Dica: Controle o iTunes pela Central de Notificações do OSX

5 Comentários

O iTunes sempre foi a ferramenta de eleição da Apple no que toca à reprodução de todo o tipo de conteúdos multimédia. Não sendo uma aplicação consensual, muitos continuam a investir nela por várias razões.

As mudanças que têm vindo a ser aplicadas no OSX vieram abrir novas portas e novas funcionalidades que permitem uma ainda maior integração entre aplicações da Apple.

A mais recente versão do iTunes traz agora uma novidade que permite que este seja controlado directamente da Central de Notificações.

intunes_1


Esta nova área do OSX tem crescido e passou a ser muito mais do que um local de apresentação de informação, tendo agora a capacidade de ter extensões e outra informação externa e que qualquer programador pode complementar com as suas aplicações.

A Apple quis dar o exemplo de até onde esta customização pode ser feita e a última versão do iTunes, a 12.1, chegada a semana passada, passou a poder ser controlada directamente da Central de Notificações, no separador Hoje.

Para activarem essa nova funcionalidade apenas precisam de ter instalada esta nova versão, que deve ter chegado através das actualizações do OSX pela App Store.

Depois disso apenas precisam de aceder às Preferências do Sistema e escolher o ícone Extensões. Caso não o achem basta que escrevam o seu nome na caixa de pesquisa.

intunes_2

Uma vez dentro desta área só tem de escolher a opção Hoje, na coluna da esquerda, e depois encontrar a opção iTunes, na coluna da direita.

Esta opção não deve estar activa pelo que deve seleccioná-la. Esta acção vai fazer subir a extensão na lista presente, colocando-a num local de maior visibilidade.

Pode também optar por reposicionar este item na lista, arrumando-o a seu gosto e colocando-o numa zona de ainda maior visibilidade da Central de Notificações. Os restantes elementos podem também ser reorganizados.

intunes_3

De imediato o controlo do iTunes passa a estar presente no separador Hoje da Central de Notificações. Caso o iTunes esteja a tocar qualquer música esta será apresentada e pode também ser avançada ou recuada, quer no tempo quer na lista escolhida.

Infelizmente o controlo do iTunes, para já, apenas permite estas opções, não sendo possível gerir listas ou escolher novas músicas ou outros conteúdos.

intunes_4

Esta novidade do iTunes 12.1 vem integrar ainda mais esta aplicação dentro do OSX e mostrar de que forma os programadores podem explorar a Central de Notificações deste sistema.

Se são utilizadores Mac e o iTunes é o vosso leitor multimédia então esta é uma opção a ter activa. Aproveitem e, durante este processo explorem, e conheçam um pouco mais das definições que as extensões proporcionam.

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco N.
    Marco N.

    Não é mais fácil abrir a central de notificações, clicar em editar e adicioná-la?

    1. Avatar de Liberal da Cerca
      Liberal da Cerca

      yaep!

  2. Avatar de Bónus

    Falta poder controlar o volume…

  3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Quem tem Mac e iPad e precisa de fazer do iPad um segundo monitor deve comprar o Duet Display – a €7,99 (habitualmente custa €15)

    Usava uma app a ligação por Wi-Fi, mas o Duet Display, que usa uma ligação por USB, é de facto muito melhor.