Dica: Aceda às suas passwords guardadas no Internet Explorer

17 Comentários

Cada vez mais usamos os browser no nosso dia-a-dia. A Internet concentra em si já muito mais que informação, levando a que tenhamos de usar as nossas ferramentas de trabalho já aí dentro.

Como precisamos dos browsers, temos o dever de saber trabalhar com eles de forma mais completa. Hoje vamos aprender a aceder às nossas passwords que o Internet Explorer tem armazenadas.

ie_password_0

Ao usarmos os browsers para armazenarem os nossos dados facilitamos o acesso a todos os serviços que necessitam de autenticação.

Basta colocarmos o endereços e ele preenche de forma automática os dados e só temos de autorizar o acesso. Mais simples, mas ao mesmo tempo mais fácil de nos esquecermos das nossas passwords.

Felizmente os browsers permitem que tenhamos acesso a esses dados, para que os possamos relembrar e até usar noutros lados.

O Internet Explorer é ainda um dos browsers mais usados e por isso vamos hoje explicar como aceder às passwords que temos gravadas nesta aplicação.

Como aceder às passwords guardadas no Internet Explorer

Sempre que precisarem de aceder a uma ou mais passwords que tenham guardadas no Internet Explorer podem repetir este processo. Elas vão estar sempre armazenadas no mesmo sítio, prontas a serem consultadas.

Comecem por abrir o Internet Explorer e depois acedam às definições, clicando no ícone da roda dentada, no canto superior direito da janela do browser.

No menu que surgir devem escolher a opção Internet Options.

ie_password_1

Na nova janela que surgir devem escolher o separador Content (Conteúdo). Nesse separador devem clicar no botão Settings (Definições), da zona AutoComplete (Preenchimento Automático).

ie_password_2

Novamente vão ser brindados com uma nova janela. Nesta devem escolher a opção Manage Passwords (Gerir Passwords).

ie_password_3

Por fim, e com mais uma janela aberta, chegamos finalmente à zona onde vamos ter acesso às passwords.

Podem verificar da lista quais são as que o Windows tem guardadas e que recebeu do Internet Explorer. Escolham a que querem visualizar, clicando na seta que fica no final da linha do site e username.

ie_password_4

Para permitir o acesso a essas passwords vão ter de confirmar que têm autorização para as visualizar. Irá ser pedido que coloquem a password do vosso utilizador e confirmem a vossa identidade.

ie_password_5

E finalmente têm aceso aos dados da conta pretendida. Aí podem ver o username e a password guardada, bem como o site a que dá acesso.

ie_password_6

Infelizmente o Internet Explorer não tem uma forma de exportar estes dados para que os possam guardar. Apenas permite o acesso para consulta e confirmação.

Tipicamente este acesso não será feito de forma periódica, mas fica garantido que podem consultar as vossas passwords sempre que precisarem, sem ter de recorrer a outras ferramentas que não o próprio browser.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pirotas
    pirotas

    Vai para dois meses que necessitei de obter as passwords do IE de uma máquina lá no trabalho e tive de recorrer a um programa para as saber.

    É uma boa dica só é pena que o botão “Manage Passwords” não surgir no meu menu. Tenho o IE 11.0.9600.16476 e o W7 com o SP1. Será que é da versão que uso?

    1. Avatar de Quinas
      Quinas

      a mim tb não aparece o botao Manage Passwords.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Control Panel -> User Accounts -> Credential Manager ou Web Credential Manager.

        Tens acesso ao mesmo ecran.

        1. Avatar de pirotas
          pirotas

          Oi Tiago

          Segui a tua dica e realmente consigo gerir contas através do gestor de credenciais no entanto, e pelo que percebi do post, o objetivo é “aceder às passwords que guardámos no IE”, tal como fazemos no FF ou no Chrome através de uma lista. Ou seja, guardamos as credenciais no IE e depois acedemos/gerimos as mesmas no gestor de credenciais.

          Tenho algumas guardadas no IE e nenhuma surge no gestor de credenciais :-/

  2. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    Início -> Gestor de Credenciais -> Enter

    E ainda dizem que no Windows 8/8.1 é difícil chegar as coisas…

  3. Avatar de sakura
    sakura

    O Windows 8.1 tem todas as ferramentas para configura o system, não sei porque instalam lixo de 3ªos?
    Tem a melhor firewall, o melhor antivírus, claro que não devem ir a net como ROOT adim. E o ie e mais rápido de todos.
    Pelo que se ve ou não usam Windows ou não temem formação continua ? é que o software vai evoluindo e formatar um pc hoje já não é como a 5 anos atras. Para não falar de segurança .
    O Windows é o system mais fácil de configurar ex: firewall em Linux ou osx é muito mas muito mais complexo, e as politicas de segurança do Windows são do mais fácil que existe.
    Todos os users de um s.o. deviam saber onde estão os seu dados pessoais. WTF.
    Como utilizadora de um pc se não sabem conduzir que usem a conta de “convidado” user ,
    Ao menos não poem ver a carla bruni, “”$%&&%()))=?$&###%#”

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Não tenho experiência com o W8 ou 8.1 (RT não conta).
      A experiência ensinou-me que o Debian é mais seguro que os W anteriores. Mas tudo depende do que as chefias nos deixam/mandam fazer e dos utilizadores que temos.
      E … não é a Carla Bruni, é a Miley “fisga” Cyrus
      🙂 :)) :)))

  4. Avatar de Zé

    Carreguem em Start e escrevam credential manager…

  5. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    Sou um pouco novo nestas coisas e tenho uma duvida…
    Para visualizar as passwords, o Windows pede uma password, essa password é de login ou Windows ou qual é que é?

    1. Avatar de Filipe Paixão

      sim é a password de login da tua conta com acesso de administrador. Ou outra que exista na máquina com esse mesmo privilégio.

      1. Avatar de Rui Marques
        Rui Marques

        Mas no meu caso não tenho password e eu sou administrador e quando tento deixar em branco o campo da password dá-me erro… o que é que eu posso fazer?

        1. Avatar de Filipe Paixão

          então metes uma senha na tua conta 🙂

  6. Avatar de Manuel
    Manuel

    Não deu para visualizar as palavras passe, talvez tenha mudado enquanto o sistema…

  7. Avatar de djizus
    djizus

    Pode não ser o browser mais usado, mas também tem direito a algumas “pérolas”.

    Só existe um site de estatísticas que diz que não é o mais usado. Todos os outros dizem o contrário.
    Mas aqui no pplware, a verdade não interessa. Se a moda é o ‘Hate’ à microsoft, vamos lá falar mal que assim o pessoal clicka nos links.

  8. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    Curiosamente comecei a usar o IE11 à coisa de uns meses quase como desafio pessoal era anterior utilizador do chrome, quase desde a sua nascença e anteriormente a esse sempre usei o Firefox.

    Curiosamente comecei a usar o IE11 no meu antigo netbook porque os vídeos do youtube reproduziam de forma fluidíssima comparado ao chrome ou ao firefox, e então a partir daí comecei a dar uma chance ao IE11.

    Decidi mudar em ambos os PC’s para o IE11, favoritos e etc, mas mantive sempre o chrome instalado para caso alguma coisa falha-se e até ver passado 2 semanas acabei por desinstalar o Chrome porque nunca foi até hoje necessário recorrer a outro browser.

    Inicialmente o que me deixou mais desiludido com o IE11 foi a dificuldade em portar os favoritos, e nunca ter descoberto que dava para re-abrir os separadores fechados, só recentemente é que descobri como.

    Agora falta a chegar (já anunciado) a cereja no topo do bolo que é uma store de extensões para o IE11 e fica mel.

    O IE11 pode não ser o browser top e reconheço que não o é. Mas trabalha a 100% de forma otimizada sem ser resource hog como anda ultimamente o chrome, infelizmente sofre de toda a má fama das suas versões anteriores e infelizmente também sofre pela falta de extensões.

    A ver o que o futuro lhes reserva.
    Mas até ver não sinto necessidade alguma de outro browser.

  9. Avatar de fatima almeida
    fatima almeida

    preciso limpar/retirar deste portátil a minha conta de gmail e o facebook. entro diretamente sem por a password mas agora não consigo «desinstalar» o gmail e o facebokk

    alguma ajuda please

  10. Avatar de Alvaro de Almeida
    Alvaro de Almeida

    Perfeito. Internet Explorer esta melhorando a cada dia. Parabens pela dica! God Job!!