Dica: Chamar a última janela activa

14 Comentários

A nova barra de tarefas do Windows é, tal como já o referi por diversas vezes, muito avançada. A capacidade de termos a pré-visualização das janelas que temos abertas veio dar uma ajuda preciosa à utilização do nosso computador, pois podemos escolher a janela que queremos aceder sem ter de andar a correr uma a uma para acertarmos na que pretendemos.

Mas, apesar desta evolução, manteve-se o problema de termos de “navegar” até à janela pretendida. Na maioria dos casos o que queremos mesmo é aceder à janela que estávamos a usar antes. A dica que vamos apresentar permite que, com um simples clique, acedam à última janela de cada aplicação aberta e que esteve activa.


Caso escolham aplicar a dica proposta, passam a poder clicar com o botão esquerdo do rato em cima do ícone de uma aplicação que esteja na barra de tarefas e fazem com que seja chamada para primeiro plano a última janela que esteve activa dessa aplicação.

Se, por exemplo, estiverem a consultar dados de uma página Web (uma das 10 ou 12 que têm abertas) e acederem entretanto a uma folha de cálculo e a um documento do Word, o processo de voltar a essa mesma página Web pode ser trabalhoso. Têm de clicar no ícone do browser que está na barra de tarefas, escolher a janela correspondente e depois então chegam ao destino pretendido.

Com a alteração de registo que vamos propor, este processo passará por apenas clicarem no ícone do browser e é chamada para primeiro plano a janela pretendida.

Comecem então por abrir o registo do Windows. Para isso carreguem no botão Iniciar e na caixa de pesquisa escrevam regedit. Carreguem agora no Enter.

Na janela do editor de registo devem procurar pela chave indicada abaixo:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced

Ao acederem a ela devem criar uma nova chave (Valor) DWORD de 32bits. O nome que lhe devem dar é LastActiveClick e o valor a atribuir é 1.

Após criarem esta nova chave devem fechar a janela do editor de registo e terminar a sessão do vosso utilizador e voltarem a entrar. Só assim estas alterações são efectivadas. Caso prefiram podem sempre fazer um reboot ao vosso Windows.

Nota: O comportamento do clicar no ícone das aplicações é também alterado pois passamos a navegar nas janelas das aplicações sempre que ai clicamos. Parece-me ser um efeito secundário (bem vindo) da alteração feita.

Uma alternativa ao processo de criação manual da chave necessária é através da criação de um ficheiro para criação automática desta. Fica aqui o texto a usarem para a adição e remoção da chave necessária:

Adicionar

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced]
"LastActiveClick"=dword:00000001Windows Registry Editor Version 5.00

Remover

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced]
"LastActiveClick"=-

Os ficheiros que criarem com o texto devem ter a extensão .reg. Para os aplicarem só têm de fazer duplo clique em cada um deles e aceitar as indicações de segurança que o Windows vos está a apresentar.

Naturalmente que existem outras alternativas a esta dica, tal como usar a sequência de teclas Alt + Tab e navegar pelas janelas abertas ou usar a tecla CTRL quando clicarem no ícone da aplicação, mas resolvemos deixa-la pois parece mais simples e nem todos gostam de usar o teclado para navegar no sistema operativo.

Testem-na pois é bastante útil para quem tem o Windows 7 e tem por hábito andar a saltar entre janelas de aplicações. Mesmo que depois decidam não continuar com ela, a sua desactivação é extremamente simples.

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael

    Porque o Windows não nos dá essa opção na interface gráfica??
    Mais que coisa….

    Ótima dica!

    1. Avatar de Rafael

      Nossa só pra complementar eu não sabia desse Ctrl + clique, vou usar direto!!!!

  2. Avatar de Nuno Rompante
    Nuno Rompante

    Boas ppl. Só uma pergunta. O “Alt+Tab” não resolve este problema?

    1. Avatar de night
      night

      estava a pensar precisamente o mesmo…

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      É o que eu faço e faz exactamente o mesmo que isto.

    3. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      Mas podes ter que carregar em vários tabs para para chegar lá enquanto aqui só precisas sempre de um click

    4. Avatar de Nuno Rompante
      Nuno Rompante

      Onde estou a querer chegar não será descridibizar esta funcionalidade interessante mas sim tentar promover a funcionalidade das duas mãos, é que senão daqui a pouco andamos por ai só com o rato de um lado para o outro e ainda ficamos com os musculos da mão que não usa o rato atrofiados.:)

      No que diz respeito ao Alt+Tab encontrei aqui uma explicação directa e consisa (em inglês):
      “Casual users may press Alt-Tab to alternate between the two most recent tasks, but used to its full potential, Alt-Tab can switch to any running program.”,
      que encontrei neste site: http://en.wikipedia.org/wiki/Alt-Tab

      1. Avatar de Nuno Rompante
        Nuno Rompante

        isto nao tem corrector ortografico…

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    Mas Alt+Tab abre a última janela empregue de qualquer programa, e com este cambio abre-se a última janela que usaste *do programa no que cliques*. Acho que esta deve ser a diferença, não é?

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Ele deve ter “querido” escrever “CTRL + TAB”… 😉

  4. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    Continuo a usar as janelas não agrupadas, obrigado.
    Em teoria é muito bonito, mas na prática só funciona para users que só usem o computador para “carregar no botão da internet”.

    1. Avatar de FábioD
      FábioD

      Então também não fazes muito mais do que carregar no botão da internet, porque eu uso isso e estou muito contente com a funcionalidade porque antes tinha que ter a barra de tarefas sempre com o dobro da altura para caberem todas as janelas que tinha abertas e agora só chega a meio.

      Btw, carrego em muito mais do que no botão da internet..

  5. Avatar de alves
    alves

    Este tipo de dicas são muito boas e sempre bem vindas!!

    Muito obrigado pela partilha!

  6. Avatar de 100rede
    100rede

    Desconhecia, e faz muito jeito.

    Obrigado