Como recuperar a password da BIOS?

99 Comentários

Certamente que a maioria do nosso leitores já acedeu à BIOS (Basic Input/Output System) da sua motherboard, para proceder a algum tipo de configuração ou simplesmente por curiosidade. Por exemplo, quando pretendemos definir a ordem de boot do equipamentos (ex. disco, CD/DVD, USB), essa configuração é realizada via BIOS do sistema.

No entanto, o acesso à BIOS (normalmente através da tecla F1 ou DEL na fase inicial do arranque da máquina), pode estar protegido por uma password que foi definida pelo utilizador ou em alguns caso ter mesmo sido definida pelo próprio fabricante/loja que nos vendeu a máquina.

Como recuperar então essa password da BIOS?

Image245

Esta dica foi-me enviada pelo grande programador Benjamim Góis, autor das aplicações Jubarte e Ubuntu Control Center já conhecidas dos nossos leitores.

Numa tentativa de acesso a BIOS, o Benjamim foi confrontado com a necessidade de introduzir uma password que já não se lembrava qual era. Normalmente nestes casos, a recuperação  da password por parte de um utilizador é por norma muito difícil (as vezes impossível), sendo mesmo necessário enviar a máquina para a marca.

Quando acontece uma situação deste tempo (em que o utilizador não sabe ou se esqueceu da password), é normal tentar algumas passwords,  até ao momento que recebe um System Disable!

system_disable Quando a BIOS está bloqueada por uma password, o checksum (ou hash) dessa mesma password é mantida num sector da FlashROM (um chip na motherboard que guarda alguma insformações da BIOS).

Quando excedemos as tentativas (normalmente 3 tentativas), esse checksum é apresentado ao utilizador.

Poucos sabem que este código é um hash, e que permite recuperar uma password de acesso a BIOS.

Um Hacker chamado Dogbert desenvolveu uma série de scripts em PYTHON, que executam engenharia reversa  e disponibilizou-os para acesso livre.

Dependendo do formato do código/hash, o utilizador apenas deverá escolher qual o script apropriado e executá-lo (Não esquecer que devem ter o Phyton instalado na máquina onde vão correr o script)

hash

No caso do utilizador possuir um computador  DELL, HP, COMPAQ, Toshiba, Fujitsu-Siemens ou mesmo uma BIOS PHOENIX genérica, e tenha esta problema, é bem provável que consiga recuperar a password sem ter de enviar o mesmo para a a assistência técnica.

Download: Download Scripts
Homepage: Table of Reverse-Engineered BIOS Hashing Codes

Partilhar:
Tags:

Comentários

99

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ocasional
    Ocasional

    Boas,

    Normalmente esse problema das passwords da bios não se resolvem ao remover a pilha da mesma???

    Pelo menos já resolvi alguns problemas desses, deste modo… mas já lá vão uns valentes anitos… 🙂

    Abraço

    1. Avatar de Noémio Dória
      Noémio Dória

      Nem sempre. Por vezes há um jumper associado.

        1. Avatar de me
          me

          eu á conta do jumper agora estou sem hora no meu pc antigo lol…

          dá sempre um cheksum error como se nao tivesse pilha

          lol

    2. Avatar de rui

      agora diz-me o que é que fazes aos que não têm pilhas.?

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        Pilhas têm todos. O problema é, nalguns casos, conseguir aceder-lhes.

        1. Avatar de rui

          sabes o que dizes? bem parecia que não. caso não saibas os novos modelos de notebook não utilizam pilha mas sim 1 componente integrado na board que não é “impossível” remover.

          1. Avatar de NT
            NT

            Fazes um curto entre o positivo e o negativo da “pilha”. A dificuldade pode ser é saber em que é que a bateria está “disfarçada”

          2. Avatar de legnakrad
            legnakrad

            boas,

            1 componente integrado na board que não é “impossível” remover.

            é verdade, um componente integrado que no submundo da informática tem um nome enigmaticamente complexo: pilha e que tal como disseste, não é impossível de remover; mas requer, eventualmente, uma certa dose de conhecimentos de electrónica e soldadura.
            😉

            s/ +

    3. Avatar de .....
      …..

      Ia exactamente dar essa dica 😛

      Se bem que infelizmente há marcas as quais perdes a garantia caso abras a caixa ou coisas similares.
      De qualquer forma é uma mais valia, pois por vezes não podes simplesmente fazer reset à BIOS…

    4. Avatar de DoContra
      DoContra

      Num desktop, há geralmente um jumper que permite o “clear CMOS”. O problema, no meu entender, coloca-se em relação aos laptops, pois não é tão fácil aceder à sua board.

      Julgo que foi pensando nestes últimos que o Pedro Pinto publicou este útil artigo.

      1. Avatar de Mr.
        Mr.

        nos laptos tb existe o “clear CMOS” so ke n funciona com jumper vais ver ke encontras alguma solda e ao lado diz CMOS e ai com um objecto metalico juntas os 2 e mandas ligar a makina e voila feito!!!

    5. Avatar de Ikari-Pt

      O problema de tirar a pilha ou o jumper é o facto de perderes as configurações, o que muitas das vezes é mau.

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        Quais configurações? Não há assim tantas em que tenhamos de intervir para que a máquina funcione! Basicamente a BIOS alberga a informação do que está instalado. Pela minha (pouca em quantidade mas longa no tempo) experiência em “mexer” nas BIOS, cheguei à conclusão que há pouco realmente útil que se possa fazer. Basicamente pode-se “afinar” o “bicho” (nas BIOS mais recentes o overclocking do CPU é o mais procurado) mudando a ordem de arranque, activar/desactivar algumas coisitas (modo gráfico preferido, atribuir IRQs, etc), mas uma configuração mais desastrada pode encravar irremediavelmente a máquina. Essa é uma das razões porque algumas lojas colocam uma password no acesso à BIOS do equipamento que vendem e só a fornecem ao comprador no fim do período de garantia. Isso e o selo na(s) tampa(s) de acesso à motherboard.

        1. Avatar de Alberto
          Alberto

          De facto já uma vez aumentei demasiado a velocidade de relógio, e o PC simplesmente não arrancava, não dava para fazer simplesmente nada. Solução: tirar a pilha e ligar o PC sem pilha, e ele faz reset à BIOS.

        2. Avatar de Ikari-Pt

          Eu digo que a muita coisa que mudo e não quero nada perder as confs.

          Mas deste um exemplo, descobrir a pass da Bios para mudar nem que seja a boot order. Porque se depois mandares o pc de volta a uma loja por algum motivo eles vem que n tem pass e dizem logo que invalidaste a garantia.

          1. Avatar de Rui Costa
            Rui Costa

            Nem a pass de acesso ao router e WPA da MEO me impediram de as alterar sem mas terem dito.

            Isso é que era bom, venderem um equipamento ou serviço e eu nao ter acesso a ele….

        3. Avatar de leitorassiduo

          fazem isso?! nao fazia ideia! a mim se me colocassem password na BIOS mandava-os pastar! era o que mais faltava, se comprei o PC nao teem nada que me barrar o acesso à BIOS

    6. Avatar de BacalhauSalgado

      Penso que a chave deste artigo, não é a remoção da password, mas sim a sua recuperação.

      É verdade que se retirares a pilha fazes uma limpeza do CMOS.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim e o processo de engenharia reversa.

        1. Avatar de wolfytuga

          Olá, boa dica aqui apresentas.
          Mas só um pequeno reparo, não será engenharia inversa?

          Reverse-Engineered = Engenharia Inversa (isto em bom português)

          Cumprimentos,
          wolfytuga

        2. Avatar de Diomilter
          Diomilter

          Eu ja retirei a pilha nada resolvido..
          Ja coloquei a senha errada pra vê se eu recebesse um codigo nada resolvido… Ate agora nao consegui solucionar o problema…
          Tambem nao consigo achar o Jumper na minha placa… A minha placa é Fujitsu Phoenix..

    7. Avatar de MacGyver's Friend
      MacGyver’s Friend

      Fazer reset à BIOS através de jumper. Pelo menos no meu tempo era assim, e por jumper não são os do “Stargate Atlantis” 😀

    8. Avatar de RegMax
      RegMax

      Ola a todos. Já sei que venho tardissimo. Mas não posso deixar de esclarecer algumas coisitas. A bios é um firmware que utiliza valores que ficam guardamos numa memória volátil. Para lhe aceder, normalmente temos de carregar numa tecla pré-definida pelo fabricante da board, por exemplo em “Del”, “F2”, etc. Mas, para quando damos bronca a mexericar onde não devemos ou sabemos, podemos sempre carregar numa outra ao mesmo tempo que ligamos a maquina e mante-la premida até aparecer o POST. Normalmente é o insert (“Ins”). Isto instroi a bios a carregar valores por defeito e a ignorar as definições que introduzimos. Claro está que devemos depois aceder à bios e gravar. A pilhas não têm de ser obrigatóriamente uma “chapinha” tipo moeda como a dos relógios ou calculadoras. Senão olhem para esta:
      http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=58427
      Não parece nada uma pilhota, pois não? Hà boards que não usam pilha mas uma pequena bateria recarregável. Más há mais! Há ainda as bios que não colocam os valores em memórias voláteis mas em EEPROMs que não necessita de alimentação e podem reter a informação por periodos às vezes superiores a 40 anos. Nestas, não nos vale de nada retirar pilhas ou dessoldar seja o que for. Temos é que encontrar, como alguém já disse, um jumper ou dois contactos smd ( de superficie ) onde possamos fazer um shunt durante alguns segundos com a máquina desligada. Este poderá estar indicado com “CMOS Clear” ou “Bios reset” ou outros dizeres semelhantes ( ou nenhum! ). Espero ter ajudado e perdoem-me ter vindo fora de prazo.

      Abraço

      RegMax

    9. Avatar de calisto
      calisto

      como asimm eu to mal nao consigo resolver este problema

  2. Avatar de rui

    Boas. poderias colocar o manual como será executado o código, dava imenso jeito.

    1. Avatar de Hawk
      Hawk

      Veja na imagem, está escrito: #python [mais o arquivo correspondente].

      1. Avatar de Pedro Pinto

        @Rui

        Sim, vê na imagem, é relativamente simples.

  3. Avatar de KaPutnixZ
    KaPutnixZ

    Outra hipótese é tirarem a pilha da Motherboard, esperar 10 segundos, voltar a colocar a pilha e já está. Isto faz um reset à BIOS e elimina a password.

    Cumprimentos

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Num portátil? Uuummm… não acho lá muito prático…

      1. Avatar de Noémio Dória
        Noémio Dória

        Mas pode ser feito

    2. Avatar de Pedro Pinto

      @KaPutnixZ
      Relativamente ao tirar a pilha, penso que isso não é trivial (e que funcione sempre) já que a informação fica guardada numa flahsROM. No entanto, este artigo é mais virado para laptops, onde a pilha nem sempre se encontra em fácil acesso.

      1. Avatar de zéé
        zéé

        bom post pedro ! já agora , dizes tu que a informação fica guardada. Mas retirando a pilha , faz uma espécie de reset em que todas as configurações voltam ao seu default value. será que não eliminará a password também ? é uma questao de fazer aqui um teste 😀
        Continuação de bom trabalho. []’s 🙂

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Pois eu não sei precisar a 100% se tirando a pilha a password sai (isto em todas as motherboards)..é um caso de se testar

          1. Avatar de DoContra
            DoContra

            E o jumper…

          2. Avatar de zéé
            zéé

            eu vou testar no meu pc fixo , e logo dou alguma info. 😉

          3. Avatar de Alberto
            Alberto

            “(isto em todas as motherboards)..é um caso de se testar”

            Testar todas as boards… é um bocado fanático, não?

            Joking! 😉

          4. Avatar de Mário Matos
            Mário Matos

            Vão a este site que ele disponibiliza uma master pssword e resolvem o problema sem chatear ninguém e sem custo- http://www.tech-faq.com/reset-bios-password.html

        2. Avatar de DoContra
          DoContra

          Já agora, não se esqueçam de acertar a data e hora após essa operação. É que vais mesmo tudo “para o galheiro”! 😉

          1. Avatar de Pedro Pinto

            @Alberto:

            ” Isto PARA todas as motherboard” ie, pode funcionar numas e não funcionar noutras

      2. Avatar de KaPutnixZ
        KaPutnixZ

        E alguém consegue validar se a opção apresentada funciona em TODOS os computadores ?! Não me parece.. Logo não faz sentido comparar com a solução da pilha e dizer que não funciona em TODOS..

        Apenas avancei com uma solução que me resolveu o problema TODAS as vezes que o fiz..

        De qualquer forma não estou a querer minimizar a importância do post que me parece também bastante interessante..

        Cumprimentos

    3. Avatar de leitorassiduo

      isto ja foi dito acima! lol

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    boa tarde, muito obrigado por esta dica, agora quando me roubarem o portatil, ou se simplesmente o perder, se calhar alguem vai conseguir ter acesso ao meu conteudo 🙂 que bom… se nao mostrassem isto talvez ainda o deitassem ao lixo 😉

    nao me levem a mal, mas ha coisas que nao devem ser reveladas, axo eu, digam o que disserem.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      OMG! temos de alertar os utilizadores para não lerem os conteúdos (INFO: Conteúdo sensível 🙂 )

      1. Avatar de Alberto
        Alberto

        Caso para: “AVISO: Caso pretenda roubar, piratear ou cometer qualquer tipo de fraude, por favor não leia. E por favor também não consulte o google.”

    2. Avatar de Jprodigy

      TrueCrypt

      ou algo do género e já não acedem aos teus dados.

      o conhecimento é um bem geral, só assim é que as sociedades evoluem … e mais… já fui vitima do que falas!!

      Abraço.

    3. Avatar de XPLOSiON
      XPLOSiON

      Desculpa mas és parvo. Com a mesma facilidade que encontras aqui, encontras no Google. Quando esta noticia ou qualquer outra que possa comprometer alguma coisa é postada no Pplware, não é com o intuito dos leitores irem roubar portáteis ou o que quer que seja, é porque ás vezes é necessário saber estas dicas porque podem vir a ser úteis!

      Cumprimentos

    4. Avatar de toma esta manteiga que a outra é minha lol!!
      toma esta manteiga que a outra é minha lol!!

      Concordo contigo Jprodigy e assino por baixo …
      já o Tiago deveria ainda de andar numa daquelas lindas e praticas escolas da idade da pedra … lol!!
      alias alguns Estados/companhias querem tachar algumas coisas que outros dedicaram a vida ou o simples o facto desses “os protagonistas/cientistas/engenheiros ou lá quem for” terem “oferecido” aos demais as suas descobertas parece não ter importância…como exemplo disso teremos o mp3 que andam a pensar tachar…e depois ainda se encontra pessoas que parecem desejar o retrocesso como arquétipo…

      com amizade cumprimentos a todos!!

    5. Avatar de leitorassiduo

      Obviamente todos os vandalos que roubam portateis no metro leem o pplware com frequencia.. LOOOOOOOOL

      Essa afirmação é ao estilo “Dont open Pandora Box” LOL

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Comentário removido por desrespeito às regras do site.

        1. Avatar de leitorassiduo

          Sim.. todos os meus pcs ate hj foram comprados na feira da ladra e tudo nao ves.. LOOOL

  5. Avatar de Jprodigy

    Boas tardes,

    ou mais fácil para as award, em cmd :
    DEBUG
    -o 70 2e
    -o 71 ff
    -q hit
    exit

    Caso seja um pc com drive a:, é só googlar um recovery tool cmospwd.

    Abraço.

  6. Avatar de Xiqooo
    Xiqooo

    No meu caso a mninha motherboard tem um botão para fazer Reset na Bios
    Não preciso abrir a caixa nem tirar a pilha 😉

    1. Avatar de delaorden

      qual a sua motherboard , amigo ?

      1. Avatar de Xiqooo
        Xiqooo

        A minha motherboard é a Gigabyte GA-X58A-UD7

    2. Avatar de Jprodigy

      Boa…. e tem mesmo !
      Já agora, essa board tem um arrefecimento todo xpto… instalas-te os “extras” para isso ficar 5* ?
      Essa board é um canhão !

      1. Avatar de Xiqooo
        Xiqooo

        Yup, a motherboard está 5* 😉

  7. Avatar de delaorden

    Quase todas as bios tem um password padrão de fábrica que se sobrepõe à senha pessoal que você usou. Só ir no site de sua bios. Outra fórmula mais facil é com o Hiren’s boot e usar o KillCmos. Isso nos casos de laptops,onde fica dificil achar a pilha ou nos desktops ainda na garantia.Nos demais é só retirar a pilha, ou dar um curto nos terminais da bateria ou retirar o jumper.

    This is me !

    1. Avatar de leitorassiduo

      shhhh.. olha que os ladroes de portateis veem isso pah 😀

  8. Avatar de seilaeubem
    seilaeubem

    boas
    pc fixos basta colocar o jumper clear cmos na posisição 2-3
    en funcionamento normal esta em 1-2.
    no caso dos portateis nao sera bem assim!!!.
    1 nao ha jumper
    2 a pass esta numa EEPROM.

    se for pass de arranque… tas feito!!
    cumps

  9. Avatar de AirCrack

    A forma mais pratica de o fazer!
    Só queria acrescentar que alguns portáteis (não todos) é possível chantar via memorias.

    Não me acredito que em plataformas com o TPM activo o consigam fazer desta forma!?

  10. Avatar de Pedro L.
    Pedro L.

    Para a maioria do pessoal é desnecessário colocar password na bios!!

    1. Avatar de Armando
      Armando

      Mas ainda assim há aqueles que experimentam (o que é isto) vamos experimentar… 2 segundos depois já não conseguem entrar no sistema e não sabem porquê, nem se lembram da password! 😀

      1. Avatar de leitorassiduo

        lololol.. True.. aconteceu-me com o meu primeiro PC á mts mts mts anos

  11. Avatar de Emannxx

    Ainda bem que tenho um HP.. assim tou safo caso me esqueça da password.. tenho configurada para não permitir a inicialização do PC sem colocar a pass (já à 2 anos desde que me roubaram o meu anterior portátil) e até agora nunca me esqueci… mas nunca se sabe né?

  12. Avatar de pfizer
    pfizer

    boas, desculpem la a minha ignorância mas, senão consegues arranjar com o pc como é que metes os scripts a correr??

    cumps
    pfizer

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Podes correr o script noutro PC

  13. Avatar de pfizer
    pfizer

    em vez de arranjar queria dizer arrancar, sorry 😀

  14. Avatar de nelson
    nelson

    e no caso do meu portatil?

    quando erro 3 vezes o computador simplesmente desliga…
    esta opção fica completamente sem efeito…

    1. Avatar de Benjamim Gois
      Benjamim Gois

      Nelson, ja ouvi dizer que se vc apertar F2 ou F10… ou F12 ele exibe o hash para você.

      1. Avatar de nelson
        nelson

        é uma questão de tentar um dia destes entao…

  15. Avatar de Benjamim Gois
    Benjamim Gois

    Pessoal, aconteceu comigo. Sempre utilizei password na bios sem nenhum problema, mas após uma atualização de BIOS o meu antigo password simplesmente parou de funcionar ! E não havia nada que me pertia acessar o sistema. Aí vem o dilema, poderia abrir o notebook e retirar a bateria mas isso iria invalidar a garantia do laptop ou então enviar para reparo na HP e ficar 1 mes sem minha máquina. Qual a solução ? Engenharia reversa no hash e pronto !

  16. Avatar de a Friend®

    Existe outro metodo, para além deste que normalmente só as marcas conhecem.

    Eu tive um ACER que a BIOS “morreu” por um update mal feito. Por norma isso só a marca consegue resolver, mas o que descobri foi que com uma combinação de teclas e uma room preparada numa disquette (tive que comprar um leitor de disquettes USB), antes de ligar o computador “morto” carregava nas teclas Fn+F4 (se me recordo era essa a combinação) e logo de seguida premia a tecla Power sem largar as outras duas, até o leitor de disquettes começasse a correr (mesmo com o barulho de leitura de disco) e ele começava a “Flashar” a EPPROM da BIOS, ficando no estágio e fábrica, sem password.

    Este metodo é para restauros de BIOS “mortas”, mas serve igualmente para recuperar em caso de passwords mal inseridas…

    Pelo menos em portáteis sei que uma vasta maioria faz isso…desktops nunca me ocorreu procurar, mas talvez passe por soluções do mesmo genero.

    Ps. Liguei na altura para a ACER em tom de curiosidade, e eles disseram-me logo que tinha que levar um CHIP da BIOS novo.. bla bla bla e que custaria entre 50 a 100€…. uma coisa que com boas pesquisas, mais 18 euros pelo leitor na altura, ficou assunto resolvido e mais uma experiência para juntar ao portfolio 😀

    1. Avatar de leitorassiduo

      só uma palavra caro amigo: EXCELENTE 🙂

  17. Avatar de RF
    RF

    Vou falar de um exemplo real que me aconteceu.
    Trouxe um portátil HP do trabalho, faltavam várias peças, adicionei o que faltava mas para configurar não tinha acesso à BIOS.

    A pilha estava soldada, desligando os cabos não era efectuado reset pois a configuração fica guardada em flash.
    Não existe jumper de reset à BIOS nestes modelos HP.

    O que me salvou na altura foi o Hirens que tem ferramentas para calcular/forçar ou listagens de passwords backdoor.

    Se for fácil efectuar o REST a uma password de BIOS do vosso portátil mais vale não a terem…

  18. Avatar de António
    António

    humm com ou sem pilha uma coisa é certa eu tinha um portatil com password na bios e qaundo portatil berrou eu fiquei com o disco inutilmente….esse script não funca para este caso….

  19. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Tenho um portatil que tá com esse problema, um toshiba Satellite (um modelo antigo, não faço ideia qual), já tive a ver no link mas não consegui perceber como faço, se me pudesses ajudar agradecia.

    Parabens pelo site, já à uns tempos que o venho visitar todos os dias à procura de coisas novas.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Viva Sérgio,

      Basta instalar o python no caso do Windows (em Linux ja está instalado) e depois correr o script como mostra a figura do artigo.

      Boa sorte

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Como é que eu vou instalar se o computador ñem sequer liga? Ou melhor, quando liga aparece uma imagem a dizer tosshiba e logo a seguir aparece um ecrã negro e uma caixa azul no meio a pedir para escrever a password.

        Desculpe o incomodo mas não percebo muito disto XD !

        1. Avatar de Benjamim
          Benjamim

          O processo é feito a partir de outro computador 😉

  20. Avatar de Pedro Pinto

    Sérgio, podes correr o script noutro computador para assim poderes saber a password de acesso

  21. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Já começo a perceber. Há alguma forma de fazer o codigo Hash aparcer durante mais tempo, é que mal ponho a 3ªvez a password ele aparece o hash e desliga-se quase instantaneamente e não dá tempo para ver.

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Já consegui, recorrendo à camara de video do telemovel conssegui descobrir e o pc já está a funcionar.

      Obrigado pela ajuda 😀

  22. Avatar de Dudu
    Dudu

    para computadores de meus clientes, eu utilizo o cd bootável HIREN´S BOOT.
    dentro tem uma ferramenta chamada KILL CMOS que retira a senha do BIOS.
    método fácil, eficaz e sem necessidade de abertura do Hardware e possível curto-circuito e queima.

  23. Avatar de Jalmeida
    Jalmeida

    Tengo um Dell latitude C640 e já retirei a pilha mas mantem a pass.
    Nem dá para mudar a ordem de arraque.
    Alguma dica???

  24. Avatar de pedro
    pedro

    Uma vez lixei um portátil por causa disso, nunca comprem um lenovo ou outro portátil americanoide.A maioria dos portáteis americanos tem a password no flashrom da motherboard.
    Antes de mais expliquem lá o que acontece se o portátil estiver descarregado e a pilha acaba?? Nos portáteis normais arrancam sem problemas, os que estiverem com a bios protegida com password perdem a password, nada de novo aqui!!!
    Agora o lenovo e o dell se perderem a energia da pilha, nunca mais irá funcionar se não souberem a password a não ser que mandem colocar uma motherboard nova no fabricante, enfim se não utilizares o portátil por um ano e ele perder a energia quando o ligares não presta para nada, é ridículo e estúpido e eu deveria ter processado a empresa por terem um portátil que não funciona se for retirada a pilha!!! É como meter um alarme no carro e só com o comando é que dá para abrir mas se o comando perder a energia da pilha perde o código e sou obrigado a partir o vidro para entrar!!Portáteis americanos nunca mais!!!

  25. Avatar de Pedro

    BOAS
    Tenho um portatil lenovo singapore e tenho o problema da bioa que me pede a password, mas foi desligueia durante um dia e ao outro dia ja me pedia a palavra pass da bios, para o desmontar e como acertar no euromilhoes para fazer o reset a bios. o que me aconselhais???
    para resolver este problema.

    1. Avatar de nuno
      nuno

      Tenho a mesmo problema. como fizes-te?

      1. Avatar de Pedro

        aimda n fiz…
        pk da mt trabalho tinha de o desmontar todo e fazer reset a bios e n me apetece..

  26. Avatar de meneguel
    meneguel

    olá beijamim tenho um leptop toshiba tecra a 9 com temporizador anti roubo com com impressão digital mod pts52e001k007ep e estou com poblema não o consigo arrancar com o sistema operativo pois o leitor de impressão digital ão esta a reconhecer meu dedo e pede pra escrever a bios tenho ela apontada a lugares mas não sei onde não a encontro e a garantia já expirou portanto li o comentario de vçs e peço que se alguem tenha alguma dica como posso resetar o meu leptop por meios de drawres ou outro meio qualquer ficaria grato por alguma sugestão. obgd pela atenção meneguelrando@hotmail.com

  27. Avatar de nuno
    nuno

    Boa noite.

    Queria recuperar a palavra da bios de um tochiba. mas não sei como fazer.
    Agrdecia uma ajuda

  28. Avatar de jpng81
    jpng81

    Que nunca tenham o azar de meter password de disco rigido e nunca mais se lembrar dessa password, pois não há jumper ou juntar pinos com a base que vos salve… básicamente é enfiar com o disco no lixo.

  29. Avatar de Marco
    Marco

    Oi boa noite e assim eu tenho um acer (ASPIRE 5735z) portatil e nao lembro a passe da BIOS agora ele deu um erro ao iniciar o windows fica o ecra todo azul com uma coisas que nao percebo provavelmente erros do Windows e vai a baixo :s o probelma e que percizo de aceder a BIOS para arrancar o pc pelo cd para poder istalar de novo o sistema operativo como posso fazer existe outra maneira de arrancar pelo cd sem modificar as defenicoes da BIO???S ou Nao existe alguma maneira de Remover a passe Da BIOS??? O Probelema mesmo e que nao conssigo iniciar o Sistema operativo E se nao consseguir arrancar pelo cd Porque percizo de modificar mesmo as defenicoes tou feito o ficar a BIOS com pass nao m intresava muito desde que ouvesse outra maneira de o fazer iniciar pelo cd. Quem poder ajudar Agradecia Ajuda Obrigado :S

  30. Avatar de Informatico.pt

    Podem encontrar aqui um gerador online de passwods mestras para desbloquear as senhas da BIOS dos principais fabricantes de porteteis:

    http://resetbios.com/

    Cumprimentos

  31. Avatar de Informatico.pt

    Podem encontrar aqui um gerador online de passwods mestras para desbloquear as senhas da BIOS dos principais fabricantes de portateis:

    http://resetbios.com/

    Cumprimentos

  32. Avatar de rafael benedito ngongo kangombe
    rafael benedito ngongo kangombe

    bem ainda não resolvi o problema mas agradeço pelas dicas

  33. Avatar de Virgino Manuel Quegna
    Virgino Manuel Quegna

    Mesmo assim eu não entendo, será que vai ter que ser dois 2 computadores?
    Já que outro tem problema de código não vai poder baixar esse tal programa para instala_lo no pc que esta bloqueado.