Como ter já as principais novidades que o Windows 9 vai trazer

17 Comentários

O novo Windows 9, ou Treshold como a Microsoft lhe chama internamente, está prestes a chegar. Os últimos dias têm sido ricos em novidades nesta área e muito se tem visto das novidades que estão preparadas.

Com apresentação prevista já para o próximo dia 30 de Setembro, muitos querem ter já nos seus Windows 8.1 todas as novidades conhecidas.

Mas quem quiser pode ter já consigo essas principais novidades, recorrendo a software de terceiros, sem que o Windows perca a sua funcionalidade.

win_9_1

A nova versão do Windows que a Microsoft se prepara para apresentar já no dia 30 de Setembro trazem ao Windows alguns elementos que estiveram ausentes apenas na verão anterior.

O regresso do Menu Iniciar é de todas essas novidades a que mais utilizadores pediam e que tem causado mais problemas na adaptação à nova imagem do Windows 8.

Ao mesmo tempo que vai colocar de novo disponível o Menu Iniciar, a Microsoft traz também algumas novidades dentro da sua inerface, como a possibilidade de termos as aplicações Modern a correr no Desktop tradicional.

Por fim, e para dar uma novidade de peso, a Microsoft resolveu incluir também a possibilidade de termos ecrãs virtuais, onde conseguimos gerir de de forma muito mais organizada todas as nossas aplicações.

Estas são as principais novidades e podemos tê-las já no Windows 8 ou 8.1 com o recurso a três simples aplicações, algumas delas já conhecidas dos nossos leitores.

Menu Iniciar

O retirar do Menu Iniciar, como foi dito antes, foi uma das principais razões para que os utilizadores resistissem à mudança para as novas versões do Windows.

Depois de retirado na primeira versão do Windows, a Microsoft tem-o lentamente reintroduzido e prepara-se para na versão 9 o voltar a apresentar, em moldes muito similares ao original.

Quem quiser neste momento voltar a ter o Menu Iniciar só precisa de recorrer ao StartMenu8, ao 8StartButton, ao Pokki Start Menu, o StartW8 ou, e caso use o Windows 8.1, pode simplesmente criar o seu Menu Iniciar.

Escolha a opção que mais lhe agradar e tenha de volta um dos ícones do Windows, que tanta celeuma deu quando foi removido. Existem opções para quase todos os gostos, só precisa mesmo de escolher a sua.

Aplicações Metro no Desktop

As aplicações Metro vieram mudar a forma como os utilizadores do Windows usam as aplicações. Centradas demasiado no que é desejado para um tablet, a acabaram por não vingar no Windows 8 para Desktop.

Estão presentes, são usadas, mas a maioria dos utilizadores ainda preferem o bom e velho método de controlar as aplicações dentro do Desktop.

O Windows 9 vai trazer a integração destas aplicações do Desktop, colocando-as em janelas bem contidas, algo que as irá potênciar e, quem sabe, dar alguma utilidade maior a essas mesmas aplicações.

win_9_2

Para já apenas existe uma alternativa para quem quer ter as aplicações da Modern UI a correr no Desktop. A aplicação chama-se ModernMix e foi criada pela Stardock, que são também os criadores da Start8, já apresentado acima.

Infelizmente o ModernMix não é gratuito e tem um custo de 4,99 dólares. No entanto e se o quiserem testar, podem fazê-lo durante 30 dias.

Ecrãs Virtuais

Por fim temos os ecrãs virtuais. Esta é uma novidade na Microsoft se a entendemos como nunca tendo estado presente de forma nativa. Na verdade a Microsoft já tinha apresentado a sua aplicação para Windows, mas sempre à parte de uma integração plena e nativa.

É esperado que estes ecrãs virtuais permitam aos utilizadores ter uma muito melhor gestão das aplicações e da informação que usam para trabalhar.

O curioso é ver a Microsoft a voltar ao Desktop depois de ter passado tanto tempo a querer incutir nos utilizadores as reais utilidades da interface Modern.

Se querem ter no vosso Windows 8 os ecrãs virtuais recomendamos que usem o Desktops, que faz parte das aplicações que compõem o SysInternals.

Outra excelente opção que podem usar é o Dexpot, mas infelizmente o seu criador não o disponibiliza já de forma directa, devendo o mesmo ser procurado na Internet.

Estas são apenas algumas alternativas para as principais novidades que se esperam que surjam com o Windows 9. Dentro de poucos dias a Microsoft dará a conhecer todas as novidades e também disponibilizará uma versão de testes para que todos possam experimentar o que está preparado.

O que até agora se conhece e viu mostra que a Microsoft está a trazer de volta o que os utilizadores estão a pedir desde o lançamento do Windows 8, ao mesmo tempo que conseguem inovar e mostrar novas ideias e conceitos.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Marques
    João Marques

    Acho que se só tivesse o menu iniciar, muitos iriam dizer que era já o melhor sistema operativo…
    De todas as novidades parece-me que os desktops virtuais vão ser uma excelente “novidade”, espero que aumente o multi-tasking!

    1. Avatar de miguel
      miguel

      aumentar o multi task??? explica isso

      1. Avatar de João Marques
        João Marques

        Tanto quanto já li, já usam isto em linux à muito tempo e muitos dizem que aumenta o multi-tasking. Quero experimentar e ver se realmente é o que dizem!

        1. Avatar de Sampas
          Sampas

          Não é nenhuma novidade, no windows 98 era possivel fazer isso, com apps de terceiros claro.

          Em termos de aumentar o multitask, epa, é tudo uma qseutão de quantas janelas precisas abertas ao mesmo tempo, no maximo 2 ou 3 é perfeitamente possivel sem teres acesso a ambientes extra.

          Mais importante é poderes manter uma janela no topo, tipo esstar com um ficheiro de texto sempre no topo para ler, enquanto tens outro full screen, word ou excel. isso sim aumenta a productividade, não estar sempre a fazer alt+tab

  2. Avatar de Luís
    Luís

    Espero que o menu iniciar não seja obrigatório… É claramente deselegante, ao menos que o tornem igualmente com transparências como a barra e não assim cor sólida como o apresentam…De resto, é uma adição para os utilizadores mais “domésticos” o menu inicial e uma mais avançada com os ecrãs virtuais para um público mais alvo, não mesmo assim aparentemente muito, pelo menos a meu ver, espero que seja mais fluído e consistente

  3. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Quanto a uma réplica do menu iniciar “à Windows 9”, a ser usado em qualquer S.O. Windows, têm em:

    http://peterrollar.deviantart.com/art/Windows9-Startmenu-482553559

  4. Avatar de fornost
    fornost

    Nossa pplware, agradeço pelos insights deste novo OS e pelas dicas! vou procurar esse Dexpot agora mesmo 🙂

  5. Avatar de Francisco
    Francisco

    Gostava que a Microsoft apresenta-se o novo Windows da mesma forma que a Apple apresenta.

    De BORLA!

    1. Avatar de miguel
      miguel

      lollllll isso é ridiculo, a apple é de borla, mas pagas a maquina ao preço de platina

  6. Avatar de A. Lopes
    A. Lopes

    Para start button existe ainda o classic shell que é gratuito

  7. Avatar de Correia
    Correia

    Se é que eu posso pedir alguma coisa… mandem de volta as “damas” on-line 🙂

    1. Avatar de João Carreira
      João Carreira

      E troquem esse azul do logo pelo vermelho sff. 🙂

  8. Avatar de TMNT
    TMNT

    Esqueceram-se das duas melhores e gratuitas alternativas:
    -Classic Shell como menu Iniciar
    -BetterDesktop como ecrãs virtuais e espalhamento de janelas
    -RetroUI para apps em modo janela

    1. Avatar de Manuel Campos
      Manuel Campos

      “TMNT”,também te garanto,para uma excelente alternativa ao menu iniciar sempre usei o Start Menu X,que até parece que é nele que a Microsoft se baseou,sei lá.Dá uma vista que vais ficar surpreendido:http://www.startmenux.com/pt/index.html

  9. Avatar de Zé Artista
    Zé Artista

    “Morte à Microsoft tiraram o menu iniciar! Morte! Morte! Morte!”
    “Podiam era fazer com que desse para desactivar o menu iniciar…”
    “A Apple não traz nada de novo! Morte à Apple! Morte Morte!”
    “A Apple é que é fixe que dá o SO de borla.”
    Entre 4 mil milhões de outros tantos exemplos.

    Eu nem sei que diga, nem sei se é por trabalhar na informatica e fornecer “users” ou se realmente é duma idiossincracia constrangedora.

    Até me apetece chorar.

  10. Avatar de anon
    anon

    Então chora, cada um tem a sua opinião e gostos.
    Se todos gostassem do amarelo, o que era feito do azul?
    Enfim…

    1. Avatar de Zé Artista
      Zé Artista

      Se toda a gente soubesse o que gosta e realmente do que fala, o azul era um lindo azul e o amarelo lindo e brilhante como o sol.

      Assim são todos anon.