Como desligar o acesso à câmara no seu iPhone?

9 Comentários

Há pessoas que simplesmente não querem que outros utilizem o seu smartphone como “máquina fotográfica”. Estão no seu direito e no iPhone há uma forma nativa para remover a possibilidade de alguém usar a app Fotografia.

Depois de termos sido solicitados no Consultório por um dos nossos visitantes sobre esta opção, além de responder à sua dúvida, aproveitamos para a deixar em forma de dica, assim todos poderão saber como é possível barrar o acesso à câmara no iPhone ou iPad.

imagem_desligar_camara00_small

É tão simples que muita gente vai dizer “oh, eu isso sabia fazer”, sim é certo que sabem, contudo em vários cenários possíveis. Em poucos passos vamos mostrar como, sem instalar qualquer aplicação, podem impedir o acesso à câmara no iPhone, iPod Touch ou iPad

Como se tem acesso a uma aplicação sem ícone no sistema? Esse é o princípio. Vamos simplesmente fazer desaparecer do sistema o ícone e o atalho que se encontra no Centro de Controlo. Desta forma tornar-se-á impossível activar o sistema de fotografia e vídeo.

 

Passo 1

Para ter acesso à área onde pode desligar a opção de fotografia vá a Definições e de seguida a Restrições.

imagem_desligar_camara01_small

 

Passo 2

Ao ter acesso às restrições, se usar código de acesso ao sistema, que recomendamos que use, terá de o colocar. De seguida, irá ter acesso a uma lista de aplicações nativas que o sistema permite que sejam activadas ou desactivadas. Repare que está lá a Câmara. Desactive então. Claro que o FaceTime também será desactivado e todas as outras apps que estejam dependentes desta aplicação.

imagem_desligar_camara01_small

 

Passo 3

Agora com tudo desactivado, verifique se no Centro de Controlo, no atalho do ecrã bloqueado e noutra qualquer outra aplicação que utilize esta função estão a funcionar. Use o botão volume para testar disparar o obturador e verá que não funciona.

imagem_desligar_camara01_small
Em resumo…

As necessidades para restringir o acesso à câmara poderão ser variadas e, a pensar nestes utilizadores a Apple incluiu esta funcionalidade no seu sistema operativo. Agora, com esta pequena dica, tanto o nosso leitor como todos os que tinham esta mesma dúvida, sabem como o fazer!

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    A maneira certa… Um dia… O android será assim… 🙂

  2. Avatar de Gilberto Santos
    Gilberto Santos

    Bom dia

    Agradecia saber, como desinstalar uma pasta com ficheiros de fotografias que passei do meu pc para o meu iphone.
    Pois não consigo eliminar a pasta nem uma a uma.

    Obrigado

  3. Avatar de Ivo Seara
    Ivo Seara

    Viva.

    A dica é muito interessante… Experimentei. Entretanto, voltei a permitir a câmara mas os icons da mesma e do FaceTime desapareceram do ecran principal… Como faço para repor?

    Grato.

  4. Avatar de Ivo Seara
    Ivo Seara

    Oi mais uma vez…

    Já resolvi a questão!!! Obrigado na mesma.

    Cpts.

  5. Avatar de nvg
    nvg

    é preciso um post para isto?

  6. Avatar de ...

    Esta já sabia, mas até que o atalho dá jeito.

    O que acho que não faz sentido, em termos de segurança e não me pareceu ser possível contornar é o seguinte:

    Com o Centro de Controlo activado (com código de segurança também activado), é possível colocar o telemóvel em Modo de Voo).

    Acho que é uma falha. Esta opção só devia estar disponível depois de termos acesso após passarmos o código de segurança. Ou seja, se tiver dados móveis ligados e localização, fico sem conseguir localizar o iPhone. (está certo que se não tiverem o código também não entram no telemóvel… mas deixa de ser possível a localização).

    E, pelo que já vasculhei no iPhone, não me parece que seja possível desactivar o “botão” Modo de Voo se estiver protegido por código, como a Câmara… apenas me permite desligar todo o Centro de Controlo.

  7. Avatar de Victor Pimentel
    Victor Pimentel

    Alguém sabe como alterar as aplicações do centro de controlo? Por exemplo retirar a câmara e colocar o dictafone. Obrigado

  8. Avatar de Silmara
    Silmara

    Boa noite gostaria de saber o que devemos fazer quando o aplicativo da câmera do iPhone 5s some ou desinstala como fazer para colocar de volta?

  9. Avatar de Jcc
    Jcc

    Como fazer isso no ios 14.
    Tentei mas não consigo.