Como medir o seu sinal Wireless

45 Comentários

Uma das perguntas que me fazem com alguma frequência é: “Como faço para medir o sinal wireless lá em casa, do meu pc ao router?”, e na sequência desta pergunta vem sempre outra do tipo…”Olha…tenho o router na sala, será que apanho no quarto?… eu já testei mas dá-me sinal muito fraco“.

A resposta que dou para estas questões é quase sempre a mesma.…”Temos de analisar…nisto da tecnologia wireless nunca se sabe pois podem existir interferências ou existirem cenários que não são muito apropriados para a propagação do sinal, como por exemplo a existência de  humidade em paredes, vidros, a própria localização do router wireless, outros equipamentos que funcionam na mesma frequência, etc etc .

Bem, para termos uma percepção da distribuição do sinal wireless podemos usar várias aplicações, no entanto muitas são específicas para determinadas placas wireless. Eu por exemplo costumo usar com frequência o ConfigFree da Toshiba. Para quem tem placas Cisco pode usar por exemplo o ACU. Outra aplicação interessante é o Odyssey Client Manager, mas hoje vamos falar da aplicação gratuita Network Stumbler.

aqui falámos deste software mas resumindo podemos dizer que o Network Stumbler permite:

  • Verificar se a sua rede sem fios está correctamente configurada.
  • Descobrir zonas com má cobertura na sua rede sem fios.
  • Detectar outras redes sem fios que possam causar interferências.
  • Detectar AP’s não autorizados.
  • E, claro, fazer o famoso WarDriving (detectar redes abertas).

A última versão do netstumbler pode ser obtido aqui.

Depois de instalado o netstumbler e executado aparecerá indicação das redes que a vossa placa detecta (“snifou”). No meu caso apenas uma rede (a minha) com o nome (SSID) wlan.

 

sshot-1

Nota: No caso de não vos aparecer nada verifiquem em Devices se está seleccionada a vossa placa.

O que indicam as colunas do netstumbler?

  • MAC – Endereço MAC do router/AP/Placa (ad-hoc) Wireless
  • SSID – Nome da rede.
  • Chain – Indica o canal usado. O * indica que estamos associados a essa rede.
  • Speed – Indica a largura de banda usada. Neste caso o ritmo de transmissão é 54 Mbps.
  • Type – Se é um Access Point (AP) ou uma rede ad-hoc (Peer).
  • Encryption – Aparece WEP para redes com encriptação.
  • SNR – Relação sinal/ruído (signal to noise ratio) e é medido em dB (decibéis).
  • Sinal+ – O valor relativo à força de sinal mais elevado até ao momento.
  • Noise- indica a intensidade do ruído.
  • SNR+ é a taxa de sinal/ruído (valor mais elevado até ao momento).

A maioria das placas não conseguem medir correctamente o ruído o que faz com que apareça o valor –100. O sinal wireless é medido em decibéis numa escala negativa, ou seja quanto “menor”, que na realidade é maior,  melhor. Não esquecer que estamos a trabalhar com valores negativos (exemplo:  -40 dB é maior que -79dB)

Podemos ainda verificar a variação de sinal. Para isso basta seleccionarem Channels.

sshot-2

Espero que este mini tutorial ajude a perceber um pouco mais da tecnologia wireless. Espero em próximos posts dar mais umas dicas.

Partilhar:
Tags:

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Excelente dica…

    Abraço,

    ——–

    http://www.best-cine.com/

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Oi, vejo aqui algumas confusões com os termos. Dizes que o SNR é “A força de sinal actual (em dB ou RSSI).” Errado. O SNR é a relação sinal/ruido (signal to noise ratio) e é medido em dB (decibéis). Quanto maior melhor.
    Por outro lado, o RSSI (Received Signal Strength Indication) não é uma unidade de medida mas sim mais uma maneira de medir o sinal.
    Dizes também “O sinal wireless é medido em decibéis numa escala negativa, ou seja quanto menos melhor.” O sinal wireless, tal como todos os sinais rádio são medidos em dB, e no caso do wireless numa escala negativa devido à baixa potência dos sinais, mas quanto maior melhor. Não esquecer que, por exemplo, -1 é maior que -5 …

  3. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    @Pedro,

    Tens razão. tenho isso trocado. Quando ao RSSI é uma das formas de os valores do sinal ser apresentado.Esse exemplo dos dBs também vou incluir “-1 é maior que -5” pois as vezes o pessoal esquece-se deste pequeno grande promenor

    Vou alterar…Obrigado pelo reparo

  4. Avatar de Nastase

    Excelente dica. Ando lá em casa com umas falhas de acesso em certos pontos e isto com certeza que me será muito útil!

    É que até agora, chego à conclusão que não há nada que bata uma boa rede cablada :p

    [ http://www.revolucaodigital.net ]

  5. Avatar de Nelson Campos
    Nelson Campos

    Muito bom post …
    So e pena essa software nao funionar no windows vista
    :S

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Pois, parece que no win7 tb não

  6. Avatar de Francisco Aragão
    Francisco Aragão

    Quero uma antena dessas para poder apanhar net no Porto!! Loool Sou de LX.

    Abraço

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Queria uma antena dessas para ter net no palacio dos grilos… Comprei uma powerline que faz maravilhas mas quando a ligo o telefone deixa de se conseguir registar! 🙁

  7. Avatar de André Couto Silva

    No meu portátil diz, “acesso negado” na barra em baixo… E não aparece nada…

  8. Avatar de Nelson Campos
    Nelson Campos

    esse software o vistastumbler da erro diz que nao encontra qualquer place wirelles no meu portatil…
    lol

  9. Avatar de André Couto Silva

    @Nelson Campos

    Tens de seleccionar a tua placa em cima . . .

  10. Avatar de Marco Costa
    Marco Costa

    Pedro Pinto, o vistastumbler comigo funciona ás mil maravilhas! Obrigado!
    @Nandozs: boa dica, mas no youtube também encontram lá videos sobre “Windsurfer”; Claro, no site que Nandozs indica, a papinha já está toda feita 😛

  11. Avatar de Fausto
    Fausto

    Só uma dica: Atualmente este programa não funciona no Windows Vista. Nesse caso, eu recomendo que baixem o inSSIDer. O site oficial é este: http://www.metageek.net/products/inssider

  12. Avatar de Fausto
    Fausto

    O Vista Stumbler é meio limitado, pois ele usa o netsh pra gerar informações. O inSSIDer usa a própria API wifi do Vista pra procurar por redes sem fio.

  13. Avatar de carlos rajas

    muito bom !

    __________________________
    ja perdeu seus favoritos alguma vez?
    http://www.delaorden.wordpress.com

  14. Avatar de António
    António

    Boas! Ainda bem que alguém nos ajuda a afinar as nossas redes wireless, mas deixo aqui uma pergunta:
    Como é que protegemos a nossa rede wireless para que o nosso vizinho não nos roube net?
    Tenho um router e não encontro maneira de fazer isso. Gostava que falassem sobre segurança de redes numa das vossas postagens.
    Bom trabalho!
    Obrigado pelo vosso tempo!

  15. Avatar de Nandozs
    Nandozs

    @Antonio,

    isso é relativamente façil..encripta isso por wpa2, ou “dizes” ao router para dar so net ao teu MAC address.

    e poe uma pass do tipo: omeugatoeamareloebranco

    🙂

  16. Avatar de Andrius
    Andrius

    Antonio, vela se o Nandozs não é o teu vizinho e tu usas a password que ele t deu e a coisa vai dar ao mesmo =P

  17. Avatar de Pedro Pinto

    eh eh eh, eu também pensei o mesmo. !!! a password do @Nandozs deve ser omeugatoeamareloebranco…

    Só um pormenor, proteger a vossa rede só por Mac Address não garante segurança à mesma.

  18. Avatar de Nandozs
    Nandozs

    eheh..
    @Andrius
    @Pedro Pinto
    foi um exemplo..

    @Pedro Pinto
    sei que nao garante, mas exclui montes de probabilidades..

    Existe a maneira de clonar os mac etc, mas fica pra outro topico

  19. Avatar de Joao Coelho
    Joao Coelho

    @Pedro

    Penso que o SNR quanto mais baixo melhor, e não o contrario como referis-te.

  20. Avatar de claw
    claw

    @Joao Coelho:

    O SNR quanto mais alto, melhor. Este ratio é dado pela potencia do sinal a dividir pela potencia do ruido. Quanto mais alto for o valor, maior é a potencia do sinal em relaçao ao ruido

  21. Avatar de Ricardo Pinto
    Ricardo Pinto

    O PSNR não é um valor tão linear depende imenso de que se está a medir. No geral todas as tecnologias têm dois valores como referência. Um que seria o óptimo e um que indica que o sinal é apartir desse valor inutilizável. No caso das transmissões wireless toma-se como aceitáveis um PSNR [20 dB – 25 dB].
    Embora para comunicações digitais se use mais o Eb/N0 ou o Es/N0. Pois estes valores estão mais relacionados com as energias dos bits.

    Continuem com os bons posts.

  22. Avatar de Nelson Campos
    Nelson Campos

    Bem se for-mos a ver nenhuma forma e 100% segura..
    lol
    para bem e melhor por wpa2 e bloquear os mac’s
    lol

  23. Avatar de zezao
    zezao

    Para acabar com as confusões, espero eu 😛

    Acho que em vez de -1 maior que -5 etc, bastava dizer, quanto mais perto do zero melhor…e toda a gente percebia..
    E quanto ao SNR não é medido numa escala negativa por isso como explicou o claw, e bem, quanto mais alto melhor. (mais perto de infinito xD)

    Cumps

  24. Avatar de cerbeira
    cerbeira

    Alguem me pode confirmar se é incompativel com
    INTEL Wireless WiFi Link 4965 AGN???????
    Pk nao detecto nenhuma rede!!!!Ajudem por favor!!!!

  25. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Então e medir o sinal do dispositivos 3.5G alguém sabe?
    É que por vezes um pouco mais para a direita ou para a esquerda dá melhor…

  26. Avatar de Carlão
    Carlão

    Peço desculpa pela ignorância mas alguém me pode explicar porque é que fiquei sem net assim que instalei este programa?Já o desinstalei mas agora o pc diz que não consegue aceder á rede…

  27. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    @Carlão

    Verifica se tens o serviço wireless zero configuration activo. vai a iniciar–>executar e escreve services.msc depois verifica se o serviço está a correr

  28. Avatar de cerbeira
    cerbeira

    Desculpem repetir o comentário mas precisava mesmo saber!
    Alguem me pode confirmar se é incompativel com
    INTEL Wireless WiFi Link 4965 AGN???????
    Pk nao detecto nenhuma rede!!!!Ajudem por favor!!!!

  29. Avatar de Carlão
    Carlão

    @Pedro Pinto

    Obrigado pela dica mas diz que está tudo bem…não entendo!Nunca me tinha acontecido uma destas,tou a escrever esta mensagem no portátil,que tá ligado á rede sem fios do MEO e a funcionar perfeitamente,enquanto o PC deixou de ter net assim que instalei este maldito programa…já tentei mil e uma coisas e fica ali a pensar, a pensar…e NADA! Que frustrante…

  30. Avatar de João Fonseca
    João Fonseca

    Existe algum programa deste tipo mas para inspeccionar a minha rede local? Isto é, saber se tenho intrusos a consumir-me a largura de banda.

    Se alguém conseguir ajudar-me agradecia.

  31. Avatar de Daniel
    Daniel

    Boas.

    para linux tem alguma coisa que faça o mesmo ou parecido?

    ja tentei o kismet, mas tenho uma palca rtl8187b e nao consigu configurar isto! Sera que podem fazer uma manualzito desta aplicaçao e ja agora meter como se configura o ficheiro de configuraçao para a minha placa?

    Obrigado

  32. Avatar de Luiz
    Luiz

    Ou pega uma régua e mede o sinal ajuda!

  33. Avatar de Eduardo Oliveira
    Eduardo Oliveira

    Instalei o programa e o meu portátil diz: No wireless adapter found.

    Esta não percebi!?

    Será que está encriptado e a minha segurança wireless ok?

    Cumprimentos,

  34. Avatar de andersonfire
    andersonfire

    boa tarde pessoal gostaria de saber se esse programa funciona em desktop,pois tenho via radio e o programa nao esta localizando minha placa de rede

  35. Avatar de Vinícius Maciel
    Vinícius Maciel

    Aqui em casa o sinal fica -37 dBm / -90 dBm. Isso é ruim, certo? Na vizinhança fica entre -88 dBm / -90 dBm. Como resolve esse problema?

  36. Avatar de Daniel Silva
    Daniel Silva

    Boas…

    Algum me pode indicar um programa similar para mac osx?

    Obrigado

  37. Avatar de francisco salles

    BOM DIA, caros amigos tenho uma rede sem fio.instalei o aplicativo Net stumbler.?? pergunto: no gráfico de sinal aparece a esquerda uma coluna com números, 0-10-20-30-40-50. o meu sinal fica entre 35 a 45, o que representa isso em valores ( em db ) estou enrolado com a interpretação do gráfico. obrigado pela ajuda .vÔ chico.

  38. Avatar de FRANCISCO SALLES

    Caro srs. bom dia, mais informações. No gráfico do STUMBLER quando o sinal esta a acima de 35 a cor é verde, quando esta entorno de 15 amarela e abaixo de 10 laranja. o que siginifica??? ( sinal bom. regular , fraco.) penso que sim. como posso imterpretar???? vô chico