Dica: Como remover as pré-definições das aplicações no Android

23 Comentários

O Android é um sistema operativo móvel que tem sabido adaptar-se aos seus utilizadores, dando-lhes, de versão para versão, aquilo que procuram e o que lhes faz falta. As novas funcionalidades surgem de forma sustentada e sempre a tornarem o Android melhor e mais usável.

Uma funcionalidade que pode ser usada permite que o utilizador defina quais as aplicações que executam determinadas tarefas e quais as que estão associadas à abertura de determinados tipos de ficheiros ou links.

Mas e caso o utilizador pretenda mudar de aplicação ou caso se tenha enganado? É simples mudar esta configuração, basta saber onde a alterar! E vamos explica isso hoje.

Android_accoes_0


Já repararam de certeza que sempre que abrem um tipo de ficheiro novo no vosso Android ou quando acedem a um novo tipo de link é mostrada uma mensagem que vos pede para escolher a aplicação com que querem aceder ao ficheiro ou abrir o link.

Nessa janela são mostradas as aplicações que o sistema Android reconhece como sendo capazes de tratar delas, devendo apenas o utilizador escolher qual a que quer usar, e se apenas uma vez ou de forma permanente.

Sempre que é escolhida a opção de forma permanente esta não volta a ser mostrada e passa a ser usada sempre que o utilizador repetir o acesso a esse tipo de ficheiros ou de links.

Mas e se o utilizador pretender mudar de aplicação? Ou se o utilizador na pressa de lhe aceder escolheu a opção permanente, como pode reverter?

A resposta a esta questão é simples, mas não é fácil de achar. Esta opção existe no Android, mas está associada a cada uma das aplicações, não sendo unificada.

Android_accoes_00

Como remover as definições de acções

O primeiro passo que devem tomar para aceder a essas definições é identificarem qual a aplicação que foi escolhida e que deve ser alterada.

Esta identificação pode ser feita de forma simples, bastando ao utilizador abrir um ficheiro ou aceder a um link do tipo pretendido. A aplicação que for aberta é a que querem alterar.

Com a aplicação identificada apenas precisam de aceder às Definições do Android, pois será aí dentro que tudo irá acontecer.

Android_accoes_1
Escolham a opção Aplicações nas definições do Android

Estando dentro das Definições, a opção que devem procurar é a das Aplicações. Esta está na zona de definições associada ao Dispositivo.

Dentro das aplicações vão poder ter acesso a todas as aplicações que estão no vosso Android. Naveguem para o separador Todas, que fica no final, e aí vão poder ter acesso a todas as aplicações instaladas no Android.

Acedem a este separador fazendo swipe para a esquerda e passando por Transferidas e Em execução.

Android_accoes_2
Da lista de aplicações escolham aquela que querem alterar

Dentro da lista de todas as aplicações presentes no sistema apenas precisam de escolher a que querem alterar, e que identificaram no início deste processo.

Escolham então essa aplicação e acedam às suas definições, onde podem ver um grande conjunto de informação sobre a mesma e sobre a sua execução no Android.

Mas para remover as acções associadas, devem procurar a opção Iniciar por Predefinição e carregar no botão Limpar predefinições.

Android_accoes_3
A opção que procuram é Limpar Predefinições. Escolham-na

De imediato as associações de acções que existiam relativas a essa aplicação são removidas, ficando o utilizador liberto para voltar a escolher o que quer fazer e com que aplicação o quer fazer.

Da lista de aplicações apresentada escolham agora a pretendida e se querem que ela trate sempre dessa acção ou se é apenas uma vez que querem que ela seja usada.

Android_accoes_4
Já podem voltar a escolher a aplicação que querem usar

Não sendo uma das opções mais visíveis, é extremamente útil quando querem mudar de aplicações. Usem-na quando quiserem mudar o browser do Android por outro ou se quiserem alterar qual a aplicação que vos trata de um tipo de ficheiro específico.

E sempre que quiserem fazer esta alteração só precisam de repetir o processo explicado nesta dica, sem problemas ou qualquer impedimento.

Ajustem o Android à vossa vontade, fazendo uso da liberdade que dá aos utilizadores, não lhe impondo regras ou limitações.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Reis
    João Reis

    o sistema operativo mais complexo e difícil de usar.

    ainda se a complexidade trouxesse vantagens.
    já tive dores de cabeça a configurar androids com ROMS stock.
    não é um cenário bonito nem o desejo a alguém

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Hum.. depende. Se for uma stock rom do tipo HTC, é capaz de ser mais complexo.

      De resto, pessoalmente, não acho que seja dificil, a primeira vez que usei android dei logo com as opções quase todas, umas aprendi online mas 95% foi mesmo de andar a vasculhar, e penso ser esta a melhor maneira. Senão.. GOOGLE 😀

      cumpz

    2. Avatar de vitor
      vitor

      Mas que tempestade num copo de água, já utilizo android desde o 2.2 Froyo (2010) e posso te garantir que o sistema é facil de utilizar, ainda há dias vi um senhor de 68 anos com um Xperia Z1 e sabia tirar proveito da máquina 😉

    3. Avatar de eu
      eu

      Se calhar é o sistema IOS (fechado) da Apple que é mais fácil de usar, não?

    4. Avatar de Hélder
      Hélder

      Isso do difícil é relativo, há pessoas que acham o jogo do galo complexo, mas aí a culpa não é do jogo.

      Excelente dica Pplware mesmo a tempo de dar jeito.

  2. Avatar de Tiago Azevedo
    Tiago Azevedo

    Boa! Já me foi útil assim que li o artigo, andava à procura desta dica até andei perto porque limpava os dados da cache (e perdi umas notas pelo meio) e era logo mais abaixo…

    Obrigado 😉

  3. Avatar de luis
    luis

    Bom dia,

    Por engano o meu android instalou uma aplicaçao chamada “KNOX”, gostaria de saber como desinstalar pois nao consigo, nao me deixa.

    1. Avatar de Raul
      Raul

      Vai às DEFINIÇÕES do SO, depois procura pelo separador SEGURANÇA, aí dentro procura por ” ADMINISTRADORES DO DISPOSITIVO”, aí dentro verifica se essa aplicação “KNOX” existe, se existir verifica se a caixa à frente da aplicação está assinalada, se estiver desmarca a caixa, vai ao separador das aplicações e desinstala.

      Há aplicações no ANDROID tais como anti-vírus,lockers de ecrã,etc… que podemos assinalá-las como sendo administradores do dispositivo para que quando perdermos o SMARTPHONE, possamos há distância apagar os dados do nosso SMARTPHONE, bloqueá-lo, fotografar a pessoa que o achou, localizar o tele através do GPS, etc… O sistema operativo da GOOGLE já tem uma aplicação nativa chamada de “GESTOR DE DISPOSITIVOS” que faz o mesmo, no entanto podemos dar essa permissão a outras aplicações que o permitam.

      Portanto só se consegue desinstalar uma aplicação que seja administradora do dispositivo quando essa caixa estiver desmarcada.

      É a única razão para que não consigas desinstalar uma .apk

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Boas.

        Olha ja fiz o que disses-te, e sim tem o “visto” na aplicaçao Knox, só que nao da para tirar o visto, nao permite nao sei porque.

        Consegues ajudar-me?

        1. Avatar de Raul
          Raul

          Instalaste essa aplicação da Google Play Store? Se sim, experimenta ir à Play Store e desinstala a partir de lá. Se não foi instalada através da Play Store, pode ter sido instalada com outra aplicação que tenhas instalado.

          O melhor é instalares só aplicações através da Play Store. Verifica nas definições do SO, Segurança e desmarca a caixa “visto” que diz aplicações desconhecidas. Se esta caixa estiver desmarcada só consegues instalar as apk da Play Store. De qualquer maneira tens que conseguir tirar o visto dessa apk para a desinstalares.

  4. Avatar de Bianca Irisa
    Bianca Irisa

    Apesar de saber que muita gente será contra o que vou dizer, acho que existe realmente excesso de opções e funções nos telemóveis hoje em dia, deveriam ser muito mais simples e talvez isso ajudasse a que fossem também mais rápidos onde nos é mais favorável, tipo os browsers, se os códigos fossem aprimorados o mais possível, com mais gente focada nestes detalhes talvez tivéssemos dispositivos mais fluidos e sem necessidade de tanta função escondida ou a ocupar espaço. É realmente desnecessário tanto bloatware tanta definição estúpida… A maior para de nós no dia a dia só utiliza funções básicas, com a remoção de coisa desnecessárias até, se calhar, poderia ser feita uma redução no consumo de bateria, sim porque este também deveria ser o foco das marcas e não coisas banais, simplicidade, segurança e melhoramento do código. Funções como o sensor de impressão digital ajudam o consumidor na simplificação e segurança mas a Apple também está cada vez pior em termos de simplicidade, está cada vez mais complicada só para vender… Tanto de um lado como do outro estamos em maus caminhos, mas posso estar a dizer disparates, é apenas uma opinião.

  5. Avatar de FS

    Instalei uma aplicaçao que me instalou um ficheiro txt com
    -RW e agora nao o consigo remover.
    Como e possivel a instalaçao e nao a remoçao?

  6. Avatar de Alex
    Alex

    Ha forma de dar permissoes as apps para escrever no mSD? nem o firefox consegue escrever para la

  7. Avatar de Yuri
    Yuri

    E quando isso acontece com uma configuração do sistema?
    O meu problema é com a opção “Toque do telefone”. Por isso, não estou conseguindo utilizar músicas como toque.
    Será que vai ser preciso reiniciar as configurações de fábrica?
    Agradeço desde já!

  8. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    o que eu vejo é muita gente reclamona. Se um sistema tem muitas opções reclamam, ser tem poucas reclamam …

  9. Avatar de joqa
    joqa

    No kitkat ou no lollipop o vídeo começa automaticamente, presumo que pelo leitor de video interno, e que tal se deva a estas predefinições. Como se faz agora para poder optar entre os vários leitores de video (como as versões anteriores faziam)?

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Instala um outro reprodutor de video, e quando metes o video deve perguntar qual queres usar. Caso näo o faca, faz como o tutorial diz (procura a app pré-instalada na parte das aplicacöes -> “todas”)

      1. Avatar de joqa
        joqa

        Não dá 🙁 Dantes tinha essa hipótese de escolher entre os reprodutor de video nativo, o wondershare e o flipps hd. Agora corre automaticamente pelo leitor de video interno sem perguntar nada. Acresce que não encontro essa “aplicação” na lista de “todas as instaladas”. A chatice é que essa aplicação não tem muitas opções secundárias (streaming para smart TV, gravar ficheiro, etc). Tenho 1 smartphone com kitkat e outro com lollipop e os 2 têm este problema 🙁

  10. Avatar de Leonardo Afonso
    Leonardo Afonso

    Boas,
    Estou com dificuldade em instalar uma aplicação de fora da play store. Quando saco o ficheiro .apk, este fica automaticamente associado à aplicação WPS Office e portanto não abre como um executável, tenta abrir com essa aplicação e naturalmente nada acontece. Já fui tentar apagar as predefinições da aplicação mas não tem nenhuma predefinição. Desinstalei a aplicação e ao tentar abrir o ficheiro .apk diz-me que não consegue. Alguém tem alguma solução? Obrigado

  11. Avatar de Carlos Brito
    Carlos Brito

    Por engano selecionei por omissão o opção de partilhar por mail na aplicação sapo jornais para Android, mas agora não consigo encontrar nas aplicações o sitio correcto para voltar a ter as várias opções de aplicações para partilhar uma notícia. Ajuda? !

  12. Avatar de Cassio
    Cassio

    Muito obrigado.

  13. Avatar de Carla
    Carla

    Antes de comprar este meu tlm Huawei….. Utilizei outro tlm para me desenrascar…… Nunca desligo o face está sempre aberto junto com o messenger…. E eu gostava de saber se é possível continuar aberto ainda no tlm antigo k utilizei? E se posso resolver através deste meu tlm uma vez k não tenho acesso ao antigo? Obrigado