Dica: Coloque a doca do OS X em qualquer lado do ecrã

7 Comentários

Os sistemas operativos estão talhados para concentrar em determinadas zonas os atalhos para as principais aplicações que os utilizadores usam. Podemos encontrar isso na sua maioria e este é um dos pontos positivos que mais agradam aos seus utilizadores.

Mas com a cada vez maior possibilidade de customização, os utilizadores querem poder colocar esses menus em locais onde mais lhes convêm ou onde mais útil pensam ser.

Hoje trazemos uma pequena e simples dica para OS X, que vos vai permitir colocar a doca em qualquer lado do ecrã do vosso Mac.

osx_menu_0

O OS X já permite de forma nativa e “oficial” que possamos colocar a doca em vários locais distintos. As opções presentes nas configurações permitem que a tenham ao centro, posição mais normal e a que está por omissão definida, à esquerda ou à direita.

Mas OS X tem, como nos habituámos a ver, algumas opções disponíveis, mas que não estão visíveis e acessíveis a todos de forma directa.

Pois é precisamente uma dessas opções menos conhecidas que podemos usar para colocar a doca noutros locais, sempre respeitando as três posições básicas e definidas.

Estas novas posições permitem que coloquem a barra em cima ou em baixo, no de terem a barra à esquerda ou direita, ou à esquerda ou à direita, no caso de terem a doca em baixo.

Para poderem alojar a doca de aplicações do vosso Mac numa destas novas posições apenas necessitam de executar dois comandos no Terminal e de imediato fica aplicada.

Antes de executarem qualquer um dos passos explicados abaixo, devem começar por colocar a doca na posição pretendida, seja ela num dos lados (esquerda ou direita) ou em baixo.

Esta alteração pode ser feita de forma directa acedendo na barra de menus a Maçã -> Dock e depois escolher uma das 3 opções disponíveis (colocar à esquerda, colocar em baixo ou colocar à direita).

Colocar a Doca num dos cantos

Para posicionarem a doca numa destas duas novas posições apenas precisam de definir onde a querem e executar o comando associado.

O comando em si é idêntico e apenas altera a parte final, onde declaram a nova posição.

Estes comandos são colocados no Terminal, que pode ser encontrado dentro da pasta de Aplicações, dentro de Utilitários.

O comando abaixo é o que devem usar para a colocação da doca no início da zona onde a têm. Caso esteja à esquerda ou direita será em cima e caso esteja em baixo será à esquerda.

defaults write com.apple.dock pinning -string start

E o comando abaixo coloca-a no extremo oposto. Caso esteja à esquerda ou direita será em baixo e caso esteja em baixo será à direita.

defaults write com.apple.dock pinning -string end

Depois de executado o comando com a localização pretendida podem reiniciar a doca executando o comando abaixo na mesma janela de Terminal que usaram antes.

Esta é a forma mais simples e rápida de o fazerem, mas se preferirem podem reiniciar o OS X ou terminar o processo Dock no Monitor de Actividade.

killall Dock

Após este passo vão encontrar a vossa doca já na posição pretendida.

osx_menu_1
Comandos para mover a doca para uma nova posição
Reverter a Doca para a posição normal

Mas porque podem querer reverter a posição da doca para os valores que normalmente são usados, deixamos aqui também a forma de reverter esta alteração.

Usando na mesma uma janela de terminal devem apenas correr o comando usado antes, mas agora com a indicação que é pretendido que a doca fique ao centro.

defaults write com.apple.dock pinning -string middle

Tal como nas instruções anteriores, também aqui é necessário que a doca seja reiniciada. Usem o comando abaixo para o fazerem ou reiniciem o OS X ou terminem o processo Dock no Monitor de Actividade.

killall Dock

Após a execução destes passos a doca voltará à sua posição original, sendo revertida a alteração que fizeram antes.

osx_menu_2
Comandos para mover a doca para a posição original

Esta pequena e simples dica pode ajudar-vos a colocar o vosso Ambiente de Trabalho um pouco mais ajustado ao que pretendem, movendo a doca para uma posição mais útil e mais fácil de usar.

Recorrendo a dois simples comandos podemos realizar esta operação, o que mostra a modularidade de simplicidade de utilização do OS X.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anderson Silva
    Anderson Silva

    Como se faz para colocar a doca na diagonal??? 😀

  2. Avatar de Rochita
    Rochita

    Que estranho… pensava que fosse uma funcionalidade banal, uso o rocketdock que é um bom programa para qualquer portátil e já tinha esta opção á distância de dois cliques, é bastante útil a meu ver.

    1. Avatar de tavares
      tavares

      Também uso o RocketDock há muito tempo…e outro muito bom também é o Nexus.

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      o que é aqui referido são opções de alinhamento extra que o Dock possibilita, mas que não aparecem no interface gráfico do sistema

  3. Avatar de Álvaro Anjos
    Álvaro Anjos

    Realmente não é complicado.

    1 Basta clicar na maçã.
    2 Por baixo das preferências do sistema tens o Dock basta clicar ai.
    3 E tens três opções à escolha: colocar à esquerda, colocar em baixo, colocar à direita.

    Tão simples como isto 😉

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      há ainda mais simples, clicar na dock para aparecer o menu de contexto, e aí seleccionar as diferentes opções que se pretenda

  4. Avatar de dinis
    dinis

    Podem me dizer os melhores programas para tbm windows porfavor obrigado