Dica: Como ter de volta o antigo explorador de ficheiros no Windows 11

25 Comentários

Apesar de ser uma mudança grande, o Windows 11 tem ainda muitos elementos que o utilizador identifica como tradicionais. A Microsoft fez este trabalho, não rompendo com o que nos habituámos a usar no dia a dia.

Uma destas áreas é mesmo o explorador de ficheiros, que tem agora uma imagem nova, com novos ícones, adaptados ao sistema. Claro que o tradicional está presente ainda, podendo também ser ativado. Veja assim como ter de volta o antigo explorador de ficheiros do Windows.

Windows 11 Explorador ficheiros Microsoft mudar

Há ainda muito a ser conhecidos do Windows 11. A Microsoft preparou muitas novidades neste novo sistema, principalmente a nível da interface e da sua estética. Há novos elementos gráficos, renovando completamente esta área.

O Explorador de Ficheiros foi uma das maiores alterações da Microsoft, mas nem todos querem esta nova imagem. Assim, e para quem quiser, este poderá ser alterado para a sua imagem mais antiga e mais tradicional.

Windows 11 Explorador ficheiros Microsoft mudar

Comecem pro abrir o editor de registo e navegar para o caminho que apresentamos abaixo. Dentro desta devem criar uma nova chave, de nome SeparateProcess, a que devem dar o valor 1.

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced

Este registo poderá já existir no sistema, devendo por isso ser validada antes a sua presença. Caso exista, devem alterar o seu valor de zero (0) para um (1).

Windows 11 Explorador ficheiros Microsoft mudar

O passo seguinte, em ambos os casos, é reiniciar o Windows 11 para a alteração ser assumida. Ao voltar a ter acesso ao sistema da Microsoft, o Explorador de ficheiros vai estar já alterado e com a imagem tradicional.

As mudanças são imediatamente visíveis e de simples comparação. Tudo está agora resumido de forma completamente diferente e a ocupar menos espaço nobre do ecrã do utilizador. Assim, e aparentemente, fica mais simples de usar.

Claro que esta mudança contempla ainda a alteração dos ícones do próprio sistema, que estão mais modernos. Estes não vão ser alterados com esta alteração que acabou de ser realizada.

Quando quiserem ter de volta a interface tradicional, só precisam de voltar a editar a chave que foi mudada, passando o valor de um (1) para zero (0). É ainda necessário reiniciar o Windows 11.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luisa Silva
    Luisa Silva

    No windows 10 é possível ter a procura dos ficheiros como do modo windows xp?

  2. Avatar de Joao Nunes
    Joao Nunes

    Se quiserem tudo como antes, basta voltar ao w 10

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      O problema são as actualizações de segurança e funcionalidades que irão acabar eventualmente nos próximos anos, e muitos computadores novos irão vir com o Windows 11.

      No fundo muita coisa são apenas mudanças visuais, se é possível ter um desenho gráfico mais familiar/ amigável de utilizar porque não? Para a maioria das pessoas o sistema operativo é apenas um mal necessário para conseguirem fazer o que realmente precisam ou querem.

      1. Avatar de TóSousa
        TóSousa

        O Sistema operativo é um mal necessário?
        Então não é aquela coisa que existe em todos os sistemas baseados em processadores que permite que possamos fazer algo de util?
        Uma coisa que existiu desde sempre, desde que existem microprocessadores….

        1. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          Referi-me ao pensamento das pessoas em geral, não vivem para ver um sistema operativo, querem é saber das aplicações.

    2. Avatar de LA
      LA

      Isso até a Microsoft não começar a obrigar, a atualização para o Windows 11.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Não devem conseguir obrigar a actualização para Windows 11 por conta das limitações artificiais que vão introduzir a nível de CPU’s e outros, que irão colocar provavelmente centenas de milhões de computadores de fora dos requisitos mínimos.

  3. Avatar de Nunes
    Nunes

    Já tenho o Windows 11 e estou a gostar. Tem tudo para ser um bom SO

  4. Avatar de Ricardo Campos
    Ricardo Campos

    Um Toshiba comprado novo em 2012 com as seguintes características ainda suporta o Windows 11 ?

    4GB RAM
    Intel i7 dual Core 2.20 GHz
    Disco HDD 600 GB

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Joao Nunes
      Joao Nunes

      O processador tem de ser de i8 para cima

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        É uma nova gama de cpus electricos da bmw?

    2. Avatar de DataSmurf
      DataSmurf

      Nem computadores de 2014, 2015,2016,2017 e até mesmo alguns de 2018 suporta, achas que iria suportar um de 2012? Já ouviste falar em obsolescência programada? É isto. Depois estas empresas fingem chorar por causa do meio ambiente, mas é tudo treta.

      1. Avatar de Ricardo Campos
        Ricardo Campos

        Sim, é óbvio que o objetivo das empresas é sempre que se atualize para o novo SO e que se compre novos aparelhos porque ficam lentos com o novo software.

        Eu uso o Windows 10 neste computador e já noto lentidão, não há milagres.

        1. Avatar de DataSmurf
          DataSmurf

          por falar em treta….

  5. Avatar de Aleks
    Aleks

    Nem explorer velho, nem explorer novo…a anos uso o Directory Opus…troco de windows, mas não de gerenciador de arquivos.

  6. Avatar de AJMS
    AJMS

    Este fez-me esquecer o explorador do Windows á muito tempo
    https://www.onecommander.com

  7. Avatar de Joao Nunes
    Joao Nunes

    Não tenho nem de longe os requisitos mínimos e já tenho o 11 a bombar

    1. Avatar de Ricardo Campos
      Ricardo Campos

      Como conseguiste colocar o Windows 11 no PC ? Através do insider ?

      1. Avatar de Joao Nunes
        Joao Nunes

        Descarreguei o iso Depois formatei uma PEN com o instalador do windows 11 mas com um dll substituído (Há vários tutoriais para isso) Funciona lindamente

  8. Avatar de Ricardo Campos
    Ricardo Campos

    ok…obrigado

    Já li um pouco e parece que funciona bem.

  9. Avatar de Jose
    Jose

    Para ja so queria ter os acentos, nao consigo por acentos de maneira nenhuma.

  10. Avatar de BRUNO
    BRUNO

    Então não vale pena evoluir, se estamos sempre a pensar em ter as coisas dos sistemas antigos, menu start/ explorer e afins … as coisas devem ser mudadas … evolução

    1. Avatar de DataSmurf
      DataSmurf

      Existem evoluções que mais parecem retrocessos.

  11. Avatar de Zei
    Zei

    Será agora que o explorador vai ter tabs?