Dica: Remover o Skype da barra de tarefas

12 Comentários

A barra de tarefas do Windows passou a ser quase o centro do nosso sistema operativo. Apesar de podermos colocar atalhos, documentos e tudo o que precisamos no Ambiente de Trabalho é ai que, de forma simples e arrumada, podemos colocar as aplicações que mais utilizamos e associar também ficheiros por elas utilizados.

A pequena dica que vamos deixar hoje vai ajudar-vos a manter a barra de tarefas um pouco mais limpa. Vamos remover o Skype dela sempre que este não esteja a fazer falta, ou seja, quando não estiverem com sessão iniciada.


Já vos apresentamos várias dicas para conseguirem remover aplicações que por norma não deveriam estar visíveis, enviando-as para a Área de Notificação. Por norma recorre-se ao artefacto de colocar as aplicações a correr em modo Vista ou XP.

Mas desta vez, e recorrendo apenas à alteração de uma parâmetro da configuração, o Skype vai ficar residente na barra de tarefas, mas apenas quando estiver  a ser utilizado. Ou seja, sempre que estiverem com sessão iniciada. Nas alturas em que o Skype estiver inactivo é enviado para a Área de Notificação.

Para iniciarem esta alteração devem então ter o Skype lançado e funcional. Depois, na sua interface principal, acedem ao menu Ferramentas e escolhem a opção Opções.

Ao fazerem isso será aberta a janela de configurações do Skype. Ai dentro devem navegar para o separador Definições Avançadas. Uma das opções presentes e que deverá estar seleccionada é “Manter o Skype na barra de tarefas durante a sessão“.

Devem retirar a selecção da caixa correspondente e carregarem no botão Guardar para aplicarem a alteração da configuração.

Para testarem se a operação realizada teve sucesso devem colocar-se na janela principal do Skype e fecharem a aplicação. Se tudo correr como previsto o ícone do Skype que estava a ocupar espaço na barra de tarefas deverá ter desaparecido.

Mas e para onde foi ele? Simples, está na Área de Notificação, mas provavelmente não o conseguem ver. E para o colocarem visível devem aceder à zona de personalização da Área de Notificação e indicarem que para o Skype devem apenas ser mostradas as notificações.

Se preferirem podem sempre chamar o Skype pelo Menu Iniciar que ele vai estar com sessão activa. E caso alguém inicie uma conversação convosco a janela correspondente será colocada em primeiro plano no vosso Ambiente de Trabalho.

Com esta pequena dica conseguem libertar um pouco mais de espaço na vossa barra de tarefas e contrariar uma opção um pouco intrusiva que o Skype colocou nas suas últimas versões.

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nilton
    Nilton

    Por acaso já conhecia o truque… Muito bom!!!

  2. Avatar de Paulo Brinca

    A dica apresentada para o messenger serve para o skype (alterar a execução para modo compatível com Windows Vista).

    Mas é bom saber que se pode contar com alternativas…

    1. Avatar de Filipe Silva
      Filipe Silva

      Exacto, no MSN tem mesmo de ser assim. Estranhamente, ás vezes, essa configuração sai e lá volta o MSN à barra de Iniciar. Penso que motivo esteja relacionado com as actualizações do MSN. Tenho que reparar nesse pormenor.

      Filipe Silva

      1. Avatar de 3runinhO
        3runinhO

        Filipe Silva

        o msn volta à barra de tarefas quando há actualizaçoes.

        A mim acontecia quando instalava o msgplus tinha de voltar a colocar a executar em modo de compatibilidade 😉

        abraço

  3. Avatar de Ftd
    Ftd

    Off-topic… um bocado abusador xD

    Alguém arranja algum patch para jogar Halo CE online? (Sim, o primeiro Halo xD) Agora com a versão 1.09 está complicado arranjar alguma coisa -.-

  4. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Então e se essa opção (Manter o Skype na barra de tarefas durante a sessão) não estiver lá?! Como se resolve? Sim, tenho a última versão…

  5. Avatar de Lucas Costa
    Lucas Costa

    @Alexandre

    Clique com o botão direito no ícone do Skype – Propriedades – aba Compatibilidade – marque “Exec. este prog. em modo de compatibilidade para:” – escolha o Windows XP ou Vista.

    Isso deve fazer o truque.

    E excelente dica! Precisava dela desde que actualizei o Skype.

  6. Avatar de DENNIS
    DENNIS

    OBRIGADO PELO POST!!!

  7. Avatar de Sérgio Silvestre
    Sérgio Silvestre

    grande dica, andava à luta com este icone há imenso tempo.
    Abraços

  8. Avatar de Hudson
    Hudson

    Legal excelente dica!!1 tentei procurar no menu mas não tinha encontrado esta opção!!!

    ante disto tentei o modo de compatibilidade mas dava erro no skype logo apos ser executado!!

    Win7 x64

  9. Avatar de Vinicius
    Vinicius

    Obrigado. Me ajudou muito0o0o!

  10. Avatar de Emmanuelly
    Emmanuelly

    Dica excelente, funcionou belezinha. Obrigada!!!1