Dica: Proteja o seu Mac tornando-o invisível na Internet

30 Comentários

A aplicação de regras de segurança dos sistemas operativos é cada vez mais uma necessidade. É a forma dos utilizadores se protegerem e de garantirem que os seus dados estão seguros e as suas máquinas protegidas.

O OSX tem um conjunto alargado de ferramentas de segurança disponíveis e uma delas garante a total invisibilidade na Internet. Aprenda a activá-la e a sentir-se mais seguro.

osx_fw_0

Uma boa firewall, activa e plenamente funcional, é dos primeiros passos lógicos para que um sistema operativo esteja protegido e os utilizadores se possam sentir seguros.

Mas mesmo com toda esta segurança já nativa, a Apple tem um modo adicional na sua firewall que pode garantir uma segurança ainda maior aos utilizadores, tornando os Mac incógnitos na Internet e indetectáveis. Este modo garante que não existe qualquer resposta do sistema operativo a pedidos que venham da Internet, mantendo-se assim incógnito.

O modo Stealth está presente no OSX e em poucos cliques qualquer um o pode ter em utilização.Veja como o pode fazer.

Como activar o modo Stealth na firewall do OSX

Sendo esta uma opção associada à firewall do OSX, devem começar por aceder às Definições do sistema e aí dentro encontrar a opção Segurança e privacidade.

osx_fw_1

Dentro das definições associadas à segurança devem escolher o separador Firewall e garantir que a mesma está activa. É também provável que tenham de desbloquear a possibilidade de realizar alterações. Isto faz-se clicando no cadeado que está no canto inferior esquerdo da janela e depois, quando pedido, colocando a password.

A opção que procuram para avançar neste processo é a Opções da firewall. Cliquem-lhe e acedam às definições avançadas desta.

osx_fw_2

Nesta nova janela que irá ser aberta terá acesso a todas as definições extra da firewall, podendo ajustá-la para as necessidades da ligação e das aplicações instaladas.

O que procuram está no final, com o nome Activar modo stealth. Seleccionem a opção e de imediato o vosso Mac passa a estar incognito, sem responder a qualquer pedido externo que surja.

osx_fw_3

Sempre que se sentirem inseguros, quer seja por estarem numa rede pública ou numa rede que não controlam podem activar este modo furtivo, que o mantém isolado e escondido na Internet.

Se preferirem podem também mantê-lo sempre activo, mas isso pode em alguns casos pontuais trazer problemas. Usem-no de forma controlada e acima de tudo para se protegerem.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Eu uso o Stealth Mode desde o primeiro dia que eu comprei meu mac.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Tal como eu.

  2. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Existe um modo semelhante para Windows?

    1. Avatar de Crow
      Crow

      Existe sim mas apenas para o Windows XP e Vista, desde o Windows 7 que os sistemas Windows vêm configurados assim por defeito.

      1. Avatar de worC
        worC

        Se vem com defeito não quero :p

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          O único defeito do Windows é não ter uma maçã. Se tivesse podiam duplicar o preço e ter metade das funções que não havia problema.

          1. Avatar de Sines
            Sines

            O SO que não duplicava mas quintuplicava o valor em relação ao OS X era precisamente o Windows… Eu nunca paguem mais que 10 euros por um OS X original… Já Windows nunca paguem menos de 200.
            Boa oportunidade para estares calado.

          2. Avatar de Pedro Nunes
            Pedro Nunes

            Todas as atualizacoes do macOS são gratuitas… Não percebi essa…

      2. Avatar de Vlad
        Vlad

        O Windows Vista também já traz o stealth mode activo por defeito.

  3. Avatar de Josefa
    1. Avatar de JBM
      JBM

      O VPN apenas ajuda a esconder o teu IP dos servidores que acedes via VPN (e encripta a informação trocada), mas o computador continua ligado à rede fora da VPN permitindo ser analisado por outros computadores – há quem se dedique a analisar IPs aleatoriamente.

  4. Avatar de Rui Leao
    Rui Leao

    Este processo nao deixa o computador (internet) mais lento, quando ativo?

    1. Avatar de Balmer
      Balmer

      Não. Não deveria pelo menos.
      A única coisa que faz é que quando há pedidos ICMP (Normal ping por exemplo), o computador ignora-os não respondendo a eles. Claro, se tivesses milhares de pedidos constantemente a cair, talvez houvesse impacto, mas com tantos pedidos na rede possivelmente já começavas a ter outros problemas em outros sitios.

      No entanto não esquecer que podes ter algumas aplicações e situações onde comandos ICMP são utilizados. O computador assim vai recusar responder a eles podendo dar alguns erros quando a usar aplicações através da rede.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Não.

      Em princípio não faz diferença nenhuma, porque exceto os vários scanners que andam por essa net fora, ninguém anda a mandar-te pings.

      E fazendo diferença, até fica mais rápido, porque obviamente ignorar um ping é mais rápido que responder-lhe.

  5. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    lol um mosquito a parar um camião

    1. Avatar de PAL
      PAL

      Um mosquito não faz nada.. vários (neste caso em particular inumeros hahah) podem fazer a diferença

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    O artigo esta mesmo mal feito, explicam como colocar o visto mas não explicam o mais importante.

    – Como funciona!

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Google ?

      1. Avatar de PAL
        PAL

        Se fosse pra usar o google pra que serviria sites como o pplware?

    2. Avatar de Pedro Simões

      Saltaste essa parte…
      “Este modo garante que não existe qualquer resposta do sistema operativo a pedidos que venham da Internet, mantendo-se assim incógnito.”

    3. Avatar de Crow
      Crow

      Teoria:
      Basicamente quando activamos o modo stealth a firewall fica definida para bloquear a recepção de “pings” ICMP e tentativas de conexão TCP ou de rede UDP fechada.
      Na teoria o modo invisível faz com que seja menos provável que o seu endereço de IP seja alvo de ataque de hackers , pois eles não ficarão com a certeza de existir uma máquina conectada ao endereço que estão atacando.

      Prática:
      As velocidades de conexão e o poder de computação que estão disponíveis nos nossos dias aliados ao facto de que tantos endereços serem stealth fazem com que os hackers continuem a tentar atacar determinadas portas de um endereço mesmo que não tenham a certeza que o mesmo está conectado.

    4. Avatar de Vítor M.

      Miguel, está lá o mais importante e, acima de tudo, como se activa. Depois o que não se percebe é o teu comentário! Tu não percebeste ou não quiseste perceber?

      Se não percebeste, nós podemos voltar a explicar, se não quiseste perceber, isso é diferente, até porque se não fosse má vontade e porque que tem um Mac com OS X facilmente percebe o que está a ver e se não percebe tem os “Pontos de interrogação” que o ajudam, como já em artigos passados explicamos, ficaria a saber.

      Está tão simples a explicação que…

    1. Avatar de Vítor M.

      Nem precisas, no OS X diz lá ao pé de cada opção o que quer dizer: Em “Opções da firewall”, selecione para impedir que o Mac responda a pedidos de sonda que podem ser utilizados para revelar a sua existência. O Mac continua a responder a pedidos de aplicações autorizadas, mas pedidos não autorizados como ICMP (ping), não obtêm resposta.

      Está tudo no OS X, 😀 é tão fácil, alias, já no passado falamos sobre isso 😉

  7. Avatar de Calheiros
    Calheiros

    Digam-me só uma coisa, isto, para quem usa tracker privados, não pode vir a criar problemas para contabilização de estatísticas associadas a cada utilizador?

  8. Avatar de skylle
    skylle

    Desativar ICMP (um protocolo que apenas envia e recebe cabeçalhos quando o sistema esta ligado em rede) vai tornar-te NINJA?!? 😀 Eu tenho uma solução
    nmap -SA 192.168.1.0/24

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    E deixar de mostrar ao mundo que se tem um apple? Pplware endoideceu…

  10. Avatar de EC
    EC

    Utilizo o Little Snitch Network que é uma ferramenta firewall extremamente eficaz e fácil de gerir.

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eh, isto é um bocadinho desnecessário, porque se o pessoal liga à net através dum router, e o pessoal todo que tem Meos, Vodafones, Noses, ou algo do género é o que faz, uma das funções básicas do router é precisamente esconder da net os computadores que lhes estão ligados.

    Isto só é importante, diria mesmo vital, para quem liga à net por cenas do génro Meo Wifi, não para esconder o computador dos ácaros na net, porque o router do Meo WiFi trata disso, mas dos ácaros que também estejam ligados ao mesmo router. Não é por acaso, como já foi dito acima, que isso já vem ativado de origem no Windows, desde o Windows Vista (e provavelmente até bem antes disso, desde do SP2 do XP).

  12. Avatar de Tico
    Tico

    Existe alguma opção semelhante para linux?