Dica: Como configurar os Sets, os novos separadores do Windows 10

21 Comentários

Agora que a Atualização de abril do Windows 10 está já pronta e a ser instalada, é hora da Microsoft se concentrar na Redstone 5 e no que ela vai trazer. Esta nova atualização está já em testes no Programa Insiders e mostra já algumas novidades.

Entre várias pequenas melhorias, destacam-se os Sets, os separadores que muitos esperavam que chegassem ao Windows 10. Vamos conhecer e aprender a configurar esta novidade.



Independentemente dos problemas que a Atualização de abril possa estar a trazer, a Microsoft continuou os desenvolvimentos do Windows 10. A Redstone 5, a próxima grande atualização do SO da Microsoft começou a chegar ao programa Insiders e o Sets destaca-se de imediato.

O que são os Sets

Os Sets vêm dar ao Windows 10 uma funcionalidade que há muito era pedida. Finalmente podemos ter separadores nas aplicações, que podem assim ser organizadas de forma mais direta e simples. Com o carregar no + podemos ter na mesma janela um novo separador do Edge, um novo documento ou simplesmente um explorador de ficheiros.

Sets Windows 10 separadores Redstone 5

Desta forma, e para já apenas nas aplicações do sistema operativo e UWP (Universal Windows Platform), podemos organizar o nosso trabalho e tê-lo compartimentado por tarefas, sem as misturar ou confundir. Podem também aceder ao histórico dos separadores e voltar a abrir todos os que pretenderem.

Como configurar os Sets

Apesar de estar ainda numa fase de desenvolvimento, os Sets estão já plenamente funcionais e têm inclusive configurações disponíveis. Estas estão nas Definições e dentro em Sistema. Aí dentro devem procurar o separador Multitarefas. Por fim procurem a zona Conjuntos, nome dado por agora pela Microsoft.

Sets Windows 10 separadores Redstone 5

A primeira opção disponível permite que definam onde as aplicações e sites abram de forma automática. Podem escolher Separador ou Janela e será aí que estas passam a ser abertas.

Como segunda opção tem o comportamento do Alt + Tab. Se até agora este se dedicava ao Windows, podem passar a poder escolher que alterne entre aplicações e separadores que estejam num Set.

Sets Windows 10 separadores Redstone 5

Caso escolham a nova opção, passam a poder alternar entre todas as apps que estejam dentro dos conjuntos, tendo assim um maior detalhe.

Por fim podem adicionar exclusões que vão ficar fora dos conjuntos de separadores. Esta lista é gerida manualmente e permite que sejam adicionadas aplicações que não vão poder ser abertas em conjuntos de separadores.

Sets Windows 10 separadores Redstone 5

Só precisam de carregar no + e escolher, uma a uma, as aplicações que vão ficar de fora dos conjuntos de separadores.

Os Sets ainda estão longe de estar perfeitos e prontos para serem usados de forma massiva, mas a Microsoft mostra já que sabe o caminho a tomar e que em breve será uma realidade. Falta agora o restante software aderir e passar a poder ser usado nos separadores do Windows 10, tal como sempre se esperou.

Leia também

As aplicações do Windows 10 vão passar a ter separadores

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Xello
    Xello

    Uma pergunta:
    Será possivel ter vários Sets, ou separar um Set? (comparando com os Tabs do Google Chrome)

    1. Avatar de Pedro Simões

      Sim, podes ter vários separadores, mesmo com apps repetidas

  2. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Também dá para abrir Win32 apps nestes sets?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Algumas. Não as testamos todas, mas tens várias ali na imagem. Depende também dos programadores e da adaptação que fizerem das suas apps. É ainda uma funcionalidade nova é que requer alguma adaptação de quem cria as apps.

  3. Avatar de Geiras
    Geiras

    Se for igual ao Clover fica perfeito

  4. Avatar de Altino
    Altino

    Thank you Billy! Por esta eterna maravilha da tecnologia! se não fosses tu iríamos ter de usar o Ganoo/Shittux ou o fagOS

  5. Avatar de Filipe
    Filipe

    Boas, não tenho a opção multitarefa mas sim multitasking. Como tal não me aparece essas opções. Não tenho mais updates a fazer, o que está errado?

    Obrigado.

    1. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Filipe esta nova opção de Sets ainda não está disponível na última atualização de Abril do Windows 10. Está sim disponível e em fase de testes para os membros do Programa Insiders.

    2. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Filipe esta opção multitarefa ainda não se encontra disponível na última atualização de Abril do Windows 10. Apenas se encontra disponível e em fase de testes para os membros do Programa Insiders.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Obrigado Tiago.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Uso o qttabbar há muitos anos para ter tabs no Windows Explorer.
    Isto parece-me uma alternativa nativa bastante interessante.

  7. Avatar de AJMS
    AJMS

    Tabs no Windows Explorer melhora, mas prefiro ver logo todas as tabs que desejo ao mesmo tempo, por isso prefiro o Q-Dir como explorador de ficheiros.

  8. Avatar de Pedro Cavaleiro
    Pedro Cavaleiro

    Eu tenho a mesma build que aparece na imagem, mas nenhuma dessas opções me aparece alguém me pode dizer o porquê ?

    1. Avatar de Luis Guilherme
      Luis Guilherme

      Estou com o mesmo problema, voce ja conseguiu resolver o problema?

  9. Avatar de aster
    aster

    Antes de mais poderiam referir que esta função ainda só está disponivel para os insiders, ainda não saiu para o geral

  10. Avatar de aster
    aster

    Sorry, li na diagonal…..sempre avisam que ainda não está disponivel…..minha culpa.
    Keep on the good work

  11. Avatar de informado
    informado

    ahahah 🙂 A copiar o Linux 🙂 A sério que não existiam separadores no Windows ??? 😉 Isto só rir 🙂 ahahahahahaah

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      E as coisas que o Linux copiou da Apple ou da MS
      Ou as coisas que o iOS copiou do Android ou o Android copiou do iOS
      Agora pq já existe numa plataforma as outras empresas não o podem usar?
      Com essa afirmação da para ver que és anti-windows

    2. Avatar de NeoK
      NeoK

      Apenas por desconhecimento meu, nenhuma das distros que uso faz isso nativamente. Qual é o software que estás a usar?

      1. Avatar de Tibério
        Tibério

        Era um recurso presente no tema Oxygen do KDE Plasma 4, mas infelizmente ainda não foi portado para o KDE Plasma 5.
        fontes:
        https://community.kde.org/Plasma/5.12_Errata
        https://www.youtube.com/watch?v=TCL_6YNgc8w

  12. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    Os “Sets” estao em que build do Insider?
    Encontro me na build 17686 e nao consigo ativar essa funcionalidade.