Dica – Aprenda a criar regras no Microsoft Outlook

31 Comentários

Apesar de actualmente existem muitos serviços web-based para gerir a nossa conta de e-mail eu continuo a usar o Outlook (actualmente na versão 2010) da Microsoft. Alguns dos leitores questionarão o porquê de usar o Outlook? Bem, em primeiro porque estou bastante habituado a este cliente de e-mail… depois porque consigo gerir facilmente os muitos e-mails que recebo durante o dia.

E como organizar facilmente todo o correio electrónico recebido?

outlook_000

Como todos sabemos, o Microsoft Outlook é um dos clientes do serviço de e-mail mais completos. A facilidade de configuração de contas, a integração com muitas aplicações que temos no desktop e a fácil gestão de e-mail são algumas características que tornam o Microsoft Outlook a escolha de muitos utilizadores.

Uma das funcionalidades que uso com alguma frequência são as regras. Para quem recebe /envia muitos e-mails, a criação de regras no Outlook podem ajudar em muito na organização de toda a informação. Imagine por exemplo que

Como criar regras no Outlook?

As criação de regras estão disponíveis através do separador HOME e em seguida devemos carregar em Rules e escolher Manage Rules & Alerts

outlook_00

Em seguida escolhemos para que conta de e-mail pretendemos criar uma regra e em seguida carregamos em New Rule 

outlook_01

Aí dentro são muitas as opções disponibilizadas, das quais destacamos,

  • Mover os e-mails recebidos de um determinado emissor para uma pasta específica
  • Mover os e-mails recebidos para uma determinada pasta com base no assunto
  • Mover os e-mails recebidos para uma determinada pasta, proveniente de um grupo
  • Enviar um alerta para o telemóvel quando é recebido um e-mail
  • Criar uma regra em branco (para e-mails recebidos)
  • Criar uma regra em branco (para e-mail enviados)

outlook_02

Imagine por exemplo que pretende mover todas as mensagens para uma pasta específica, que tenham no assunto as palavras pplware e ppinto. Para isso, podem escolher Apply rule on messages I receive.

outlook_03

Em seguida, indicamos a pasta para onde vamos mover os e-mails seleccionando move it to specified folder e escolhemos a pasta. Para finalizar, podemos aplicar de imediato a regra na pasta INBOX ou apenas activar a regras para próximas mensagens de e-mail.

outlook_04

Depois da regra criada, todos os e-mails que possuem no assunto as palavras pplware ou ppinto, serão movidas para a pasta pplware, dentro da estrutura de pastas da nossa conta de e-mail.

Esperamos que esta dica vos ajude a organizar melhor o vosso e-mail. Lembrem-se que podem criar regras com base em muitos critérios e também com base nos e-mails já recebidos. Para isso, basta carregar com o botão do lado direito do rato em cima de um e-mail e aceder a Rules e em seguida Create Rule.

Já conheciam esta funcionalidade do Outlook?

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de beirao
    beirao

    Bom post!
    Já agora: algum dicionário PT de acordo com o Novo Acordo Ortográfico, quer para Outlook 2010, quer para Word 2010?

    1. Avatar de So7t
      So7t

      Creio que o Office 2010 ja tras!! Pelo menos foi anunciado pela microsoft…

      1. Avatar de beirao
        beirao

        Sim, é verdade, mas (talvez por nabice minha) não o acho grande charuto. Por exemplo, as propostas de alteração do Word 2010 para a frase “O respectivo director é actualmente…” são “despectivo/despectivos”, “diretor/diretora” e “atualmente/factualmente”. Sobretudo no primeiro caso (não apresenta a sugestão “respetivo”) deixa muito a desejar. Será nabice minha? E também não vejo como converter automaticamente.

        1. Avatar de Miguel Goyanes
          Miguel Goyanes

          Olá beirao.

          Dependente da versão, tenta isto e depois diz o resultado.

          Miguel Goyanes

          1. Avatar de beirao
            beirao

            Obrigado. Vou tentar, mas pelas datas suponho que isto já deve estar no SP que instalei há dias.

    2. Avatar de Joca779
      Joca779

      Na microsoft.pt encontras o diconario com o novo acordo.

      se nao conseguires diz que eu te envio

      Boa sorte

      1. Avatar de beirao
        beirao

        Instalei muito recentemente o SP para o Office 2010. Posso escolher a opção “Pós-acordo”, em “Ficheiro/Opções/Verificação” (no Word). Só que acho aquilo fraquinho (ver meu comentário ao post anterior). Provavelmente é nabice minha…

  2. Avatar de Silvestre
    Silvestre

    Sinceramente nunca utilizei o Outlook. Já experimentei mas não é muito pratico… pelo menos para mim.

    Sei que não é o tópico ideal para falar nisto mas alguém me pode dizer como criar uma conta no google +?

    Agradecia!!

    1. Avatar de Chickenzz
      Chickenzz

      Ia colocar a mesma questão Silvestre mas no artigo de ontem sobre o Google+ mas fiquei com receio de ignorarem o comentário, =s..
      Ainda tem convites para dispensar?

      Desde já agradeço!

      Melhores cumprimentos

    2. Avatar de Miguel Goyanes
      Miguel Goyanes

      Olá Silvestre.
      Nas versões 2010 é muito simples. Vai a Ficheiro depois a Opções e em Verificação aparece-te Modos de português de Portugal onde podes escolher Pré-acordo,Pós-acordo ou Ambos.

      Parra o Outlook 2010 vai Ficheiro depois a Opções e em Correio escolhe Ortografia e Correcção automática. Na nova caixa de diálogo, em Verificação aparece-te Modos de português de Portugal onde podes escolher Pré-acordo,Pós-acordo ou Ambos.

      Miguel Goyanes

      1. Avatar de Miguel Goyanes
        Miguel Goyanes

        Obviamente coloquei mal a resposta. Era para o beirao.

        Miguel Goyanes

  3. Avatar de Fernando
    Fernando

    Se existe Outlook 2010 em Português, o porquê de esta guia de ajuda está em inglês.

    1. Avatar de J Costa
      J Costa

      É evidente: o autor usa a versão inglesa e não vai comprar de propósito a versão portuguesa só para nos agradar 😛

      Não é muito difícil descobrir a equivalência para a versão portuguesa.

      Muito bom artigo.

    2. Avatar de Bruno Nogueira
      Bruno Nogueira

      Era o que eu ia dizer Fernando, também acho que devia ser em Português, não percebo o porque do Inglês.

    3. Avatar de Luís Santos
      Luís Santos

      O Pedro Pinto já explicou o porquê de usar o office em Inglês nos tutoriais sobre o Word.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Exactamente. Como tenho o Office em inglês, logo os screens são também em inglês. Mas penso que é fácil de compreensão.

  4. Avatar de pedro
    pedro

    Acredito que o g+ ainda seja por convite…

  5. Avatar de Miguel Goyanes
    Miguel Goyanes

    Viva Pedro.
    Bom artigo.

    Usei durante muito tempo as versões do Outlook (sem ser as express e depois o windows mail) mas desde que conheci o The Bat! não quis outra coisa. Gradualmente comecei a usar cada vez menos e apenas para fazer o download dos emails para o computador. Tenho a minha conta do Gmail toda configurada e não quero outra coisa. Apenas uso o cliente de email para fazer o download dos emails para o computador.
    Mas longe vão os tempos do Eudora. À época era grande maquinão…

    Miguel Goyanes

  6. Avatar de iSma_
    iSma_

    Excelente artigo para os utilizadores de Outlook.

    Seria, também, muito bom se realizassem um artigo para o Thunderbird. 🙂

  7. Avatar de Simão Santos
    Simão Santos

    É só escolher e instalar. serve para todos os aplicativos office.

    http://www.microsoft.com/portugal/acordoortografico/default.mspx

  8. Avatar de Ruaben
    Ruaben

    off topic:
    tenho um problema no hotmail nos anexos, por exemplo apresentações powerpoint, aparece a mensagem “se demora muito a carregar, clique aqui” e não sai do lugar. e carrego e me eles me põem no office web app, mas que não faz a animação dos slides, help me! dei só um exemplo mas com fotos dá a mesma mensagem clico e depois tenho de instalar 1 por 1

  9. Avatar de NAIF
    NAIF

    Brincalhões!…a vender gelo a esquimós. Mas quem é o avozinho que já não “brinca” com estas ferramentas?…

  10. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    iSma_
    26 de Julho de 2011 às 11:09 pm
    Excelente artigo para os utilizadores de Outlook.

    Seria, também, muito bom se realizassem um artigo para o Thunderbird.

    Olá Caro iSma, bom dia,~

    Creio que seja isto a que se refere 🙂

    https://pplware.sitedev.pt/tutoriais/configuracao-do-thunderbird/

    Relativamente ao Outlook, excelente ferramenta.

    Cumprimentos,

    1. Avatar de iSma_
      iSma_

      Quando me referia ao Thunderbird, estava a falar em configurar este tipo de regras (como exemplificaram para o Outlook), que penso que no Thunderbird chamar-se de ‘Filtros’.

  11. Avatar de pedro
    pedro

    Sugestao: sendo que uma boa parte dos portugueses utilizam os programas em portugues e quem os utiliza em ingles sabe portugues, porque TODOS utilizam o ingles para as indicações? Penso assim: e os que nao sabem ingles, para que lhes serve estas indicações? Eu até utilizo os programas em ingles, mas porque nao pensar nos outros mas sempre no EU?

  12. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Boas…
    Já agora, para quem tem sincronização do Outlook com o smartphone a existência de regras leva a que quando alguns mails chegam – como não passam pela Inbox – não surja a notificação… Alguém conhece alguma forma de contornar esta questão? (sem ser ter que andar, manualmente, a validar a existência de email nas diversas pastas criadas para o efeito)
    Obgd.

    1. Avatar de eduardo godinho
      eduardo godinho

      Na configuração da regra, deixada a opção de deixar cópia da MSG na inbox.

      1. Avatar de Setoff
        Setoff

        Mas a minha questão seria mais este exp.

        Recebo um email que fica na inbox! eu pretendo que aquele mail vá para a pasta´x´ só depois de eu o abrir!! é possível??

        ou seja só organizar os mails depois de vistos.
        se não tenho que andar a percorrer as pastas todas a ver se tenho alguma mail novo!

  13. Avatar de Sergio
    Sergio

    Sensacional essas dicas!
    Estou querendo aprender todas as funcionalidades do Outlook..
    Mas não conheço muitos cursos relacionados..
    Encontrei um curso de Outlook na impacta, vcs sabem se é bom?
    http://www.impacta.com.br/curso/Outlook-2010.php
    Abraço..

  14. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Viva,

    uso o outlook, e como tal, tenho lá contas de email, mas só sou notificado de um novo mail da conta principal, como consigo fazer para as outras contas de e.mail?
    alguém me pode ajudar?

    obrg

  15. Avatar de F. Oliveira

    uso o microsoft outlook e hoje deparei-me com um problema.
    ele penso eu, apagou todos os emails do do servidor que uso
    como anular tal procedimento para que isso não aconteça, pois fiquei sem emails na pasta de entrada do sapo.pt