Dica: Desligue o trackpad automaticamente quando ligar um rato ao Windows 10

10 Comentários

Quando é instalado, o Windows 10 oferece ao utilizador tudo o que este pode precisar para o usar sem limitações. Necessita, claro, de algumas configurações para que fique mais próximo do desejado e que o torna mais simples de funcionar.

Estas configurações adicionais são muito simples de aplicar e o retorno que dão ao utilizador é muito grande. Um exemplo simples é o que hoje vamos mostrar, onde podemos desligar o trackpad quando ligamos um rato ao Windows 10.

Windows 10 touchpad rato configuração mobilidade

Configuração do Windows 10 para ser melhor

Com a mobilidade cada vez mais presente, temos de adaptar as nossas máquinas a qualquer situação e a qualquer contexto. Assim, é normal estarmos a usar o computador em viagem ou no escritório, com mais ou menos periféricos para usar.

Assim, e para não chocarmos com o trackpad ao escrever, existe uma configuração que devem aplicar rapidamente. Esta irá desligar este dispositivo sempre que detetar a presença de um rato ligado ao Windows 10, de forma automática e sem intervenção.

Windows 10 touchpad rato configuração mobilidade

Rato ou touchpad, o melhor no momento certo

Para isso devem, em primeiro lugar, abrir as Definições do Windows 10, pelo Menu Iniciar. Aqui dentro, e da lista de opções presentes, devem escolher a que está associada aos periféricos deste sistema. Escolham por isso a opção Dispositivos.

Dentro desta área, que trata de todos os dispositivos externos ao sistema, devem escolher o separador Touchpad. É aqui dentro que devem alterar a opção que mantém ativado ou desativado o touchpad quando estiver ligado um rato.

Windows 10 touchpad rato configuração mobilidade

O modo ideal para quem está sempre em mobilidade

Assim que a opção for alterada, é aplicada a mudança. O ideal é manter o touchpad desligado quando um rato estiver ligado. Assim, o utilizador ao escrever não vai acidentalmente mover o rato para outra janela ou eliminar texto que não quer.

Sendo uma opção simples de aplicar, deve ser ativada assim que o utilizador instala o Windows 10. A utilização não é afetada, uma vez que em mobilidade, e sem o rato, o touchpad volta a estar ativo e pronto a ser usado para controlar o computador.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de HG
    HG

    Essa opção não me aparece. Deve só dar em determinado hardware.

    Em contrapartida, nas opções do drivers do trackpad da synaptics, tem lá essa opção.

  2. Avatar de Nuno Dias
    Nuno Dias

    Uma boa dica 🙂

  3. Avatar de Redin
    Redin

    Apenas tenho uma opção de escolha que tem a ver com a sensibilidade. Mais nada.
    Além do mais, não consigo usar o uso de dois dedos para deslizar o texto na vertical ou na horizontal.

  4. Avatar de AJ
    AJ

    Seria importante informar que esta opção apenas está disponível na versão Windows 10 Insider Preview Build 20279 e a maioria das pessoas, como não estão registadas no “Windows Insider Program”, terão de aguardar (provavelmente) uns meses para testar esta funcionalidade.

    1. Avatar de Peace
      Peace

      Eu estou na versão 1809 e tenho essa opção. É mais provável estar dependente dos drivers ou do HW presente no PC.

  5. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Gostava de ter isso no MacOS! Ou, pelo menos, que o SO assumisse as definições diferentes para Trackpad e Mouse, já que são distintas e até existem de forma separada, mas pronto… Falhas incompreensíveis em coisas básicas.

  6. Avatar de Barbosa
    Barbosa

    Tenho um portátil Samsung com o Windows 7 instalado, e sempre tive esta opção.
    Ou, talvez, não estamos a falar da mesma coisa…

  7. Avatar de Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho

    I have windows 10 with 12gb ram. All of It goes to fu… Windows. The consumption of ww10 Is so much that leaves me only with a little bit less of 4gb !!!

  8. Avatar de Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho

    Não era para ser em Inglês. O que quero dizer é que o meu desktop tem 12 GB de RAM mas o Windows consome quase tudo ao ponto de me deixar apenas com pouco menos de 4gb disponíveis!!

  9. Avatar de informado
    informado

    Lol Windows