Dica: Quer poupar bateria e dados no Android? Basta desligar esta simples opção

11 Comentários

Todos os utilizadores de smartphones, em especial os do Android, procuram manter os seus equipamentos com o máximo de bateria e até poupar dados. Estes 2 elementos podem não parecer estar relacionados, mas na verdade com uma simples opção, conseguem ganhar bateria e poupar no acesso à Internet.

Android bateria dados poupar smartphone

O seu Android dá-lhe todo o controlo

O Android tem um conjunto de opções acessíveis que permitem um grau de personalização e configuração muito elevado. Se bem exploradas, permitem libertar este sistema de muitos problemas e tê-lo a funcionar de forma mais fluída e até mais rápido.

Outro campo em que esta personalização funciona é na poupança de recursos, algo que todos querem. Um exemplo é a forma de poupar bateria e dados, ao desligar uma simples opção. Esta procura ter o acesso à Internet sempre ativo, algo que nem sempre é necessário.

Poupar dados e bateria é muito simples

O primeiro passo a dar neste campo é o ativar das opções e programador. Este é um passo que já explicámos várias vezes e que podem ver aqui. O passo seguinte é aceder a estas opções de programador, algo que estará nas definições do Android e que depende da marca do smartphone.

Uma vez dentro das opções de programador bastará procurarem por uma simples opção na lista. Chamada “sempre manter os dados móveis ligados”, esta deverá estar ativa, devendo por isso ser desligada, ficando assim desse momento em diante.

Não vai notar o negativo desta mudança

O que irá acontecer é que desse momento em diante, o Android não irá manter ativa de forma permanente a ligação de dados ao operador. Esta funciona para poder alternar entre o Wi-Fi e não perder a ligação à Internet por alguns momentos.

Com esta mudança, e porque os dados vão ser desligados, o Android vai conseguir poupar bateria e até dados, por não vai ser uma ligação permanente. Em contrapartida, e de forma momentânea, a ligação à Internet poderá ficar mais lenta, enquanto a ligação é reestabelecida.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Até pode resolver na poupança de bateria, mas prejudica na comunicação, penso eu, que para muitos não é conveniente perder esta função

  2. Avatar de kendimen.c
    kendimen.c

    Boa dica!

  3. Avatar de Rúben
    Rúben

    Isto não poderá interferir com a localização do aparelho e impedir a entrega de um email, mensagem e notificação de calendário?

    1. Avatar de Vander
      Vander

      Então mas se estás em casa ligado ao wifi não precisas de ter os dados móveis ligados. Não prejudica as comunicações em nada. E se saires à rua e ficares fora do alcançe do teu wifi demora apenas uns poucos segundos a ligar aos dados móveis. Nada mais.

    2. Avatar de Mirtha
      Mirtha

      Acho que sim, mas como não experimentei (nem quero) não sei bem. Faz sentido as afirmações.

  4. Avatar de 652mga
    652mga

    Tudo depende da utilização que se dá ao aparelho… eu tenho 3 dias garantidos no meu velho Asus (já tem 5 anos) sem nenhuma destas opções. É tão “velho” que, entretanto, já comprei um outro smartphone, pois acho que ele acabará por morrer de um dia para o outro, apesar de continuar a “responder” às minhas necessidades de forma normal.

  5. Avatar de Eu
    Eu

    Prefiro ter as opções a funcionar e trazer no bolso um powerbank ou carregador rápido.

  6. Avatar de Homar
    Homar

    Nos dias que correm com dependência total de dados em mobilidade, esta opção nem sequer pode ser equacionada, era um fartote, quando grande parte do uso das comunicações no dia a dia depende do uso de dados.

    Não se pode ter tudo ou mais autonomia ou estar 100% comunicável.

    esta opção é boa para quem usa pouco ou mesmo nada o smartphone, mas para isso não tem um smartphone tem um dumbphone só para chamadas e sms…

  7. Avatar de Ru
    Ru

    É daqueles tweaks que uso há anos.
    Apenas garante que quando se está em wifi, os dados móveis não são usados. Mal me afasto o suficiente para perder a ligação wifi, os dados móveis ligam num segundo.
    Quem não quiser que não use assim. Eu uso e recomendo.

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Não há uma opção para desactivar e activar o WiFi automaticamente quando se está fora e quando se está ao alcance de uma rede WiFi que está guardada no telemóvel?
    Tenho a ideia que no meu antigo Xperia o WiFi se desligava automaticamente e quando estava ao alcance de uma rede conhecida, que se ligava.
    No Xiaomi que tenho não consigo encontrar esta opção.

  9. Avatar de Manuel
    Manuel

    Mas ao desligar essa opção quando for desligar opções de programador a opção se liga novamente?