Dica: Sabe arrancar o seu Android em Modo de Segurança?

55 Comentários

O Android é um “sistema aberto” e que todos conhecem bem, até pela forma como a Google promove a transparência no seu sistema operativo. Mas há algumas funções, bem lá por dentro, que de certeza que ainda desconhece.

Uma dessas funções, que apesar de não ser nova é poucas vezes falada, é o seu Modo de Segurança. Serve para lançarem o sistema operativo livre de aplicações e assim despistarem problemas.

É simples de activar e hoje vamos aprender como o podem ter a correr em poucos minutos, sem qualquer necessidade de aplicações extra.

reiniciar_safe_mode_android_1


Este modo é similar ao que podem encontrar noutros sistemas operativos, como o Windows, e permite que arranquem o sistema com o mínimo de funções a serem executadas.

Não é um modo que devam usar no dia-a-dia, mas que devem ter à mão sempre que o vosso Android esteja a apresentar comportamentos estranhos ou anormais.

Imaginem uma situação em que instalaram uma aplicação que vos torna o smartphone instável e que por alguma razão não conseguem desinstalar ou quando, ao fim de algum tempo começam a sentir alguma lentidão que não conseguem explicar.

É nestas alturas que este modo de segurança deve ser usado, para garantir um acesso pleno ao Android, livre de aplicações ou de configurações anormais.

Tenham presente que para terem o modo de segurança do Android activo vão ter de fazer um reboot ao vosso dispositivo, mas a verdade é que se ponderam usar este modo então reboots é algo que já estão a fazer com demasiada frequência!

reiniciar_safe_mode_android_4

Como activar o modo de segurança o Android?

Na verdade este modo de segurança é muito simples de activar e sempre esteve à vista da maioria dos utilizadores. Os utilizadores apenas não sabiam que esta opção estava ali disponível.

Comecem por carregar no botão de ligar/desligar o vosso Android. Vão ver surgir a normal janela que permite que desliguem o equipamento, ligar o modo de avião ou simplesmente alterar o volume do dispositivo.

É nesta janela que toda a acção vai acontecer. Carreguem na opção Desligar e mantenham-na pressionada até que surja a opção Reiniciar no Modo de Segurança, numa nova janela. Leiam com atenção as indicações apresentadas e vão poder rapidamente ter o vosso smartphone Android nesse novo modo pretendido.

reiniciar_safe_mode_android_2

Basta escolherem a opção OK o vosso Android irá desligar-se, voltando de seguida já no Modo de Segurança e sem aplicações carregadas. Vão notar de certeza uma melhoria geral na performance do smartphone e entender o peso que as aplicações que têm instaladas estão a ter no desempenho geral do equipamento.

Neste momento podem remover qualquer aplicação ou alterar qualquer configuração e assim resolver os problema que tiverem no vosso equipamento. Notem que sempre que estiverem neste modo especial vão ver no canto inferior esquerdo do ecrã uma mensagem a indicar que estão em Modo Seguro.

reiniciar_safe_mode_android_3

Para voltarem à “versão” normal do Android apenas necessitam de voltar a reiniciar o smartphone. No novo arranque tudo voltará ao normal e as suas aplicações vão voltar a ser executadas.

Tenham em atenção que depois de terem colocado o vosso smartphone Android neste modo de segurança podem existir algumas aplicações que perderam a configuração de login, sendo por isso necessário voltar a realizar este processo. O login nas contas Google associadas ao equipamento não será perdido.

Aqui deixamos mais uma forma simples de conseguirem aceder ao vosso Android mesmo nas alturas em que este está com problemas, conseguindo depois corrigir todos as situações que o estão a impedir de funcionar a 100%.

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de btxeize
    btxeize

    No meu samsung grand duos essa opção não aparece, por mais tempo que se pressione Desligar

    1. Avatar de Luis
      Luis

      No meu Samsung S duos a mesma situação

      Android 4.0

    2. Avatar de Rui Sousa
      Rui Sousa

      Tenta reiniciar e pressionar os botões de volume ao ligar.

    3. Avatar de genesio bota
      genesio bota

      meu celular marca e,dots 8052 ja formatei mais o cotigo de 4 pin continua oque eu faso

  2. Avatar de adiemlaonun
    adiemlaonun

    Não resulta no Samsung Galaxy S4.

    1. Avatar de @dg
      @dg

      Bom dia, aqui tens como fazer para entrar em modo de segurança no Galaxy S4 http://www.youtube.com/watch?v=psN1EDHm-iY

      Cumprs,

  3. Avatar de Modem
    Modem

    Podiam ter avisado que não funciona na versão 4.04. Foi logo um reboot à bruta, sem aviso e sem modo de segurança.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      a bruta…
      Ja sabias que ele iria desligar, simplesmente nao foi em modo de segurança.

    2. Avatar de Poeta
      Poeta

      tens que carregar no menu do touchscreen no “Desligar” e não carregar no botão de desligar físico 😛

      1. Avatar de Modem
        Modem

        Boa, nem reparei nesse detalhe…

        1. Avatar de Router
          Router

          Compreende-se que não reparasses MODEM! 😉

  4. Avatar de Cantarol
    Cantarol

    procedimento para iniciar os Samsung em modo de segurança:

    O procedimento descrito funciona em vários Samsung.

    Desligue o aparelho normalmente;
    Aguarde alguns segundos;
    Ligue o aparelho;
    Assim que o logo Samsung aparecer, mantenha pressionada a tecla de volume para baixo, até que o aparelho inicie em Modo de Segurança.

    1. Avatar de João
      João

      Confirmo isso para o S6!

    2. Avatar de Rayane
      Rayane

      No meu Gran Duos não funciona , aperto o modo desligar mas não aparece nada. A versão do Android é 4.2.2 …

  5. Avatar de adiemlaonun
    adiemlaonun

    Para o Samsung Galaxy S4:

    1. Desligar o telefone completamente.
    2. Ligar o telefone novamente.
    3. Agora pressionar continuamente o botão do lado esquerdo da home key.
    4. Continuar a pressionar até o boot estar completo e o home screen aparecer, vão verificar que no canto inferior esquerdo aparece um texto a dizer safe mode.
    Para sair do safe mode baste reiniciar o telefone novamente.

    http://www.youtube.com/watch?v=UcYvo1tKNvI

  6. Avatar de Abílio
    Abílio

    A única vez que fiz isso foi num telefone que não era meu para mostrar ao dono como era. Apagou os logins todos, não me deixou voltar a tocar nele.

  7. Avatar de JoaoMota
    JoaoMota

    Isso no samsung não funciona, mas no entanto se vocês querem entrar em modo seguranca num equipamento android é simples. Quando fazem o reboot, mal o logo da samsung aparece fiquem a carregar no botão down do volume que ele irá entrar em modo de segurança. Pelo menos no meu S3, S3 mini era assim que funcionava e agora no meu actual S4 é assim que funciona

    1. Avatar de lindivan
      lindivan

      E como faço pra sair pois peguei o meu s3 e não quer sair de jeito nenhum

  8. Avatar de Galaxy Core Duos
    Galaxy Core Duos

    No Android 4.1.2 não funciona.

  9. Avatar de limat
    limat

    No meu BQ E5 consegui 🙂

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      bq 5.7 tambem

      mas o meu ja tem kitkat 4.4.2

      1. Avatar de Louvre
        Louvre

        BQ E4.5 com kitkat 4.4.2, funciona ok !

  10. Avatar de um gajo
    um gajo

    isso do modo se segurança é reiniciá-lo e cima de uma almofada e dentro de um saco de plástico!

  11. Avatar de O Tenro
    O Tenro

    Acho que deve variar de marca para marca e de versão de UI.

    Eu tenho um GNex e, ao pressionar a opção Desligar, avisa-me que vai desligar o aparelho. Como tenho as opções de programador activadas e o menu de reboot expandido, ao pressionar a opção Reiniciar, mostra-me o tal aviso de Modo Seguro.
    O “problema” é que tenho o CyanogenMod instalado que usa um UI que, ao arrancar em modo de segurança, não é carregado e dá erros atrás de erros…

    Mas é uma muito boa dica!

  12. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    É no botão reiniciar e não no desligar, pelo menos aqui é no CM11 com 4.4.4.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Confirmo!!!

      Estou a usar a OmniROM (4.4.4) num Samsung S2 e para entrar em modo de segurança é pressionar o botão de reiniciar durante 2 ou 3 segundos.

    2. Avatar de Abílio
      Abílio

      No Nexus 5 é como afirma no artigo.

  13. Avatar de Andre
    Andre

    è muito bonito, mas nao funciona em qualquer telefone, ja testado em 4 e nada, ate ao momento!

    é dizer no post, que nao é compativel com todos os equipamentos!

  14. Avatar de joao
    joao

    Boas já alguém ouvir falar em bootkit?
    Parece que é um trojan presente em mais de 350 mil dispositivos em vários países.

    Este trojan fica alojado no arranque do sistema operativo e é executado nas primeiras fases de lançamento do SO. Assim sendo é muito difícil de controlar e eliminar tendo inclusive a capacidade de se regenerar caso seja eliminado ou parado.

    No meu caso, apanhei este trojan quando alguém instalou um jogo manhoso no meu tablet. O meu tablet é um Growing GTQ818. O trojan iniciava quando o SO arrancava, mesmo depois de ter instalado uma ROM nova e mesmo até depois de ter formatado o tablet. Quando o tablet iniciava ficava super lento e começava a fazer download escondidos de aplicativos da empresa Baidu. ( Só me apercebi disto quando liguei o tablet por adb e estava a ver o logcat).

    http://thehackernews…id-bootkit.html

    Este trojan é tramado de ser eliminado…

    Instalei o Phoenix Suit (um programa para instalar Rom´s, fazer Backup´s, restauros de sistemas etc… https://meocloud.pt/…ket_v1.0.6.zip/ )

    Fiz o Download de uma ROM, que não era compatível com o tablet e instalei a partir do programa…
    Quando chegou a 50 % retirei o cabo e obviamente deu erro ( propositado)…
    Em seguida contactei a Growing onde me forneceram a Rom original para o modelo em questão ( https://meocloud.pt/…are GTQ818.zip/ )
    Ao instalar a Rom correcta o software fez uma formatação mais completa. E instalou a Rom como se o Tablet não tivesse nada lá dentro…

    Muita das vezes instalamos Custom Recovery já infectadas com este tipo de trojan´s .

    No meu caso com este Tablet funcionou … já não há Baidu´s nem Trojan´s … XD

    Boa SORTE!!!! ;-P

    1. Avatar de Rodolfo
      Rodolfo

      boas
      ainda tens a room original ?

      1. Avatar de jfgomes
        jfgomes

        Boas João, consegues arranjar a ROM desse tablet. Obrigado

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Boas João, estou os o mesmo problema, seráque poderias fazer o uupload da ROM original para eu tentar? Cumprimentos!

  15. Avatar de Yordanov
    Yordanov

    Nexus 5 funciona

  16. Avatar de k
    k

    e para sair desse modo é que no vodafone 4g não sai por mais reboots que faça

  17. Avatar de Redin

    Era bom mesmo se no modo de segurança fosse possível desinstalar a tralha que vem por defeito. Isssssooooo é que era…

    1. Avatar de Marco Pinheiro

      thats called root and operator phone too.

  18. Avatar de João Terra
    João Terra

    No meu ZTE smart a 15 xuning é no botão reniciar durante um bocadinho e entra logo.
    Versão 4,1,2

  19. Avatar de RB_82
    RB_82

    No OnePlus é similar o procedimento…
    Em vez de carregar em desligar, carregar em reiniciar…

  20. Avatar de Redrabit
    Redrabit

    No THL T100S com a versão 4.4.2 funciona.

  21. Avatar de Raul Simplício
    Raul Simplício

    No cyanogenmod (11 pelo menos) é ficar a carregar no Reiniciar e não no Desligar 😉

  22. Avatar de Priscila
    Priscila

    Ja fiz de tudo pra tirar meu celular do modo de segurança e não consigo, e um Samsung Galaxy A 5. Ja estou sem meus aplicativos a 6dias. estou desesperada por nao conseguir, pois mandar pra garantia vou ficar 1 mes sem celular. 🙁

    1. Avatar de Paloma
      Paloma

      Priscila o meu está cm o mesmo problema, voce ja conseguiu arrumar o seu? se tiver me diga como por favor

    2. Avatar de Paloma
      Paloma

      Priscila o meu está cm o mesmo problema, voce ja conseguiu arrumar o seu? se tiver me diga como por favor

      1. Avatar de sarah
        sarah

        meninas o meu a 5 ta com isso tbm me lasquei.

  23. Avatar de ANTONIO TORRES
    ANTONIO TORRES

    como tirar o meu A5 do modo de segurança? n consigo mesmo clicando na aba de notificação.

  24. Avatar de Sandra
    Sandra

    Se eu desligar meu celular e aperta no botão de volume meus aplicativo vão desinstalar todos que eu baixei?

  25. Avatar de Bruna
    Bruna

    No meu caso quem puder me ajudar agradeço tô desesperada, minha afilhada ativo o modo de seguranca, pra desativar é só reiniciar o celular certo. O porém q já fiz isso várias vezes já até formatei meu celular mais nao consigo desativar esse modo. O que posso fazer?

  26. Avatar de Mayara
    Mayara

    Eu tem já reiniciei nem sei quantas vezes já reset e nada tô desesperada sem whats e sem face

  27. Avatar de Mónico dos Santos
    Mónico dos Santos

    pessoal, como posso desativar modo de segurança causado por mudança do touch screen

  28. Avatar de Erlon
    Erlon

    Já fiz até restauração de fábrica, mas meu A 5 nao sai do modo seguro.

  29. Avatar de Viviane
    Viviane

    Samsung s3 tbm não estou conseguindo

  30. Avatar de Netto
    Netto

    Eu tava mexendo no Zap de boa, derrepente o meu cllr travou e tive q desligar o cllr e quando liguei de nv aí entt apareceu o Modo Seguro no meu Galaxy A5! Keria q alguém me ajudasse, já estou com 4 dias sem mexer no WhatsApp. Poxa é tão ruim quando acontece isso.

  31. Avatar de Ismael Carlos
    Ismael Carlos

    Meu galaxy a5 estragou o volume como tirar do modo segurança

  32. Avatar de mxhzbkb
    mxhzbkb

    Nao consigo tirar o meu galaxy grand neo do modo de segurança

  33. Avatar de Beatriz
    Beatriz

    Não consigo desativar o modo segurança do meu samsung galaxy A3 como faço?