Dica: Não usa o 5G no smartphone Android? Saiba como desligar

10 Comentários

Agora que o 5G está finalmente disponível em algumas cidades de Portugal, os utilizadores podem testar esta nova tecnologia de forma gratuita. No entanto, o consumo de dados excessivo poderá levar que muitos não queiram ter acesso a tal ligação.

No Android o controlo é dado totalmente aos utilizadores, o que significa que podem desativar o acesso 5G. Este é um processo simples, veja como fazer.

5G smartphone desligar rede tecnologia

Cada vez mais os smartphones dão aos utilizadores o acesso ao 5G. Este não requer qualquer configuração para estar ativo, pelo menos agora no período de testes que os operadores estão a oferecer. Assim, muitos querem ter o controlo total sobre este acesso, em especial no Android.

Para conseguir desligar o acesso a qualquer rede 5G, os utilizadores do Android só precisam seguir alguns passos simples. Naturalmente que o smartphone tem de ter suporte para 5G e depois ser aberta a app Definições.

Aqui dentro, no caso da MIUI, devem escolher a opção Cartões SIM e redes móveis. No caso de outros fabricantes, devem escolher Ligações ou outra opção similar, que devem procurar para encontrar este acesso às configurações do 5G.

A seguir, devem escolher um dos cartões presentes, para desligar o acesso ao 5G. No caso de outros fabricantes podem escolher a opção Redes móveis, para alterarem as definições do acesso ao operador que fornece o serviço.

É aqui que encontram a opção Tipo de rede preferida, onde encontram várias opções. Associada ao 5G deverá estar ativa por omissão, devendo por isso ser escolhida outra. A recomendada para manter o acesso à Internet com velocidades aceitáveis é a associada ao LTE, mantendo também o 3G.

De imediato o acesso à rede 5G é desativado no Android, ficando a rede 4G a ser a preferida. Mais tarde, é possível reverter esta opção e ativar novamente o acesso a esta rede mais rápida e com uma latência muito menor.

Meo, Vodafone e NOS: Que velocidade nos oferecem os operadores no 5G em Portugal?

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JS
    JS

    E ja Há?
    Ou so em Lisboa?

    1. Avatar de Pedro Simões
      Pedro Simões

      Do que tenho visto, no telefone, já se está a espalhar a outras cidades, mas a uma velocidade muito lenta

      1. Avatar de Ricardo Saraiva
        Ricardo Saraiva

        A NOS já tem uma cobertura 5G bastante considerável, inclusive em zonas rurais / aldeias.

        Da MEO a cobertura ainda é muito diminuta, estranhamente com a modernização da rede móvel ver sites sem 700 MHz n28 é um mau planeamento para quem deseje ter uma boa cobertura indoor, o mesmo se aplica ao 4G na MEO em que a maioria dos sites não tem 800 MHz.

        A NOS com a modernização da rede móvel tem tido os sites com 3xCA e 4xCA com MIMO 4×4 no 4G e n28 + n78 no 5G.

        1. Avatar de DS
          DS

          “Agora que o 5G está finalmente disponível em algumas cidades de Portugal”
          É o que dá serem utilizadores do MEO…

        2. Avatar de Lopes
          Lopes

          Fantástico, aqui está uma bela demonstração de alguém que faz um comentário e não diz rigorosamente nada que se aproveite, pois não percebe nada do assunto…

          Parabéns…

          Nota: para uma próxima antes de vir dar uma de expert, é melhor não comentar, se não quer ser a parodia do dia…

          1. Avatar de DS
            DS

            Caro “Lopes”, lamento que o seu raciocínio não acompanhe a minha escrita.

  2. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    O 5G faz gastar mais dados como (o consumo de dados excessivo)? pensei que era apenas mais rápido, mas pelo que li, gasta mais dados? KB, MB??

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      Sim de facto é verdade, a tecnologia é mais rápida, mas também consome mais dados como era espectável, o problema aqui é que os operadores tem de ajustar os tarifários e os tráfegos, que nas redes moveis são uma anedota, principalmente para quem não tem alternativas.

      Nos dias que correm, já não é kb, é mesmo Mb e Gb em segundos.

      1. Avatar de PAULO SILVA
        PAULO SILVA

        Boas,
        então para ver um video no youtube, um site tipo pplware ou receber emails vou gastar mais dados? gostava de entender o porque, já que se for assim prefiro ficar com o 4G.
        Sabe explicar porque o 5G gasta mais?
        Obrigado

  3. Avatar de Adalberto
    Adalberto

    O 5G gasta exactamente os mesmos dados que o 4G para cumprir a mesma tarefa.
    Só num speedtest onde testa a velocidade obviamente consumirá muito maior fluxo de dados.
    O resto são burros ai a falar do que nem sabem ó que é.