Dica: Vai adorar a novidade que a Google trouxe para o teclado do Android

11 Comentários

A Google trata os seus serviços e apps com um cuidado extremo. São o espelho da empresa e da sua filosofia sobre o que deve ser a oferta para os utilizadores. Assim, as novidades são constantes e sempre importantes.

Com o foco nas melhorias, o teclado da Google tem também seguido esta linha de desenvolvimentos e novidades. A mais recente vem melhorar a sua utilização e, em especial, o cortar e colar de texto, que fica ainda mais inteligente.

teclado Google Android novidade texto

Uma novidade para o Android

Mesmo com uma interface centrada nos toques, o teclado do Android tem ainda um papel importante neste sistema. É com ele que escrevemos e que comunicamos com o mundo. A Google sabe disse e, por isso, o seu teclado está sempre a ser melhorado.

A mais recente novidade vai ajudar os utilizadores nos processos de edição de texto. Sempre que eliminarem elementos que forem escritos, estes deixam de ser perdidos e passam a ser guardados temporariamente no clipboard do Android.

Teclado da Google trouxe uma surpresa ao utilizador

Esta capacidade permite assim que o texto eliminado não se perca e, assim, poderá ser reciclado durante algum tempo. Não é mantido de forma permanente, mas fica acessível para poder ser usado. A sua utilização pode ser feita diretamente das propostas presentes.

Claro que, como nem sempre esta reciclagem é imediata, podem também aceder ao clipboard do teclado e usar em qualquer momento posterior. Se assim o pretenderem, podem também memorizar de forma permanente, ativando-o no clipboard do teclado.

Mais nenhum texto será perdido no futuro

Esta novidade esteve em testes por algum tempo e agora está finalmente disponível para todos. Como é normal, será feito de forma faseada e limitada, para evitar problemas. Ainda assim, dentro de dias deverá estar em todos os smartphones que usam este teclado.

Não sendo uma novidade no Android, a Google soube aproveitar esta funcionalidade e colocá-la na sua ferramenta. Assim, não volta a ser perdido texto que foi eliminado e que deve ser recuperado. É sobretudo mais uma excelente funcionalidade deste teclado que todos devem testar e usar.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    que versão estamos a falar?

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Eu tenho a versão 9.4.9.312507574-beta-arm64-v8a,actualizada ontem,Quarta-feira,dia 20 de Maio,é a versão Beta,pois eu inscrevi-me nela,e mesmo assim não tenho ainda esta funcionalidade.Provavelmente chegará nos próximos tempos,em vagas para todos os smartphones,acho eu. 😐

      1. Avatar de Maike
        Maike

        Eu tenho a versão anterior da tua (9.4.8….) também versão beta e não me inscrevi nela e tenho esta funcionalidade.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        A configuração desta funcionalidade é complexa.
        Nem todos conseguem.

  2. Avatar de Gonçalo Leite
    Gonçalo Leite

    Continuo a achar o Swiftkey muito superior ao Gboard. Até porque essa funcionalidade já existe no swiftkey à muito tempo mesmo.

    1. Avatar de Douglas Charles Cunha
      Douglas Charles Cunha

      Eu não acho o Swiftkey melhor, tenho certeza.

      1. Avatar de Gonçalo Leite
        Gonçalo Leite

        Porquê? Existe à mais anos, já têm bem mais experiência na área que a Google (neste aspeto) todas as funcionalidades do SwiftKey estão mais funcionais e optimizadas que no gboard, e sem dúvida nenhum, em relação a costumização o SwiftKey ganha, devido ao tempo existente há mais temas e opções

        1. Avatar de Douglas Charles Cunha
          Douglas Charles Cunha

          Eu tenho certeza que o Swiftkey é melhor. Uso ele há quase onze anos.

          1. Avatar de Douglas Charles Cunha
            Douglas Charles Cunha

            Corrigindo: há quase 9 anos.

      2. Avatar de test
        test

        ele tem a certeza que o swiftKey é melhor

        De facto uso desde o meu velhinho Samsung Gio de 2012. passados 8 anos, deve ser das poucas aplicações que permanecem comigo

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    então, o meu gboard está mas avançando, porque tenho está funcionalidade já lá vai bom tempo.