Como reinstalar o XP sem perda de dados

54 Comentários

Por qualquer razão que desconheço, várias pessoas (amigos e familiares) de repente lembraram-se de ter problemas no Windows. Um tem problemas na instalação da multi-funções (que já esteve instalada mas agora dá erro), o outro não consegue fazer actualizações do Windows, provavelmente tem algumas bibliotecas danificadas e outros nem sabem bem o que se passa… apenas aparecem erros e craches inesperados.

Como posso apenas corrigir problemas nos ficheiros “mestres” do Windows XP sem perder o que lá tenho numa formatação?


Há várias formas, uma delas é correr o boot do CD do Windows XP e no segundo quadro de reparação do Windows, continuar essa opção.

Mas o que queremos é facilitar, então vamos hoje por um método alternativo e mais simples de executar:

Este método proporciona a reinstalação apenas dos ficheiros base do sistema operativo, permitindo assim que o resto do disco se mantenha inalterado.

Pré-requisito:

CD / Pen Drive do Windows Xp.

  • 1 – Introduzir o CD/Pen Drive no computador.
  • 2 – Ir ao DOS.
    Nota: (Menu Inciar -> Executar -> cmd)
  • 3 – Escrever:  Z:\i386\WINNT32 /unattend
    Nota: (Mudar a letra Z para a letra correspondente a localização do CD / Pen Drive do XP)
  • 4 – Depois sigam as instruções fornecidas no ecrã.

Digam que não é fácil?

Qualquer problema e ou explicação, usem os comentários.

Partilhar:
Tags:

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Muito obrigado!
    É mais uma que aprendi aqui no PPL.
    E no Vista/W7?

  2. Avatar de 3biz
    3biz

    eu só digo isto:

    To show our appreciation, members of the invitation-only Windows 7 Technical Beta Program will be eligible for a free, final copy of Windows 7 Ultimate.

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Ganda sorte.

  3. Avatar de Simões

    Bom, acho que faltou uma pequena explicação sobre o que faz esse comando.
    Substitui a pasta Windows, os ficheiros de sistema???
    Como ficamos de drivers?
    Os programas “não microsoft” continuam a trabalhar ou tem de ser reinstalados?

    Podes dar mais alguns detalhes sobre o que faz.
    Sim, claro que podia experimentar o comando e ficar a saber, mas agora não tenho disponibilidade para formatar a máquina caso corra mal.

    Já agora, tens duas gralhas no teu artigo: “chaches” e “ficeheiros”

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      Os drivers e os programas ficam na mesma, este método apenas reinstala os ficheiros base do sistema operativo.

      Cumprimentos

    2. Avatar de Canelas
      Canelas

      Este metodo repõe os ficheiros do windows que foram apagados, pondo o funcionamento do SO em risco.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Boas Pessoal,

        A minha questão é, se trocarem de motherboard e utilizarem esse metodo, o windows arranca com todos os dados que tinha?

        Obrigado

  4. Avatar de Sócrates
    Sócrates

    OFF TOPIC:::

    Malta e Vitor, vejam isto: http://www.wolframalpha.com/ 😀 😀 Onde iremos parar…

    1. Avatar de ex0
      ex0

      oh Sócrates, agora a terminar o mandato é q te lembras de enviar informação útil???

      thanxx 😉

    2. Avatar de Fernando Massa
      Fernando Massa

      Já conheço à algum tempo por ser utilizador do Wolfram Mathematica.

      O que o Wolfram Alpha faz é computar as respostas para um grande conjunto de perguntas. Em outras palavras, ele consegue “entender” a pergunta para então formular as respostas.
      Imaginemos o Google como uma tabela de pesquisa de (quase) tudo que foi escrito e publicado na web. Como nem todo o conhecimento foi publicado ainda, nem nunca será, o índice do Google será sempre incompleto. Já uma máquina de conhecimento computacional como o Wolfram Alpha pode prover respostas para questões nunca vistas antes.
      Que dizer? Inteligência Artificial…

    3. Avatar de Joaquim almeida
      Joaquim almeida

      É realmente fantástico, já experimentaram cálculos mais complicados, além daqueles que aparecem nos exemplos? Senos, Tan, Equações? por exemplo, x^2+3x+2=0. É das páginas mais fantásticas que conheço.

  5. Avatar de humanoid
    humanoid

    eu tenho 2 particoes: o xp (30gb) e o ubuntu como principal boot (170Gb), e eu queria abdicar do linux mas nao queria formatar tudo, pois nao quero perder os dados do xp, este tutorial ajuda-me?

    1. Avatar de Francisco Aragão

      Nao, mas um gestor de partições sim.

      Experimenta este : http://www.pplware.com/2009/04/14/partition-logic-070-preview/

      Cumprimentos

    2. Avatar de José Gaspar
      José Gaspar

      Ou este que tambem é muito bom, simples e eficaz.

      Particionas o disco da maneira que entenderes. depois é só instalares o que quiseres.

  6. Avatar de Marcio Melo
    Marcio Melo

    Muito útil!
    Belo tópico.

  7. Avatar de aver
    aver

    “Vazou” a chave-mestra do Windows 7 de todas as versões OEM (é o que se diz).
    http://www.dailytech.com/Windows+7+OEM+Master+Key+Leaked+Can+Activate+Any+OEM+Build/article15816.htm

    1. Avatar de arkan
      arkan

      noticia velha, ja rs….ja tem ate loaders para windows 7 🙂 e funcionando perfeitamente.

      windows 7 aqui e ptbbr funcionando as mil maravilhas…

  8. Avatar de softclean
    softclean

    Não querendo desvalorizar o tópico, que pode ser mais útil e rápido em certas situações, a verdade é que grande parte das reinstalações se devem a erros inexplicáveis, vírus, etc, e nesses casos mais vale uma limpeza total, com um sistema operativo mais fresco.

    De qualquer modo, é de valor a alternativa que mostraste, por não ser preciso grande atenção com os dados, que muita gente se costuma esquecer.

    1. Avatar de Vítor M.

      softclean quando penso que na minha máquina, só em instalações de software de administração!!!! ai meu rico tempo…

      Não não, esta função evita muitas vezes que um simples erros seja a causa de format e horas a fio a instalar e afinar a nossa máquina. 😀

      1. Avatar de JGomes

        backup do disco com recurso a ferramentas tipo norton ghost é o melhor, instala-se o sistema de fresco, mete-se tudo o que utilizamos e faz falta e faz-se uma imagem para uns dvds ou (ainda melhor caso tenha) para outro disco ou partição.

  9. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Uma dica muito interessante.
    Estou tentado a experimentar num computador que aqui tenho para ver se ele melhora.

  10. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Veio parar as minhas mãos um portatil com sintomas graves de virose :s…porem não querem que eu formate o pc por causa dos softwares que estão instalados. O virus simplesmente não me deixa correr nenhum tipo de .exe e não consigo fazer nada com ele…

    Estava pensando em utilizar esse método para ver se resolvia o meu problema só que o XP que está instalado no pc é o home e o cd que eu tenho é o profissional, terá algum tipo de problema?

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      Para o teu caso recomendava ligar o portatil em “safe mode” e instalar um anti-malware, por exemplo o Malware bytes Anti-Malware. após passar o anti-malware, passava um anti-virus e só no fim é que faria este tutorial.

      É uma boa pergunta, não sei se com o cd do profissional irá ser bom resultado (Supostamente o kernel é o mesmo…), mas podes sempre tentar.

      Cumprimentos

      1. Avatar de Alexsandro
        Alexsandro

        ok…

        Obrigado pela dica vou tentar.

  11. Avatar de Kodashi-san
    Kodashi-san

    Bom dia!!Existe um erro no comando a ser executado no documento pdf que esta disponivel para download sobre o referido assunto.O comando encontra-se sem as devidas contra barras, e sendo assim os menos atentos podem acha-lo sem efeito real(nem todo mundo entende de comandos).Um abraço a todos do forum!!!!

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      Problema do parser… Vê antes no site, é sempre melhor.

      Cumprimentos

  12. Avatar de Sallas
    Sallas

    Boas, queria saber se ao fazer esse ”repair” o meu problema será resolvido, que é, formatei o pc e agr so me reconhece 3.25gb RAM quando tenho 4gb, so reparei nesse pormenor dpois de ter tudo instalado e bonitinho -.-

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      A tua placa gráfica é partilhada?

      Verifica se a board suporta 4Gb de RAM.

      Não esquecer que o Xp está limitado as 4Gb de RAM.

      Alguma informação util: http://www.microsoft.com/whdc/system/platform/server/PAE/PAEdrv.mspx

      Cumprimentos

      1. Avatar de Flecha

        Não são 4GB mas 3GB o máximo que o Windows 32 Bits consegue gerir.

        1. Avatar de Sallas
          Sallas

          Deve ser esse o problema entao, tinha o vista home ed antes, e reconhecia os 4gb, mas como no mi gusta o vista mudei pro xp k tinha antes. : <

          Obrigado

        2. Avatar de Fernando
          Fernando

          A Microsoft afirma que o Windows XP X386 aceita até 4GB de Memória Ram. Inclusive na sua prova de certificação de XP cae essa questão e a resposta correta é 4GB. Mas segundo eles as placas-mãe dos micros devem ter suas bios atualizadas para poderem “enxergarem” os 4GB. Por isso que muitos conseguem ler somente 3,5GB, 3gb, etc.. Suas placas são muito velhas ou as bios não são atualizadas.

      2. Avatar de Sallas
        Sallas

        Obrigado pela ajuda, o link ajudou a perceber melhor tb =D

  13. Avatar de Fangas
    Fangas

    Olá a todos. Já soube a opção de se fazer isto,mas esqueci-me.
    É o seguinte: como colocar o ie a passar umas imagens quaisquer como se fosse um powerpoint? Ou seja quando vamos a uma worten, vobis,etc eles têm sempre esta opção activa, as imagesn sempre a correr, e através do ie.
    Não é o F11, pois mesmo com este F11 aparece a barra de endereços.

  14. Avatar de Ivo Pereira
    Ivo Pereira

    se arrancarem pelo cd e fizerem “Reparar” entram no DOS e podem digitar:

    chkdsk c: /p/r

    basicamente faz o mesmo, procura erros e susbtitui os ficheiros do windows sem perder nada.. muitas vezes “ressuscita” os computadores
    😉

    1. Avatar de Recebidos.net

      O chkdsk não faz isso.

      O chkdsk apenas verifica a integridade dos ficheiros e dos indices do hdd, procurando sectores danificados e ficheiros corrompidos.

      1. Avatar de Ivo Pereira
        Ivo Pereira

        isso que estas a dizer é a opcao ” /p ”

        a opcao ” /r ” repara os ficheiros que encontrou danificados 😉

        uso esta opcao a bastante tempo.. tenta tambem 😉

        1. Avatar de Ivo Pereira
          Ivo Pereira

          compreendo o que queres dizer

          chkdsk (check disk) mas verifica tambem os ficheios…
          eu aprendi esta opcao numa loja de informatica onde estagiei, ate posso dizer o nome Interdiscount Lda..

  15. Avatar de kendimen

    Já não me lembro onde vi o seguinte comando, que utilizo:
    sfc /scannow
    Verifica a integridade do Windows e pede o CD, caso necessário! Já me desenrascou 😉

  16. Avatar de Mário
    Mário

    Por acaso estava hoje falar a um amigo sobre o caso de reparar o XP
    e mostei-lhe um comando que tinha sacado de um sitio Francês.Não sou nada entendido nestas coisas mas o comando era o mesmoaqui colocado pelo Francisco, mas alertava para o facto de não nos esquecermos do espaço antes de -unattend- será assim mesmo muito importante!!!
    Abraços

  17. Avatar de ZhaoMing
    ZhaoMing

    O comando para o vista 64b é o mesmo que o xp?

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      Não faço ideia, mas experimenta.

      Cumprimentos

  18. Avatar de Eduardo Costa
    Eduardo Costa

    Boas,

    Existem problemas se na reinstalação utilizarmos uma outra versão diferente da instalada? (ex: Windows XP Home -> Windows XP Pro )
    Ou seja, para quem quiser fazer um upgrade versão, com nova licença,etc este comando será uma solução ou podem existir problemas?

    Cumprimentos

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      Não sei, mas acho que podem vir a existir problemas ao nível de não deixar instalar, por outro lado, como o core é o mesmo, não vejo que haja problemas.

  19. Avatar de SergioJP
    SergioJP

    Creio que é uma pergunta bem boba, mas não custa nada perguntar.
    Vamos supor que o meu cd é do XP-SP2 e o sistema atual está atualizado para o XP-SP3, posso mesmo assim usar o CD do SP2?

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      Podes, mas depois não te esqueças de voltar a actualizar.

      Cumprimentos

  20. Avatar de ALEX
    ALEX

    ola!! estou tentando reparar através do pen não estou conseguindo, pode me dizer se estou dando comando errado.Na tela do DOS ta asim:

    C:\Documnts and Settings\Propietário>D:\i386\WINNT32 /unattend
    O sistema não pode encontrar o caminho especificado.
    Obrigado!!!

    1. Avatar de Francisco Aragão
      Francisco Aragão

      Com que método fizeste a pen do windows Xp?
      Verifica se a Pen está bem feita, ou se a letra da drive é a certa.

      Cumprimentos

  21. Avatar de Fabio
    Fabio

    boas pessoal

    tenho o Windows 2000 num computador e queria meter o XP sem perder dados pois trata-se de um computador de uma empresa

    será que esta informação e meu útil

    cumprimentos

  22. Avatar de Alexander
    Alexander

    bom pessoal, a minha dúvida é a seguinte:

    Caso o windows não consegue carregar e tenho de dar boot com o cd de instalação e ir na opção reparar,

    o comando Z:\i386\WINNT32 /unattend
    pode ser utilizado nesta situação ???

    Um grande abraço,

    Alexander

  23. Avatar de Fredrf
    Fredrf

    E quando o PC frita a meio? e até devolve o blue screen of death…

    Tou tramado!