Como utilizar o Modo de baixo consumo para poupar a vida da bateria do seu Apple Watch

7 Comentários

Com o lançamento do watchOS 9, a Apple introduziu uma funcionalidade há muito solicitada para o Apple Watch: Modo de baixo consumo. Este modo ajuda a bateria do seu relógio a durar mais tempo antes de precisar de o carregar. A desvantagem é que algumas funcionalidades podem ficar desligadas, ou limitadas, ou até ter uma ação menos assídua.

A Apple define 18 horas de autonomia do Apple Watch com um conjunto de ações, que vão desde as medições constantes de saúde, até algum tempo com a app Treino a funcionar. Com este novo modo, a vida útil melhora alguma coisa. Vamos ver como podemos ativar este modo.

Imagem Apple Watch em Modo de baixo consumo


Dar mais vida à bateria do Apple Watch

A Apple afirma que um Apple Watch Series 8 pode ter até 36 horas de vida útil da bateria por carga quando utiliza o modo de baixo consumo (os modelos mais antigos também recebem este impulso), e para o Apple Watch Ultra, até 60 horas de vida útil da bateria por carga. Nada mau!

Assim, o que a empresa de Cupertino fez foi portar para os seus smartwatches o modo de baixo consumo que já existe no iPhone ou iPad. Isso permite poupar a vida da bateria destes dispositivos.

Imagem Apple Watch Ultra com bateria para 60 horas com modo de baixo consumo

 

Como funciona o Modo de baixo consumo no watchOS 9?

Em primeiro lugar, desde que a Apple introduziu esta característica no watchOS 9, só está disponível para a Apple Series 4 e superior, Apple Watch SE, e Apple Watch Ultra. O Modo de baixo consumo não está disponível nos relógios que ficaram na versão watchOS 8 e inferiores, incluindo a Série 3.

Assim, para estes relógios, pode continuar a utilizar o Modo Poupança de Energia.

Imagem Apple Watch Series 3
Apple Watch Series 3 ficou no watchOS 8 e não tem a opção Modo de baixo consumo, apenas Modo Poupança de Energia.

Partindo então para os Apple Watch que suportam o novo sistema operativo, vamos então ativar o Modo de baixo consumo.

Vamos à Central de Controlo, tocamos no ícone da percentagem de bateria e aí podemos ativar o Modo de baixo consumo. Também podemos ir a Definições > Bateria. Dentro temos um gráfico interessante, um botão que devem conhecer (Estado da bateria) e têm depois o slide Modo de baixo consumo.

Ao ativarmos este modo, temos 3 novas opções:

  • Ativar
  • Ativar durante…
  • Fechar

Ora foi também aqui que a Apple colocou a informação sobre quais as funcionalidades que ficarão desativadas quando este modo de poupança de energia for ativado.

Usar as opções

Para ativar simplesmente o modo de baixo consumo, toque em Ativar. Se o ligar acidentalmente, toque em Fechar e o modo de baixo consumo não será ativado. Agora, se quiser que o seu relógio ligue automaticamente o modo de baixo consumo durante um dia, dois dias, ou até três dias, toque em Ativar durante… e escolha o seu intervalo.

Atualmente, não há forma de definir um temporizador manual ou de o definir para menos de um dia, como, por exemplo, durante uma hora ou para ou quando se deixa um local específico.

Como desligar o modo de baixo consumo no Apple Watch

O Modo de baixo consumo desliga-se automaticamente sempre que se carrega o relógio a 80% ou mais. Contudo, podemos também desligá-lo manualmente através da Central de Controlo e tocar em cima da percentagem > por baixo do nível de bateria, desligamos o Modo de baixo consumo!

Claro, também podemos ir a Definições > Bateria e dentro desligar a opção Modo de baixo consumo.

 

Mas qual é a ação prática deste Modo de baixo consumo?

Segundo a Apple:

Esta ação permite poupar bateria ao desativar a opção de ecrã Sempre ligado e limitando os sensores e as ligações móveis e Wi-Fi do Apple Watch.

As notificações recebidas poderão ser apresentadas com atraso. Serão desativadas funcionalidades como:

  • Medições de frequência cardíaca em segundo plano;
  • Avisos de frequência cardíaca;
  • Avisos de ritmo cardíaco irregular:
  • Medições de oxigénio no sangue.

No que toca às notificações, importa salientar que como o Modo de baixo consumo afeta as ligações de rede, o Apple Watch tenta recuperar notificações uma vez por hora, em vez de o fazer continuamente quando não estiver no alcance do Bluetooth do iPhone emparelhado.

Isso significa que iremos ainda recebe notificações, incluindo notificações push das aplicações de terceiros, no Apple Watch, e elas chegam em tempo real quando tivermos o relógio ao alcance do iPhone.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Vai ser muito útil, poder ir de fim-de-semana e não ter de andar com o carregador, especialmente porque o meu já tem uns aninhos e a bateria já não está a 100%.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Sou fã da Apple sem ser um fanboy. Tenho iPhone e iMac e paixão por relógios, no entanto seria incapaz de gastar 1 EURO numa trampa destas. Quando ao fim de 2 anos ou mais tenho de mudar a pilha a um dos meus relógios, já acho uma trabalheira, quanto mais ter um relógio cuja bateria não dura 24 horas e que para o poder usar durante um fim-de-semana teria de me privar das funções para os quais são feitos. Gadgets para gente lelé da cuca. Comam antes uma peça de fruta. Quando isso durar 1 mês sem necessitar de carga, talvez pense duas vezes.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Tudo depende qual o uso que lhe dás, aqui só uso mesmo para tracking de actividade e para quando estou a trabalhar para divergir a atenção das notificações do telm, uso o focus e só passa o que interessa e vejo inloco sem largar o teclado. Ao inicio tentei usar para tracking de sono mas nunca me habituei a dormir com ele.
      Fim-de-semana e férias não o uso para nada, para isso tenho uma colecção de relogios, não preciso de uma acessório feio quadrado no meu pulso para nada.

    2. Avatar de º-º
      º-º

      Já eu sou de opinião contraria, pra que raio quero uma coisa no meu pulso que a única coisa que faz é mostrar as horas, pra saber as horas tenho o smartphone o portátil o tablet e até o sino da igreja me diz as horas.
      Andar com um trambolho no pulso só pra mostrar?

    3. Avatar de IKAROS
      IKAROS

      Se usas um relógio para ver as horas e calendário, tudo bem.
      Tenho um Casio Sea Pathfinder com backlight e que até calcula marés e que a bateria dura 10 anos (!), mas adivinha o que é que uso no dia-a-dia? Pois…
      O outro é ótimo para ir para uma ilha deserta, o Apple Watch é para gente ativa e curiosa, que gosta de saber o que se passa sem tirar o telemóvel da mala, ouvir podcasts sem telemóvel, ver quantas calorias queimei hoje, monitorar o meu ritmo cardíaco, atender chamadas enquanto brinco com os filhos, e mais uma panóplia de coisas e informações que não faz sentido enumerar.

    4. Avatar de PML
      PML

      Concordo a 100%. Por isso escolhi a Garmin que dura 2 ou 3 semanas, que mesmo assim é pouco. Ter de lembrar de todos os dias carregar e estar constantemente a ser notificado de tudo e mais alguma coisa não acho que seja algo positivo para a própria saude mental de uma pessoa.

      1. Avatar de IKAROS
        IKAROS

        Primeiro, as notificações podem ser silenciosas, e só vês as que configurares. No meu caso, só telefonemas e SMS/iMessages.
        Estatísticas dizem que as pessoas checam o telemóvel 9 a 10 vezes por hora.
        Acho que a saúde mental já está perdida…