Dica: Como eliminar de vez o Internet Explorer de dentro do Windows 10

31 Comentários

As mudanças que o Windows 10 tem recebido têm alterado este sistema de forma profunda, mas não necessariamente de forma negativa. São alterações necessárias e que o tornam ainda melhor para todos os utilizadores.

Entre estas mudanças está o Edge, que já viu duas versões completamente distintas. A manter-se sempre presente está o Internet Explorer, que mesmo não sendo usado, continua a ocupar espaço e recursos neste sistema operativo. Felizmente remover este browser é simples e rápida, para quem quer.

Internet Explorer Windows 10 browser Microsoft remover

Ainda usa o Internet Explorer?

Com tanta oferta é decerto simples aos utilizadores do Windows 10 tem um browser adaptado ao que querem e pretendem. A opção mais lógica é decerto usar o Edge, o Chrome ou o Firefox, deixando para trás o clássico deste sistema, o Internet Explorer.

Assim, torna-se dispensável ter este browser já histórico presente. Removê-lo pode ser uma vontade e a Microsoft tornou simples o processo de o remover do Windows 10. Basta remover uma opção e este desaparece de vez deste sistema operativo.

Internet Explorer Windows 10 browser Microsoft remover

É simples remover este browser

Comecem por abrir as Definições do Windows 10 e no ecrã principal procurem a opção Aplicações. Aí dentro devem escolher o separador Aplicações e funcionalidades e depois, do lado direito da janela, escolher a opção Programas e Funcionalidades.

Isto vai abrir uma nova janela, onde estão presentes todas as apps que estão instaladas no Windows 10. Procuramos aqui uma especial da Microsoft, que não está nesta lista aqui apresentada.

Internet Explorer Windows 10 browser Microsoft remover

Rápido no Windows 10

Está sim numa área dedicada a estes elementos internos do sistema operativo. Devem então escolher a opção Ativar ou desativar funcionalidades do Windows, o que fará abrir uma nova lista de opções dedicadas agora ao sistema da Microsoft.

Estas estão escondidas e albergam as que nem todos os utilizadores usam e que precisam para o seu dia a dia. São opções especiais e que ativam funcionalidades dedicadas a áreas muito específicas para o Windows 10.

Internet Explorer Windows 10 browser Microsoft remover

Internet Explorer da Microsoft desaparece

Aqui dentro devem procurar a opção Internet Explorer, que deverá estar ativa nesta lista. Só precisam de desativar essa opção e concordar com o alerta que o sistema mostrar. De imediato o Internet Explorer fica marcado para ser removido do Windows 10.

Só precisam de seguidos os passos que o sistema mostrar e reiniciar o sistema, apenas para garantir que a remoção é feita de forma correta. Assim o browser antigo desaparece e dá espaço às versões mais recentes e mais preparadas. Claro que podem repetir o processo e trazer de volta o browser mais conhecido do Windows 10 e da Microsoft.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JS
    JS

    E o Edge Legacy?
    Isso é que era ,temos o Egde Chromium instalado mas por baixo continua o Legacy ,talvez na próxima atualização é que será de Vez?

    1. Avatar de leon
      leon

      como assim eu fiz a actualização para a nova versão do Windows 10 2004 e o velho Edge Legacy foi de vela só tenho o novo o Edge Cromium.

      1. Avatar de gabriel b
        gabriel b

        Apesar de microsoft dizer que remove, ele na verdade continua no pc, mas escondido.

        1. Avatar de leon
          leon

          não está já vi

      2. Avatar de JS
        JS

        Então vê la bem
        Depois diz alguma coisa como ele la esta

        1. Avatar de leon
          leon

          não está já vi tudo a pente fino…

  2. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    O Internet Explorer é para estar ali quietinho do museu.

  3. Avatar de xnelox
    xnelox

    O internet Explorer é o único browser que as plataformas do estado funcionam

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      so uso para carregar o cartão Viva.

    2. Avatar de carlos
      carlos

      Isso não é verdade porque as plataformas mais utilizadas funcionam nos outros browsers, mas ainda existe muito software específico eu necessita do IE, tanto no estado como em empresas. A malta nova é que pensa que a informática e a internet começaram no ano passado. Alguns saem da universidade a pensar uma App vai mudar o mundo sem imaginar e atrás de uma app tem de estar mais qualquer coisa…

  4. Avatar de rui
    rui

    Isso é muito facil de dizer, mas para as empresas e contabilistas que têm de carregar os ficheiros SAFT para o e-fatura, este é o unico meio, pois é o unico que ainda permite java.

    Enquanto o estado não alterar, tem de se manter o internet explorer.

  5. Avatar de leon
    leon

    Não me importava de mandar o velho IE dar uma curva, mas infelizmente ainda é o único browser que corre alguns acessos a servidores do governo coisa que não se consegue com outros browsers mais actuais, em pleno 2020 isto é vergonhoso, mas é o que temos.

    mas também não me aquele nem arrefece está ali para quando é preciso, para o resto tenho o Edge e o Ghrome.

    1. Avatar de carlos
      carlos

      Vergonha. Que eu saiba o IE é grátis e está disponível para todos. Éu também não gosto de andar em carruagens de metro e comboios velhos, mas tenho de andar.
      O estado já mudou muitas plataformas, para acabar com a dependência do Java, mas falar é bem mais fácil que fazer.

      1. Avatar de leon
        leon

        calado fazias melhor figura…

  6. Avatar de k
    k

    Eliminar o IE é má ideia. Infelizmente há vários sites importantes do governo em Portugal que só funcionam direito no IE. Não ocupa nada por aí além de ser uma falha de segurança quando é usado, não estorva em nada.

  7. Avatar de António
    António

    E como é que eu posso desinstalar o Edge?

  8. Avatar de HUGO SANTOS
    HUGO SANTOS

    Trabalho ao serviço de uma conhecida empresa de telecomunicações e até muito recentemente para trabalhar só mesmo o IE.

  9. Avatar de Mina
    Mina

    Uma coisa é estar desativado outra é desinstalar.
    O artigo só ensina a desativar.

  10. Avatar de O Monstro Precisa de Amigos
    O Monstro Precisa de Amigos

    O meu Internet Explorer fica. Os Chromes e os Firefoxes desta vida pensam que a Internet toda tem que obedecer de imediato às suas preferências e depois acabam com funcionalidades que só os browsers mais antigos como o IE possuem. Tomam essas decisões sem pensar nas necessidades das pessoas.

    1. Avatar de leon
      leon

      não podias estar mais enganado, as plataformas que só funcionam no IE é que estão obsoletas e já deviam ter sido actualizadas, não é os browsers actuais que estão mal.

      1. Avatar de HUGO SANTOS
        HUGO SANTOS

        No mundo ideal sim. No mundo real das empresas e sector público ainda aí anda muito Windows XP .

        1. Avatar de leon
          leon

          mas o que é que o sistema operativo tem haver aqui para o caso, o problema está na compilação de novos sites e acessos em linguagem mais actual, não está relacionado com sistema operativo, o problema chama-se investir em modernizar o obsoleto, não tem nada haver com mundo real ou não.

          a realidade é que em 20 anos o estado não perdeu tempo investir em melhores acessos, as empresas trabalham mesmo desatualizadas em sistema operativo, mas funcionam ainda com as novas tendências.

      2. Avatar de O Monstro Precisa de Amigos
        O Monstro Precisa de Amigos

        Já sei que estão obsoletas, mas e daí? Eu não posso mudar as plataformas e continuo a precisar de aceder às mesmas. Não me adianta de nada ter um navegador muito moderno que não satisfaz as minhas necessidades. As instituições deviam actualizar os seus sites? Deviam sim. Mas que eu saiba os browsers não mandam na Internet, nos governos, nos institutos nem nas empresas. Eles são apenas um meio, um instrumento para aceder à Internet, por isso também têm que se adaptar àquilo que existe.

        1. Avatar de leon
          leon

          eles adaptam-se o problema é que as instituições que não evoluem em tempo útil não estamos a falar em 4 ou 5 anos mas em 20 anos, já tiveram mais que tempo para actualizar as plataformas de acesso e acabar com os sistemas obsoletos.

  11. Avatar de Vitor
    Vitor

    Não vejo qual a necessidade de desinstalar o I.E…está integrado no SO,não ocupa espaço no PC,existem sites que funcionam melhor com ele do que com outro browser! Nos meus PCs fica instalado…apenas raramente o utilizo. E já me “safou” algumas vezes…

  12. Avatar de Fernando Neto
    Fernando Neto

    No Edge clássico tem o Modo IE, assim abre uma aba simulando o IE, no momento não lembro os passos mas pesquisem

  13. Avatar de ProGuy33
    ProGuy33

    Não é só “sites” do governo, também sempre aplicações web e/ou plugins só funcionam correctamente no IE.

  14. Avatar de Rui Baptista
    Rui Baptista

    Eu eliminei o Internet Explorer e o resultado foi o seguinte: os URL, que estavam com o Chrome, apareceram com a extensão à mostra, com ligação e um Editor e sem ligação com o Chrome! Vá lá, foi possível restaurar a extensão antiga…

  15. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Ainda usa o Internet Explorer?” —> Uso e usarei sempre,tal como o Microsoft Edge Legacy.Não tenho problemas em continuar com eles. 🙂

  16. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Dá para fazer o mesmo com o Edge?

  17. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Ola boa tarde. Podem dar exemplos de sites que necessitem do IE instalado ? Obrigado