Como usar a funcionalidade Não incomodar no seu iPhone

18 Comentários

O iOS tem desde “quase sempre” uma das funcionalidades mais interessantes, contudo, uma das que os utilizadores menos utilizam.

A funcionalidade Não incomodar permite um vasto leque de opções que o ajudam a lidar com a sua vida familiar e social e a “obrigação” de ter um iPhone. Saiba como pode utilizar esta função.

pplware_nao_incomodar00


Há vários cenários para podermos usar esta funcionalidade. Aquele onde vemos ser de maior utilidade é quando o dia de trabalho chega ao fim e temos “obrigação” de desligar um pouco a atenção do telefone e passar a dar atenção à família. Para isso podemos activar de forma automática a funcionalidade Não incomodar no iPhone, no iPad e também no iPod Touch.

Cenário:

Quero chegar a casa às 20 horas e ter as chamadas e os avisos silenciados quando o ecrã do meu iPhone estiver bloqueado. Sinal que está pousado, que não estou com ele e, portanto, não quero que as notificações ou pretensas chamadas, mesmo que seja a vibrar, perturbe o descanso familiar. Contudo, quero que um pequeno grupo de pessoas, familiares e amigos chegados, se tiverem necessidade de ligar, as suas chamadas sejam tratadas como uma chamada em estado normal, que eu a possa ouvir.

Além disso, porque tenho obrigações com clientes, se um número ligar mais de 3 vezes, num espaço de três minutos a chamada será audível.

Assim sendo, vamos perceber a funcionalidade e parametrizar o iPhone para responder às minhas solicitações.

 

Utilizar a funcionalidade Não incomodar no iPhone

Com a funcionalidade Não incomodar, é possível silenciar chamadas, avisos e notificações que recebe enquanto o dispositivo estiver bloqueado. Também é possível definir uma hora ou escolher as chamadas permitidas.

 

Activar ou desactivar a funcionalidade Não incomodar

Quando a funcionalidade Não incomodar estiver activada, será apresentado um ícone de lua em quarto minguante , ou meia lua, na barra de estado. Existem duas formas para activar ou desactivar a funcionalidade Não incomodar:

  • Toque em Definições > Não incomodar. Selecione Manual para activar a funcionalidade Não incomodar no momento ou programe um horário.
  • Passe o dedo para cima a partir da parte inferior do ecrã para abrir a Central de controlo. Toque na lua em quarto minguante.

pplware_nao_incomodar01

 

Definir um horário

Se não quiser ser incomodado a determinadas horas, pode definir um horário. Toque em Definições > Não incomodar e ligue a opção Programado. Em seguida, defina um horário. Nesta caso, como referimos em cima no cenário real, vamos definir um horário das 20 horas às 8 horas do dia seguinte.

pplware_nao_incomodar02

 

Alterar as definições

Como referimos em cima (e tal como pode ver na imagem), também pode escolher as horas em que pretende ser “incomodado”:

  • Permitir chamadas de: permite chamadas de todos, de ninguém, dos seus favoritos ou de grupos de contacto específicos que estejam armazenados no seu dispositivo ou na sua conta iCloud.
  • Chamadas repetidas: se alguém lhe ligar duas vezes no espaço de três minutos, a chamada não será silenciada.
  • Sem som: silencia chamadas e notificações sempre ou apenas quando o dispositivo está bloqueado.

 

Em resumo…

Esta funcionalidade, não parecendo, ajuda muito e é de facto muito útil principalmente para quem tem muitas notificações vindas dos serviços de chat (onde a equipa de trabalho está a trocar ideias ou a desenvolver estratégias), quando temos os emails em modo push, quando recebemos imensas SMS e telefonemas fora de horas de trabalho. Fica a dica!

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Uma pergunta, os alarmes são silenciados ou não? Todas as noites sou obrigado a meter em desligar dados/WiFi para não receber notificações durante a noite para não me acordar. Já estive para ligar essa função do “Não Incomodadar” mas fiquei receoso do despertador não tocar de manhã.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Os alarmes continuam a funcionar. Se estás com medo de arriscar, marca um alarme para daqui a um minuto e activa o não incomodar. Vê se funciona

      1. Avatar de Boss
        Boss

        Nem mais! lol.

    2. Avatar de Vítor M.

      Desperta, isso desperta. O volume é o que definires.

    3. Avatar de TrasMontano
      TrasMontano

      Podes dormir descansado que o despertador toca na mesma..

    4. Avatar de Filipe Paixão
      Filipe Paixão

      Os Alarmes do Despertador tocam está descansado eu uso isso todas as noites e até hoje o alarme nunca me falhou. E está configurado para antes de terminar o horário do não incomodar 🙂

    5. Avatar de tchessetiger
      tchessetiger

      Podes ativar, o despertador continua a tocar!
      Só não faz é como os antigos nokias :p que tocavam o despertador desligado eheh :p

      1. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Isso era útil!! 😀 bons tempos.

    6. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      Obrigado a todos pelo vosso feedback! 😉

  2. Avatar de smonteiro
    smonteiro

    Se queres ter mesmo a certeza faz um teste com um alarme para daqui a dois minutos e activa a função.

  3. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Comigo o chamadas repetidas nunca funcionou. As pessoas ligam, a chamada é cortada automaticmente ligam uma segunda vez

  4. Avatar de Luis Rodrigues
    Luis Rodrigues

    Não só o iphone tem essa função, o Huawei P8 lite também têm.

    1. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      Sim, e…? Se estás a querer insinuar que o P8 foi pioneiro nessa função podes esquecer. Já vejo esta função nas definições desde o iOS 6 (2012)

  5. Avatar de irlm
    irlm

    Desligando ☺

  6. Avatar de NF
    NF

    A única parte chata é que o sinal que a pessoa que nos ligar tem… ou seja, dá apenas um toque (para quem nos liga) e de seguida a mensagem automática da operadora, como se nós tivéssemos rejeitado a chamada voluntariamente. (na minha opinião, podia simplesmente tocar as vezes necessárias até chegar, aí sim, ao limite de toques)
    De resto, é um modo interessante porque o telemóvel “morre” durante o período em que estiver activo.

  7. Avatar de Joao Peres
    Joao Peres

    Isto só funciona para as chamadas, não é?
    Quando neste modo os SMS dos contatos favoritos continuam sem notificar, não é?

    1. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Bloqueia tudo, qualquer notificação (SMS, WhatsApp, Facebook, qualquer app).

  8. Avatar de Rui Cruz
    Rui Cruz

    Uso e abuso desde que tenho… um iPhone… Foi das primeiras coisas que me surpreendeu e nunca vi de raiz no Android anterior que eu tinha. Se tivesse tido um iPhone antes, graças à funcionalidade das 3 chamadas, podia ser que não tivesse chegado atrasadíssimo a uma produção de um anúncio há uns anos atrás.. Oh well, gosto de iPhone/iOS porque, para mim(!), simplifica basntantes coisas.
    PS: não, não estou a começar uma flame war e eu sei que se instalar as apps certas num android faço o mesmo.