Como colocar uma mensagem pessoal no Pidgin?

30 Comentários

Este artigo foi escrito por Rui Brás para o Pplware.
O Pidgin é um excelente Messenger (disso não há qualquer dúvida), mas algumas das suas funcionalidades apresentam-se um pouco mais complicadas de usar do que seria desejável. A colocação de mensagens pessoais é um desses casos, o que tem levado muita gente ao desespero para tentar perceber o seu funcionamento. Para ultrapassar essa dificuldade, deixo-vos aqui este pequeno guia.

imagem_msgnopidgin.jpeg


Vamos começar por clicar com o lado direito do rato no ícone do Pidgin que está na área de notificação e seleccionar o menu “Change Status” > “Novo…“.

imagem_pidgin_msg1_small.jpeg

Na janela que foi aberta vamos definir o titulo para a mensagem pessoal, qual o estado em que ela vai ser mostrada (disponível, ausente, ocupado, etc) e claro, qual a mensagem que queremos colocar. Na opção “Usar um estado diferente para algumas contas”, vamos ter de desseleccionar as contas que queremos que exibam a mensagem. Depois é só seleccionar se queremos usar a mensagem, guarda-la e usa-la ou se só a queremos guardar para usar depois.

imagem_pidgin_msg2_small.jpeg

A parir de agora podemos usar essa mensagem pessoal a partir do menu que define o nosso estado.

imagem_pidgin_msg3.jpeg

Como podem ver, o processo é bem mais complicado do que devia; mas, felizmente, não é nada ao qual não nos habituemos com o passar do tempo.

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de aospapéis

    Estamos a falar de um “concorrente” do MSN Messenger? Se é esse o caso, quais as suas vantagens? (desconhecia este programa)

    http://aospapeis.blogspot.com
    http://risadageral.blogspot.com
    http://maidenbootlegs.com

  2. Avatar de aospapéis

    Desconheço este programa. É um concorrente do MSN Messenger? A ser assim, quais são as suas vantagens? Por qualquer razão sempre embirrei com o MSN mas, para mudar, é preciso saber o que ganho…

    http://aospapeis.blogspot.com

  3. Avatar de JyKa
    JyKa

    Por favor não estraguem o “pombo” ele é limpo e assiadinho.

    Não chuning o “pombo” por favor.

  4. Avatar de Rascunho

    Pidgin 4 ever!! 😀

    qd mudei do msn para o pidgin n larguei mais…

    aconselho o pidgin!!

    http://www.9quina.com

  5. Avatar de Morbus

    Olha! Era disto mesmo que eu andava à procura!! É uma pena que a M$ não liberte o código do messenger… assim podiamos te rum pidgin muito melhor…

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  6. Avatar de CientistaMaluco
    CientistaMaluco

    não uso o pidgin. prefiro o emesene (pois e mais agradavel trabalhar) ou o aMsn que tem suporte a webcam. Nunca gostei muito do pidgin

  7. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    Realmente isso foi o que me custou mais a perceber :/ mas só custa a descobrir como se faz.
    Na versão que uso em Arch Linux não é necessário tanto trabalho, quando se muda o status (nem que seja para o mesmo status) a caixa de texto por baixo do status deixa escrever a mensagem pessoal … na versão que estás a usar parece-me que isso ainda não existe. No Arch a versão mais actual no repositório extra é a 2.5.4 talvez a que o ubuntu tem seja mais antiga.
    O maior problema que tenho a apontar ao pidgin (não é o único) é as transferências de ficheiros serem feitas pelo servidor da MS (em vez de fazer ligação directa ponto a ponto) e consequentemente serem muito lentas, de resto é limpinho sim senhor.

  8. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Um bocado off-topic:
    É possível transferir, migrar digamos, os contactos do Msn para o Pidgin?

  9. Avatar de Ana
    Ana

    Gustavo, não precisas. No Pidgin apenas tens de adicionar as contas que utilizas (msn, yahoo, gmail,…) e os contactos aparecem logo que faças o login das respectivas contas que adicionaste.

  10. Avatar de Bruno Gomes

    Um guia para mudar a mensagem pessoal… nice!

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não acham que o facto de ser preciso um guia para mudar a mensagem pessoal só mostra que o programa é – sem rodeios – mau?

  12. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    @Ana- Obrigadíssimo 😉
    já experimentar.

  13. Avatar de Psychok7
    Psychok7

    @pedro
    uma coisa nao tem nada haver com outra. para começar axo este tutorial desnecessario para um utilizador linux, é mais para os utilizadores windows k sao preguiçosos(ou nao) e estao a espera das coisas fetias d certa maneira. ja agora no novo pidgin podesse fazer a mudança de msg semelhante ao msn. mas o ponto a k kero chegar é o seguinte, o pidgin nao tem k mudar a msg de maneira semelhante ao msn, o k interessa e ser estavel e fazer o k tem k fazer como deve ser. sao programas diferentes k nao tem k ter todas as funçoes em comum. o pidgin e um programa com mt potencial mas k precisa de melhorias, no entanto ja o considero melhor k o lento do msn

  14. Avatar de Diogo.AOS
    Diogo.AOS

    Existe (ou existia) outra forma de fazer isso. Penso que em versões anteriores o Pidgin não fazia isso “de fábrica”, por isso havia um protocolo alternativo que dava suporte às mensagens pessoais.

    Já agora, alguém sabe ver/colocar mensagens pessoais no Miranda IM?

  15. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    Sinceramente acho que não existe concorrencia ao msn. E pessoalmente acho o pidgin uma imitação barata do msn. É complicado de usar e a exisitencia de um guia para uma coisaa tao simples acho que o vem comprovar.

    Não quero criar nenhuma guera, estou a expor apenas a minha opinião que vale o que vale(nada), mas irrita-me ver tanto clubismo cego pelo open source ou anti microsoft.

    Ser open source não significa qualidade, e ser pago não significa ser mau. Estou a iniciar a minha transição para linux. No trabalho tenho de usar o aMSN. Ouvi tanta gente a falar tao bem do aMSN que tive uma desilusao mesmo grande quando o comecei a usar. Era erros por todo o lado e um interface a anos luz do MSN. No entanto a minha expriencia no linux ja tem sido bastante positiva.
    Espero que eu próprio não caia nessa de clubismo aguerrido pelo open source e tenha sempre a clareza para destinguir o que relamente acho bom e mau, independentemente das suas familias…

  16. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    Esqueci-me só de colocar uma ideia no ar… se por ventura existisse a versão MSN para linux tal e kual á do windows, será que as pessoas iriam utilizar o pidgin?

  17. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Eu usava o miranda, mas tou usando recentemente o pidgin…
    Pelo menos na minha versão, pra windows não precisa de nada disso ai pra trocar a mensagem pessoal… tem uma caixa de texto em baixo da janela principal, onde tu altera ali com facilidade :]

  18. Avatar de Rui Brás

    Amigos, vamos lá esclarecer aqui alguns pontos:

    – Este guia foi feito para mostrar o funcionamento das mensagens pessoais porque, quem está habituado a outro método, é normal que estranhe e não ache com facilidade.
    – Têm razão quando dizem que dá para colocar a mensagem pessoal de outra maneira. Basta abrir a janela de contactos e começar a escrever; a partir desse momento surge a mensagem pessoal. Já uso o Pidgin há algum tempo mas ainda não tinha reparado nisso por isso não referi no artigo.
    – A critica do complicado deve-se sobretudo ao facto de a mensagem ficar associada a um determinado estado em vez de ser de si independente.
    – Acho absurdas as conclusões de que, por ser diferente e/ou mais complicado, o programa seja mau. Isso revela sobretudo má vontade por parte de quem o diz.
    – Também é absurdo considerar o Pidgin como uma imitação barata do “MSN” porque o Pidgin é um messenger multiprotocolo e o “MSN” é apenas um dos vários que ele utiliza (exemplo: Aim, ICQ, Yahoo, XMPP/Gtalk, etc). A função do Pidgin vai muito mais além do que substituir o messenger da Microsoft.

  19. Avatar de Bruno Bernardino

    Muito bom 🙂
    Por acaso também não conhecia o segundo método de “começar a escrever”.

  20. Avatar de patCRUZ
    patCRUZ

    E pronto… acho que não me falta mais nada no pidgin… =D
    Alias… se souberem algum plugin para melhorar o suporte de ficheiros recebidos era bem vindo… =)

  21. Avatar de Kostadinov
    Kostadinov

    Estou a usar o Mercury desde que o MSN decidiu ficar parvo.

    Absolutamente rendido ao Mercury.

    O Pidgin na altura da mudança também me agradou pela leveza mas 2-3 crashes levaram-me até a este Mercury que tem estado a 200%. E as surpresas nas funcionalidades do mesmo são sempre positivas.

    Que tal uma review Pplware? É superior ao Pidgin pelo que mereceria tal destaque.

  22. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    Para além de que o msn para quem não sabe ou não se está para chatear é só publicidade por todo o lado. Este guia ajuda a tornar a transição mais suave ou para quem for curioso poder testar. Como tudo, quem não quer não usa, o que não falta por aí são clientes compatíveis com o protocolo msn.

  23. Avatar de JyKa
    JyKa

    Quem usa o pidgin, como eu, usa-o para enviar e receber mensagens instantâneas e simples.

    O pidgin faz isso, os outros por norma “tambem fazem isso”, não sei se me entendem, do tipo telemoveis que tambem fazem chamadas telefonicas!.

    E o que é que se quer?

    Eu acho que o que se quer é um programa simples para enviar mensagens simples! Não?

  24. Avatar de Jaime Almeida
    Jaime Almeida

    também podem ensinar a dar de comer ao pombo? ele parece esfomeado, os autores do programa deviam de ser presos por incentivar a maltratar os animais!

    lol

  25. Avatar de Jorge Barreto
    Jorge Barreto

    Jaime Almeida

    Owned!

  26. Avatar de Mário
    Mário

    É bom porque tem o que é preciso para mandar uma msg instantânea para messengers e gmail, que é o que utilizo!!

  27. Avatar de escriba666
    escriba666

    ééééééééé
    pra brincar server
    pidgin melhor que msn
    sem enfeites desnecessários

  28. Avatar de jpquental
    jpquental

    @Alexandre Pinto

    Experimenta o emesene, se estiveres a utilizar o ubuntu basta abrir a consola e, sudo apt-get install emesene

  29. Avatar de Mariana

    VALEU!
    Demorei um século para descobrir isso!
    ahuahauhua

  30. Avatar de Ivan Filho
    Ivan Filho

    Já fiz isso mas no meu cell não aparece o status que criei ao visualizar…