Dá gás ao Windows!!!

49 Comentários

São pequenos truques, pequenas alterações que muitas vezes melhoram o desempenho do nosso sistema operativo. Confesso que sou apreciador destas alterações. Gosto de afinar o motor para o melhor desempenho.


A directoria dos temporários no Windows está por definição na mesma partição e no mesmo disco que o próprio sistema operativo. Obviamente compromete o desempenho quando os dados são descarregados na TEMP. Podemos aumentar o desempenho do Windows movendo a pasta dos temporários da localização que vem por defeito para um novo disco, se tivermos essa hipótese.

O processo até é bem simples como terão oportunidade de constatar. Vamos então carregar em simultaneo na tecla “Windows + Pause/Break“.

Abrirá a janela “Propriedades do sistema” seleccione o separador “Avançadas” e no fundo clique no botão ” Variáveis de ambiente“.

Outra janela será aberta que mostrará todas as variáveis existentes. O campo que nos interessa é o primeiro onde estão as variáveis de utilizador TEMP e TMP.

Agora vamos ao nosso disco “D” supondo que o disco será a drive “D:” se o seu disco secundários tiver outra letra actualize ao proceder aos passos demonstrados.

Bom, manualmente no nosso disco “D” criamos uma pasta de temporários. Por exemplo: d:\temp. Agora vá à primeira variável na janela das variáveis de ambiente, seleccione-a e carregue no botão “Editar”.

No lugar do que lá existe, que deve ser algo do tipo %USERPROFILE%\Definições locais\Temp ficará d:\temp.

Agora fazemos o mesmo à segunda variável. Por fim para que o sistema interprete as alterações reiniciamos a máquina.

O ganho poderá não ser visível em pequenas acções, mas em processo de maior escrita nas pastas de temporários seguramente dará por ela.

Não creio que existirá algum problema nesta alteração, no entanto se alguma aplicação não encontrar este caminho poderá sempre reverter. É muito simples.

Partilhar:
Tags:

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de t@ndre
    t@ndre

    mais dicas…

  2. Avatar de Paulo Neves
    Paulo Neves

    Sim, se o disco que irá ter esta pasta TEMP for SATA2 a 10.000rpm com 16mb de cache , SCSI ou RAID, é capaz se se notar muita diferença!!

  3. Avatar de Freinis
    Freinis

    Há espera de mais dicas ficaremos

  4. Avatar de tpb
    tpb

    “Nosso sistema operativo” não, VOSSO sistema operativo.. Windows é para otarios..

  5. Avatar de UKN
    UKN

    Não tá má a dica. Nunca me tinha lembrado disso. Já agora para quem quiser desactivar teclas do teclado : http://www.bytegems.com/ihatethiskey.shtml

  6. Avatar de LuísG
    LuísG

    Sim, pois fala-se no plural e vai-se a ver é só e apenas uma dica… 🙁

    \o/

  7. Avatar de H.Silva
    H.Silva

    Tal como outros já o disseram ficamos á espera de mais de mais dicas, são sempre úteis…..desde já o muito obrigado…….

  8. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    Deixo então aqui uma questão. Seguindo esta mesma lógica, então seria melhor alterar também o ficheiro de paginação (memória virtual) do windows para outra unidade, nomeadamente outro disco, estou correcto?

  9. Avatar de Paulo Ribeiro

    Bem uma coisa é verdade, a não ser que se tenha um bom disco, ou que se faça um upgrade no pc, nao conheço nenhuma alteração no windows que seja defenitivamente notavel no desempenho da máquina. Podemos correr o msconfig, desactivar coisas do arranque, libertar memória virtual, criar paginação em discos mais rápidos e aumentar a memória virtual, mas vou aguardar por algum tweek verdadeiramente notável… Já pesquisei muito e nunca encontrei nenhum que fosse digno de publicação. Mas no pplware as vezes…

  10. Avatar de Teixeira

    Excelente! 😀

    Venham mais dicas!

    [[]]

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tenho um problema, não sei se me podem ajudar.
    Por alguma razão o meu ambiente de trabalho, bem como a barra de iniciar desapareceram, agora so faço alguma coisa através do gestor de tarefas.
    Alguém me pode ajudar?

  12. Avatar de UoieaB

    Opaa…mais dicas ?
    Essa ja foi executada.
    vlwW!

  13. Avatar de rui almeida

    boa ideia criarem topicos com estes assuntos, parabens

  14. Avatar de Diego Marcell²

    Gostei…já alterei..agora vamos ver se ficará mais rápido, espero que sim.

    (Y)

  15. Avatar de Bernard
    Bernard

    Boa dica…

    Ficaremos á espera de mais…

  16. Avatar de hugo
    hugo

    aí vai uma de amadorismo puro, n se assustem: o meu disco é a drive C e n consigo criar uma pasta de temporários (pensei q para a criar bastava entrar em meu computador – disco local (C) – botão direito do rato e novo – pasta…
    acontece q n consigo escrever d”:/” temp porque n me aceita estes caracteres ( :/ ) daí pensar q n estaou a fazer isto bem.
    alguém com paciência de santo

  17. Avatar de LuísG
    LuísG

    E isto do aguardar moderação não é nadinha… Passam-se horas e os comentários não aparecem, além de quando aparecem estão desfasados…

    \o/

  18. Avatar de Dav7

    já está 🙂

    p.s.- vamos a ver se por pedir que m notifiquem dos comentários a este post, não vou receber carradas de mensagens de outros posts 😐

  19. Avatar de Carlos

    Continuo a dizer que ainda são poucas as dicas para o Vista

    Bem Haja
    Carlos

  20. Avatar de MeNtAl_DaRkNeSs

    Boas a todos,
    desde já agradeço a dica, mas fiquei com uma duvida, que é se uma partição só com 2Gb de espaço dá sem problemas para os ficheiros temporários?
    Eu uso regularmente o CCleaner pra limpar a “lixeira” dos temporários, portanto julgo k nao deve d haver problemas, mas pela via das duvidas vim aki confirmar, se não há problemas!

    Agradeço desde já pelo feedback 😛
    Fiquem bem e cumprimentos

  21. Avatar de Vítor I.

    Conforme já comentei no Betanews, remédio: http://www.opera.com/download/

  22. Avatar de bamosnelas
    bamosnelas

    “Pedro diz:
    12 de Julho de 2007 às 9:35 pm

    Tenho um problema, não sei se me podem ajudar…”

    Pedro, quanto ao teu ambiente de trabalho nao iniciar como windows assim como a barra do menu iniciar não faço a minima ideia. Nunca tal vi. Agora, podes tentar no gestor de tarefas fazer: Menu “Ficheiro” -> “Nova Tarefa” e em seguida escreves: “explorer” (sem aspas claro lol). Supostamente o que deve acontecer é aparecer o teu ambiente de trabalho assim como a barra do iniciar. Experiemnta e diz algo. Quanto às dicas elas sao sempre bem vindas… pode nao se notar grande coisa, mas “grão a grão enche a galinha o papo” 😛
    Chumps

  23. Avatar de Hige

    pois é malta.. isto é tudo mt giro mas o meu windowns deixou de funcionar como deve ser..

    tenho o vista e mudando a temp para o disco d: ele deixou de me abrir tudo o que fosse imagens… :\ nao sei porque, mas voltei a mudar e ficou a funcionar como deve ser!

    😉
    fiquem bem e cumprimentos!

  24. Avatar de Nuno
    Nuno

    @tpb
    Nosso sistema operativo” não, VOSSO sistema operativo.. Windows é para otarios..

    pois é deve ser muito melhor trabalhar em mac ou linux onde tas sempre limitado a nivel de software…otario

  25. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Dicas são sempre boas!! Vitor estou achando falta da informação dos últimos comentários que havia junto de Arquivo-Sondagem-Categoria….era um rápido acesso.

    Abraço

    Iv@n

  26. Avatar de João
    João

    O Windows tem limitações, assim como todos os SO’s. Aceitem isso e calem-se!

  27. Avatar de Nandozs
    Nandozs

    Bons dias, não sei o porque dos picadinhos com linux têm sempre de vir fazer o comentário parvo, contra os utilizadores de windows. Se utilizam linux, melhor, mas deixem se ser OTÁRIOS. Uso XP e UBUNTO e não tenho comentários infelizes.
    Resto de um bom dia.

  28. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    Lol, em vez de começarem uma discussão podiam-me responder à pergunta? Sempre ao menos é algo útil em vez de se discutir se windows, se linux… Reformulando, partindo da mesma lógica que a pasta temp, o melhor seria alterar também o ficheiro de paginação (memória virtual) do windows para outra unidade, nomeadamente, outro disco, correcto? Se me puderem esclarecer, agradeço.

  29. Avatar de c0nflict
    c0nflict

    @tpb&Nuno

    calam-se sff, não vos leva a nada esses comentarios só mm a criar confusão no post.

    usem o melhor dos 2 mundos….

    e sim estas dicas dão sempre jeito, venham mais ..

    😛

  30. Avatar de peopleware

    Realmente há sempre alguém que não entende a riqueza da pluralidade. Ainda bem que existem opções, ainda bem que existem utilizadores para todos os sistemas operativos disponíveis. Riqueza é ter experiências de ambos os lados, o Linux só existe porque havia necessidade de alargar o leque de opções, caso contrario todos usávamos o mesmo, aí sim existia uma onda de otários!!!

    Trollitito
    Partilho desse teu raciocínio, embora que a memória virtual estreita ligações permanentes com componentes físicos da máquina o que poderá não ser uma lógica tão linear como a pasta temp. Mas…. 😉

  31. Avatar de aver
    aver

    Só para ver ser se o “spaminator” neste post me continua a dizer o mesmo:

    “Sorry, you’ve been prevented from commenting on this blog.Either your comment content was found to contain spam, or your IP address (or a subnet of your IP address) has spammed this blog before (…)”.

  32. Avatar de Antonio Aguiar
    Antonio Aguiar

    Olá e obrigado pela dica,vou já experimentar…Quanto ao comentário sobre o ser ou não otário…Experimentei o Kubuntu,Xubuntu,Ubuntu,e outros e meus amigos,tudo o que fiz foi gastar montanhas de tempo a configurar as coisas sem sucesso pois a falta de Drivers para os dispositivos normais de um computador são enormes…Ter um Software para ver a net,escrever umas coisitas em ofice e ouvir umas musicas ,parece-me muito pouco para apelidar essas compilações de Sistema Operativo…É certo que todos temos que dar graças aos DEV´s de tais distros que vão mantendo a Mica$ofre de pé atrás…mas meus amigos,sejamos honestos…vós estais a anos-luz do pessoal que usa Windows fo free…agora continuem a “chamar-me de Ótário…que eu gosto.

  33. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    Não sei sei porque o c0nflict também critica o nuno, ele apenas respondeu á letra ao @tpb, que esse sim não tinha nada que vir chamar otário aos outros, o nuno fez bem e respondeu à letra, se o @tpb não gosta de windows é simples, não come e cala-se, porque vir estes comentários isso sim é ser otário.

  34. Avatar de peopleware

    Aver, este spaminator está com um estilo muito british, não passa nada sem ser apalpado. Raios!!!

  35. Avatar de Pedro
    Pedro

    bamosnelas o teu concelho realmente faz aparecer o ambiente de trabalho e a barra de iniciar. O problema é que ambos desaparecem logo de seguida. Haverá alguma maneira de arranjar isto sem ter que formatar o computador?

  36. Avatar de Lysis
    Lysis

    Acho o seguinte: Ouço muita gente por aí endeusando o Linux e chamando o Windows de monopolista. Isto pode até ser. Mas a verdade é que o Linux é um sitema operativo inacabado por causa da grande dificuldade que é lidar com instalações de software e configurações de drives entre outras coisas técnicas. E ainda por cima chegam ao cúmulo de dizer que todos os que usam Linux tem que saber todos os detalhes técnicos de como instalar um software… sejamos francos, só porque usamos Windows não quer dizer que temos que entender de programação. Da mesma forma o Linux, só porque escolhemos utilizá-lo não quer dizer que temos a obrigação de saber como por um programa pra instalar. E como esta tarefa ainda exige conhecimentos técnicos que estão além do usuário comum prefiro usar um sistema operacional como o Windows que, apesar de ser constantemente alvo de nerds bitolados a criar vírus e outros extremistas anti-windows, teve algumas santas criaturas que ao invés de perderem tempo em discutir políticas de software livre se deream ao trabalho de inventar um mecânismo simples para realizar uma tarefa que não precisamos saber aos detalhes para poder usar um computador: instalar software. Portanto meus caros amigos, otários são os que acham que os osutros são otários: porque estes se acham os donos do mundo mas na verdade só são donos mesmo é de um comentário infeliz.

  37. Avatar de aver
    aver

    Off Topic

    Vitor

    Tu lá saberás para que é preciso o “spaminator”. Penso é que deve identificar uma parte dos comentários como spam, porque ficam às vezes várias horas a “aguardar moderação”. Ontem e hoje – embora diga “sorry …”, nem me deixou publicar um novo comentário no post sobre a vulnerabilidade do Firefox, em que destacava um aspecto importante na comunicação da Mozzila: quem estiver a usar o Firefox para navegar na web não está vulnerável.

    Nesse post houve comentários escritos entre as 19H00 e as 21H00 que às 24H00 ainda estavam “em moderação” – dois respondiam a um “SOS”.
    Não se pode exterminá-lo (ao spaminator) ?

  38. Avatar de peopleware

    aver estamos mesmo a tratar disso, mas sem um sistema de filtragem o site tornava-se numa montra de spam, de todo o tipo e feitio… recebemos por dia milhares de tentativas de comments “apaminados” era o CAOS.

    Mas confesso que o spaminator está quase a levar guia de marcha!!!

  39. Avatar de bamosnelas
    bamosnelas

    Pedro, realmente se o explorer volta a desaparecer é mt estranho. Mas ele desaparece logo em seguida ou só quando reinicias o pc? Bom se isso acontece a meu ver é pk tens ai alguma coisa a terminar esse processo… pa pode ser algo malicioso. Se o teu antivirus(ou afins) não te encontrar nada de malicioso no teu pc, entao não sei como te ajudar :s
    Quanto ao clima k se gerou aki sobre windows e linux… NO COMMENTS. Mt farto desta novela.
    Chumps

  40. Avatar de timmy
    timmy

    boas, boa dica d facto, mas tou com um portatil, isto so tem um disco, ja tive particoes, , esta dica k apresentaram eh valida tambem para kem um so disco particionado?

    eh k ele akaba por utilizar o mesmo disco, tendo o C: e D: 😐

    help!

  41. Avatar de Pedro
    Pedro

    bamosnelas
    O explorer desaparece logo de seguida, o meu antivirus nao acusa nada se não me puderes ajudar obrigado na mesma.

    Valeu a intenção!

  42. Avatar de bamosnelas
    bamosnelas

    Pedro
    Pá, sendo assim não sei! Eu tentava ir para um ponto de restauro com uma data em k eu sabia k não tinha esse problema. Pa tirando isto e se não kisesse mm formatar o pc, tentava todos os programas mais conhecidos de remoção de software malicioso..(dica para o primeiro: kaspersky). Caso nao desse não andava mais a bater no ceguinho! Format com ele. Sorry.
    Boa Sorte

  43. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    Pedro
    Porque não instalas novamente o windows por cima? Creio que ele não te apaga os ficheiros que tens, é tipo um update ao windows como se fosse para uma versão mais recente. Não te garanto é que isto dê, nunca tentei, mas pergunta a alguém que eventualmente já o tenha feito.

  44. Avatar de м!кэ
    м!кэ

    @ PEDRO

    C:\WINDOWS\pchealth\helpctr\binaries
    Vais aqui e clicas no msconfig.exe e faz um restauro do sistema.
    Tb ja me aconteceu a mesma coisa…
    Espero ter ajudado…
    Cumps

  45. Avatar de Covenant
    Covenant

    Ninguém conhece assim uma lista de atalhos como esse Win Key + Pause ?

  46. Avatar de Nello
    Nello

    Fiz todos os procedimentos “d:\temp”, e ao reiniciar o pc não conseguir mais ouvir rádios online (pela janela do firefox – aquela janelinha que do media player dentro da janela do firefox), entrei em várias rádios online e nenhuma funcionou!
    Ao colocar “%USERPROFILE%\Definições locais\Temp” no seu devido lugar as rádios online (media player) voltaram a funcionar..
    E ai ninguém teve esse problema?

  47. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    continuo sem a barra do menu iniciar e sem os icones. De momento nao pposso formatar tenho demasiada infoemaçao no com. Já exprimentei escrever explorer mas ele responde que o windows nao consegue encontrar o explorer

  48. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    nada funciona mas obrigado pelas dicas

  49. Avatar de Jorge AMG MATOS
    Jorge AMG MATOS

    N sei qual o mal ds Portugueses, est sempre a dizer mal de tudo, la fora ate tem orgulho de palermics.LA porque tem ou usam o vista n quer dizer que tods tenham que comer do mesmo.Deviams ser + unidos…talvez o pais e o povo ganhe-se +por isso! Um bem aja para todos