Dica: Como continuar a abrir as páginas web no Internet Explorer sem usar o Edge

15 Comentários

Depois de muitos anos a servir os utilizadores, chegou a hora de a Microsoft colocar o Internet Explorer em pausa e dar-lhe um fim digno. Este browser, mesmo com todos os problemas, tem sido uma peça fundamental na Internet.

A gigante do software parece ter um plano definido e este fim está traçado e, para muitos, vai chegar depressa demais. Há, no entanto, uma forma simples de manter o Internet Explorer mais algum tempo. Veja como o fazer.

Internet Explorer Edge browser páginas Microsoft

O fim anunciado do Internet Explorer

A Microsoft quer matar o Internet Explorer. Este é um caminho sem retorno, mas que se fará de forma faseada e controlada. O primeiro passo foi já dado, como revelámos há dias, apontando os sites abertos para o Edge, numa mudança que não foi pedida.

Por agora apenas age numa lista de sites identificados e que o utilizador não controla. Esta deverá alargar-se no futuro, até que todos os sites sejam encaminhados para o Edge, o novo browser da Microsoft que recebe esta herança.

Internet Explorer Edge browser páginas Microsoft

Manter este browser mais algum tempo

Por agora, e não se sabe se deverá manter-se assim por muito tempo, os utilizadores têm a capacidade de alterar este cenário. Podem inverter a mudança e manter os sites a serem abertos no Internet Explorer, tal como muitos pretendem.

Para isso devem abrir o Edge e revelar o seu menu, carregando nos 3 pontos que ficam no canto superior direito. Aqui dentro devem escolher a opção Definições, abrindo assim um novo separador com acesso a todas as opções de configuração deste browser.

Internet Explorer Edge browser páginas Microsoft

Impedir o Edge de abrir páginas web

De seguida devem escolher o separador Browser predefinido e alterar a primeira opção. A opção selecionada deverá ser Apenas sites incompatíveis, que devem alterar para Nunca. Entretanto, se quiserem, podem mudar o cenário e escolher Sempre.

Recordamos que esta deverá ser uma alteração temporária e que em breve será alterada. O Edge é atualmente um browser mais capaz e com muitas mais capacidades que o Internet Explorer. Além disso é, naturalmente, mais seguro e com melhor proteção para os utilizadores.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JORGE
    JORGE

    Bom dia.
    sim. o internet explorer foi , na maioria de nós, o primeiro contacto com a web.
    Com a tradicional desconfiança na mudança, estou a gostar de usar o edge.
    Obviamente que cada usuário escolhe o browser que mais lhe convém.
    cumprimentos
    jorge feio

  2. Avatar de Joaquim Neves
    Joaquim Neves

    Deixem lá o IE, já teve o seu tempo.
    Agora um dos melhores é o Edge, bate 10 a 0 todos os browsers existentes, é realmente bom.
    A Microsoft está de parabéns! É o meu browser nos pc’s, tablet’s e smartphones!

  3. Avatar de Nuno Miguel Fernandes
    Nuno Miguel Fernandes

    Não sei qual o objetivo deste artigo incentivar o uso de um browser obsoleto, com fim anunciado e com problemas de segurança em tudo que é lado. Boa pplware

    1. Avatar de PC
      PC

      Dou-te 1 exemplo para teres de continuar com o IE, por exemplo. Para quem tem o passe Viva que serve para os transportes públicos em Lisboa e Porto, se quiseres carregar o mesmo on-line só consegues utilizando o IE. Tal como para fazer o pagamento nesse site só podes usar cartão de crédito (eu crio 1 virtual, claro). Enquanto houver, infelizmente, sites otimizados apenas com IE… estamos tramados. O mesmo se aplica à obrigatoriedade de usar o flash que também tem prazo de vida até ao final de dezembro de 2020. Enfim…

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        O exemplo que dás não é verdadeiro…eu carrego o “Viva” on-line com o Edge sem qualquer problema….e se tiveres alguma dificuldade existe uma “coisa” chamada “Modo de compatibilidade” nesse navegador O problema de só poderes usar o cartão de crédito não é do browser e sim do operador que apenas dá essa opção…

        1. Avatar de PC
          PC

          O modo de compatibilidade não dá em todas as operações no Viva. Qt ao pagamento, sim, concordo contigo. O mesmo se passa com o flash. Eles têm que atualizar o site deles para os browsers atuais e não ficarem agarrados ao passado. Vamos ver para janeiro de 2021 como é que eles vão descalçar a bota.

      2. Avatar de Crow-
        Crow-

        Correção, o passe Viva é só em Lisboa, não Porto. Aqui usamos o passe Andante.

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      Gosto e visito bastante o Pplware…mas,por vezes,realmente fazem algumas publicações que são difíceis de compreender pelo chamado “bom senso”! Este é um deles…a não ser que estejam a preparar um artigo “ensinando” a instalar as primeiras versões do Chrome ou do Firefox! Ou a aconselhar e ensinar os leitores a NÃO atualizarem os SOs da Apple…

      1. Avatar de Vítor M.

        Não nada disso. Puxa lá pela imaginação e pensa que há páginas que ainda não funcionam em condições no novo Edge, Chrome ou Firefox. Porque têm módulos ainda antigos, pode ser necessário e primário usar o IE11, como tal, há uma forma de o fazer. É com esse intuito. Imagina, a título meramente académico, que usas Windows, não és ADMIN e não tens mais nada instalado além do que o Windows traz de forma nativa. Contudo, queres abrir um site, de suporte ao teu negócio/profissão, que apenas corre no Internet Explorer. Esta é uma forma de o fazeres, ou então podes ter problemas. É um exemplo de entre muitos.

        Quando fazemos algo, não é apenas para fazer, é a olhar muito mais à frente, a pensar na vantagem que os nossos leitores podem tirar. Pode ser apenas um, basta um ter proveito, já valeu o esforço de ensinar 😉

        Abraço.

  4. Avatar de Nuno Miguel Fernandes
    Nuno Miguel Fernandes

    Mas o facto de certas empresas so funcionarem bem com browsers mais modernos nao é desculpa para o pessoal usar browsers antigos. As empresas é que têm que actualizar as suas plataformas e nao o contrario. Obrigar os cidadaos a usar plataformas antigas e desactualizadas só mostra quase preguiça de quem gere esses sites.
    Ou quê o que vao fazer quando a microsoft matar de ver o IE? vao o obrigar o pessoal a usar na mesma ou vao se dar ao trabalho de actualizar as plataformas?

  5. Avatar de Perfecionista
    Perfecionista

    Internet Explorer? Alguém ainda usa isso em 2020?

    1. Avatar de BrunoRC
      BrunoRC

      Alguém ainda usa isso em pleno 2008?

  6. Avatar de Alberto Martins
    Alberto Martins

    Deve haver pessoal aqui, que devem ter cotas da Microsoft.. o win 10 é um bom exemplo só problemas. Este pessoal é muito inteligente, esquecem os menos capazes que vivem em locais isolados e sem os tais inteligentes para lhe resolverem os problemas que diariamente surgem… Deixem as pessoas optar , sigam em frente sem recalcar os outros.

  7. Avatar de Carlos Antunes
    Carlos Antunes

    Boa opção a que foi apresentada. Eu para enviar o Saft para as finanças preciso forçosamente do PlugIn Java que só corre no “velho ie”, não corre no edge nem firefox, nem chrome e esta vossa sugestão foi uma ajuda importante. Obrigado!