Dica: Criar um “disco” para guardar dados sensíveis no macOS

17 Comentários

Precisa de guardar informação sensível no macOS e não sabe muito bem qual o melhor local para garantir a segurança da mesma? Em qualquer parte do sistema de ficheiros o utilizador pode esconder a informação mas tal procedimento não garante a segurança da mesma.

Uma das soluções é usar a famosa ferramenta VeraCrypt, no entanto, no macOS pode usar simplesmente o Utilitário de Discos.

macOS


A informação sensível deve ser guardada num “local seguro”. Hoje em dia há já alguns sistemas operativos que implementam alguns mecanismos que garantem a confidencialidade dos dados, mas existem também soluções específicas para manter os seus dados seguros. No macOS vamos ensinar como usar a ferramenta nativa “Utilitário de Discos” para criar uma “zona segura” no seu computador.

Como criar “zona segura” de armazenamento no macOS?

Para criarem uma “zona” segura no sistema de ficheiros devem abrir o Utilitário de Discos e em seguida ir a Ficheiro > Nova Imagem > Imagem em Branco.

Em seguida devem preencher os seguintes campos:

  • Guarda como: indicar um nome para a imagem a ser criada
  • Nome: Indicar nome mais descritivo
  • Tamanho: Espaço reservado para criar a “zona segura”
  • Formato: indicar tipo de sistema de ficheiros
  • Cifragem: Indicar que tipo de cifra pretendem aplicar aos conteúdos para garantir a segurança
  • Partições: Escolham partição única
  • Formato da imagem: Imagem de disco leitura/escrita

De referir ainda que quando escolhem o tipo de cifragem é solicitada uma password que dará acesso ao nosso “disco seguro” que vai ser criado. Depois dos dados preenchidos, basta carregar em Guardar para que o imagem do disco seja criada.

Depois do disco criado, podem passar para lá os dados que pretendem, de modo a garantir a segurança dos mesmos.

Depois de terem passado para o “disco seguro” toda a informação sensível, devem desmontar a partição fazendo “Ejetar só <NOME_Partição>.

Para voltarem a ter acesso à informação do disco, basta que deem dois cliques com o rato sobre o ficheiro .dmg criado…

…e introduzam a password que definiram para acesso a “disco seguro”.

E está feito! Ao criarmos um “disco virtual cifrado”, estamos a aumentar o nível de segurança no que diz respeito ao acesso da nossa informação. Para quem precisa de esconder e manter segura informação, esta é sem dúvida uma das melhores soluções para macOS. Caso pretendam podem também experimentar a ferramenta VeraCrypt.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor Correia
    Vitor Correia

    E que tal a ICloud ?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Uma coisa é teres a info na tua máquina. Outra coisa é estar fora

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Depende para o que precisas.
      A implementação do iCloud é de muito respeito e bem pensada, do melhor que podes ter atualmente, mas não é holística, ou seja, não abrange todos os serviços do iCloud.

      De toda a forma, como disse o Pedro Pinto, sempre mais seguro no teu próprio dispositivo.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Excelente dica!!! Vai-me ser útil.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Eu queria era saber se isto é possível no Windows 10 Home sem recurso a outros programas.

      1. Avatar de NeoK
        NeoK

        Claro, no “disk management” crias um VHD, o processo é muito parecido.

  3. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    O Mac OS não tem algo estilo bitlocker? (Infelizmente só a partir de Windows PRO). Nesse sentido se roubarem o PC os dados estão protegidos. O Veracrypt é bom mas dá demasiado trabalho…

    1. Avatar de crypto
      crypto

      cryptomator

    2. Avatar de Crow-
      Crow-

      Tem sim há imenso tempo, o FileVault.

    3. Avatar de Helder
      Helder

      Tem, imagens de disco encriptadas.

    4. Avatar de Helder
      Helder

      Tu ao menos leste o artigo? Isto é do macOS, já tem esta funcionalidade há décadas!

    5. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Belmiro, é o FileVault. Encripta-te o disco de arranque.

  4. Avatar de Helder
    Helder

    Ganda Pedro Pinto! És cá dos meus, Apple4ever!

  5. Avatar de Costa
    Costa

    E como se encripta todo o disco, incluindo boot?

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      FileVault

      Security & privacy -> Tab Filevault -> turn on FileVault .
      Ter em atenção cadeado que existe em baixo , podes ter que autenticar com administrador.

      Abc

  6. Avatar de nelson

    Marca mac e do melhor …tendo a tecnologia sempre por perto e bom