor está para o fim. Eu já passei pelos seguintes S.O. e interfaces de utilizador:
      – DR-DOS;
      – MS-DOS;
      – Vários tipos e sabores de Linux (Slackware, Debian, Red-Hat, e muitos outros);
      – OS/2 da IBM;
      – Windows 3.11, Windows NT, Windows 95, Windows 98 SE, Windows 7, Vista, 8, 10;
      – Android, IOS, Windows Mobile 6.5, Windows 10 Mobile;
      – Experimentei alguns S.O da Apple;
      – Unix num sistema AIX;
      – actualmente o supra sumo z/OS 2.3 num computadorzinho (z/13) que tem somente 15 000 PC ligados a ele.
      Nada mau ter começado com o MS-DOS e agora estar com um dos S.O. mais potentes à face da terra. Tudo em modo texto: comandos, programação, traces, etc. Ainda bem que comecei com o DOS, porque os miúdos que pegam naquilo agora, levam 3 ou mais anos a começar a ter algum rendimento. Estão habituados ao grafismo que enche os olhos, que encarecem o hardware, mas na pratica só servem para isso mesmo: imagem.
      – SSP para o S/36 da IBM, antecessor do AS400;

      1. Avatar de Pedro Ribeiro
        Pedro Ribeiro

        E o que tem o z/OS em comum com o Windows 10? Nenhum tem DOS! Yaay!!!

  12. Avatar de Jorge
    Jorge

    Simplesmente genial! São assim as dicas pplware!

    1. Avatar de Carlos Mariano
      Carlos Mariano

      90% dos inadaptados que estão a comentar não fazem ideia que isto existe, nem outras opções como “Abrir o PowerShell aqui”.

      Se tu sabes isso tudo, parabéns, és um gajo atento à tecnologia e as novidades que cada Feature Update trás!

      Em vez de mandares calhoadas, devias abrir um blog e pegar nos teus ensinamentos e partilhar. Tenho a certeza que farias um brilharete!

      1. Avatar de eRRe
        eRRe

        Esta “novidade” é maior de idade já..

  13. Avatar de informado
    informado

    Prefiro Linux Fedora 🙂

  14. Avatar de Carlos Segurado
    Carlos Segurado

    Mesmo com todo o xiqueiro que aparece por aqui (Pessoas), Obrigado pela informação tantos anos nisto e desconhecia (É proibido?).
    E mais muito Agradecido também por aquelas dicas que já sei além de relembrar serve para os que não sabem.
    Costuma-se a dizer ” Não aprendas tudo para poderes dar espaço para Te conheceres a Ti mesmo ”
    Mais uma vez Muito Obrigado.

    1. Avatar de Alvega
      Alvega

      Nem mesmo eu consigo “definir\resumir” melhor, no meio de muitas das minhas divagações chego mesmo, muitas vezes a pensar…quiçá erradamente que este “blog\sitio” é mesmo um local “xiqueiro” muito mal frequentado, e possivelmente um deles serei eu…mea culpa.
      Adiante Gostei da dica, eu também desconhecia, e isso deve fazer de mim um “Ignorante”, calculo, pelos “ELEVADOS”, padrões de conhecimento e de conduta aqui no blog, explanados.

  15. Avatar de Will
    Will

    Tem toda razão Jorge..

  16. Avatar de victor
    victor

    Antes de qualquer comentário destrutivo, devem lembrar-se que alguem perdeu tempo e teve trabalho para postar estes e outros artigos. Portanto respeitem estes. Quem não gosta não vê e não comenta.
    Chicos espertos há muitos, mas trabalhadores há poucos.

    1. Avatar de JC
      JC

      Mais nada!
      E quem não gostar do que aqui se escreve, tem bom remédio: desampare a loja!

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Por vezes parece que o site é pago e os consumidores estão insatisfeitos com o que recebem pelo que pagam….

  17. Avatar de Mojojojo619
    Mojojojo619

    Podemos sempre abrir uma janela de dos numa pasta

    Segurando o SHIFT+Botao direito do rato

    Mas boa Dica

    1. Avatar de Sergio Lourenco
    2. Avatar de victor
      victor

      powershell. dos não.

      1. Avatar de Sergio Lourenco
        Sergio Lourenco

        é configurável. No meu caso também tenho para PowerShell

    3. Avatar de HG
      HG

      Esta sim, uma boa dica!!!

  18. Avatar de Mc
    Mc

    Utilidade do DOS ?… REN ??abc.txt ??cde.txt. Façam lá isso no explorador de ficheiros. Batches com loops por ex.

  19. Avatar de Mc
    Mc

    ARP NETSTAT FC é tudo executado em DOS eh eh

    1. Avatar de Pedro Ribeiro
      Pedro Ribeiro

      Não no Windows 10!

  20. Avatar de Pedro Pinho
    Pedro Pinho

    Muito boa dica!! Nunca soube fazer isto! Obrigado

  21. Avatar de José
    José

    Acho que a grande novidade aí é falar da existência do DOS, que é o verdadeiro SO por trás do Windows!

  22. Avatar de Luis
    Luis

    Muito útil para executar comandos adb, fastboot, etc., numa determinada pasta. Boa dica!

  23. Avatar de Tiago
    Tiago

    Tambem podem fazer o mesmo clicando numa zona aberta da pasta com o botao direito do rato+shift e aparece a opçao de abrir em powershell

  24. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Considero descuidado chamar DOS à aplicação de “Linha de Comandos”. Apesar de aceitar a maioria dos comandos do tempo do DOS, existem muitos comandos e opções que foram surgindo com a evolução das várias versões Windows. Ainda de referir que esta “Linha de Comandos” não é um SO, mas sim uma aplicação integrada no Windows.

  25. Avatar de LG
    LG

    Boa dica. Eu utilizava o Git Bash… no explorador de ficheiro, fazia click-direito “Git bash here”… resultado era semelhante e útil para quem utiliza GIT no Windows

  26. Avatar de MiGaspa
    MiGaspa

    explorador do windows -> Shift + botão direito do rato e aparece um menu com a opção para abrir a linha de comandos ou powershell, conforme configurado (default: powershell)

    1. Avatar de Ricardo G
      Ricardo G

      Não precisa ser propriamente no “explorador do windows” no desktop (ambiente de trabalho) também existe essa opc.

  27. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Para quem ainda tenha dúvidas, o DOS teve o mesmo fim…
    https://youtu.be/-SB4gB3DEhA

  28. Avatar de aabento
    aabento

    Of Topic

    Já divulgaram aqui o comando PSR para fazer screenshots. Eu desconhecia até à pouco tempo.

  29. Avatar de Diogo
    Diogo

    Of topic

    Como posso meter a taskbar igual a essa?

  30. Avatar de Viana
    Viana

    Considero todo e qualquer comentário, salutar … alguns são hilários, outros nem tanto, mas no frigir dos ovos, sempre tira-se algum proveito.

  31. Avatar de Tiago
    Tiago

    e que tal simplesmente carregar na janelinha que deixou de se chamar “iniciar” e escrever CMD ou Powershell, ou whatever? …. Mais rapido e mais “clean”….

    um exemplo, no explorador de ficheiros, se eu escrever “powershell” abre me um notebook que tenho no OneNote porque o titulo do mesmo é “powershell”, logo ai esse exemplo torna se inutil, e se o escrever na “janelinha” do “iniciar” já nao tenho essa surpresa e abre me de facto uma janela de powershell…

    Este artigo além de conteudo ser absolutamente rebuscado, é fraquissimo. Mas pronto, keep going, continua a haver mais interessantes do que desinterassantes… a media ainda está a vosso favor LOL .

  32. Avatar de Fabio
    Fabio

    Li aqui comentários que metem pena. Dá-vos prazer deitar tanto abaixo a Pplware? Questiono-me se esses que criticam, não iriam sentir falta caso acabasse… mentalidade mesquinha a vossa. Continuem o óptimo trabalho Pplware e obrigado por TODOS os dias disponibilizarem notícias.

  33. Avatar de pauloj
    pauloj

    Muito boa dica, thanks!

  34. Avatar de ThornC
    ThornC

    ROFL …. DOS…. “Linha de comandos” é demasiado longo? “Terminal”?

    Nada de novo…

  35. Avatar de Ivan
    Ivan

    Quando lançaram o W95 um executivo da IBM disse que embora tivesse uma interface gráfica, o DOS sempre estaria se escondendo nas sombras. Uso muito arquivos .bat para automatizar algumas tarefas.

    1. Avatar de Pedro Ribeiro
      Pedro Ribeiro

      O Windows 95. Esse S.O. de… 95…

    2. Avatar de Ana Isabel
      Ana Isabel

      Atenção que o DOS já não está presente nas versões atuais do WINDOWS, o que tens é o CMD, um interpretador de linha de comandos… um terminal se assim quiseres!
      Mas o DOS como sistema operativo já não existe… Portanto, não está escondido nas sombras, simplesmente não existe!

      1. Avatar de Pedro Ribeiro
        Pedro Ribeiro

        Cuidado! Aparentemente, para a maioria, constatar o óbvio, equivale a “deitar abaixo”…

  36. Avatar de Vidal
    Vidal

    Todos estão pensando e se referindo ao Windows 10, agora imaginem gerenciar 850 servidores desde Windows server 2000 até Windows server 2016…
    Necessariamente ser faz muito uso do Prompt de Comando (ou CMD ) e também do PowerShell.

    1. Avatar de Pedro Ribeiro
      Pedro Ribeiro

      Certamente. Uso de DOS=0

  37. Avatar de Marçal Lima
    Marçal Lima

    Eu faço isso desde o Windows 98.. meu mouse quebrou e acabei aprendendo esses atalhos

  38. Avatar de Francisco m
    Francisco m

    Desconhecia, obrigado

  39. Avatar de Eu
    Eu

    Fantástico! A descoberta do século 😉

  40. Avatar de Bruno
    Bruno

    Desconhecia… apesar de, ha pouco tempo, me ensinaram a abrir o painel de controlo da mesma forma.
    Ou seja, escrevendo “control”, no endereço do explorador de ficheiros, abre o painel 🙂

  41. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    “Cmd” também funciona

  42. Avatar de Desidério
    Desidério

    1- Abrir conforme explicado: 6 toques;
    2-Abrir pelo logo ‘windows’ no teclado: 5 toques;
    3-Abrir com o botão direito do rato pelo menu iniciar: 2 toques!

  43. Avatar de upedreiru
    upedreiru

    .. o pplware “win”.. lança uma dica, boa para uns, básica para outros. Sem dúvida que o mundo é assim, nada de novo no horizonte.. mas o que “também” gosto mais de ler, são os “coments”. Sem os artigos da pplware/win.. ninguem mostrava o que vale e só isso, ja merece e merecem, continuem o bom trabalho.
    Boas Festas