Dica: Farto do novo comportamento do Edge? É simples de mudar e ter de volta os links

22 Comentários

Mesmo sendo o Edge baseado no Chromium, a Microsoft consegue ter autonomia para alterar o seu browser e dar-lhe novidades. Estas baseiam-se em melhorias que a empresa quer dar aos utilizadores, que assim ficam com funcionalidades únicas.

Infelizmente nem todas são perfeitas para a maioria dos utilizadores e uma recente está a ser mal recebida por muitos. Falamos da forma como o Edge trata os links copiados, que agora passaram a ser mostrados como texto formatado e não os links que se esperavam.

Edge links browser Microsoft texto

Mudanças desnecessárias da Microsoft

Sendo o browser uma ferramenta essencial nos dias de hoje, é natural e esperado que este adaptado ao que o utilizador. Isso implica que todas as alterações sejam criadas para facilitar a utilização e torná-lo mais simples de usar.

Foi isso que a Microsoft aparentemente não teve em conta ao mudar a forma como os links são tratados no Edge. Ao copiar um destes elementos, da barra de endereço, por exemplo, era esperado que este apresentasse o link que é o real e não um texto com hiperligação.

Edge links browser Microsoft texto

Edge passa a tratar links como texto

A mudança aconteceu há algumas semanas e não consultou os utilizadores. Claro que pode ser alterada, bastando aceder às definições do Edge e escolhendo depois o separador Partilhar, copiar e colar. Aqui, devem mudar para a opção Texto simples.

Claro que podem testar igualmente as duas opções e ver qual preferem. Para isso basta abrirem uma nova mensagem de email e colar um endereço copiado da barra nos dois formatos. As diferenças são óbvias e podem ser vistas na imagem abaixo.

Edge links browser Microsoft texto

Simples de mudar o comportamento do browser

Dai em diante sempre que colarem um link numa app que suporte formatação, esta volta a ser mostrado como texto, ou seja no formato link (ex: https://pplware.sapo.pt/) e não como ligação (ex: Pplware (sapo.pt).

Esta é uma mudança simples, mas que pode ter um impacto grande nos utilizadores, que se habituaram a ter os links acessíveis para colar e não um texto que, na verdade, não querem usar. Alterem a opção e rapidamente voltam ao formato normal, que sempre usaram no browser.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AS
    AS

    O que é o Edge?
    Rezemos todos para que o IE se mantenha, esse sim faz imensa falta por causa do Java.

    1. Avatar de Filipe Rafael
      Filipe Rafael

      Microsoft Edge é um navegador do windows 10, baseado em código do google chromium (se tiver errado corrigam-me)

      1. Avatar de PT
        PT

        Sim, eu corrijo-te.

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Usa e depois logo vês.

      1. Avatar de AS
        AS

        Fui pesquisar. É um browser utilizado para 3% das pesquisas

  2. Avatar de jYkA
    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      E para quem alergia aos atalhos via teclado, pode sempre escolher “Paste as” e depois “Plain text”
      🙂
      Tão complicado……

      1. Avatar de Vilna
        Vilna

        Eu diria que em quer copiar o link quer apenas o link (plain text) e não texto formato com um link. Se esta novidade traz vantagem a alguém então façam o contrário, usem o ctrl+shift+v para colar a novidade (texto formatado).

        Assim, satisfazem toda a gente.

  3. Avatar de Joaquim Neves
    Joaquim Neves

    Eu adoro essa nova forma de colocar links, não sei porque se chateiam com coisas boas

  4. Avatar de António Coutinho
    António Coutinho

    Há uma solução: É usar o Firefox e esquecer o Edge de uma vez por todas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Usar Firefox? Sim, é um bom navegador.
      Deixar o Edge por quê?! E que tal deixar o Chrome também?

      1. Avatar de Vidal
        Vidal

        É isso mesmo que eu fiz, abandonei os dois, Firefox bem configurado em privacidade e segurança sinto-me á vontade para o que der e vier, essas modernices da MS não me convencem, mesmo assim parabéns ao Pplware pela sugestão, será sempre bem-vinda para quem gosta de usar o caracol!!!

  5. Avatar de TwoEyez
    TwoEyez

    Eu gosto, tens o link formatado com o nome do separador. Excelente ideia.

  6. Avatar de irrapah
    irrapah

    E alguém já conseguiu voltar a ter o “noniobloker” ou “deletenonio” a funcionar no android?
    Já experimentei todos os actuais browsers… o firefox preview funcionava bem mas como actualizou automaticamente, este novo “firefox for android” só dá opção de maia dúzia de extensões…
    Isto sim… é o que irrita mais…

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      +1
      Não há ninguém que consiga bloquear de uma vez por todas esse esterco do nonio em android ?!!

      1. Avatar de Afonso
        Afonso

        Eu consegui com o DeleteNonio no Kiwi Browser mas este browser não suporta extensões em sessão anónima.

  7. Avatar de Leandro Barbosa
    Leandro Barbosa

    Será que só eu que gostei da ideia? Por vezes vc copia um link imenso e essa função ajuda bastante. Mas entendo que vai do uso de cada um. Para o meu uso é mais interessante o texto reduzido do que ver o link completo.

    1. Avatar de TwoEyez
      TwoEyez

      Quem gosto quase não diz que gosta, mas quem critica pela negativa é sempre a deitar abaixo…

      1. Avatar de Leandro Barbosa
        Leandro Barbosa

        Verdade, estava comentando isso ontem com um amigo, mas sobre o jogo Cyberpunk.