Dica: volte ao estilo antigo nos menus do Google Chrome

27 Comentários

O Google Chrome é bastante rico no que diz respeito ao seu desenvolvimento. As novas versões surgem com uma rapidez enorme e sempre cheias de boas novidades… mas serão todas agradáveis?

Na versão 26, actualizada no passado dia 26 de Março, foi introduzida uma alteração no design de todos os menus do Google Chrome (definições, marcadores e menu de contexto) que muda a cor de fundo e adiciona espaçamento, muito espaçamento, entre cada item.

Gostou desta recente alteração?! Eu não… e já a retirei. Saiba como.

chrome_menus_0


Principalmente para quem tem uma vasta colecção de marcadores, como eu, notará imediatamente que agora a utilização de listas mais longas está dificultada e os item estão todos mais dispersos.

Não sei qual é a verdadeira finalidade na alteração de design, eventualmente para facilitar a utilização táctil, mas o que é certo é que se trata de uma unificação do design entre plataformas já que todo o Google Drive (entre outros) tem esse aspecto nos menus.

O novo aspecto surge apenas no Chrome para Windows e já abrange todas as versões (canary, dev, beta e stable). Para o desactivar é necessário adicionar uma flag no atalho de execução do Google Chrome:

  • Clicar com o botão direito sobre o ícone a partir do qual costuma abrir o Google Chrome. Caso seja o ícone na barra de tarefas, então deve clicar com o botão direito sobre o ícone e de seguida clicar novamente sobre Google Chrome;
  • Escolher Propriedades;
    chrome_menus_1
  • No campo Destino, colocar o seguinte texto depois do que já lá se encontra (não esquecer do espaço entre o conteúdo que já lá está e o que se vai adicionar):

    --disable-new-menu-style

    Para uma versão superior à 27, colocar:

    --force-fieldtrials="NewMenuStyle/Compact2/"

    chrome_menus_2

  • Carregar OK e reiniciar o Google Chrome;
  • Feito.

Agora sempre que o Google Chrome for iniciado, a partir daquele atalho, terá o habitual estilo de menus existente em todo o Windows.

Esta é uma “melhoria” que, provavelmente para muitos utilizadores, só vem forçar a alteração de algo que já está muito enraizado. Até que a Google mantenha a possibilidade de desactivar o novo estilo por estes meios, há que usufruir. Quando tal deixar de ser possível… paciência!

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Realmente concordo, estava muito melhor antes… :O

  2. Avatar de Felippe
    Felippe

    algumas pessoas estao reclamando disso por faltar espaço na tela como nao é o meu caso nao preciso alterar nada

  3. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Porque é que as imagens em jpeg ficam todas sem qualidade?

  4. Avatar de Alegria
    Alegria

    Já repararam que esta nova versão é muito mais “touch-fiendly”?

  5. Avatar de Fábio
    Fábio

    por minha vontade, este estilo de menos podia expandir-se para o windows, gosto muito.

  6. Avatar de Fábio
    Fábio

    por minha vontade, este estilo de menus podia expandir-se para o windows, gosto muito.

  7. Avatar de Emannxx

    Quando isto apareceu também estranhei e não gostei, mas rapidamente me habituei à coisa. No entanto acredito que quem tiver resoluções mais baixas (1366px etc) sofra um bocado com o aumento do tamanho do menu.

  8. Avatar de Tiago F
    Tiago F

    Ainda ei de perceber a agressão das pessoas às coisas novas na web..

  9. Avatar de Jony
    Jony

    Obrigado pela dica. A Google já me começa a irritar um bocadinho quando efectua alterações deste tipo, ainda para mais quando não dão quase escolha ao utilizar. Apesar de perceber o intuito não faz sentido impor algo comum a todos os utilizadores visto que cada utilizador tem uma resolução diferente e é afectado de maneira diferente, mas enfim.

  10. Avatar de Artur Mendes
    Artur Mendes

    Eu só queria separadores para os marcadores como existe no firefox! mais nada!

  11. Avatar de Brito
    Brito

    Bela dica. Já coloquei “como deve ser”. Esta alteração não foi lá muito bem conseguida… E Tenho monitor Full HD, portanto não seria pela falta de espaço…

  12. Avatar de David
    David

    Já era tempo das empresas de software disponibilizarem versões diferentes para as diferentes versões do Windows. Está tudo a mudar o design das aplicações para serem touch friendly, esquecendo os biliões que ainda usam Windows 7, Vista e XP!! Até o novo Dropbox foi pensado para touch. Está tudo maluco!!

  13. Avatar de Miguel Luis

    Não é por nada mas eu prefiro este novo look, está muito fresh e muito user friendly e como já disseram aqui, está “touch friendly” também. Gosto. 🙂

  14. Avatar de Jorge Sousa
    Jorge Sousa

    Boa dica,já está como era antes.
    Obrigado

  15. Avatar de João
    João

    bom seria a barra de endereço estar paralela com os separadores…
    será que existe essa possibilidade…

  16. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Não funciona no caso de ter o chrome a correr em segundo plano no arranque, caso alguma extensão necessite disso.

    Há alguma solução neste caso?

    1. Avatar de Hugo Cura

      É só adicionar a flag ao evento que inicia o Chrome em segundo plano. Estará no registo do windows.

  17. Avatar de JMCS
    JMCS

    Eu já tinha desactivado isso há mais de uma semana. Quem mete os designers a definir as interfaces só faz asneira. É como as fontes em cinzentinhos: Os cinquentas tons de cinzento…

    1. Avatar de JMCS
      JMCS

      Como estou há mais de uma ano à espera de ser operado às cataratas tenho um dificuldade enorme em distinguir esses tonzinhos de cinzento que estão na moda.

  18. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    E para quem não gosta da página de novo separador aqui fica a solução 🙂

    http://www.ghacks.net/2013/04/20/dont-like-chromes-new-tab-page-change-back-to-the-old/

  19. Avatar de José
    José

    E no windows 8 algem me pode ajudar?

    1. Avatar de Hugo Cura

      O guia é para Windows 8. Para o 7 ou Vista é igual.

  20. Avatar de Ed
    Ed

    Hoje voltou a aparecer-me o novo visual mesmo com o comando no campo destino, terá entrado nova versão do browser que anule o comando?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Exacto. Infelizmente a Google está a forçar os utilizadores a utilizar este estilo de menus… ridículo.
      Já procurei por uma solução e não parece existir.

      A única coisa a fazer será voltar à versão 27.
      No caminho C:\Program Files (x86)\Google\Chrome\Application\ existe um ficheiro old_chrome.exe (executável da versão anterior). Basta renomear o chrome.exe para new_chrome.exe (versão 28) e renomear o old_chrome.exe para chrome.exe.

      Fica-se assim com a versão 27 e continua a funcionar a flag.

  21. Avatar de Armando Sampaio
    Armando Sampaio

    Boas, aqui fica a nova maneira, pois a antiga já nao funciona mais.

    Onde antes colocavam: –disable-new-menu-style

    Agora coloquem: –force-fieldtrials=”NewMenuStyle/Compact2/”

    1. Avatar de Hugo Cura

      Excelente, funciona muito bem!
      Obrigado pela partilha, vou actualizar o artigo.

  22. Avatar de Guilherme Mattos
    Guilherme Mattos

    Obrigado Hugo Cura e Armando Sampaio,estava incomodado com o espaçamento da versão 28 sem saber como resolver e aqui encontrei a solução.