Dica: Pesquisar na Internet pelo Menu Iniciar

20 Comentários

O Windows tem muitas opções escondidas. Algumas menos úteis e outras muito úteis. De tal forma úteis que não se compreende que não venham activas e disponíveis desde o primeiro momento.

Exemplo disso é a dica que vos trago hoje. Sabiam que com meia dúzia de cliques podem usar a vossa barra de tarefas para efectuar pesquisas na Internet? E a sua activação é extremamente simples.

Ao activarem esta funcionalidade podem colocar texto na caixa de pesquisa que habitualmente usam para pesquisar conteúdos e a partir dai lançarem o vosso browser com a pesquisa que pretendem no vosso motor de pesquisa de eleição.


A opção está presente e apenas necessita de indicação para ser activada. E é tão simples como aceder ao Editor de Politicas Grupo Local e activar a politica certa.

Esta dica aplica-se ao Windows SP, Vista e 7 pelo que de certeza que a pode usar.

Mas vamos então explicar em detalhe como activar esta dica. Em primeiro lugar devem lançar o Editor de Politicas Grupo Local. Para isso carreguem no botão Iniciar e na caixa de pesquisa coloquem gpedit.msc. Carreguem agora no Enter.

Ao executarem esse comando será aberta uma nova janela. Essa janela é o Editor de Politicas de Grupo Local. Ai dentro devem procurar na coluna esquerda por Configurações do Utilizador, depois por Modelos Administrativos e finalmente por Menu Iniciar e Barra de Tarefas. Seleccionem este último.

Na metade direita serão apresentadas os itens referentes a essa entrada. Procurem por Adicionar ligação Procurar na Internet ao Menu Adicionar. Deverá ser a primeira.

Façam então duplo clique nessa entrada. Vai ser aberta uma nova janela. É aqui que vamos activar a opção que pretendemos. Basta que cliquem com o rato em Activado e está feito. Carregue  no botão OK e feche a janela do Editor de Politicas de Grupo Local.

E pronto. Agora só têm de abrir novamente o menu Iniciar colocar na caixa de pesquisa o que pretendem procurar. Se repararem passa a haver uma entrada adicional e que tem o símbolo do vosso browser pré-definido e o texto Procurar na Internet. Cerreguem nessa opção e vejam o browser a abrir-se e a ser apontado para o motor de pesquisa que têm definido.

Caso pretendam mudar o motor de pesquisa a usar só têm de o fazer no browser e o SO assume essa alteração. A mudança de browser efectua-se de forma idêntica. Alterem o browser padrão e está feito.

Tal como foi dito acima esta dica funciona para o Windows XP, Vista e 7, e nas versões Professional, Enterprise e Ultimate. Caso a vossa versão não seja esta, ou pretendam usar um método mais rápido e menos “gráfico” podem colocar o texto abaixo num ficheiro com extensão .reg e aplicarem-no com um duplo clique.

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_CURRENT_USER\Software\Policies\Microsoft\Windows\Explorer]
"AddSearchInternetLinkInStartMenu"=dword:00000001

E pensem um pouco, esta funcionalidade deveria estar ou não activa desde a instalação do sistema operativo? Boas pesquisas a partir do vosso menu Iniciar.

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alguém Interessado
    Alguém Interessado

    Penso que onde dizes “Esta dica aplica-se ao Windows SP, Vista e 7 pelo que de certeza que a pode usar..”, deve ser Windows XP…

    Penso que será melhor corrigir. ( podes apagar este comentário sem problemas!)

    Continuação de bom trabalho

  2. Avatar de zéé
    zéé

    grande dica! já está a trabalhar por estes lados! 😀

  3. Avatar de NYyankee
    NYyankee

    No meu Vista Business não necessitei de activar já vinha activo, e nem sequer está lá essa opção no Editor de política de grupo local.

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Coisas da MS ou do teu fabricante OEM… No Ultimate não está activado de origem, acho estranho mas quem tiver explicação que diga!

    2. Avatar de softclean

      Também no meu Vista Business já vinha isso activado. Embora se revele útil, nunca usei, porque tenho o browser quase sempre aberto.

  4. Avatar de HS
    HS

    Já o Vista permitia ‘Executar’ hiperligações (tecla do windows + R).

    Pessoalmente ter essa feature no barra de inicio não me traria grandes vantagens porque se há programa que tenho sempre ligado é precisamente o browser.

  5. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Mas se o XP não tem a caixa de pesquisa como é que isso funciona lá?

  6. Avatar de Ivo Mota

    Boa dica já funciona aqui

    ——

    Votem por Favor e ajudem-me http://goo.gl/vKPF
    O registo é simples, e depois podem votar todos dias

  7. Avatar de jean
    jean

    Essa dica não se aplica para windows XP, pois não encontrei essa opção no gpedit e no registro.

  8. Avatar de mjmft
    mjmft

    Vão-me desculpar mas tentei fazer no XP. Para já não se vai lá tão directamente como é indicado.
    Como não consegui fazer dessa forma, fiz copy/paste para o notepad, salvei o ficheiro com a extensão .reg, adicionei ao registro e ficou tudo na mesma.

    1. Avatar de mjmft
      mjmft

      Aliás a opção”Procurem por Adicionar ligação Procurar na Internet ao Menu Adicionar” nem sequer aparece.

  9. Avatar de omgwtfbbq
    omgwtfbbq

    Qualquer dia o quick search chega ao nível do Launchy 😛

  10. Avatar de RCS
    RCS

    Boa dica Sempre se pouca um click no browser

  11. Avatar de Tiago Carvalho
    Tiago Carvalho

    Boa dica.

  12. Avatar de Muleta
    Muleta

    espectáculo!!!

  13. Avatar de Nifelhein
    Nifelhein

    Não existe o gpedit na versão home premium, infelizmente.

    1. Avatar de Zznh
      Zznh

      Pois é, infelizmente não dá, mas não deixa de ser uma exelente dica.

  14. Avatar de googler
    googler

    O IE está desactualizado… O Chrome faz tudo isso e mais alguma coisa sem se ter de configurar coisa alguma.

  15. Avatar de Rui
    Rui

    Não funciona no Opera 10.50

  16. Avatar de André Silva
    André Silva

    Realmente faz muito jeito 🙂 Boa dica