Demora a desligar o seu Windows?

42 Comentários

Uma das coisas que me irrita é desligar o Windows e este estar ali 5 minutos para encerrar. Como quero certificar-me que de facto a máquina foi desligada lá tenho que gramar com este tormento.

Já alterei o registo, já desliguei serviços que influenciam o encerrar, já fiz muitas experiências, mas a única que funcionou foi esta sugestão que vos apresento.

Esta situação também vos deve acontecer, pois é um problema crónico do Windows. Segundo li em vários locais espalhados pela net o problema está em 2 pontos chave:

  • O primeiro tem a ver com as aplicações que ainda estão carregadas na memória, o Windows está programado para esperar X segundos até desligar, tentando com isso encerrar todas as aplicações. Por vezes esse tempo ainda é excedido por conflitos com a própria aplicação que também tem o seu “timming” para desligar. Podem ver aqui a solução para esse problema.
  • O segundo motivo, e o mais importante, é o perfil que o Windows carrega no arranque e que no encerramento traduz-se nalgumas dificuldade para desligar.

Volta a implicar as aplicações de terceiros que o Windows “obriga” a cumprir a tal regra dos X segundos mas que estas não acatam. Também algumas aplicações do próprio Windows podem causar problemas se ao serem desligadas não forem limpas da memória, nestes casos o Windows também tem algumas dificuldades em as desligar. Finalmente a máquina é desligadas, o Windows lá leva ao extremo a sua autoridade. Com isto já se passaram 5 minutos e eu já deveria estar a caminho de casa.

Como isto se tornou num problema, a Microsoft lançou um “limpador” de perfil, “User Profile Hive Cleanup Service“.

Este utilitário, gratuito, limpa automaticamente o perfil de utilizador, atalhando aquela espera de X segundos para desligar as aplicações.

Uma vez executado o executável parecerá que nada acontece. Mas se abrir a sua lista de serviços, botão iniciar, na barra de Executar escreva: services.msc

Verá certamente o serviço instalado e a funcionar, conforme pode ver na imagem.

Esta ferramenta basicamente reclama para si os recursos utilizados pelas aplicações desligadas, tornando o encerramento mais rápido quando solicitado. Esta rapidez poderá ser maior ou menor, conforme os sistemas e que aplicações normalmente utilizadas.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP
Download: User Profile Hive Cleanup 1.6b [329KB]
Homepage: User Profile Hive Cleanup

Partilhar:
Tags:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de UKN
    UKN

    Uso no laptop e recomendo 🙂

  2. Avatar de Marcio Henrique
    Marcio Henrique

    Tentei instalar e deu-me alerta no kaspersky como virus, ou melhor trojan, será um falso positivo ou verificaram mesmo a veracidade do ficheiro ?

  3. Avatar de daniel aka blind

    eu utilizo o comando shutdown…
    vou a o executar… e lá coloco “shutdown -f -t 00 -s”
    mais rápido é difícil 😉

    outra opção é fazer um batch com este comando…

  4. Avatar de Fabio Palma

    @Marcio Henrique

    Será concerteza um falso positivo, mete o ficheiro a que o kav chama de zona segura ou seja não detecta o mesmo como vírus.

    cumps

  5. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Verifiquei antes de instalar, e depois a pasta, e o Kis não detectou nada!
    obrigado!

  6. Avatar de dajosova
    dajosova

    Eu simplesmente uso o Vista Manager e o XP Manager !!!!

  7. Avatar de Sérgio Monteiro

    Eu uso Mac OSX Leopard. 🙂

  8. Avatar de Sérgio Monteiro

    Eu uso Mac OSX Leopard. 🙂 . Shutdown em cerca de 3 segundos.

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Do ecra, pois o sistema ainda se esta a desligar… Ou então deve de ser a hibernar 😛

  9. Avatar de UKN
    UKN

    Prontos eu puxo a ficha de electricidade (com a bateria desligada). Quero ver mais rapido que isto 😀

    Gozadeiras à parte, às vezes acontece 😉

  10. Avatar de piggysearcher

    O meu problema não é a desligar mas sim ao iniciar, depois de aparecer o boot screen, o meu ecrã fica todo azul e com a mensagem “Aguarde” e vão aparecendo pontinhos tipo reticências, o que me leva imenso tempo a iniciar, só depois é que aparece o ecrã de boas-vindas. já andei a desinstalar vários jogos e programas, mas continua a aparecer isto. Além disso o meu teclado ficou em inglês, ou seja, não detecta o “c” com cedilha, nem acentos…

    Alguém ajuda?

  11. Avatar de Jakimasa

    Experimentei e resulta mesmo…acaba por criar um .bat que força o shutdown dos programas, e acabar por tornar o processo de encerramento mais rapido…

    grande pplware!

    cumps jakimasadesign.com

  12. Avatar de homem da paz
    homem da paz

    eu uso o botao de power

  13. Avatar de daniel aka blind

    para optimizar o arranque experimentem o seguinte comando “defrag c: -b” onde c: é a letra de onde esta instalado o sistema operativo.

  14. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Já instalei em diversos pcs esse meu artifício para desligar tbém o estabilizador depois do logoff do Win. Me poupa o tempo de espera do encerramento do Win para desligar o estabilizador e periféricos. Qualquer dúvida é só perguntar.

    http://img147.imageshack.us/img147/9489/desligatudoxl3.png

    Dá para usar USB para alimentação.

    Abraço

    Iv@n

  15. Avatar de piggysearcher

    Ah, esqueci-me de dizer que o meu SO é o WinXP SP2 PT. E em relação ao teclado?

  16. Avatar de Sergio
    Sergio

    A própria Microsoft deveria incluir no Windows um serviço de desligamento automático, programável pelo usuário, ao esperar terminar downloads de madrugada e tudo mais!

    Cumps!

  17. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    @piggysearcher
    vais ao painel de controlo, e definições regionais e de idioma, idiomas, e detalhes

  18. Avatar de Karlus
    Karlus

    Desligando a ficha funciona sempre. Não estou a ver a necessidade de xatedãones e bates… 😉

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    Alguém sabe alguma maneira mas no Windows Vista?

  20. Avatar de Logan
    Logan

    Experimentem carregar no Ctrl ao mesmo tempo que clicam no shutdown… vão ver que o windows desliga mais rápidamente!

  21. Avatar de Zé do Sacanço
    Zé do Sacanço

    Eu nem sabia que se podia desligar o pc, boa dica!

  22. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    O pessoal do MAC mesmo com estes truques goza connosco à forla toda, pessoal do windows pricipalmente e linux menos. Não sei como ainda só houve um comentário acerca disso.

  23. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Atenção a uma coisa: ao encerrar não deixa instalar actualizações; se forem várias, instala uma e desliga; depois, para o eliminar, só em modo de segurança!

  24. Avatar de Joaquim Mendes
    Joaquim Mendes

    Alguém sabe de algum software que me diga no arranque do windows, quanto tempo leva cada programa a arrancar?

  25. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Eu uso o XP_Pro_Sp3 e em 2 segundos….e 3/4.

  26. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Boas!

    Volta e meia quando faço shutdown da máquina, no dia a seguir quando volto ao serviço lá esta o Windows(XP) feito estúpido à espera que mande encerrar uma aplicação qualquer que crashou.

    Vou experimentar esse User Profile Cleanup, que se calhar devia estar disponível como um update digo eu.

    Hasta!

  27. Avatar de Nuno

    Por acaso é algo extremamente irritante.
    Depois de formatarmos o PC, o mesmo desliga-se em segundos… após algumas instalações, sofware logicamente necessário e, esta situação começa a agravar-se… começam a demorar mais e mais tempo os encerramentos de sessões.

    Com o Vista, o mesmo se passa.
    A primeira vez que arranquei o PC, levou 53 segundos a arrancar, depois começou a incrementar. No desligar, por acaso até que não é muito lento. 🙂

  28. Avatar de Sergio Br.
    Sergio Br.

    O meu problema é também o arranque, depois de colocar a password do WinXP ele entre no desktop com todos os icones (como se tivesse arrancado), mas o facto, é que só executa a primeira acção (por ex: abrir “meu computador”) passado no mínimo 2 minuto.
    Saliento o facto de ter poucos processos e ter a certeza de nao ter virus. Poderá ser da firewall – Zone Alarme ?

  29. Avatar de Andre Sousa

    O meu problema tmb é no arranque mas o PC enpanca quando clico no PowerOn da torre…Tipo clico pra ligar e tenho de esperar que o pc inicie passado pai 40seg. Recentemente formatei o bixo e durante uns tempos andou bem mas ja esta com o mesmo problema….Que fazer?

  30. Avatar de Andre Sousa

    OFF TOPIC
    Deem uma vista de olhos…Nao custa divlugar…lol

    http://vendadegaragem.planetaclix.pt/

  31. Avatar de Fernando
    Fernando

    Eu altero uns valores no regedit e o windows assim desliga-se muito mais rapido.

  32. Avatar de Mais um
    Mais um

    “NÃO EXITE EM ENTRAR EM CONTACTO COMIGO.” Não exite? Quando venderes aquilo aproveita e compra um dicionário. Nem que seja daqueles para os putos, com dinossauros.

  33. Avatar de Andre Sousa

    OFF TOPIC.
    (Em resposta ao “Mais um”)
    Alguem com um nome assim nem devia poder postar em lado nenhum. Se tens raclamações a fazer do meu portugues manda um mail para a ASAE ou para a PJ pode ser que fechem o meu site. O que interessa não é o texto, é o conteudo em si.
    Pelo menos tive paciencia e vontade de fazer um pequeno site. Se tem erros são para corrigir, aceito todas as criticas contructivas agora criticas arrogantes de pessoas que nem nome proprio tem, NAO OBRIGADO.

    Em relação ao programa…Um bom utilitario, sem necessidade de instalação posso usa-lo onde quiser. No trabalho ja corre LOL.

  34. Avatar de Nuno

    Sergio Br.

    Sim, o Zone Alarm é uma das coisas que faz o arranque e encerramento do computador tornar-se mais lento. Foi um dos testes que fiz quando ainda usava o XP. Verifica-se este problema. Ao desinstalar o Zone Alarm, nota-se logo uma grande diferença 😀

  35. Avatar de someone

    /NOGUIBOOT + Shutdown -s -f -t 0

    É o suficiente.

  36. Avatar de Onival
    Onival

    O meu problema não é a desligar mas sim ao iniciar, depois de aparecer o boot screen, o meu ecrã fica todo azul e com a mensagem “Aguarde” e vão aparecendo pontinhos tipo reticências, o que me leva imenso tempo a iniciar, só depois é que aparece o ecrã de boas-vindas. já andei a desinstalar vários jogos e programas, mas continua a aparecer isto.
    Quando quero encerrar, tenho 4 opções:
    1 – Encerrar
    2 – Instala actualizações e desliga
    3 – Reiniciar
    4 – Suspender
    *
    Já fiz a 2ª opção. No outro dia, ao ligar o PC, eis o mesmo problemas das reticências..e demoooooooooora.
    Obrigado

    Alguém ajuda?

  37. Avatar de Onival
    Onival

    Ainda aguardo ajuda por parte dos experts deste fórum!
    Abçs

  38. Avatar de shadowninja
    shadowninja

    boas
    e assim eu jogo world of warcraft e tenho um grande problema, o meu monitor as vezes fika td preto e tenho k sair do wow e voltar a entrar…

    se me poderem ajudar fiko mt agradecido 😀

    fikem

  39. Avatar de baratão
    baratão

    Quer deligar o pc rápido ?
    Só com Super Fast Shutdown vc vai deligar rapidinhu !!!
    Confira aeee..

    http://superdownloads.uol.com.br/download/114/superfast-shutdown/videos.html

  40. Avatar de bruno
    bruno

    posso te ajudar, meu pc estava assim isso é causado por muitos virus no computador e esses virus naum deixam os arquivos se executarem quando necessarios no seu caso vc tem que formatar a maquina aí sim seus problemas acabaram.