Dica: 2 mudanças para tornar o Signal ainda mais privado para o utilizador

8 Comentários

De todas as apps de mensagens disponíveis, o Signal é de longe a que mais segurança e privacidade oferece. Para além de ter uma segurança elevada de base, tem ainda pormenores e pequenas opções que são únicas nesta área.

Todos conhecem com detalhe as muitas opções disponíveis e que podem ser ativada. Há, no entanto, algumas que trazem ainda mais privacidade e que podem ser facilmente ativadas. Veja por isso 2 simples opções que tornam o Signal ainda mais privado para o utilizador.

Signal privado mudanças opções dados

A grande maioria das opções e funcionalidades do Signal baseiam-se na garantia da segurança e privacidade nas comunicações. Esta garante que tudo o que é escrito e trocado entre os utilizadores fica privado e longe de olhares alheios.

No entanto, e para garantir alguma segurança extra, o Signal tem medidas que sã ode segurança local. Estas impedem que se o smartphone for acedido fisicamente, os dados do utilizador não podem ser retirados e copiados para outras plataformas.

Para ativar estas opções de que falamos, devem seguir os passos para aceder às definições da app. Na sua interface principal devem carregar no topo, junto ao avatar do utilizador. Aqui dentro, devem depois escolher a opção Privacidade.

Agora que acederam à parte dedicada à segurança e privacidade, devem procurar a primeira opção. Falamos de Segurança de ecrã, que irá impedir que qualquer captura de imagem seja feita, em qualquer interface ou conversa. Assim, não conseguem “fotografar” qualquer conversa.

A segunda opção foca-se no teclado usado no Signal. Ao escolherem a opção Teclado anónimo vão garantir que tudo o que escrevem não pode ser obtido por terceiro, como normalmente acontece. Assim, a privacidade fica ainda mais elevada e os utilizadores protegidos contra a recolha de dados.

Podem parecer opções menores, mas são a garantia de que o Signal fica privado, protegidos e sem fornecer dados ou informações. São únicas neste serviço e mostram o seu empenho em garantir que este é realmente privado.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gean
    Gean

    “Ao escolherem a opção Teclado anónimo vão garantir que tudo o que escrevem não pode ser obtido por terceiro, como NORMALMENTE acontece.”

    Agora fiquei com medo.

    1. Avatar de Ru
      Ru

      Quem quer privacidade tem que se esforçar por a ter. Usar um telemóvel novo, sem configurar grande coisa, é estar a dar os dados todos a terceiros.
      A maioria não quer saber disso para nada. Mas por aqui só se usa LineageOS sem Gapps. E obviamente sem um gmail associado ao telemóvel.

  2. Avatar de Zé da Esquina
    Zé da Esquina

    Muito bom, excelente aplicativo, não tem muitas mariquices como outros, mas tem o que é importante na hora de a gente trocar mensagens com as outras pessoas, sobretudo com aquelas que nos são próximas, privacidade e segurança.

  3. Avatar de JF
    JF

    Cidadãos Portugueses, não sejam parolos(as), garantam a vossa segurança e privacidade usando o Telegram.

    Saiba mais sobre o Signal, o aplicativo criado pela Agência Central de Inteligência (CIA pela sua sigla em Inglês):

    – How CIA Created Signal Messenger App:

    https://greatgameindia.com/how-cia-created-signal-messenger-app/

    – Falhas de segurança detectadas no aplicativo Signal:

    https://googleprojectzero.blogspot.com/2021/01/the-state-of-state-machines.html

    – Inna Afinogenova explica as diferenças entre os aplicativos WhatsApp, Signal, e Telegram:

    https://www.youtube.com/watch?v=jmTG2KummP4

    Deixe de ser parolo(a), proteja a sua privacidade e defenda a liberdade de expressão, apague as suas contas no Signal e WhatsApp, desinstale os aplicativos, e comece a utilizar o Telegram.

    1. Avatar de LSousa
      LSousa

      Caro “amigo” aplicativo não aplicação e utilizo tanto Signal como Telegram mas o principal é o Signal…. E obviamente não vou perder tempo consigo pois fez a sua escolha….

    2. Avatar de Thomas
      Thomas

      Essa falha na segurança de do Signal que esse segundo artigo já foi reparada segundo esse mesmo artigo por isso pode-se descartar já esse link como useless.
      O primeiro link está cheio de especulações e explicações esquisitas e usa termos sencionalistas como ” shadowy tech guru ‘Moxie Marlinspike”. O artigo acaba por não explicar nada ou tirar conclusões vagas sem fundamento. Nei percebo. Não me convençe. Podes me chamar parolo à vontade.
      Vou sempre preferir o signal ao telegram por uma razão muito simples: mesmo se não confiasse no servidor, confio na app que corre no meu telemóvel porque consigo ver como foi feita (poque é open source), e esse código diz-me que nem o servidor tem acesso às chamadas e mensagens, só a pessoa a quem envio a mensagem.
      O servidor do telegram tem acesso às minhas mensagens e chamadas se quiser porque não estão incriptadas. Eles dizem que não querem abrir, estou inclinado a acreditar mas só o tempo dirá o que eles fazem com essa informação.

      1. Avatar de Guilherme Lino
        Guilherme Lino

        Corrigiram porque veio a público, de outra maniera ainda lá estava.

        O servidor do Signal tem acesso às mensagens da mesma maneira que o Telegram.

        O código é open-source, mas a versão que fazes download na app store leva alterações.
        Basta ver que na página do github não há downloads da applicação.
        https://github.com/signalapp/Signal-Android/releases

        Qualquer serviço que permita recuperação de password, e syncronize o histórico das conversas, é certo que o servidor consegue ver.

    3. Avatar de Zeze
      Zeze

      Porque iria a CIA ou qualquer agência governamental americana criar um novo aplicativo de mensagens, se já tem o conluio do facebook há anos?!