Dica Windows 7 – Apagar um tema

47 Comentários

O Windows 7 é sem dúvida um bom Sistema Operativo, robusto e que cumpre em parte os critérios de qualidade de um sistema operativo: Desempenho, Segurança, Fiabilidade, Interface de programação completa, simples e documentada. No entanto há procedimentos que podiam ser mais user-friendly. O exemplo que vos deixo hoje consiste em apagar temas do Windows.

tema_3

A possibilidade de incluir no sistema novos recursos gráficos é uma mais valia para qualquer sistema operativo, pois permite ao utilizador personalizar o sistema ao seu gosto. Por norma gosto de ter um ambiente gráfico atractivo, mas ao mesmo tempo simples.

A Microsoft disponibiliza gratuitamente novos temas para o Windows 7, que podem ser descarregado online do site da empresa. A instalação é bastante simples sendo necessário apenas carregar em “get more themes online”, escolher o tema que se pretende e mandar instalar. Por outro lado, cada vez que procedemos à alteração de um tema, o Windows guarda-o como sendo um novo tema.

Então e um botão para desinstalar?

Pois, aqui reside o problema. Esse botão não existe e certamente que daria jeito a alguns utilizadores menos experientes. Mas com botão ou sem ele, o problema persiste, como desinstalar/apagar um tema?

Como fazer?

Vamos ao  menu iniciar e introduzimos o seguinte caminho:

C:\Users\<utilizador>\AppData\Local\Microsoft\Windows\Themes\

tema_1

  • De referir que devem mudar o parâmetro <utilizador> para o vosso.
  • A pasta AppData está oculta, para quem pretender ver o seu conteúdo terá de ir a Tools > Folder Options > View e selecionar “Show hidden files, folder and drivers”.

O próximo passo é so escolher o tema que se pretende eliminar e carregar em DEL (Neste exemplo vou apagar o tema Summit On)

tema_2

Antes de Apagar o tema

tema_3

Depois de apagar o tema

tema_4

Certamente que com a existência de um botão, este processo seria bem mais simples. Deixamos aqui a dica a Microsoft para incluir num próximo Service Pack.

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cheat2win
    cheat2win

    ???

    Eu consigo apagar os temas normalmente, tendo para isso apenas que carregar no botão direito do rato sobre o tema e escolher “Eliminar tema”.

    Basta não estar a utilizar o mesmo, que dá para o eliminar.

    1. Avatar de NutsPT
      NutsPT

      E os temas default também se conseguem apagar?

      1. Avatar de cheat2win
        cheat2win

        Não. Pelo menos, nem a “técnica” normal, nem a aqui descrita no post servem para apagar os temas de origem.

      2. Avatar de fabinho
        fabinho

        eu coloquei tema contraste N1

        ae fui colocar o tema basic dnv

        so q nao volta mais ao normal :/

        oque faço??

    2. Avatar de Pois
      Pois

      pois…também enfim…

    3. Avatar de Mark
      Mark

      Coisa tão fácil e ha quem complica, valeu cara das um banho…

  2. Avatar de InteRessadU
    InteRessadU

    Existe outra maneira “um pouco” mais simples. 😛
    Seleccionem um tema que não seja o que querem apagar e depois com o botão direito, do rato, no tema que desejam apagar e carreguem em “Eliminar Tema”.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, essa é outra maneira 🙂

      1. Avatar de Merdenom
        Merdenom

        Esse tuto serve apenas para mostrar o endereço da pasta Themes, pois criar tutoriais para complicar mais a vida, dispensamos…

    2. Avatar de Romeu
      Romeu

      cara,é muito mais muito simples, é só aperta com o botão direito sobre o tema e apertar em excluir, lembrando q ñ podes estar usando ele…

  3. Avatar de Nandozs
    Nandozs

    Boas…
    É uma boa dica sim sr…

    Existe uma pequena gafe no inicio…nao se escreve compre, mas sim cumpre.

    Abraço e uma boa continuação de trabalho

    1. Avatar de Carlos Nascimento
      Carlos Nascimento

      Acho que querias dizer “continuação de bom trabalho”, tudo indica que o adjectivo “bom” se aplica ao substantivo “trabalho” e não à “continuação”… só para corrigir a pequena gafe… no fim 😛

      1. Avatar de d05
        d05

        Sinceramente.

        Não vejo a famosa gafe. Mas o professor lá sabe…

        Preocupe-se a escrever pontos finais nas suas frases que era melhor.

        1. Avatar de Carlos Nascimento
          Carlos Nascimento

          Só espero que o autor (legitimo) do post que eu comentei tenha um pouco mais de sentido de humor do que o Sr. .
          Não apanhou o cerne do que escrevi, problema seu.

          Se é gafe ou não… não sou professor, e se o fosse seria só para gente que estivesse disposta a aprender.

          Com os melhores cumprimentos

          Carlos Nascimento

          1. Avatar de Mike
            Mike

            Eheheh
            Tu “dá-les” prof Carlos.

        2. Avatar de Nandozs
          Nandozs

          Calma não se exaltem!
          Entendi o sentido de humor e não há stress nenhum… 🙂

          1. Avatar de Malukoe
            Malukoe

            Voces sao engraçados

  4. Avatar de Toninho Zapater
    Toninho Zapater

    Amigos

    Acredito que estejam enganados.
    Não seria o caso apenas em personalizar, clicar com o direito sobre o tema que deseja excluir, quando aparece a opção “Excluir Tema”.
    Neste caso, o botão excluir seria desnecessário.

    Abraços do povo brasileiro.

  5. Avatar de Rui Gomes
    Rui Gomes

    Pois é! Quando vi esta noticia a primeira coisa que fui fazer foi ir aos meus temas do Win7 e ver se sabia apagar, a primeira coisa que me passou pela cabeça foi clicar com o botão direito do rato sobre o tema que queria e puff, eliminei xD acho que a opção aqui está mais complicada que a minha xD lol

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Aqui é ir à raiz 🙂

  6. Avatar de johnito
    johnito

    Boa noite,
    Como recuperar o arranque do Windows 7, depois de o próprio não o conseguir fazer automaticamente?

    (não tem haver com o assunto mas estou com este problema)

  7. Avatar de Pedro Leitão

    Pplware, a sério…
    Têm assim tão pouco que fazer que precisam de escrever artigos a “inventar” maneiras de apagar algo que se apaga com um botão direito do rato, e ainda tentar justificar isso de alguma forma?

    Se não sabiam ser possível (como afirmam no post!!!) só têm que pedir desculpa e retirar o post (e moderar as postas de pescada mandadas à microsoft). Isto é só parvo.

    1. Avatar de Vítor M.

      No comments… (pedir desculpas) Big LOL 😉

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Pedro Leitão, sabes fazer VLSM? Eu faço de cabeça 🙂
        Olha, também tenho jeito para poemas, qual o “tema” que queres !!!!

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Concordo contigo Pedro!

    3. Avatar de Pois
      Pois

      pois…a sério e uma indiminizaçao não lol…

      1. Avatar de Pedro Leitão

        Isso, fujam às críticas.

        Eu gosto imenso deste site, apenas tenho pena deste género de mentalidade 🙂

        Pelo menos tenho a coragem de assinar o que escrevo nos comentários:p

        Este artigo é supérfluo, ensina a fazer de uma maneira rebuscadíssima algo simples, e ainda acusa a microsoft por isso.

        Deviam admitir isso e mudar o texto do artigo.

        “Certamente que com a existência de um botão, este processo seria bem mais simples. Deixamos aqui a dica a Microsoft para incluir num próximo Service Pack.” O Rly?

  8. Avatar de Miguel

    Quando comecei a ler este tema, fiquei estupefacto!!!
    Até pensei que era brincadeira!

    Sempre eliminei os temas do Windows 7 clicando com o botão do lado direito do rato e fazendo “Eliminar tema”.

    O pplware está de parabéns pelos diversos artigos de excelente qualidade que vai publicando, mas este… nem sei…

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois, mas estes posts respondem a solicitações que nos fazem. Infelizmente não temos só “PRÓS” na net…

      Há dias, recebi um mail de um professor (já com largos anos de profissão) que solicitava artigos mais esmiuçados. Isto é, quando atalhamos caminho, porque sub-entendemos que perceberam o necessário para chegar ao destino… esquecemos-nos de quem é muito “verde” nesta matéria… é egoísmo pensar assim, é falta de consideração por aqueles que não dominam os locais onde estão os temas, se podem ao não remover porque instalaram temas que são lixo e muitos que nem funcionam…. é egoísmo pensar que no embrião, já se tecla com o cordão umbilical… Pensa nisso.

      Assim, fazemos um pouco de tudo. Posts para experts, posts para entendidos, posts para curiosos e posts para iniciantes. Um pouco de tudo ajuda a diversificar.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      As vezes não vos percebo !!!! Então o que é apresentado não funciona?

      Vantagens:
      – Apagar todos de uma vez
      – Conhecer as pastas escondidas do Windows
      – Poder instalar directo
      – Copiar um tema de um amigo

      caso para dizer OMG!

      1. Avatar de Miguel

        Sim claro, visto desse ponto de vista até é bastante útil este método.

        Apenas comentei porque realmente estranhei a abordagem… e tal como disse, até julguei que era uma brincadeira em que no final do artigo desvendavam que também dava clicando no tema e eliminando!

        Por favor, não me interpretem mal. Eu aprecio imenso o vosso trabalho.

        Continuem o bom trabalho 😉

        1. Avatar de Pedro Pinto

          No problem Miguel.. As opiniões são livres desde que fundamentadas. Todos nós sabemos que há várias formas para fazer uma única coisa..Esta é uma dessas formas

          Obg pelo comentário

  9. Avatar de Alex Pedruzzi
    Alex Pedruzzi

    Muito Bom… da certo mesmo!

    Foi um vacilo da Microsoft não criar o botão excluir…

    Obrigado,

    Um abraço!

    1. Avatar de Fabricio
      Fabricio

      Mas já existe o botão excluir, que funciona clicando com o botão direito do rato no mesmo. isso só não funcionará se estiver a usar o tema que queres excluir.

      Existe um caminho rápido para a pasta do tema
      Na visualização do tema na lista (imagem 1 do artigo), basta clicar na opção “plano de fundo” onde aparece a miniatura do tema selecionado, logo abaixo da caixa de seleção.

      Ali você verá as fotos do tema utilizado e o endereço direto do tema e das imagens.

      Basta usar este endereço e proceder da forma descrita.

      Agora, recomendo usar esta técnica apenas quando o tema se recusar a ser removido. Este seria o caso de temas compartilhados por usuarios na internet, temas nao oficiais da microsoft que não são instalados correctamente. Aí sim temos uma grande utilidade em conhecer a pasta de armazenamento do tema.

      O único problema do post, aparentemente, foi que como eu, o autor não tinha tentado mudar o tema para excluir o mesmo, antes de afirmar que não existia a opção para excluir. Um pouco de pressa ou um pouco de avidez por ter encontrado mais um “bug” no sistema talvez genha gerado isso. Eu mesmo tentaria postar, mas verifiquei em seguida que era possivel.

      Abraços.
      Fabricio

  10. Avatar de Reblav
    Reblav

    Valeu!! funcionou direitinho aki.

  11. Avatar de adriano
    adriano

    realmente e muito dificil mudar o tema do windows so uso pela compatibilidade se nao usava mandriva ou ubuntu

  12. Avatar de Mart
    Mart

    Olha pelo menos no meu Windows 7 Ultimate não tem nenhuma opção para remover o tema ao clicar com o botão direito do mouse,não abre nenhum menu para selecionar algo, apenas nao acontece nada.
    Entao parem de falar m**** pois este post deve ter ajudado todos que tiveram o mesmo problema que eu.
    Obrigado pelo post Pplware.

  13. Avatar de Renan
    Renan

    valeu cara post bom, facil de enteder e muito util.
    uma pena nao ter o botao excluir.
    valeu mais uma vez me ajudo ae 🙂

  14. Avatar de Ricardft
    Ricardft

    Paira eliminairech um thema é clicaire com butueiraa deraita do rrrrrato, intendesti gajo??? HIUASHIAHUHSH
    Obs.: Texto totalmente traduzido do Brasiláiro para o Purtugaisss!!

  15. Avatar de Nuno
    Nuno

    Mal ou não, procurei e encontrei o que queria, não sou barra com computadores, sou um mero curioso, e quando não sei, pergunto no Sr Google, e deu-me esta resposta em primeiro lugar, quantos não terão já feito esta pergunta e quantos não vieram aqui ter, nem todos são batidos nisto, encontrei a minha resposta, agora sei como fazer, Obrigado pelo conhecimento partilhado!!

  16. Avatar de Romeu
    Romeu

    simples demais é, é só clicar com o botão direito sobre o tema e apertar em excluir, mas ñ podes estar usando ele.

  17. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Bom dia
    eu estou a ter um problema com o diretório especificado a cima
    C:\Users\\AppData\Local\Microsoft\Windows\Themes\
    no meu diretório só tem até
    C:\Users\\AppData\Local\Microsoft\Windows\
    isto e normal ? e a que diretório devo entrar para apagar o tema ?
    Obrigado

  18. Avatar de Francisco Wlademir Galvan

    Excelente dica. Como eu uso o Windows 8, o tutorial vale para o mesmo.

    Obrigado, abraços.

  19. Avatar de Fabio Chiovicco
    Fabio Chiovicco

    pessoal ate o momento não consegui deletar nenhum tema que ja vem no windows , alguem pode ajudar por favor

  20. Avatar de CARLOS
    CARLOS

    coloquei o tema apple e não consigo retiralo nem sei onde ele se escondeu

  21. Avatar de Avelino Almeida
    Avelino Almeida

    Para quem andou a criticar o “post”, segue uma pergunta: Quem tiver 50 temas para apagar, apaga um a um, com a opção excluir, acedida pelo botão direito do rato? Com certeza que não. Vai lembrar que existe este “post”; vai procurar o caminho para a pasta dos temas e ali apagar a granel. Por isso acho que se perde muito tempo a criticar certas coisas quando deviam tentar retirar proveito das mesmas. Tenho dito.

  22. Avatar de Regina
    Regina

    Help ! Li todos os comentários um por um , porém o tema Buterflyes não sai de nenhum jeito , nem indo “a raiz” nem com o botão Direito. Todos os outros temas tem a opção excluir , menos esse que só tem a opção de Salvar e Compartilhar . Será virus ? Como me livrar dele !