Dica: Quer remover o novo Edge da Microsoft do Windows 10? Siga estes 2 passos

41 Comentários

A Microsoft tem um novo browser, baseado no Chromium, há algum tempo. O Edge tem estado a ser desenvolvido e testado, com as versões finais a poderem ser já testadas em vários sistemas operativos.

Se até agora era sobretudo facultativo, a Microsoft passou a instalar esta nova proposta de forma ativa, muitas vezes sem autorização dos utilizadores. Felizmente existe uma forma simples de remover este browser e ter de volta a versão anterior.

Edge Windows 10 browser Microsoft remover

Apesar de ser um browser já com provas dadas no Windows 10 e com desempenho até acima do normal, nem todos querem o novo Edge presente. Preferem a versão anterior, por várias razões, entre elas a privacidade que está supostamente agora mais exposta.

Como nem sempre é simples ou até possível remover este novo browser, a Microsoft deu ao utilizadores uma forma de o fazer. Basta executar 2 comandos numa janela de DOS ou PowerShell e rapidamente este browser é removido.

Edge Windows 10 browser Microsoft remover

O processo inicia-se com o abrir de uma janela de DOS ou PowerShell com permissões de administrador. Aqui dentro devem colar o comando abaixo.

cd "C:\Program Files (x86)\Microsoft\Edge\Application\83.0.478.58\Installer"

Após isso devem carregar em Enter e vão navegar para a pasta indicada, onde está o instalador do Chrome no Windows 10.

Edge Windows 10 browser Microsoft remover

Uma vez nesta área, ainda que pelo Terminal, devem executar o comando que vai remover o Edge do Windows 10. Devem por isso colar o comando abaixo no Terminal.

.\setup.exe --uninstall --system-level --verbose-logging --force-uninstall

No final vão ter removido a nova versão do browser da Microsoft, voltando a estar instalada a versão anterior. Este não irá voltar e caso pretendam tê-lo de volta devem fazer a instalação manual do mesmo, obtendo-o do site da Microsoft.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de o coiso
    o coiso

    Já agora expliquem como se remove o google chrome e o firefox do windows 10.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Obrigado por esse comentário lindo e agradável, mas vou remover o Edge. Continua a espumar ódio.

      Já vou remover o Edge agora mesmo.

      1. Avatar de o coiso
        o coiso

        Bem foi uma pergunta inocente. Mas parece que tem aqui pessoal que não gosta de brincar.

    2. Avatar de mrProGamer
      mrProGamer

      Vais ao painel do controlo (Win+R e digitas “control”) -> Clicar no “Desinstalar um programa” na parte “Programas” -> Clicas no Google Chrome ou Firefox e de seguida, clicas no “Desinstalar” e segue as instruções para que esse software seja desinstalado.

      1. Avatar de o coiso
        o coiso

        Obrigado.

    3. Avatar de Douglas Charles Cunha
      Douglas Charles Cunha

      Eu já removi os dois. Sinceramente, depois do Vivaldi os outros se tornaram lixo.

    4. Avatar de Diogo Rodrigues
      Diogo Rodrigues

      Mesmo Spoky também vou remover agora mesmo, e manter o melhor navegador privacidade Firefox

  2. Avatar de Crow-
    Crow-

    Embora possível não é recomendado.
    O Edge veio substituir o Edge Legacy, o que significa que a partir de agora a Microsoft só vai lançar security fixes para o Edge Legacy (à semelhança do que acontece com o IE11), todo o novo desenvolvimento será focado no novo Edge.
    Para além disso muitos sites e web apps vão descontinuar o suporte ao Edge Legacy.

  3. Avatar de José António
    José António

    Remover o melhor ?

    1. Avatar de Douglas Charles Cunha
      Douglas Charles Cunha

      Apenas melhor que o Chrome e só.

      1. Avatar de aclopes50
        aclopes50

        Peço desculpa mas o Chrome está alguns pontos acima de qualquer browser que por aí anda. Está é a minha experiência sobre browsers. Provêm-me o contrário!

        1. Avatar de Alo
          Alo

          Então a tua experiência é que não testas browsers há uns 5 anos. Atualmente existem melhores browsers que o Chrome.

        2. Avatar de Douglas Charles Cunha
          Douglas Charles Cunha

          O melhor hoje é sem dúvida alguma o Vivaldi.

        3. Avatar de Douglas Charles Cunha
          Douglas Charles Cunha

          Certamente o último que testou foi o Explorer 6

  4. Avatar de ricardo
    ricardo

    Boa informação, no entanto devemos dar uma oportunidade ao EDGE.

    Já só utilizo o EDGE.

  5. Avatar de Fulano
    Fulano

    Porque haveria eu de querer remover o melhor browser da actualidade?

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Based on Chrome ROFL*

      1. Avatar de Crow-
        Crow-

        Based on Chromium, not Chrome.

        1. Avatar de Douglas Charles Cunha
          Douglas Charles Cunha

          Pois é, o povo não entende a diferença.

          1. Avatar de Vitor Afonso
            Vitor Afonso

            Quem é o “dono” do Chromium????

          2. Avatar de Crow-
            Crow-

            O Chromium não tem “dono”, é da comunidade sendo um projeto open source. O facto da Google ter criado o projeto e ser um dos principais contribuidores, não faz deles dono. A Google é apenas dona do Chrome, que esse sim é closed source mas freeware. Tens várias empresas a contribuir para o source code do Chromium como a Microsoft, Opera, Yandex, Cannonical (Ubuntu), etc., para além dos developers singulares.

    2. Avatar de Douglas Charles Cunha
      Douglas Charles Cunha

      Melhor só entre os dois. Nenhum é melhor que o Vivaldi.

  6. Avatar de Jota
    Jota

    Deviam era meter aqui dica de como remover e não deixar voltar a instalar o Chrome no Windows! Sim porque mesmo sem as pessoas quererem ou darem por isso, ele é instalado no Windows, porque ele vem “agarrado” a centenas de aplicações que os utilizadores vão instalando no Windows, e mesmo sem querer, o Chrome é instalado juntamente com esses programas! Isso sim, eram um dica útil!

  7. Avatar de omemvenus uprivado
    omemvenus uprivado

    A Internet foi desenvolvida como uma ferramenta de espionagem O resto é conversa

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Porque é que alguém faria isso? Porque já tem o Chrome e não precisa? L.O.L.

  9. Avatar de Rick
    Rick

    Frescura. A empresa investe muita grana pra lançar uma ferramenta boa e o povo só quer saber como desinstalar. O sistema operacional é da Microsoft, ela tem todo o direito de instalar o navegador dela.

    Não vejo matéria do tipo “Apple lança atualização do Safari sem solicitar permissão do usuário. Saiba como remover”

    1. Avatar de JorgeSilva
      JorgeSilva

      O SO é da Microsoft ?? então porque ela cobra pela licensa ?
      Eu paguei pelo PC.
      Paguei pela licensa do Windows.
      Quero ter o direito de escolher usar o Aplicativo “A”, “B” ou “C” seja ele melhor ou piror.
      A Microsoft insiste em empurrar guela a baixo o que eles querem.
      Hoje 06/2022 nem um tutorial de como remover o Microsoft Edge funciona.

  10. Avatar de OS
    OS

    Faço comentários a dizer a verdade do copianço que voçes fazem doutros sítios de internet e reproduzem aqui e apagam?
    Deviam ter mais respeito por quem vos dá alguma audiência
    Que tristes que voçes estão a ficar
    São como dizem em inglês: COPY & PASTE

  11. Avatar de aclopes50
    aclopes50

    Já usei e testei vários browsers mas o Chrome tem evoluído de tal forma que, para mim, bate todos os outros uns pontos acima, nem me dou ao trabalho de novos testes, volto sempre ao Chrome.
    Sou maluco!!!

  12. Avatar de FERNANDO MARQUES MARTINI
    FERNANDO MARQUES MARTINI

    mas ta melhor que o google chromme porque eu iria removel ele

  13. Avatar de fim do mundo
    fim do mundo

    Quando é que fazem um topico a ensinar como remover bug’s entre a cadeira e o monitor??

  14. Avatar de António
    António

    A luta entre o Edge e o Chrome!! As pessoas têm de acreditar em alguma coisa, mesmo que seja uma ilusão. Chrome on Chromium e Edge on Chromium são a mesmíssima coisa! Firefox, tum tudo o que estes dois têm e mais alguma coisa: mais seguro, mais completo e mais rápido!

    1. Avatar de Diogo Rodrigues
      Diogo Rodrigues

      Concordo Contigo Antonio, sem duvida melhor da privacidade!

    2. Avatar de Alo
      Alo

      Firefox está parado no tempo. Firefox era bom na epoca do Firefox 3

    3. Avatar de Crow-
      Crow-

      Só lhe falta os utilizadores lol

  15. Avatar de António
    António

    Chrome trava e gera erro misterioso para alguns usuários
    09/07/2020 às 10:30
    1 min de leitura
    Porquê é que estas notícias não são publicadas aqui?

  16. Avatar de Tiago oliveira
    Tiago oliveira

    Eu até removia o Google Chrome porque não gosto dele mas sou muito agarrado ao sistema da google e tenho as palavras passe guardadas senão mudava já na hora para j vivaldi

    1. Avatar de Vitor Afonso
  17. Avatar de João Leite
    João Leite

    Será que sou o único que uso o Brave?

  18. Avatar de Miguel
    Miguel

    Agora o caminho é
    “C:\Program Files (x86)\Microsoft\Edge\Application\89.0.774.68\Installer”
    Pelo menos no meu pc