Dica: Como usar o Google Maps e Mapas da Apple sem Internet

34 Comentários

Cada vez mais usamos as aplicações de mapas para nos levar a qualquer lado, até porque nessas aplicações há mais que caminhos e lugares, cada vez mais temos outro tipo de informação disponível.

Um dos problemas, contudo, é que estas aplicações, para estarem sempre “em dia” necessitam de acesso à Internet e já sabemos que quando vamos para fora ou quando usamos massivamente estas apps… o nosso plafond mensal esgota-se num ápice. E se as usássemos em modo offline?

pplware_mapasoffline00


Hoje vamos deixar uma dica conjunta, isto é, uma dica para o Google Maps e para os Mapas da Apple.

Nota: Esta dica tem como base a predefinição dos trajectos e a sua salvaguarda em modo offline, quando desligar o WiFi.

 

Google Maps

O Google Maps tem um modo offline, que permite que defina e guarde o mapa para usar quando não tiver ligação à Internet. Cobre uma área bastante razoável e permite ao utilizador fazer zoom ao nível das estradas, de tiver necessidade de o fazer.

Para adicionar uma área em modo offline, abra a app do Google Maps, dê um clique no ícone de Menu (com três traços horizontais), que se encontra no canto superior esquerdo e seleccione Áreas offline.








anterior próxima

Agora, no canto inferior direito clique no sinal + e seleccione a área que pretende descarregar. Se seleccionar uma área demasiado extensa e que se torna muito grande para descarregar, o Google Maps irá avisá-lo e pedir para fazer zoom nessa área.

Verá que o Google Maps depois de escolhida a área irá solicitar que atribua um nome e passará ao download dessa área.

 

Mapas da Apple

A app de Mapas da Apple não tem um modo de descarregar mapas em offline. Contudo, se disser à app para onde quer ir, ela irá guardar a informação da rota, o mapa e vários outros pormenores que viu enquanto pesquisava a zona.

Isto vem com a ressalva de que a app Mapas da Apple deve ser capaz de encontrar uma rota para onde o utilizador quer ir. É muito menos flexível do que o Google Maps.




anterior próxima

Abra a app Mapas da Apple, seleccione onde quer ir de onde está a partir. A app da Apple irá mostrar-lhe as diferentes rotas disponíveis. Selecione uma e certifique-se de que ela é carregada totalmente. Agora pode sair da app, desligar o Wi-Fi, e ir para o caminho desejado.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Roberto de Gago Coutinho Martelo Peixoto
    José Roberto de Gago Coutinho Martelo Peixoto

    Download do here maps, instale o mapa do pais que pretende, seja feliz.

    1. Avatar de Joao Peixoto
      Joao Peixoto

      +1. quem utiliza o google maps ou o apple maps para navegar tem o que merece.

      1. Avatar de Carlos Duarte
        Carlos Duarte

        As pessoas têm o melhor dos dois mundos. Alias, não se compara, vai fazer uma pesquisa no Here ou na pesquisa pede-lhe para navegar para determinado sítio a ver para onde ele te manda 😉

        Uma parte não é a parte toda 🙂

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Ou compra um Lumia, tem isso e muito mais assim como têm uma vida feliz. 🙂

          1. Avatar de Tico
            Tico

            desde que o here saiu do w10m agora o Maps da MS é uma porcaria, o único som que emite é do limite de velocidade, embora graficamente seja giro… mas a conduzir os olhos devem estar colocados na estrada, não no tlm… como não tem indicação oral da mudança de direções não vale nada.

          2. Avatar de Tico
            Tico

            desde que o here saiu do w10m agora o Maps da MS é uma porcaria, o único som que emite é do limite de velocidade, embora graficamente seja giro… mas a conduzir os olhos devem estar colocados na estrada, não no tlm… como não tem indicação oral da mudança de direções não vale nada.

          3. Avatar de Mário
            Mário

            Tico, se não dá som, é problema teu. Não generalizes nem estejas a enganar as pessoas devido à tua experiência frustrada, porque não corresponde à realidade.
            Por aqui, num Lumia 820 com com W10M, o Mapas funciona muito bem!

          4. Avatar de Tony
            Tony

            sim, confirmo em 640xl a funcionar sem problemas
            para navegar offline nao ha melhor que Here
            para misturar mapas com informação e estando online, google maps ainda é melhor

    2. Avatar de Carlos Duarte
      Carlos Duarte

      Verdade, é muito bom o Here… mas ninguém usa isso. Não importa ser bom se não está no lugar certo, logo, não tem a atenção que provavelmente até merecia. Assim, os outros irão sempre ter um foco maior e crescer de forma mais expansiva.

      Repara que não é por não ser bom, porque é, mas tu próprio, quase que aposto, usas o Google Maps e não o Here. Verdade?

      1. Avatar de Joao Peixoto
        Joao Peixoto

        ainda hoje usei o Here maps. uso-o desde o nokia n9 (meego)…o google maps uso para “desenrascar”…e isso no browser em casa…no tablet/smartphone nunca uso o apple maps ou google maps..existem aplicacoes nativas 100x melhores. não é que o google maps seja mau. mas nao foi feito para navegador. quem usa-o para tal é como usar um taco de basebol para pescar…….funciona…mas há melhores maneiras 😉

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Here Maps não me levou para o sítio certo tem um problema grave esse software o melhor até hoje foi o MEO drive

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        o mapa do meo drive não está tão completo…

      2. Avatar de Joao Peixoto
        Joao Peixoto

        se saires do país o meo drive é inútil…

        1. Avatar de Tony
          Tony

          a nao ser que compres os mapas 🙂 que são gratuitos no here

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      Uso o Google Maps offline e funciona perfeitamente. Baixas a área onde pretendes navegar, e eleostra todas as informações , mesmo até endereços ou empresas com se estivesse on.
      O próprio Maps de 30 em 30 dias atualiza a área que baixaste. Não instalo outro!

  2. Avatar de Manuel Monteiro
    Manuel Monteiro

    Ainda falam mal do windows phone/W10M!

    1. Avatar de José Roberto de Gago Coutinho Martelo Peixoto
      José Roberto de Gago Coutinho Martelo Peixoto

      Mas o wp nem facebook de jeito tem, tenho um lumia 925 e foi a pior compra que fiz sinceramente. Iphone é claramente o melhor smartphone, quem n tem dinheiro que escolha outro mas n diga que e superior porque nao e.

      1. Avatar de irlm
        irlm

        infelizmente o lumia 925 não é atualizado para Windows Mobile 10.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          É porque o iPhone tem o Facebook de jeito LOLOLOL

          1. Avatar de irlm
            irlm

            quem é que falou em iphone?

    2. Avatar de Carlos Duarte
      Carlos Duarte

      Quem a Microsoft? Então não anda a vender às partes aos chineses?

      Parem lá com isso que não faz sentido, è a MS que derruba o produto e não os utilizadores.

  3. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Eu no meu Windows 10 Mobile basta efectuar o download do mapa, e posso fazer o que me der na gana sem estar conectado à internet.

    E esta, hein?

    1. Avatar de gajo de alfama
      gajo de alfama

      Windows 10 Mobile? Isso come-se?

    2. Avatar de Joao Peixoto
      Joao Peixoto

      como todos os outros? em que mundo vives? instalas o heres maps no ipad+cellular/iphone ou outro qualquer android com gps , sacas o mapa e nem precisas de estar conectado à internet. e esta hein?

      1. Avatar de Jolive
        Jolive

        E com actualizações gratuitas dos mapas a cada 3 meses.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já andei na Indonésia com o Maps da Apple sempre com os mapas disponíveis sem wi-fi.
    Antes de partir, visualizei todas as zonas para onde ia e fiz zoom. Depois lá, sem net tinha os mapas sempre disponíveis. Apagaram-se, creio que uma semana, ou 10 dias depois.

    1. Avatar de Joao Peixoto
      Joao Peixoto

      a primeira coisa que faço quando vou a um local lá fora é sacar um mapa offline do local, normalmente existem N para cada local. é só escolher a app que mais gosta. com sorte também leva dicas do local e locais a não perder.

  5. Avatar de Rui LUX
    Rui LUX

    HERE maps.. FTW!

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Quem tem um Meo drive não precisa disto….☺

  7. Avatar de app
    app

    Alguém sabe alterar opção evitar portagens no Apple mapas ??

  8. Avatar de Pedrito de Portugal
    Pedrito de Portugal

    E se comprarem um mapa de papel? Até sai nos pontos da gasolina… Cada um fala dos telemóveis que têm… Um mapa de papel 🙂

    1. Avatar de Ruivix
      Ruivix

      Tenho um desses na minha viatura 😀

  9. Avatar de miguelm32
    miguelm32

    já ouviram falar do sygic?