Dica: Vai de férias? Deixe uma resposta automática no Gmail

26 Comentários

Os próximos meses são aproveitados por (quase) todos nós para tirar alguns dias de férias e recarregar energias. É certo que hoje os smartphones nos acompanham para todo o lado e o acesso ao e-mail, redes sociais e outros serviços que assentam na Web estão sempre disponíveis.

Mas como férias são férias, por cada e-mail recebido no Gmail o utilizador pode sempre indicar que está com acesso limitado ao e-mail e/ou que responderá mais tarde.  Hoje vamos aprender como configurar uma resposta automática no gmail.

gmail_03

O mecanismo de enviar uma resposta automática consiste em, por cada e-mail recebido, enviar de imediato uma resposta a quem nos contacta informando que, por exemplo, estamos de férias, nos estrangeiro, ocupados por determinado período, que mudamos de e-mail, etc. No Gmail este funcionalidade chama-se Vacation Responder

Como activar o Vacation Responder?

Para activar o Vacation Responder basta seguir os seguintes passos:

Passo 1) Aceder ao gmail e depois aceder a Settings

mail_00

Passo 2) Em seguida, no separador General, vamos até ao final das opções onde podemos encontrar o Vacation Responder.

Aí activamos a funcionalidade, definimos o período, definimos a mensagem e ainda podemos escolher se a resposta deve ser apenas enviada aos nossos contactos, aos contactos do nosso domínio ou para todos os que nos contactem.

mail_01

Esta é uma dica simples mas, do meu ponto de vista, muito útil, isto porque podemos alertar quem nos contacta que não estamos disponíveis naquela momento. Se vão de férias…aqui está uma configuração que devem fazer antes.

Sugestões para mensagens a incluir no Vacation responder?

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    E ja agora informem também quando regressam para os amigos do alheio ficarem mais à vontade.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Meio ano de férias? Há grandes vidas, lol

    1. Avatar de pixar
      pixar

      Estive a trabalhar um ano nos Açores, no Faial. Em junho, uma lisboeta que estava a tomar o seu gin no Peters Bar, disse-me que tinhamos um ótimo gin (partiu do princípio que eu era açoriano). Expliquei-lhe que o gin era muito bom, mas eu não era açoriano. Perguntou-me desde quando lá estava e eu respondi que desde setembro. Ao que ela perguntou: “Está de férias desde setembro?”
      Como podes ver, meio ano nem é muito. Há quem equacione um ano inteiro!

      1. Avatar de José Moreira
        José Moreira

        Por acaso a simpática jovem não era loira?

        1. Avatar de pixar
          pixar

          Nop. Bem, não sei se pintou de preto para disfarçar… 😀

  3. Avatar de ndp
    ndp

    Deixe uma resposta automática no Gmail, deixe mensagem no face, mande um mass-mail…..e depois se a sua casa for assaltada durante as ferias, nao estranhe…..

  4. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Conta-se que um casal, no dia em que ia partir para férias, se deu conta de que não tinham avisado nem a leiteira nem o padeiro. Como já não havia tempo, decidiram colocar um papel escrito na porta: “Fomos para férias. Por favor, não deixem nada”. E partiram descansados.
    Quando regressaram, encontraram outro papel na porta: “Desculpe termos deixado o piano, mas era muito pesado.”

  5. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Mas essa de avisar que vamos de férias, nunca me tinha ocorrido…

  6. Avatar de Alf
    Alf

    Sem contar com os que usam esta informação para engenharia social 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      hum..engenharia social, neste contexto?

  7. Avatar de pixar
    pixar

    Nestas mensagens automáticas nunca esquecer todos os dados:
    – dia de saída
    – dia de chegada
    – morada
    – hábitos dos vizinhos
    – código do alarme (se houver)
    – código do cofre

    1. Avatar de panhonhas
      panhonhas

      E deixar também a chave debaixo do tapete, para não fazer muito barulho a entrar.

  8. Avatar de 1IT
    1IT

    é tb a melhor forma de validarmos o nosso endereco de email, nao vao os spammers pensar que esta desactivado… :rolleyes:

    1. Avatar de pixar
      pixar

      Há muitas formas de validar um email sem que o dono nos responda. Já criei um script em PHP (com base noutros da internet) que validava uma lista de emails de um base de dados.

  9. Avatar de Ze
    Ze

    Vou meter para depois assaltarem a casa!

  10. Avatar de Patrícia Alves
    Patrícia Alves

    Eu sempre utilizo as respostas automáticas de email, é bom e evita stress com quem aguarda uma resposta imediata. Meus amigos do blog http://moraremportugal.com gostam de receber respostas imediatas, eu utilizo muito esta ferramenta para facilitar meu trabalho

  11. Avatar de Bel
    Bel

    Amei o post, me ajuda muito <3 Gostei e já estou seguindo o blog <3

  12. Avatar de mendes
    mendes

    muito interessante seus conteúdos gostei muito deles. Parabéns 🙂

  13. Avatar de Mundo Feminino
    Mundo Feminino

    Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂

  14. Avatar de romulo
    romulo

    tudo bem?? gostei muito do seu site, parabéns pelo seu conteúdo. Abraços

  15. Avatar de Mundo feminino
    Mundo feminino

    Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂

  16. Avatar de junior
    junior

    tudo bem? gostei muito do seu site, parabéns pelo conteúdo. 😉

  17. Avatar de Sil Vieira
    Sil Vieira

    Muito bom seus artigos sempre acompanho. obrigado por compartilhar

  18. Avatar de felipe dias
    felipe dias

    gostei muito do seu site e do conteúdo. vou acompanhar toda semana as atualizações

  19. Avatar de felipe dias
    felipe dias

    gostei muito do seu site e do conteúdo. vou acompanhar toda semana as atualizações

  20. Avatar de Escola de Vencedores
    Escola de Vencedores

    Parabéns pelo trabalho!

    Desejo-lhes sucesso.