Dica: Inserir screenshots automaticamente no Word 2010

13 Comentários

O Office é uma suite de aplicações conhecidas de todos. Recentemente com a apresentação do Office 2010 foram muitas as novidades introduzidas (comparando com o Office 2007) e que visam simplificar cada vez mais o trabalho do utilizador. Do conjunto de aplicações disponibilizadas pelo Office, considero-me um utilizador exaustivo do Word e Microsoft Outlook. Noutro dia enquanto preparava um relatório, descobri que havia uma nova funcionalidade que simplificava a inserção de screenshots. Vamos verificar como funciona.

word_00

Como todos sabemos, existe uma tecla que nos permite facilmente fazer printscreens (captura de ecrãs).  Além disso, muitas são também as aplicações que já apresentamos aqui no pplware para esse efeito. Pois bem, depois de realizar a captura do ecrã e tendo o Word 2010 aberto, as capturas ficam disponíveis para utilização no documento a produzir.

Para tal, carregue na tecla PrintScreen e depois no Word vá a Insert—>Screenshot. Aí temos disponíveis todos os screenshots que temos vindo a realizar e disponíveis para incluir no documento:

word_02

Outra das novidades, é a possibilidade de capturar zonas do nosso ecrã. Tal acção pode ser invocada na mesma janela, carregando em Screen Clipping

word_03De seguida basta seleccionar que a zona que pretendemos captar para inserir no documento.

Considerações finais

Esta é uma funcionalidade que dá bastante jeito e estando nativa no Word não necessitamos de recorrer a aplicações externas como por exemplo o tradicional paint do Windows.

E vocês, acharam esta funcionalidade importante?

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Nascimento

    Olá Pedro,

    desde já bom post. Já conheço esta ferramenta a alguns meses e uso-a constantemente, pois em situações normais, para não estar a instalar software que permita capturar ecrã fazia um print screen e depois ia ao paint e recortava o que me interessava, o que em muitos casos era trabalhoso assim podemos ter logo na interface do Office algo que nos permite fazer isso em segundo…

    Mais uma vez parabéns pelo post… Cumprimentos…

    1. Avatar de manu
      manu

      basta control+v no word 2007 para colocar screenshots

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    Parece uma boa opção incluída no Word 2010… Se bem percebi e experimentei, então já não necessitamos de ferramentas que façam a captura de somente uma parte do ecrã. 😀

  3. Avatar de André
    André

    Resolvi ontem instalar a versão trial do Office Casa e Estudantes 2010 (Word, Excel, Powerpoint, OneNote), e ainda não me tinha apercebido dessa funcionalidade.

    Na minha opinião está muito boa, e a ideia de ir guardando as diversas capturas de ecrã tiradas também está bem pensada. Pode ser útil, por exemplo, para criar um artigo deste género, em que se guardam os diversos passos.

    Bom achado 😉

  4. Avatar de antxnix
    antxnix

    é impressão minha, ou a idéia desse post veio após a publicação da mesma dica no tecnoblog??

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Ois antxnix,

      Já conhecia essa funcionalidade há algum tempo. Ontem passou um tweet em inglês sobre a mesma e lembrei-me de escrever sobre tão interessante funcionalidade.

  5. Avatar de João Horta
    João Horta

    Alt + Prt Sc

    No Word

    Ctrl + V

    Praticamente a mesma coisa…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @João

      Não tens é “cache” da informação. Apenas 1 screen disponível.

      1. Avatar de João Horta
        João Horta

        Pois tens é de ir colando os screens já

  6. Avatar de valeriu
    valeriu

    Para quem quer tirar screen só de uma parte do ecrã, desde o Windows Vista que há uma aplicação nativa, “Ferramenta de Recorte”.

  7. Avatar de Matias

    Há outras opções igualmente boas.

    Nativo no Windows 7 temos o Snipping Tool (ou Ferramenta de Recorte) que nos permite recortar e seleccionar no instante o que queremos mostrar, não necessitando de guardar a imagem pois, depois de seleccionar a área, basta clicar no botão “Copy” e chegar ao Word e colar (e não é preciso esperar pelo Word 2010, já o faço com o 2007).
    Depois, também existe o Jing. Uma ferramenta que já não prescindo. Útil em todos os sentidos. Além de fazer selecção automática de janelas (basta clicar na janela ou imagem pretendida), sem ser preciso andar com selecções ao pixel, permite partilhar via URL os screenshots, fazerndo upload para a cloud, atribuindo um link único. Fica com um histórico de todos os screenshots feitos.
    Permite também fazer vídeo de uma determinada área ou janela seleccionada, dando igualmente para partilhar via URL. Óptimo para video-tuturial ou para simples demonstrações a amigos ou clientes.

    Cumprimentos informáticos!

  8. Avatar de Lino
    Lino

    Oi gente para fazer screenshot precisa de entrar primeiro no word 2010, tou muito aflito e quere saber como fazer porque tenho uma avaliacao. sou inesperiente no uso dessa actualizacoes. explicacao por favor.