Dica: Quanto tempo demora a BIOS a arrancar? O Windows 10 tem essa informação

14 Comentários

Todos querem ter o computador mais rápido e que consegue dar o melhor com o mínimo de recursos. Esta é uma corrida constante e que nem sempre consegue bons resultados. Essencial neste processo é ter as ferramentas certas.

Para além de medir a velocidade de arranque do Windows 10, importa sobretudo contabilizar o tempo de outros componentes. Um deles, a BIOS, é normalmente esquecido. O que poucos sabem é que o sistema também tem acesso a este tempo.

BIOS Windows 10 arrancar Microsoft tempo

Informação útil para o Windows 10

Todos os que controlam os tempos de execução e arranque do Windows por norma deixam um valor por contabilizar. Este importa para saber o tempo que o sistema leva a arrancar na sua totalidade, desde o momento em que carregamos no botão de iniciar.

A Microsoft complementou o seu sistema e dá ao utilizador informação certamente útil em locais que provavelmente não eram esperados. Entre estes está o tempo de arranque da BIOS, que está localizado no Gestor de Tarefas.

BIOS Windows 10 arrancar Microsoft tempo

Saiba o tempo que leva a BIOS a arrancar

Após abrirem este gestor de processos do Windows 10, devem verificar que existem vários separadores no topo da sua janela. O que devem usar chama-se Arranque e concentra a informação sobre o início do Windows.

Aqui dentro, como já mostrámos, estão principalmente as aplicações que vão ser iniciadas com o arranque do Windows 10. Para além desta informação, a Microsoft deu-lhe igualmente uma informação adicional extremamente útil. Falamos do tempo de arranque da BIOS.

Informação útil que a Microsoft recolhe

Este valor está no canto superior direito da interface, com o valor “Última data/hora da BIOS”. O tempo que estiver aqui será o valor que procuram. Poderá e deverá ser somado ao valor de arranque do Windows 10. Caso o valor surja em branco, isto significa contudo que a BIOS não fornece esta informação.

Mais uma vez inegavelmente fica provado que a Microsoft dá aos seus sistemas a informação necessária para os utilizadores fazerem a sua gestão. Esta está espalhada pelas interfaces, nos locais onde é necessária e útil.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    bom dia , por falar em bios …tenho um problema e gostava que alguém me desse uma ajuda. Ontem a noite quando estava a ligar o meu portátil asus g74 sx a luz foi abaixo… depois disso ligou mas so deu ecrã preto. Fiz uma pesquisa e fiz o hard reset na cmos mas continua igual,o que posso fazer?

    1. Avatar de Fernando Neto
      Fernando Neto

      Veja se tem o cursor no canto superior esquerdo

      1. Avatar de Luís silva
        Luís silva

        O PC não arranca,o ecrã fica preto…

        1. Avatar de Zezé
          Zezé

          Veja se consegue ir à BIOS. Se conseguir veja se a mesma consegue identificar o disco.

          1. Avatar de Thiago Salvatico
            Thiago Salvatico

            Remove a bateria e segure o botão de ligar/desligar o laptop por 30 segundos. Devolva a bateria e liguei normalmente. =D

    2. Avatar de Li70
      Li70

      Desligue o pc da corrente, tire a pilha da Mboard espere 60sg, meta a pilha de volta e ligue o pc.

      1. Avatar de Li70
        Li70

        portatil sorry:
        Pilha/batteria se for possivel remover, se nao, mantenha o dedo no power por 10 segundos (ate desligar por completo) e volte a ligar, se estiver fora de garantia, é abri-lo (se tiver alguma experiencia) e desligar o connector da batteria para o mesmo effeito.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Para um Plex media center acham que nuc, Nvidia shield, raspberri pi 4 ou Nas e a melhor solução? A tv já tem Plex client logo um nas a partilhar poderia ser suficiente

  3. Avatar de Mendes
    Mendes

    Conforme a motherboard (ver manual) , tirar a pilha, mudar os jumpers e aguardar 20 segundos. Voltar a colocar os jumpers na posição inicial, colocar a pilha. Depois abrir a bios e configurar tudo.
    Existem boards sem jumper no cmos assim sendo encontrar um jumper
    (mesmo de um HDD ide e coloca-lo no primeiro pin do cmos (20 segundos)
    retira-lo e proceder como descrito no primeiro paragrafo.
    Espero que resulte.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Isso era tudo muito bonito se fosse num PC…

  4. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Diz-se o BIOS

    1. Avatar de José Gaspar
      José Gaspar

      Afinal BIOS é macho ou fémea ? 😀

      1. Avatar de BlackFerdyPT
        BlackFerdyPT

        Palavra masculina.

        BIOS quer dizer, em português, “Sistema Básico de Entrada/Saída”.

        Por isso, deve-se dizer “o” BIOS.

  5. Avatar de Sardinha enlatada
    Sardinha enlatada

    Se o ecra fica preto nao sera que a placa grafica foi a vida ?