Como melhorar o stream do YouTube no Windows

87 Comentários

Todos nós gostamos de fazer uso de todas as capacidades da nossa ligação à Internet. Se temos boas velocidades então queremos que as páginas carreguem o mais depressa possível, que os vídeos fluam e que os downloads sejam o mais rápidos possível.

É claro que este desejo muitas vezes não se concretiza e vemos as nossas excelentes ligações servirem-nos os conteúdos com uma lentidão anormal e sem uma razão aparente.

Hoje vamos deixar-vos uma dica que descobrimos na Internet e que permite que acelerem os vossos vídeos do YouTube.

yt_1

Esta pequena dica permite que consigam ver os vídeos do YouTube de forma mais fluída e sem necessidade de estarem a fazer constantemente buffering do vídeo que estão a carregar.

A dica envolve apenas a execução de um simples comando numa janela de DOS, com permissões de administrador, que irá criar uma regra na firewall do vosso Windows.

Esta regra irá negar um conjunto de IP’s que estão identificados como sendo os que servem as caches dos vídeos do YouTube, obrigando estes a serem enviados directamente para a vossa máquina e não a versão que está em cache.

yt_2

Para aplicarem esta dica comecem por abrir uma janela de DOS, mas tendo o cuidado de a executarem com permissões de administrador.

Depois de abrirem essa janela devem apenas copiar o código que disponibilizamos abaixo. O resultado final desse comando deverá ser um simples e pequeno OK.

netsh advfirewall firewall add rule name="ACELERARYTUBE" dir=in action=block remoteip=173.194.55.0/24,206.111.0.0/16 enable=yes

De imediato devem notas melhorias na visualização dos vídeos do YouTube. Notem apenas que os vídeos vão começar apenas alguns segundos mais tarde (1 ou 2). Este é um comportamento normal graças às rejeições que a regra que adicionaram faz.

yt_3

Caso a regra que adicionaram não surta qualquer efeito na visualização dos vídeos ou se pretenderem colocar o vosso sistema como estava de origem, antes da alteração, basta que repitam os passos anteriores.

A única alteração que devem aplicar é a mudança do comando a ser executado. Podem ver esse comando abaixo.

netsh advfirewall firewall delete rule name="ACELERARYTUBE"

Esta pequena dia foi apresentada no site Mitch’s Space e permite melhorar de sobremaneira a velocidade com que os vídeos do YouTube carregam.

Testem no vosso Windows e se detectarem melhorias deixem a regra aplicada para futuro. Caso não notem qualquer melhoria, podem sempre remover a mesma do vosso sistema.

Após aplicarem o truque notaram melhorias na vossa máquina?

Homepage: YouTube

Comentários

87

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco Filipe
    Francisco Filipe

    Eu já tinha ouvido falar dessa dica. Mas nunca tinha testado. Testei agora e realmente funciona. 🙂

  2. Avatar de Tiago Cunha
    Tiago Cunha

    Realmente funciona, bem mais rápido, e nem se nota esses tais 2 segundos no início.

    Isto funciona também no Vimeo?

  3. Avatar de Henrique Sousa
    Henrique Sousa

    Dava jeito um tutorial de como usar o FFSplit para fazer Streams para o YouTube =D

  4. Avatar de André Viana
    André Viana

    isto é possivel em linux?
    e se sim, qual é o comando?

    1. Avatar de cf
      cf

      Em principio, e isto seguindo a dica para dd-wrt deixada abaixo, sera igual visto dd-wrt usar iptables (que sera o que tens de usar em linux como firewall, uma das opcoes pelo menos)
      iptables -I FORWARD -s 206.111.0.0/16 -j DROP
      iptables -I FORWARD -s 173.194.55.0/24 -j DROP
      executado como root

      1. Avatar de TuxPT

        Não pode ser -I FORWARD.
        é -I INPUT
        isto sendo feito na máquina que está a ver o youtube claro.

    2. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      No linux não tens este problema descrito para o Windows .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

      1. Avatar de Andrey de Oliveira
        Andrey de Oliveira

        A solução apresentada ao problema se relaciona à cliente/servidor, idependente do sistema operacional, uma vez que a solução é nada mais é do que bloquear acesso à servidores de cache do youtube.

        Usando o método correspondente em outro sistema operacional, deve ser atingir o mesmo resultado.

        Não vejo por que o linux deixaria de acessar esses servidores por padrão sem a intervenção do usuário ou os mesmos teriam uma performance melhor caso a conexão fosse de um cliente linux.

    3. Avatar de Alex
      Alex

      iptables -I INPUT -s 206.111.0.0/16 -j DROP
      iptables -I INPUT -s 173.194.55.0/24 -j DROP

      @cf alí usa o FORWARD pelo fato de ser um router. Na própria máquina, se usar FORWARD não haverá bloqueio, salvo, por algum motivo direcione o tráfico para uma terceira máquina – nessa que seriam bloqueados os IPs.

      1. Avatar de cf
        cf

        thanks, tenho de aprender mais de iptables 😛

  5. Avatar de Marco Costa
    Marco Costa

    Este comando aplica-se apenas a quem tem firewall do windows activo?
    Quem utilizar outro firewall é escusado activar este comando?

    1. Avatar de lunatico
      lunatico

      ya, tb pensei na mesma coisa que tu.
      uso a firewall do Norton Internet Security…

      de qualquer maneira vou experimentar, visto que tem um comando para anular as alterações…

  6. Avatar de lipex
    lipex

    não notei diferença alguma

  7. Avatar de Bruno
    Bruno

    Peço desculpa, mas como entro na linha de comandos?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Que versão do Windows estás a usar?

        1. Avatar de Francisco Filipe
          Francisco Filipe

          pesquisas cmd e corres com admin

        2. Avatar de João Pedro Santos
          João Pedro Santos

          Tecla do windows sem largar e carrega no R 😀

        3. Avatar de João Pedro Santos
          João Pedro Santos

          Tecla do windows sem largar e carrega no R 😀

          Depois escreve: cmd

        4. Avatar de Daniel Gomes
          Daniel Gomes

          Iniciar, procuras CMD, clicas com o botão direito do rato e fazes “executar como administrador” depois copias a linha no artigo e na janela CMD, mais uma vez com o botão do rato direito, clicas e colar.

        5. Avatar de jrgaugusto
          jrgaugusto

          …ou ainda: aquando do “cmd.exe” aparecer, ctrl+shift+enter, para aparecer o “c:\windows\system32” porque senão aparece-me o c:\user…

        6. Avatar de jrgaugusto
          jrgaugusto

          …ou ainda: aquando do “cmd.exe” aparecer, ctrl+shift+enter, para aparecer o “c:\windows\system32” porque senão aparece-me o c:\user…Já agora o meu anti-virus faz uma acelaração de video aquando do ytube…

        7. Avatar de jrgaugusto
          jrgaugusto

          ou ainda: aquando do “cmd.exe” aparecer, ctrl+shift+enter, para aparecer o “c:\windows\system32” porque senão aparece-me o c:\user…Já agora o meu anti-virus faz uma acelaração de video aquando do ytube…

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      tecla windows + R e escreve cmd

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        e como faço correr como administrador? é que abri normalmente (clicando simplesmente em executar) e depois de copiar o código diz que deu erro a tentar contactar o serviço firewall do windows…

        1. Avatar de Manuel
          Manuel

          Bruno, faz o que Francisco te disse…iniciar -> procuras cmd e clicas com o botão do lado direito do rato…deve surgir…executar como administrador..

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Epá, isto é a dica do ano! Para quem uma ligação menos boa, como eu, a diferença é enorme! 😀

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não notei diferença nenhum, mas tambem tenho fibra.. problemas com o buffer do youtube não é algo que tenha surgido ultimamente xD

  10. Avatar de tfaeu
    tfaeu

    Não funciona em Windows XP, certo?
    Pelo menos no meu dá erro…

    1. Avatar de TiagoG
      TiagoG

      O mesmo aqui: Windows XP, executei a linha de comandos como administrador e não deu.
      É mesmo por ser Windows XP?

  11. Avatar de Jorge Pereia
    Jorge Pereia

    Boas, eu experimentei e realmente acelera a velocidade dos vídeos o que agradeço bastante, mas tenho um problema e gostaria que se alguém soubesse de uma solução para comunicar. .. O meu computador, um asus x59sl já com alguns anos fica com uns breaks nos vídeos quando meto com uma resolução superior a 480p, já o formatei algumas vezes e o problema permanece, no entanto quando o comprei corria vídeos em 1080p sem qualquer problema… Alguém sabe de alguma solução para isso? Obrigado 😀

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Eu no meu Asus que também tem uns aninhos, não consigo ver vídeos no youtube a 1080p. Fica cheio de breaks. Já se for um vídeo qualquer sacado de 1080p, consigo ver.

  12. Avatar de Patrick Costa
    Patrick Costa

    Boa dica ! 😀

  13. Avatar de JS
    JS

    Obrigado pela exelente dica na qual não posso aplicar visto que a minha firewall é do Eset e a do windows esta off.
    Não havera por aí uma dica para o Eset?
    Obrigado

  14. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    desculpem a minha ignorância nos ip’s entre 24 e 206 é mesmo virgula(,) ou ponto(.)??

    1. Avatar de Verelm
      Verelm

      cmd -> clique direito -> colar
      (basta copiares o comando neste site)

  15. Avatar de Leonardo Silva
    Leonardo Silva

    No meu tbm não funciona, e tenho Windows XP

  16. Avatar de Vinícius D. Fernandes
    Vinícius D. Fernandes

    Nada dentro do assunto, maaaaas, INTERNET EXPLORER Pedro? .-.

    UAHSUAHSUHASUHAUHSAUHSUAHS

    1. Avatar de Anonfag
      Anonfag

      Totozinho preconceituoso (porque não merece ser chamado de outra coisa), não percebeu que a imagem usa – e muito bem – o IE8 mesmo para nos fazer lembrar da lentidão que o mesmo tinha a carregar os videos do youtube? E já agora a ligação semântica da associação “browser antigo” e “youtube/internet lenta” está até muito bem conseguida. A imagem ilustra PERFEITAMENTE o assunto presente na notícia.

  17. Avatar de RodriguesGabriel
    RodriguesGabriel

    Funciona muito bem no Windows 8

  18. Avatar de X_TugaPT
    X_TugaPT

    Isto é para quem tem a firewall do windows ativa certo? é que eu não consigo.

  19. Avatar de Bruno Martins Arcanjo
    Bruno Martins Arcanjo

    Nossa… a diferença foi monstruosa aqui… vlw!!

  20. Avatar de macosta
    macosta

    No Windows XP o comando fornecido não funciona. Estou a investigar usando o comando “netsh firewall add allowedprogram ?”

  21. Avatar de Diogo
    Diogo

    Muito fixe, resulta no Windows e para Mac? Também existe algum comando?!

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Para Mac seria algo como :

      sudo ipfw add reject src-ip 173.194.55.0/24 in
      sudo ipfw add reject src-ip 206.111.0.0/16 in

      Abc

      1. Avatar de Pedro Ferrador
        Pedro Ferrador

        mas basta copiar um das linhas ou ambas…e será feito na consola certo?

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          Sim , abre o terminal e coloca as duas linhas

          Abc

          1. Avatar de Diogo
            Diogo

            Obrigado 😉

  22. Avatar de Eskiso

    Para XP podem seguir este tutorial de como bloquear IP, usem os ips referidos no post:
    http://blogdovicente.com/2009/10/15/como-bloquear-ips-no-windows/

  23. Avatar de Raclima23
    Raclima23

    Pplware Pplware estou a desconfiar que vós sois bruxos? ehehhee ainda esta semana andava ver truques sobre esse assunto boa boa e já agora têm tb dicas para acelerar a velocidade dos videos no youtube por exemplo quando vemos tutoriais?

  24. Avatar de jorge
    jorge

    É para Windows mas não para o XP ? é que no meu não funciona.

  25. Avatar de Slyder
    Slyder

    Comigo funcionou, confesso que tava à espera de uma treta qualquer, mas de facto funcionou. Aqueles 1-2 segundos que demorar nao tem mal quando a barra dispara!! 😀

    Videos em HD? Sem problema, dispara na mesma. Boa dica. Thanks

  26. Avatar de Diogo R.
    Diogo R.

    eu nao uso a do windows, tenho de especificar mesmo a porta 24 e 16? (é que no norton, ponho 173.194.55.0:24 e não dá)

    1. Avatar de Bruno Martins Arcanjo
      Bruno Martins Arcanjo

      Diogo, o /16 e /24 não são portas… são range de ips ou classe ips..

    2. Avatar de Rascas
      Rascas

      o /24 não é a porta é a mascara de rede (subnet mask). /24 = 255.255.255.0

    3. Avatar de Marcelo A.
      Marcelo A.

      Não é a porta, é a máscara 😉
      Significa que vais bloquear o “range” de ips.

    4. Avatar de Marcelo A.
      Marcelo A.

      Quero dizer com isto que ao colocares dois pontos (:), não estás a inserir de forma correcta. Por norma deves usar a vírgula, mas no caso do teu sistema não sei ao certo qual a representação.

    5. Avatar de Diogo R.
      Diogo R.

      Entendido, obrigado 🙂

  27. Avatar de Rascas
    Rascas

    Resumindo, tens de bloquear na tua firewall todos os ips desde 173.194.55.0 a 173.194.55.255 e 206.11.0.0 a 206.11.255.255

    1. Avatar de Bruno Martins Arcanjo
      Bruno Martins Arcanjo

      Na verdade… o intervalo é 173.194.55.1 ~~ 173.194.55.254 pois o 173.194.55.0 é a rede e 173.194.55.255 é o broadcast.
      o outro intervalo é 206.11.0.1 ~~ 206.11.255.254

      1. Avatar de Rascas
        Rascas

        Correcto. Obrigado pelo esclarecimento, faltou-me explicar essa parte. Enganei-me foi num ip. É 206.111.0.0 e não 206.11

  28. Avatar de Rebelo
    Rebelo

    Por acaso ainda não experimentei, mas visto a proximidade do celebre dia, até pensei que fosse algo de 1 de abril, vamos la ver o que fazem este ano hehe

  29. Avatar de Azorean
    Azorean

    Funcionou

  30. Avatar de Jose
    Jose

    Esse comando não funciona em todas as versões do Windows.

    E esta dica já foi apresentada nos forums.. e de maneira mais fácil, sem ter de mexer no DOS, pena que nem e mencionado aqui o nome do rapaz.

    1. Avatar de Diogo R.
      Diogo R.

      Fizeram referencia ao “Mitch’s Space”, caso nao tenhas reparado…e pelo menos para o Vista+ funciona.

      Quem quiser um batch que instala/desinstala esta regra da fw, pode o baixar daqui: http://pastebin.com/DHjMuQra (Se o publicarem noutro local não se esqueçam de indicar o autor 😉 )

      1. Avatar de Verelm
        Verelm

        Obrigado Diogo, fiz download e apliquei a extensao .bat, so que ao executar apenas abre e fecha em seguida, é assim mesmo o funcionamento do script ou deveria surgir uma janela com opções (pergunto isto devido ao código ter opções para o utilizador escolher)?

        1. Avatar de Diogo R.
          Diogo R.

          Tem um carácter especial posto no ultimo minuto, remova o “|” ou use este batch sem esse carácter: http://pastebin.com/FYath84q

          1. Avatar de TiagoG
            TiagoG

            Fiz o download do novo batch mas aparece-me “Ocorreu um problema [1]”.
            Sabes porquê?
            Corro o Windows XP

          2. Avatar de Diogo R.
            Diogo R.

            Tiago, para o windows xp o comando é diferente: http://support.microsoft.com/kb/947709

  31. Avatar de pedro
    pedro

    boas.tenho o windows 8 de 64 bits e fiz esse truque mas os videos teem algums brakes =/ alguem sabe como resolver?obrigado

  32. Avatar de gsilva
    gsilva

    No meio disto tudo e curioso como tanta jente usa a firewall do windows 😀 Cmon PPLWARE explain to user´s how that firewall is bad

  33. Avatar de Verelm
    Verelm

    “obrigando estes a serem enviados directamente para a vossa máquina e não a versão que está em cache.”

    Mas pela lógica o que está em cache não é mais rápido do que enviar diretamente para nós? Fiquei na dúvida, alguém pode esclarecer?

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Depende donde a cache está. Cada caso é um caso e há ligações que ficam pior usando esses serviços.

      Em logica pura a cache seria melhor , mas depende se o teu ISP faz a cache ou se vais parar a uma cache de uma rede com a qual o teu ISP tem um ligação “manhosa” 🙂

      Abc

  34. Avatar de macosta
    macosta

    Eu tentei bloquear os arranjos de ip’s de 173.194.55.0 a 173.194.55.255 e 206.11.0.0 a 206.11.255.255 no Windows XP, com o PeerBlock, e nenhum tráfego é bloqueado!

  35. Avatar de Anonfag
    Anonfag

    Só um pormenor… isto de negar os servidores de cache para que os vídeos do youtube demorem menos 2 segundos a carregar parece até uma ideia inócua e simples. Mas os servidores de cache estão lá por alguma razão… Se toda a gente fosse fazer isto, tornavam o uso da cache obsoleta e em última análise iam por os servidores principais sob mais stress.

    Posso estar enganado. Corrijam-me se estiver que gostaria de saber mais acerca disto.

  36. Avatar de Antonio Bernardo
    Antonio Bernardo

    Tenho que experimentar no windows8, pois a minha máquina tem um som bastante bom exceptuando os vídeos que o som ouve-se intermitentemente e já não sabia o que fazer..Vou experimentar e muito obrigado.
    Boa semana!

  37. Avatar de Daniel Bandeira
    Daniel Bandeira

    Existe alguma maneira de nao interromper o buffering do video quando eu quero andar para tras ou para frente no video .. ??

  38. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Nao consigo no xp…

  39. Avatar de Allan
    Allan

    “action=block” ??? TEM CERTEZA QUE A AÇÃO É BLOQUEAR? NÃO SERIA O CONTRÁRIO?

  40. Avatar de Hawk
    Hawk

    Como faço essa configuração no Comodo Firewall?

  41. Avatar de André Kanas
    André Kanas

    Realmente também não notei diferença alguma. E a minnha net é um pouco lenta :/

  42. Avatar de Paulo Freire
    Paulo Freire

    Estão cientes que se todos os utilizadores fizerem isso, sobrecarregam o servidor principal e todos os que o usam irão sentir lentidão ou mesmo indisponibilidade do serviço caso o servidor tenha tráfego excessivo? O cache existe por razões bem claras e estudadas, não foi para “piorar a experiência de utilização”.

  43. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Teria como criar essa regra no router para beneficiar todos dispositivos de uma rede como SmartTvs, PCs, Tablets, etc?

  44. Avatar de Higor
    Higor

    No meu funcionou perfeitamente vlws.